Porque
Não Sou Cessacionista
Pb.Tiago Luis Pereira – Cachoeira –
Boa Esperança - MG
Introdução: Recentemente fiz um pequeno estudo sobre o
pentecostalismo bíblico e histórico defendendo o conceito de que os dons
espirituais não cessaram e ainda estão disponíveis e atuantes em nossa Era.
Segue o Link: https://tiagoluispereira.blogspot.com/2020/07/pentecostalismo-biblico-e-historico.html
Desta feita, neste artigo venho analisar e ponderar alguns
argumentos de um pastor que é cessacionista.
Texto de Thomas R. Schreiner: serve como pastor de pregação
na Clifton Baptist Church em Louisville, Kentucky. Ele é também professor de
Novo Testamento no Southern Baptist Theological Seminary e escreveu Romans
(Baker, 1998) e Paul, Apostle of God’s Glory in Christ: A Pauline Theology
(InterVarsity, 2001), entre muitos outros títulos.
Publicado pelo Blog: Voltemos ao Evangelho - Editora Fiel:
O texto original do blog não está separado em numerações, mas
fiz isto para que possamos refletir e debater o tema abordado.
Título: Por que sou um cessacionista
https://voltemosaoevangelho.com/blog/2017/01/por-que-sou-um-cessacionista/
Fundação dos apóstolos e dos profetas
1. Blog: Paulo diz que a igreja foi “edificada sobre o
fundamento dos apóstolos e dos profetas” (Efésios 2.20). Concluo que tudo o que
precisamos saber para a salvação e santificação nos foi dado através do
ensinamento dos apóstolos e dos profetas, e que este ensinamento é agora
encontrado nas Escrituras. Uma vez que Deus tem falado nos últimos dias através
de seu Filho (Hebreus 1.2), nós não precisamos que ele nos envie outras
palavras para explicar o que Jesus Cristo realizou em seu ministério, morte e
ressurreição. Em vez disso, devemos batalhar “pela fé uma vez por todas
confiada aos santos” através dos apóstolos e profetas (Judas 3).
Resposta: De fato creio em tudo que está relatado acima; Porém,
quando o apóstolo Paulo fala de profecias em (1Co 12-14) ele está se referindo
num contexto do ajuntamento dos crentes (culto), sendo assim, eles inspirados
pelo Espírito Santo poderiam ministrar, entregar a mensagem profética para
igreja, não temos como afirmar qual o conteúdo destas profecias, pois elas não
precisam necessariamente tratar de assuntos como salvação, santificação, Pessoa
e obra do Senhor Jesus, contudo, seja qual for a mensagem, se ela realmente for
de Deus e estiver compatível com a Bíblia Sagrada, ela será para a edificação,
exortação e consolação (1Co 14.3) e isto é bem-vindo em nosso meio, pois nós
que somos continuístas não cremos que as profecias estão acima da Revelação da
Bíblia Sagrada, pelo contrário, elas devem sujeitar-se à palavra de Deus, o
Senhor pode hoje usar uma pessoa em profecia para trazer uma mensagem semelhante a de um texto
bíblico ou uma advertência em coisas que estão para acontecer e que a igreja deve
se atentar naquele momento.
2. Blog: Em outras palavras, nós não temos mais apóstolos
como Paulo, Pedro e João. Eles nos deram o ensinamento autoritativo, no qual a
igreja ainda vive, e que é o único ensinamento que precisaremos até que Jesus
volte. Sabemos que novos apóstolos não aparecerão uma vez que Paulo disse
especificamente ter sido o último apóstolo (1Coríntios 15.8). Tiago, irmão de
João, não foi substituído após sua morte (Atos 12.2). O termo Apóstolos, em seu
sentido técnico, é restrito àqueles que viram o Senhor ressuscitado e que foram
comissionados por ele. Ninguém desde os tempos apostólicos se encaixa em tais
critérios. Os apóstolos foram designados exclusivamente para os primeiros dias
da igreja para estabelecer a doutrina ortodoxa. Não há nada, então, que nos
permita dizer que ainda existam apóstolos. Na verdade, se alguém afirma ser um
apóstolo hoje, devemos nos preocupar. Tal afirmação abre a porta para falsos
ensinos e abusos de autoridade.
Resposta: Nós que somos continuístas não cremos que as
profecias estão acima da Revelação (Normativa/Autoritativa) da Bíblia Sagrada,
pelo contrário, elas devem sujeitar-se à palavra de Deus. Concordamos também, que
não temos mais apóstolos como Paulo, Pedro e João; Porém, Deus não falava
somente através dos apóstolos e profetas, pois se fosse assim, porque o
Espírito Santo daria o dom de profecia à muitos da igreja de Corinto e o
próprio Paulo desejava isto? (1Co 14.5,31). Quando o apóstolo Paulo fala acerca
dos dons espirituais, ele escreve à igreja de Corinto, sendo assim, percebemos
que muitos dos membros daquela igreja tinham os dons espirituais, Paulo diz que
na igreja como um todo não faltava nenhum dom (1Co 1.7), portanto, os dons
espirituais não se restringiam apenas para os apóstolos, temos o caso das
filhas de Filipe que tinham o dom de profecia, pois a raiz da palavra
“profetizavam” que aparece em (At 21.9),
é a mesma das palavras “profetiza”, “profecia”, “profetizar”, “profetizarem”
de (1Co 12-14).
Mas abaixo, o cessacionista vai afirmar que aqueles que
profetizavam eram profetas, mas é bom discernirmos que existe o dom de profeta
(Ef 4.11) e o dom de profecia (1Co 12.10), no caso por exemplo das filhas de
Filipe (At 21.9) elas profetizavam mas não eram profetas.
3. Blog: Se o dom do apostolado acabou, então outros dons
podem ter cessado também, uma vez que o fundamento foi lançado pelos apóstolos
e pelos profetas (Efésios 2.20). Concluo a partir desse ponto que o dom de
profecia também cessou, pois os profetas aqui identificados são do mesmo tipo
daqueles mencionados em outros lugares nas Escrituras (cf. 1Coríntios 12.28;
Efésios 3:5, 4.11). As igrejas primitivas não tiveram o cânon das Escrituras
completo por algum tempo, e, portanto, um ministério profético autoritativo e
infalível se fez necessário para o estabelecimento das bases da igreja nos
primeiros dias.
Resposta: Aqui está o equívoco deste cessacionista! Quem é
que pode afirmar quais dons cessaram? Não há nenhuma referência bíblica dizendo
que o dom de profecia cessou, simplesmente ele faz uma dedução, se esta dedução
sobre a dom de profecia estivesse em outro texto bíblico, OK! Mas não têm! E os
mesmos apóstolos e profetas que se encontram em (Ef 2.20); (Ef 3.5) estão
listados juntos com outros dons em (1Co 12.28); (Ef 4.11) e por causa disto por
exemplo o dom de evangelistas, pastores e mestres também cessaram? É claro que
não! O fato de não vermos ou não experimentarmos algum dom espiritual não
significa que ele cessou!
E mais, onde está escrito na Bíblia Sagrada que na igreja primitiva
havia um ministério profético autoritativo e infalível?
Acerca da profecia e o Sola Scriptura: https://open.spotify.com/episode/344mNBswq4Mqszek0kbaDa?si=KRi1iPghQYe0QGVd3E6GcQ
4. Blog: O argumento bíblico mais significativo contra o que
eu estou propondo é a alegação de que no Novo Testamento (NT) a profecia é
diferente da profecia do Antigo Testamento (AT), pois alguns dizem que no AT a
profecia é impecável enquanto que no NT ela se mistura com o erro. Mas a ideia
de que os profetas do NT poderiam cometer erros não é convincente por várias
razões. 1.) O ônus da prova recai sobre aqueles que dizem que a profecia no NT
é de natureza diferente da profecia no AT. Os profetas do AT só eram
considerados profetas de Deus se eles fossem infalíveis (Deuteronômio
18.15-22). Podemos afirmar mais ou menos o mesmo no NT. 2.) A admoestação para
julgar as profecias no lugar dos profetas (1Coríntios 14.29-32;
1Tessalonicenses 5.19-20) é frequentemente apresentada como prova de que o dom
de profecia é diferente no NT. Mas este argumento não é convincente porque a
única maneira de se julgar profetas em ambos os Testamentos é por meio de suas
profecias. Nós só podemos saber se um profeta não é de Deus, se as suas
profecias são falsas ou se suas palavras contradizem o ensino bíblico. 3.) Nós
não temos nenhum exemplo de um profeta do NT que errou. Ágabo não errou quando
profetizou que Paulo seria preso pelos judeus e entregue aos romanos (Atos
21.10-11). Aqueles que dizem que ele errou exigem mais precisão do que as
profecias oferecem. Além disso, depois que Paulo foi preso apelou para as
palavras de Ágabo, dizendo ter sido entregue aos romanos pelos judeus (Atos
28.17), o que demonstra que ele não achava que Ágabo cometeu algum erro. Ágabo
anunciou as palavras do Espírito Santo (Atos 11.28; 21.11), então não temos
nenhum exemplo no NT de profetas cujas profecias foram misturadas ao erro.
