O
Neopentecostalismo
e
Seus Males
Pb.Tiago Luis Pereira – Cachoeira –
Boa Esperança - MG
Introdução:
O avivamento pentecostal mundial é classificado por Barrett
em três ondas, onde a primeira onda é a renovação pentecostal, a segunda onda a
renovação carismática, e a terceira onda a renovação neocarismática (ou
neopentecostal) – Pr.Altair Germano
O termo neopentecostalismo, ou a expressão Terceira Onda do
Pentecostalismo, designam a terceira onda do movimento pentecostal. É um
movimento dentro do cristianismo que surgiu em meados dos anos 1970 e 1980,
algumas décadas após o movimento pentecostal do início do século XX, ocorrido
em 1906. Dissidente do evangelicalismo que congrega denominações oriundas do
pentecostalismo clássico ou mesmo das igrejas cristãs tradicionais (batistas,
presbiteriana, metodistas, etc), o neopentecostalismo é considerado um
movimento sectário.
No Brasil, alguns dos maiores e mais representativos grupos
dessa corrente são a Igreja Universal do Reino de Deus, a Igreja Internacional
da Graça de Deus, a Igreja Mundial do Poder de Deus, a Igreja Renascer em
Cristo, a Igreja Apostólica Fonte da Vida, Comunidade Cristã Paz e Vida, Igreja
Plenitude do Reino de Deus e tantas outras.
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Creem que apóstolos, bispos e pastores ou missionários
presidentes norteiam o rumo de suas igrejas no País e pelo mundo. Possuem um
evangelismo massivo (boa parte delas possuem ou se utilizam de TVs, rádios,
jornais, editoras ou literaturas próprias e portais ou sites). Assim como nos
Estados Unidos, os neopentecostais brasileiros passaram por um sincretismo
entre os movimentos evangélicos tradicionais e as religiões de matrizes
africanas como o candomblé e a umbanda.
São adeptos da "confissão positiva" que pode ser
legitimamente interpretada de várias maneiras. O mais significativo de tudo é
que a expressão "confissão positiva" se refere literalmente a trazer
à existência o que declaramos com nossa boca, uma vez que a fé é uma confissão,
é dela que sai a famosa e destruidora TEOLOGIA DA PROSPERIDADE.
A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE: Um dos seus maiores idealistas é
o pr. Kenneth Erwin Hagin que escreveu diversos livros; Um dos maiores
propagadores da teologia de Kenneth Erwin Hagin no Brasil foi o Missionário R.
R. Soares.
Fazem um terrível sincretismo religioso: Vendem sal grosso
ungido, vassoura ungida, rosa ungida, óleo ungido, lenço ungido, água ungida,
feijão ungido e etc; E as chamadas “Campanhas” servem como mercado para a venda
destas mercadorias.
Também possuem um “frenesi” com a afamada GUERRA ESPIRITUAL:
Que tem confronto espiritual direto com os demônios, quebra de maldições
hereditárias, possessão de crentes (domínio demoníaco sobre as pessoas, resultando
em doenças ou fracasso) e etc.
Estes líderes são falsos profetas, lobos disfarçados de
ovelhas e mercadejantes da fé; São egoístas, avarentos, gananciosos e fanfarrões
gospel.
Os males causados por estes líderes e estes movimentos são
terríveis, dentre muitos destacamos alguns:
A) Heresias: Desprezam o ensino teológico (“a letra mata”;
“esfria o crente”; “Deus é quem dá a palavra”)/ Não fazem uma boa exegese (a pregação
é alegórica; não olham o contexto; não olham a cultura)/ Dizem ter uma “nova
revelação”/ torcem a Bíblia e etc.
B) Falsos irmãos: Não pregam o Evangelho de Jesus (renúncia,
cruz, santidade e etc); As pessoas estão em “busca da bênção”, são materialistas
e por isto frequentam estas igrejas.
Contudo, há muitas pessoas sinceras, humildes e verdadeiras
servas do Senhor Jesus nestas igrejas.
C) Escândalos: Exageros nas emoções, causando desordens;
Adeptos do Mundanismo e Secularismo; Escândalos envolvendo imoralidades,
injustiça, corrupção, dinheiro etc.
D) Desilusão: Geram pessoas frustradas com pastores, igrejas
e até mesmo com Deus; Muitos se acham desfavorecidas por Deus porque não
receberam a cura, milagre, prosperidade, cumprimento da “profecia-Profetada”.
Nestas igrejas está a causa de muitos desigrejados e pessoas
afastadas dos caminhos do Senhor.
1.Para
meditarmos mais sobre este assunto trago o artigo do Prof.Gutierres Siqueira
editor do Blog: Teologia Pentecostal.
Neo-pós-pseudo-pentecostalismo! Parte 01 https://teologiapentecostal.blog/2007/11/06/neo-pos-pseudo-pentecostalismo-parte-01/
6 de novembro de 2007/ Gutierres Fernandes Siqueira
O objetivo dessas observações é mostrar a tragédia que o
movimento neopentecostal fez e está fazendo no meio evangelical, seja no
pentecostalismo clássico, seja nas igrejas fundamentalistas-reformadas.
A expressão “neo-pós-pseudo-pentecostalismo” ¹ foi cunhado
por Robinson Cavalcanti e designa muito bem o movimento neopentecostal ou
carismático². O neopentecostalismo erra em muitos pontos e se afasta a cada dia
do protestantismo histórico. É bom observar que há teólogos respeitados, como
Luís Sayão, que acreditam em uma restauração doutrinária dos neopentecostais,
Sayão comentou que: “Todo o mundo critica o movimento neopentecostal. Devemos
avaliá-lo sociologicamente. Em breve eles sofrerão mudanças e buscarão uma
sedimentação”³. É de se esperar que essa sedimentação aconteça logo e tomara
que realmente aconteça! A abordagem desse texto é mostrar os principais
defeitos no neopentecostalismo.
a) O neopentecostalismo desenvolve uma espiritualidade sem
vínculo.
A excessiva valorização de catedrais, mega-ajuntamentos, grandes
eventos , cultos midiáticos e similares; mostra que o neopentecostalismo
desenvolve um espiritualidade sem ligação eclesiástica, ou seja, as pessoas vão
a igreja como se fossem ao shopping-center, vão buscar algo e não entregar, tem
vínculos mercantilistas e não comunitários. Ricardo Gondim fez uma ótima
observação em relação ao assunto:
Os neopentecostais desenvolveram uma espiritualidade
“templista”, sem vínculos comunitários. Sacralizam-se os prédios, valorizam-se
os mega ajuntamentos, mas não se promovem relacionamentos. As pessoas se sentem
sozinhas e autônomas no meio de uma multidão. Vão à igreja como quem vai a
qualquer lugar público, sem sentimento de pertencimento.4
Dentro desse contexto é muito comum o trânsito religioso.
Hoje o sujeito é de uma igreja, amanhã já de outra denominação. Há líderes
neopentecostais que chegaram a fundar duas denominações diferentes.
Há não somente uma falta de vínculo comunitário, mas também,
falta vínculo doutrinário, litúrgico, de ethos (costumes) e tradições. Sendo
que o maior perigo é a falta de base teológica e ou doutrinária. Muitos
neopentecostais, continuam com crenças herdadas de uma religião ou seita que
anteriormente ele tenha participado. A falta de discipulado, infelizmente, é
comum em todos os ramos do evangelicalismo, principalmente no
neopentecostalismo, e
ainda há um desprezo muito grande pelo ensino da Palavra. Os
neo pentecostais não investem em escola dominical, cultos de ensino, classes de
discipulado, seminários teológicos etc.
b) o neopentecostalismo desenvolve um pregador arrecadador e
não doador.
A principal preocupação para um bom “pregador”
neopentecostal, não é o seu domínio das ciências bíblicas, juntamente com uma
vida devocional exemplar, mas sim, o seu domínio na retórica da oferta. Em uma
famosa denominação neopentecostal no Brasil, você só pode ser ordenado ao
ministério pastoral, se a sua congregação arrecadar mais de 5 mil reais por mês
em dízimos e ofertas. Qual será a pregação principal de um sujeito sob tamanha
pressão? Certamente que será ofertas, dízimos, desafios de fé e teologia da
prosperidade. Uma congregação de bairro de não dá “lucro”, é fechada
imediatamente pelos “bispos” de algumas denominações neopentecostais. Será que
a construção de templos é uma preocupação evangelísticas e de bem-estar da
igreja local ou mais uma fonte de arrecadação? Não é nem preciso responder! A
absurda compra de “cura-divina” por meio de ofertas, é comum em algumas igrejas
neopentecostais. São cartões de oferta com valores de 10, 20, 50, 100 reais,
sendo que os valores mais altos recebem “orações mais fortes”. Não seria essa
prática uma indulgência moderna? Esses “profetas” neopentecostais sem aproximam
a cada dia do sectarismo.
Em que consiste alguns cursos para líderes em igrejas
neopentecostais? As matérias principais de muitos desse cursos, não é teologia
sistemática ou exegese, mas sim, técnicas de marketing.
O papel pastor-ovelha, dentro desse contexto “templista”, é
substituído pelo modelo empreendedor-cliente. Igrejas neopentecostais,
normalmente, não possuem seminários, mas apenas cursos esporádicos de retórica
ou métodos de marketing, como acima observado. O obreiro neopentecostal não é
uma pessoa treinada para ser líder de uma igreja local, mas sim, de ser o mais
persuasivo com aqueles que o visitam. Não existe ovelha, e os pastores nem
podem ser chamados de pastores, pois normalmente são itinerantes. Um itinerante
não tem a possibilidade de ter ovelhas, logo, não é um pastor.
c) o neopentecostalismo tem, a teologia da prosperidade,
como a principal pregação.
O conceito de “Deus papai-noel”, cunhado no passado pelo
teólogo alemão Dietrich Bonhoeffer, homem que lutou contra o secularismo
eclesiástico de seu tempo, expressa muito bem a realidade materialista do movimento
neopentecostal. A cosmovisão neopentecostal tem dificuldades de contemplar o
futuro, o céu, a salvação, a redenção; palavras com esperança, espera,
paciência, perseverança não fazem parte do vocabulário imediatista dos
neopentecostais. Imediatismo é a filosofia dos pregadores do aqui-e-agora, é a
bênção rápida e eficaz em pregações pragmáticas, ou seja, “pregações que
funcionam”.
Sempre a teologia da libertação é colocada como uma visão
comunista do cristianismo, da mesma forma, a teologia da prosperidade é uma
versão capitalista de um evangelho distorcido, que busca riqueza e bens
terrenos, em detrimento do que os bens celestiais. Junto com a teologia da
prosperidade há um mal igual, que é o triunfalismo. O triunfalismo não aceita
derrotas, infortúnios, doenças, perdas, pois é o evangelho do “só vitória”.
Infelizmente, alguns pregadores que dizem ser pentecostais, são triunfalistas
de carteirinha, sendo essa uma característica neopentecostal que tenta deturpar
o pentecostalismo clássico.
d) o neopentecostalismo prega o ter em vez do ser.
A pregação sobre moralidade, santidade, caráter, Fruto do
Espírito são deficientes no meio neopentecostal. O ter é mais valorizado do que
o ser. É muito difícil pregar contra a ambição, a sedução das riquezas, o
engodo da soberba nos púlpitos “universais”. O verdadeiro cristão na cosmovisão
neopentecostal é aquele que passou da pobreza para a riqueza. Será a riqueza
evidência de prosperidade? A prática mostra que não, pois o segundo homem mais
rico do mundo, o bilionário Bill Gates, é um ateu! Será que Gates é mais
espiritual que um pobre cristão africano sem almoço para esse dia?
e) o neopentecostalismo valoriza excessivamente a sua
liderança.
Ouvir rádio evangélica, com poucas exceções, pode ser uma
verdadeira tortura para aquele que busca a ortodoxia no cristianismo. É comum,
na vasta programação neopentecostal, ouvir liderados referir-se a sua liderança
como: “o apóstolo da fé, grande homem de Deus, o maior evangelista do século, o
nosso bispo primaz, o homem que faz e acontece etc”. É uma verdadeira
idolatrização da liderança, que se segue sem um senso crítico, mas em um
caminho cego.
Muitos líderes, sem caráter, no neopentecostalismo, são
acusados dos mais diversos crimes, como estelionato, curanderismo, lavagem de
dinheiro etc. Os fiéis dessas igrejas, na maioria das vezes, são indiferentes
as claras acusações e preferem atribuir esses problemas a perseguição da Rede
Globo ou do próprio Diabo. É comum, alguns desses líderes, se compararem aos
apóstolos, que foram perseguidos por causa do evangelho. Um sofisma que muitas
vezes funciona, infelizmente!
Em denominações neopentecostais não há conselhos de
doutrina, concílios para decidir os rumos da denominação. Em uma denominação
neopentecostal, o líder-fundador é quem decide tudo, desde da forma litúrgica,
passando pela doutrina e até o destino das finanças. É uma liderança
incontestável, um líder que está acima de tudo e todos, que não presta contas a
ninguém. Uns mais espirituais, dizem que ninguém pode tocar “nos ungidos de
Deus”, ou seja, se colocam acima dos demais espiritualmente. Os pastores e
obreiros menores nessas denominações imitam a oratória, os gestos, a maneira de
se vestir dos seus líderes.
A “renovação apostólica” é um novo modismo que mostra a
colocação acima da crítica dos líderes neopentecostais. Primeiro veio os
bispos, quebrando uma tradição protestante de não inventar cleros acima de
leigos, como no catolicismo romano. Depois veio as bispas(sic) e agora tem os
“apóstolos”, há notícias de pastores que agora são chamados de “arcanjo”. É
muita aberração para pouco espaço! Um famoso pastor disse certa vez: “Daqui a
pouco temos o vice-Deus”.
Outra novidade é a chamada “cobertura espiritual”. Líderes
que ameaçam seus liderados, dizendo que elas necessitam da cobertura deles,
como apóstolos. Cobertura é uma falácia, pois biblicamente, não há cobertura
espiritual da parte dos homens, mas somente de Deus.
Hoje, no meio neopentecostal, há uma febre por títulos
teológicos. São muitos que dizem ser Doutor em Divindades(D.D) e fizeram curso
por correspondência de, no máximo, um ano. A internet está cheia desses falsos
cursos, que é uma malandragem de compra e venda de diplomas. Com 2 mil dólares,
qualquer pessoa pode comprar um título de doutor em divindade nos Estudos
Unidos, ficando até mais chique. Para ser um doutor em teologia, em uma
faculdade séria, se estuda em média dez anos e há uma dedicação acadêmica, isso
por parte do discente. Estudar bacharel de teologia em um ano é como estudar
medicina em dois anos, é um grave erro e nada se aprende, sendo assim um falso
curso. Gutierres Siqueira
Para saber mais sobre o Neopemtecostalismo:
Leia a parte 2 do Artigo do Gutierres Siqueira: https://teologiapentecostal.blog/2007/11/12/neo-pos-pseudo-pentecostalismo-parte-02/
Acesse estes Vídeos do Pastor Paulo Romeiro
Neopentecostalismo e o Novo Nascimento: https://www.youtube.com/watch?v=KuSNeAzcKdc&list=PL5YVca0SKAXquJ-5MIPdYAjiWFHBBa6gt&index=7
Ainda existe Apóstolos: https://www.youtube.com/watch?v=WZ-HNs__f_4&list=PL5YVca0SKAXquJ-5MIPdYAjiWFHBBa6gt&index=13
Diferenças entre a IURD e as Igrejas Evangélicas - Augustus
Nicodemus: https://www.youtube.com/watch?v=nkjjTUprbFQ&list=PL5YVca0SKAXquJ-5MIPdYAjiWFHBBa6gt&index=23
2.É baseado neste falso cristianismo e pentecostalismo, que os Reformados Calvinistas Cessacionistas disparam suas críticas; Muitos deles não sabem diferenciar uma Igreja Pentecostal Clássica das Igrejas Neopentecostais, julgam todas iguais
Não podemos apenas apontar o dedo para os outros; É
necessário sermos sinceros, humildes e corajosos e fazer uma Auto-Crítica,
infelizmente muitas Igrejas do Pentecostalismo Clássico estão se
neopentecostalizando, mas porquê? Sobre isto trago o artigo do Pr.Ciro Sanchez
Zibordi que é colunista do CPAD NEWS:
Por que muitas Assembleias de Deus estão se
neopentecostalizando e consequentemente estão se tornando Pós-Pentecostal?
http://www.cpadnews.com.br/blog/cirozibordi/apologetica-crista/163/por-que-muitas-assembleias-de-deus-estao-se-neopentecostalizando.html
/
Qua, 30/09/2015 por Ciro Sanches Zibordi
Em muitas Assembleias de Deus, o tempo da exposição da
Palavra de Deus tem sido suprimido ou reduzido por causa de shows de
coreografia ou peças teatrais. Além disso, pregações sobre a obra expiatória do
Senhor Jesus e as ministrações do Espírito Santo têm cedido espaço à falaciosa
Teologia da Prosperidade e ao aberrante “reteté”. A exposição das Escrituras
sob a unção do Espirito não é mais suficiente. É preciso animar auditório,
recorrer a práticas bizarras, como derramar jarras de azeite sobre a cabeça, ou
empregar técnicas para emocionar as pessoas, como o famigerado fundo musical.
É triste, mas em muitas Assembleias de Deus o culto não é
mais para Deus e faz-se de tudo um pouco para agradar as pessoas e massagear
seus egos. Capoeira, “gospel funk”, street dance, “festa jesuína” e outras
formas de entreter o povo têm sido adotadas como estratégias de
“evangelização”. Está essa igreja pentecostal centenária se
neopentecostalizando? A bem da verdade, o Deus da Assembleia tem as suas
reservas na terra. Há pastores e expoentes das Escrituras que têm cuidado de si
mesmo e da doutrina (1 Tm 4.16) e não se deixaram influenciar pelo místico
neopentecostalismo. Mas muitos líderes que se dizem assembleianos já se
neopentecostalizaram — infelizmente —, a fim de agradarem a uma multidão de
interesseiros.
Todos os líderes da Assembleia de Deus deveriam saber que o
modelo de culto pentecostal não está nas igrejas neopentecostais — que propagam
um culto pseudopentecostal —, e sim na Palavra de Deus, mais precisamente em 1
Coríntios 14. Esta passagem bíblica apresenta, pelo menos, sete características
para o culto genuinamente pentecostal.
1. O propósito principal da manifestação multíplice do
Espírito Santo em um culto coletivo a Deus é a edificação do seu povo (vv.
4,5,12). Risos intermináveis e supostas quedas de poder edificam em quê?
2. A faculdade do intelecto não pode ser desprezada no culto
em que o Espírito Santo, de fato, age (vv. 15,20). Ninguém genuinamente usado
pelo Espírito deixa de raciocinar normalmente, em um culto coletivo a Deus.
3. Um culto a Deus não deve levar os incrédulos a pensarem
que os crentes estão loucos (v. 23). O que pensam os não-crentes que assistem a
certos vídeos disponíveis no YouTube, nos quais vemos pessoas caindo ao chão,
rindo sem parar, rosnando, latindo, mugindo, rugindo, uivando e rolando umas
sobre as outras?
4. O culto coletivo deve ter ordem e decência; tudo deve
ocorrer a seu tempo: louvor, exposição da Palavra, manifestações do Espírito
(vv. 26-28,40). Um culto que não tem ordem nem decência é dirigido pelo
Espírito?
5. No culto genuinamente pentecostal deve haver julgamento —
segundo a reta justiça, conforme João 7.24 —, discernimento, a fim de se evitar
falsificações (v. 29). Leia também 1 Coríntios 2.15 e 1 João 4.1.
6. Haja vista o espírito do profeta estar sujeito ao próprio
profeta, é inadmissível que aconteçam manifestações consideradas do Espírito
Santo em que pessoas fiquem fora de si (v. 32).
7. O Deus que se manifesta no culto coletivo não é Deus de
confusão, senão de paz (v. 33). Quando um showman como Benny Hinn derruba
pessoas carentes de uma bênção ou os seus supostos opositores com golpes de seu
paletó, além da confusão que se instala no “culto”, tal atitude não é nada
pacificadora. E quem recebe a glória, indutivamente, é o próprio showman.
Diante dos princípios apresentados, não há como considerar o
“cair no Espírito” e a “unção do riso” como manifestações genuinamente do
Espírito Santo! Não nos enganemos. O verdadeiro avivamento só ocorre quando há
submissão à Palavra de Deus e ao Deus da Palavra. Lembremo-nos de que, se
alguém cuida ser profeta ou espiritual, deve reconhecer os mandamentos do
Senhor (1 Co 14.37).
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