segunda-feira, 27 de abril de 2020

O Arrebatamento da Igreja será depois da Manifestação do Anticristo?


O Arrebatamento da Igreja será depois da Manifestação do Anticristo?

Resposta: Não!

Mas alguém pode afirmar que sim se baseando no texto de 2Tessalonicensses 2.1-3.

Vamos então tirar a dúvida? Antes vamos entender o contexto:

2Ts 1.4-5 / O Contexto: O apóstolo Paulo anunciou o evangelho em Tessalônica e houve uma grande perseguição dos judeus contra aqueles que creram na mensagem do apóstolo, mas mesmo assim eles receberam o evangelho com muita alegria (At 17.5-14); (1Ts 1.5-6); (1Ts 2.14-16); E desta forma estavam sendo participantes das aflições (Sofrimentos) Cristo Jesus (1Pe 2.18-25/4.12-19) e dos apóstolos (2Tm 2.3/3.11-12).

2Ts 1.6,8-9 / Justiça Divina:

A) 2Ts 1.6: Mediante a isso, Paulo inspirado pelo Espírito Santo diz que é justo diante de Deus que dê paga (devolva, retribuia) a tribulação aos que vos atribulam”.

B) 2Ts 1.8-9: O apóstolo acrescenta, dizendo que o Senhor Jesus vem “tomando vingança”, ou seja, vai executar justiça “aos que não conhecem à Deus e nem obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo”. 9 Os quais por castigo padecerão eterna perdição, ante a face do SENHOR e a glória do seu poder”;

2Ts 1.7a / O Consolo Divino: “E a vós, que sois atribulados, descanso conosco...”
O apóstolo Paulo diz que isso não é só um descanso” (alívio) pra eles, mas também para todos os servos de Deus, sabendo que Ele é justo e fará justiça conforme já vemos nos Vss.6, 8 e 9.

2Ts 1.7b / Quando este consolo se dará? “quando se manifestar o SENHOR Jesus desde o céu com os anjos do seu poder”;

Com ênfase na expressão “com os anjos do seu poder”, e com base no Vs.9, essa manifestação do Senhor Jesus não se refere ao arrebatamento da igreja, mas sim a vinda do Senhor Jesus em glória para o juízo, na Batalha do Armagedom e Julgamento das Nações (Mt 13.41,49); (Mt 25.31-46); (Ap 19.11-21). Este texto está em AZUL porque vamos usa-lo depois.

2Ts 1.11-12 / Intercessão Paulina:

A) 2Ts 1.11 “Conscientes disso, oramos constantemente por vocês, para que o nosso Deus os faça dignos da vocação e, com poder, cumpra todo bom propósito e toda obra que procede da fé”. (NVI)

Após o apóstolo Paulo tendo os consolado acerca das tribulações (perseguição) que estavam experimentando, ele afirma que sempre rogava por eles à Deus, para que Ele completasse (aperfeiçoasse) a obra de salvação na vida deles. “Deus os faça dignos da vocação e, com poder, cumpra todo bom propósito”.

B) 2Ts 1.12 “Assim o nome de nosso Senhor Jesus será glorificado em vocês, e vocês nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo”. (NVI)
Paulo conclui que desta forma Vs.11 o nome do Senhor Jesus Cristo seria glorificado neles e eles no Senhor, ou seja, eles em nada teriam que se gloriar, pois isto é “a graça de Deus e do Senhor Jesus Cristo”.

Entendido este contexto avancemos agora para o texto em discussão:

1Ts 2.1 “ORA, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele”...

As expressões “vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo, e “nossa reunião com ele”, são expressões claras do arrebatamento da igreja que é o ato culminante da nossa salvação, a nossa glorificação (1Co 15.35-58); (1Ts 4.13-18)
É em favor disto que Paulo roga aos tessalonicenses e faz as devidas recomendações:

1Ts 2.2-3 “Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o Dia de Cristo estivesse já perto. 3 Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição”;

É Baseado nestes versículos que muitos afirmam que o Senhor Jesus não voltará antes da manifestação do Anticristo, desta forma alegando que a igreja passará pela Grande Tribulação.