Resposta: Ele diz “é a
alegação”; “pois alguns dizem”; Eu pergunto, Quem? Não sei de onde este cessacionista
tirou esta concepção; Achei desnecessário levantar estes argumentos.
No ponto 2.); O argumento que ele usou também não é muito
convincente; Ora ele mesmo diz no final do texto 3, que a igreja primitiva
tinha um ministério autoritativo e infalível, se isso que ele afirmou realmente
fosse verdade, de fato não haveria motivos para Paulo os exortarem a julgar as
profecias, pois todas elas seriam advindas de Deus!
5. Blog: Alguns protestam dizendo que a minha compreensão é
imprecisa uma vez que havia centenas e milhares de profecias nos tempos do NT
que não foram canonizadas. Esta objeção não convence, pois o mesmo é verdade
para o AT. A maioria das profecias de Elias ou de Eliseu nunca foram escritas
ou canonizadas. Podemos pensar também nos 100 profetas poupados por Obadias
(1Reis 18.04). Aparentemente nenhuma das suas profecias foi canonizada. No
entanto, as profecias eram completamente verdadeiras e sem erro algum. De outro
modo eles não teriam sido profetas (Deuteronômio 18.15-22). O mesmo princípio
se aplica para as profecias dos profetas do NT. Suas palavras não foram
registradas, mas se eles foram realmente profetas, suas palavras eram
infalíveis.
Resposta: Só lembrando que a Bíblia Sagrada no AT chama
tanto os verdadeiros como os falsos de profetas.
6. Blog: O que algumas pessoas atualmente chamam de
“profecias” são na verdade impressões de Deus. Ele pode usar impressões para
nos orientar e nos conduzir, mas elas não são infalíveis e devem ser sempre
testadas à luz das Escrituras. Também devemos consultar conselheiros sábios
antes de agirmos baseados nessas impressões. Eu amo meus irmãos e irmãs
carismáticos, mas o que eles hoje chamam de “profecia” não é na verdade o dom
de profecia bíblico. Impressões dadas por Deus não são a mesma coisa que profecias.
Resposta: Bem como este meu irmão cessacionista relatou: “algumas pessoas atualmente”; “irmãos e
irmãs carismáticos”. A questão é: Quem são estas pessoas que ele se refere?
Um neófito na fé? Algum fanfarrão no meio pentecostal ou neopentecostal? Se
for, também concordo! Mas pelo que vejo, ele desconhece as verdadeiras
manifestações espirituais no meio de pessoas sérias, convertidas à Cristo, separadas
do mundanismo, que conhecem e amam a palavra de Deus e aguardam à segunda vinda
de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
O problema, é que muitos querendo defender suas teses ou
desqualificar um grupo, não recorrem as fontes originais, não observam as
várias correntes possíveis dentro daquele segmento e usam justamente os “frutos
verdes e podres” para construírem seus argumentos, assim como o “povão” faz com
os padres, pastores, políticos e tantos outros.
Pessoalmente já recebi muitas profecias e muitas delas se
cumpriram fielmente na minha vida! Infelizmente existem falsos profetas que
lançam as suas “profetadas”, mas isto não desqualifica os verdadeiros profetas
e as genuínas profecias; Deus ainda fala hoje, não somente pelas Escrituras mas
também através de servos e servas.
O que falar sobre línguas?
1. Blog: O dom de línguas é uma questão ainda mais difícil.
Em Atos (2.1-4, 10.44-48, 19.1-7) esse dom é símbolo da chegada da era do
cumprimento em que as promessas da aliança de Deus seriam realizadas.
1Coríntios 14.1-5 e Atos 2.17-18 também sugerem que as línguas, quando
interpretadas (ou compreendidas), são equivalentes à profecia. Parece, então,
que os dons de profecia e de línguas estão intimamente relacionados. Se a
profecia já cessou, então é provável que as línguas também tenham cessado. Além
disso, é evidente a partir de Atos que o dom envolve o falar em línguas
estrangeiras (Atos 2), e Pedro enfatiza, no caso de Cornélio e seus amigos, que
os gentios receberam o mesmo dom que os judeus (Atos 11.16-17).
Resposta: Mais uma vez o cessacionista cai no mesmo
equívoco! Onde está escrito que o dom de profecia e de línguas cessaram? O
problema está na sua simples dedução e ele confunde o dom de profeta com o dom
de profecia. É bem provável também, que ele desconheça o fato de que muitos
dons, incluindo os dons carismáticos, se manifestaram mesmo depois da morte dos
apóstolos. Apesar de termos poucos registros (protestante e secular), eles
comprovam esta verdade e atualmente historiadores sérios estão revisando a
história da igreja para inserir estas muitas manifestações que ocorreram. Saiba
mais: https://tiagoluispereira.blogspot.com/2020/07/pentecostalismo-biblico-e-historico.html
2. Blog: Também não é convincente dizer que o dom citado em
1Coríntios 12-14 é de natureza diferente (isto é, expressões de êxtase). A
palavra “línguas” (glōssa) denota um código linguístico, uma linguagem
estruturada, e não vocalização aleatória e livre. Quando Paulo diz que ninguém
entende aqueles que falam em línguas, porque eles proferem mistérios
(1Coríntios 14.2), ele não está sugerindo que o dom é diferente daquele que
encontramos em Atos. Aqueles que ouviram as línguas em Atos entenderam o que
estava sendo dito porque eles conheciam as línguas que os apóstolos estavam
falando. Se ninguém conhece a língua, então aquele que a pronuncia fala
mistérios. 1Coríntios 13.1 (língua dos anjos) também não dá suporte à noção de
que o dom de línguas é constituído por expressões de êxtase. Paulo claramente
utiliza uma hipérbole em 1Coríntios 13.1-3. Ele está claramente exagerando ao
se referir ao dom de profecia (1Coríntios 13.2), porque ninguém que profetiza
conhece “todos os mistérios e toda a ciência”. Eu acredito que o que está
acontecendo nos círculos carismáticos atualmente a respeito das línguas é
semelhante ao que vimos acontecer com a profecia. O dom foi redefinido para
incluir uma espécie de vocalização livre, e então as pessoas afirmam ter o dom
descrito nas Escrituras. Ao fazer isso eles redefinem o dom para acomodar sua experiência
contemporânea. Isso significa que as línguas contemporâneas são demoníacas,
então? Acho que não. Concordo com J. I. Packer que diz que a experiência é mais
uma forma de relaxamento psicológico.
Resposta: Sobre isto confira:
1.A glossolalia, a teologia e a ciência: uma resposta a Yago
Martins/ 7 de fevereiro de 2015 https://teologiapentecostal.blog/2015/02/07/a-glossolalia-a-teologia-e-a-ciencia-uma-resposta-a-yago-martins/
2.Gutierres Fernandes Siqueira - Resposta ao colega Yago
Martins/ 24 de outubro de 2018: https://teologiapentecostal.blog/2018/10/24/resposta-ao-colega-yago-martins/
3.A glossolalia não é fenomenologia: uma tréplica a Yago
Martins: https://teologiapentecostal.blog/2015/02/08/a-glossolalia-nao-e-fenomenologia-uma-treplica-a-yago-martins/
Milagres e curas
1. Blog: O que podemos falar sobre milagres e curas? Em
primeiro lugar, eu acredito que hoje Deus ainda cura e realiza milagres, e que devemos
orar por isso. As Escrituras não são tão claras sobre esse assunto, de forma
que esse dom poderia ainda existir. Ainda assim, a principal função desses dons
era credenciar a mensagem do evangelho, confirmando que Jesus era tanto Senhor
quanto Cristo. Eu duvido que o dom de milagres e curas ainda exista, por que
não é evidente que homens e mulheres em nossas igrejas possuam tais dons.
Certamente Deus pode curar e cura, às vezes, mas onde estão as pessoas com
esses dons? Supostos milagres e curas devem ser verificados, assim como o povo
verificou a cura do cego em João 9. Há uma espécie de ceticismo biblicamente
justificado.
Resposta: Outra vez o cessacionista cai no mesmo equívoco! O
fato de não vermos ou não experimentarmos tais manifestações espirituais não
atesta a inexistência delas! E mais, qual igreja ele se refere? A Igreja
Universal dos crentes em Cristo, da sua denominação ou da sua confissão
teológica? Pois a denominação de qual sou membro, se expandiu no Brasil
primeiramente pela graça de Deus e em segundo porque Deus manifestou seu poder
na vida de Daniel Berg e Gunnar Virgren que proclamaram o evangelho do nosso
Senhor Jesus, além de milhares terem se convertido à Cristo, várias pessoas
foram curadas de suas enfermidades através dons do Espírito Santo manifestados
na vida dos nossos missionários fundadores, entre elas, a irmã Celina de
Albuquerque, que por dias estava acamada e foi curada de uma enfermidade
incurável nos lábios, de fato, não temos testemunhado em nosso contexto muitas
curas e milagres como na Bíblia Sagrada e no início do Movimento Pentecostal,
mas isto não me faz duvidar nenhum pouco do poder de Deus através dos dons
classificados como carismáticos; Aí eu pergunto pra este cessacionista: E se
Deus em sua Soberania quiser e usar alguém com dons espirituais e você ver e
talvez até mesmo experimentar, como você irá reagir? No mínimo deveria
responder: Eu estava equivocado nas minhas deduções.
2. Blog: Agora, será que Deus poderia, em situações
missionárias extremas, conceder milagres, sinais e prodígios para credenciar o
evangelho como ele fez nos tempos apostólicos? Sim. Mas isso não é a mesma
coisa que ter esses dons como uma característica normal no cotidiano da igreja.
Se os sinais e maravilhas dos apóstolos tivessem voltado, deveríamos ver o cego
recebendo a visão, os coxos andando e os mortos sendo ressuscitados. Deus cura
hoje (às vezes de forma dramática), mas a cura de resfriados, de gripe, de DTM,
problemas no estômago e nas costas, e assim por diante, não estão na mesma
categoria que as curas encontradas nas Escrituras. Se as pessoas realmente têm,
hoje em dia, o dom de cura e milagres, elas precisam demonstra-lo através da
realização dos tipos de curas e milagres encontrados na Bíblia.
Resposta: Quem disse que os apóstolos curavam à todos? É
necessário entender que no caso dos dons de curas e de operação de maravilhas,
o crente que os possui não usa e abusa dele como quiser, jamais! Se fosse assim
porque então o apóstolo Paulo não curou a Timóteo (1Tm 5.23) e Trófimo (2Tm
4.20)?
Blog: 1Coríntios 13.8-12 não contradiz a sua opinião?
3. Blog: Vamos considerar uma objeção à noção de que alguns
dos dons cessaram. Será que 1Coríntios 13.8-12 não ensina que os dons durarão
até Jesus voltar? Certamente esse texto ensina que os dons poderiam durar até a
volta de Jesus. Não há ensinamento definitivo na Bíblia de que eles cessaram.
Podemos até esperar que durem até a segunda vinda. Mas vemos indícios em
Efésios 2.20 e outros textos de que os dons exerceram seu papel na fundação da igreja.
Concluo, então, que 1Coríntios 13.8-12 permite, mas não exige, que os dons
continuem até a segunda vinda. E que os dons, da maneira como são praticados
hoje, não se encaixam na descrição bíblica desses dons.
Por razões como essas os reformadores e grande parte da
tradição protestante até o século 20 acreditavam que os dons cessaram. Concluo
que tanto a Escritura quanto a experiência atestam o seu julgamento sobre o
assunto.
Resposta: O Senhor Jesus cumpriu a promessa do revestimento
de poder (Lc 24.49); (At 1.8), o Espírito Santo distribui os dons espirituais e
o apóstolo Paulo incentivou a busca deles (1Co 12-14), eles se encontram na
Bíblia Sagrada e ocorreram durante a história da igreja, isto nos permite a crer
que estes dons estão ainda disponíveis até a segunda vinda do Senhor Jesus!
Concluo, então, que tanto as Escrituras como a experiência
atestam e comprovam a continuidade de todos os dons espirituais.
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