Refutação:

O Vs.3 está ligado diretamente com o final do Vs.2 que contém a expressão “como se o Dia de Cristo estivesse perto” (ARC), esta expressão não diz a respeito do arrebatamento da igreja Vs.1, mas sim ao “o Dia do Senhor” se referindo o dia de juízo como já vimos em:

(2Ts 1.7b / Quando este consolo se dará?) VOU REPLICA-LA AQUI ABAIXO:

Com ênfase na expressão “com os anjos do seu poder”, e com base no Vs.9, essa manifestação do Senhor Jesus não se refere ao arrebatamento da igreja, mas sim a vinda do Senhor Jesus em glória para o juízo, na Batalha do Armagedom e Julgamento das Nações (Mt 13.41,49); (Mt 25.31-46); (Ap 19.11-21).

Para confirmar que o “Dia de Cristo” no final do Vs.2 não se refere ao arrebatamento mas sim ao “o Dia do Senhor”, analisemos outras traduções e veremos que só a (ARC) usa a tradução “Cristo”.

ARA – “a que não vos demovais da vossa mente, com facilidade, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como se procedesse de nós, supondo tenha chegado o Dia do Senhor”.

NVI - “que não se deixem abalar nem alarmar tão facilmente, quer por profecia, quer por palavra, quer por carta supostamente vinda de nós, como se o dia do Senhor já tivesse chegado”.

NTLH – “Não se perturbem facilmente, nem fiquem assustados se alguém afirmar que o Dia do Senhor já chegou. Talvez alguém diga que nós tenhamos afirmado isso enquanto profetizávamos ou anunciávamos o evangelho ou que escrevemos isso em alguma carta”.

KJA – “que não permitais que vosso modo de crer seja influenciado, nem fiqueis amedrontados por causa de profecia, palavra ou carta atribuídos indevidamente à nossa autoria, como se o Dia do Senhor já tivesse chegado”.

Não basta apenas conhecermos a palavra no original é necessário entendermos o contexto em que ela está inserida, aqui refere ao “o Dia de Cristo, do Senhor” como o Juízo. Depois darei outro exemplo no final.

Concluindo: O apóstolo Paulo exorta os cristãos tessalonicenses a não ficarem alarmados, agitados e atemorizados com o “Dia do Senhor”, pois é um evento muito forte (causa muito impacto) conforme ele já os havia ensinados em (1Ts 1.6-9), e afirma que isto não se cumpriria naquele tempo, por isso ele os advertiu Vs.3 “Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição”. (NVI)

Portanto, a manifestação do Senhor em glóriaacontecerá depois da apostasia e da manifestação do anticristo na Grande Tribulação (Mt 24.15-35)

Enquanto que a volta de Cristo Jesus (Arrebatamento) acontecerá antes da manifestação do anticristo na grande tribulação, porém não se sabe o dia que isto acontecerá, pois todos os sinais já se cumpriram, estão crescentes a cada dia e por isso exige-se vigilância e perseverança por parte do cristão (Mt 24.13); (Mt 24.26-50); (Mt 25.13)

No Evangelho de Marcos 13.24-37 percebe-se claramente estes dois distintos acontecimentos.

Auxílios usados nesta interpretação:

Contexto: A dúvida de muitos se instaura porque analisam o texto a partir do capítulo 2, mas é bom lembrarmos que a Bíblia não foi escrita com divisões de capítulos e versículos, pois isso só foi feito posteriormente, é necessário lermos o texto analisando o contexto, principalmente tendo em mente o foi escrito antes, desta forma no capítulo 
2 Paulo continua o ensino que havia iniciado no capítulo 1 como já estudamos.

É o contexto que nos ajudará a fazermos a devida interpretação das palavras, vejamos:

Fé – Se refere ao evangelho de Cristo os ensinos de Jesus, a palavra do Senhor (At 6.7)

Fé – Dom do Espírito Santo (1Co 12.9)

Fé – Fruto do Espírito Santo (Gl 5.22)

Fé – Ato de crer em Cristo para a para salvação (Ef 2.8)

Perceba que a palavra fé do grego pistis, está contida em todos estes textos, mas ao analisarmos os contextos suas aplicações são diferentes.

Versões: Vemos também a importância de consultarmos outras versões para nos auxiliarmos na compreensão do texto bíblico, as versões em português mais confiáveis são:

ARC: Almeida Revista e Corrigida

ARA: Almeida Revista e Atualizada

NVI: Nova Versão Internacional

KJA: King James Atualizada

Auxílios Bibliográficos: Nos ajudam muito à fazermos uma boa interpretação.
(Bíblias de Estudo e Comentários Bíblicos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário