5. Salvação:
Obs: Essa abreviação - (Vol.) – Se refere aos livros “As Obras de Armínio”- CPAD. https://www.youtube.com/watch?v=XdDRKaPlORw
Obs: Essa abreviação – (AD.) – Se refere à “Declaração de Fé das Assembleias de Deus”- CPAD https://www.youtube.com/watch?v=KUOhdWipy3M
* Calvinismo: Perseverança
dos Santos: Nada há no homem que o habilite a perseverar na obediência e
fidelidade ao Senhor. O Espírito é quem persevera pacientemente, exercendo
misericórdia e disciplina, na condução do crente. Segundo a Bíblia, é
impossível que o crente regenerado venha a perder sua salvação.
# Arminianismo: Segurança
em Cristo: Embora o homem tenha crido em Cristo, nascido de novo e ter andado
em santificação, poderá pelo seu livre-arbítrio, apostatar-se da fé, voltar as
práticas do pecado e perder a salvação, mas também pode pela graça de Deus,
decidir-se à continuar a caminhada cristã perseverando até o fim.
A predestinação “olha” para o
aspecto futuro de nossa salvação (Rm 9.29; Ef 1.5,11). Segundo as Escrituras,
ela é o nosso pré-destino. A salvação não é um decreto divino, pois isso seria
um fatalismo cego e impróprio atribuído a Deus.”Antônio Gilberto – Teologia Sistemática Pentecostal -
CPAD
* A) Aqueles que Deus por seu
decreto elegeu para a salvação, ao ouvirem o evangelho da graça, não conseguirão
resistir a graça de Deus, viverão uma vida de santidade e perseverarão até o
fim, não podendo jamais perderem a salvação.
# A) Aqueles que ouviram
e creram no evangelho e viveram em santidade, se não perseverarem até o fim,
podem perder a salvação. (Mt 24.13);
(Rm 11.20-23); (1Co 9.24-27); (Fp 3.12-14); (Cl 1.21-23); (1Tm 4.1); (Hb
6.4-6); (Hb 10.38-39); (Vol.1;198,284); (AD.114)
“Um cristão salvo pode vir a se
perder; pode, sim, desviar-se, cair em peca- do e perecer, caso não se
arrependa ante a insistência do Espírito Santo (Ez 18.24,26; 33.18; Hb 3.I2-I4;
5.9; I Tm 4.1; 5.15; 12.25; 2 Pe 3.17; 2.20-22; Rm 11.21,22; ITs 5.15; Dt
30.19; I Cr 28.9; 2 Cr 15.2; I Co 10.12; Jo 15.6). Essa verdade fica ainda mais
evidente quando consideramos o “se” condicional quanto à salvação (Hb 2.3;
3.6,14; Cl 1.22,23), bem como a condição: “ao que vencer”, que aparece sete
vezes em Apocalipse 2 e 3.
As palavras de Jesus em João
6.37 — “Todo o que o Pai me dá, esse virá a mim, e o que vem a mim de maneira
nenhuma o lançarei fora” — significam que Deus destinou à salvação, não somente
este ou aquele indivíduo, mas sim todo aquele que nEle crê (Jo 3.16). Ou seja,
tal passagem refere-se ao fato de Deus aceitar o pecador quando este vem a Ele.
Outro texto empregado pelos
predestinalistas é João 10.27,28: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu
conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer,
e ninguém as arrebatará das minhas mãos”. Note que o versículo 27 mostra as
condições da ovelha, para que ela nunca venha a perecer, nem sair das mãos de
Jesus e do Pai (cf. Jo 6.67).
Se não há perigo de queda
definitiva para o crente, por que a Bíblia adverte com tanta ênfase para que
ninguém caia (I Co 10.12; Hb 3.12; Jo 15.6; I Tm 4.1 [“apostatarão”]; 2Ts 2.3
[“apostasia”]; Pv 16.18; 28.14; Ap 2.4,5)?
Porque, se viverdes segundo a
carne, morrereis... (Rm 8.13).
Portanto, irmãos, procurai Jazer
cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, Jazendo isto, nunca
jamais tropeçareis (2 Pe 1.10).
Antes, subjugo 0 meu corpo e 0
reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma
maneira a ficar reprovado (l Co 9.27).
... porquanto vos desviastes do
Senhor, o Senhor não será convosco (Nm 14.43).
“No caso de Judas Iscariotes,
vemos que ele, que foi escolhido por Jesus como um dos doze (Jo 6.70; Lc 6.13),
“tirava” — e não apenas “tirou” — da bolsa o que ali se lançava, o que indica
um ato voluntário, preconcebido e continuado (Jo 12.6). E mais: a Palavra de
Deus diz que Judas “se desviou”, o que denota ato voluntário, consciente e
gradual (At 1.25). É importante enfatizar que ele não nasceu marcado para trair
Jesus; apenas enquadrou-se nas condições da profecia sobre aquele que seria o
traidor.
O rei Saul — que fora enviado
por Deus (I Sm 9.15-17); ungido por Ele (I Sm 10.1); mudado (I Sm 10.9);
possuído pelo Espírito (I Sm 10.10); que profetizara pelo Espírito (I Sm
10.10-13); edificara um altar ao Senhor (I Sm 14.35) — também desviou-se, ao
edificar “uma coluna para si” (I Sm 15.12) e envolver-se, em seguida, em
práticas espíritas. Por fim, morreu como suicida; distanciado de Deus.
Demas foi um obreiro que
trabalhou com o apóstolo Paulo, porém se desviou, como lemos em 2 Timóteo 4.10:
“Porque Demas me desamparou, amando o presente século...” Outros que também
“naufragaram na fé”, desviando-se do caminho da verdade, foram Himeneu e
Alexandre (I Tm 1.19,26). Basta ler a sucinta biografia desses obreiros para
chegar à conclusão de que eles es- colheram o seu próprio caminho, haja vista a
presciência de Deus não forçar a livre-vontade do homem”.
A real segurança da salvação. O
crente está seguro quanto à sua salvação enquanto permanecer em Cristo (Jo
15.1-6). Não há segurança fora de Jesus e do seu aprisco. Não há segurança
espiritual para ninguém, estando em pecado (cf. Rm 8.13; Hb 3.6; 5.9). Jesus
guarda o crente do pecado; e não no pecado.
Somos mantidos em Cristo pelo
seu poder, mediante a nossa fé nEle (I Pe 1.5; Jd v.20; 2 Co I.24b). A salvação
é eterna para os que obedecem ao Senhor (Hb 5.9; I Co 15.1,2). Estamos em pé
pela fé em Cristo, e não pela predestinação: “tu estás em pé pela fé” (Rm
11.20); “se é que permaneceis firmes e fundados na fé” (Cl 1.22,23); “Deus é
salvador de todos, mas principalmente dos fiéis [lit. “dos que creem”]” (I Tm
4.10).
Há vários outros textos que
também mostram a segurança do crente somente enquanto este está em Cristo:
Pois que tão encarecidamente me
amou, também eu 0 livrarei; pô-lo-ei num alto retiro, porque conheceu 0 meu
nome (Sl 91.14).
Tenho posto 0 Senhor
continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca
vacilarei (Sl 16.8).
Porque nos tornamos
participantes de Cristo, se retivermos firmemente 0 princípio da nossa
confiança até ao fim (Hb 3.14).
...eu sei em quem tenho crido e
estou certo de que é poderoso para guardar 0 meu depósito até àquele Dia (2 Tm
1.12).
[Senhor Jesus Cristo, j 0 qual
vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo (l Co 1.8).
O crente deve obedecer a Deus;
não para que a sua obediência o salve ou o mantenha salvo, mas como uma
expressão da sua salvação, do seu amor e da sua gratidão para com aquEle que o
salvou. Não nos tornamos salvos por aquilo que fazemos ou deixamos de fazer,
mas pela fé em Jesus Cristo (At 16.31). A conservação da salvação também vem
pela fé em Cristo, pois está escrito: “O justo viverá da fé” (Rm I.17).
O verdadeiro significado da
predestinação. Em I Timóteo 2.4, está escrito: “[Deus] quer que todos os homens
se salvem”. Nisto está incluído o mundo inteiro que queira. De fato, todos os
que verdadeiramente creem, se salvam; somos testemunhas disso. O Senhor
predestinou à salvação todo aquele que aceitar a Jesus. A própria aceitação já
é um dom de Deus, para que ninguém se glorie julgando que assim contribuiu para
a sua salvação. O termo original de onde provém a nossa palavra “predestinação”
(gr. proorizo) significa “destinar de antemão”, “predeterminar”,
“preestabelecer”, “prefixar”, “preeleger”, etc.
Esse vocábulo aparece seis vezes
no Novo Testamento, variavelmente traduzido, dependendo da versão utilizada. Na
versão Revista e Corrigida (ARC), a palavra aparece nas seguintes passagens:
• Atos 4.28 — “anteriormente
determinado”.
• Romanos 8.29 — “predestinou”.
• Romanos 8.30 — “predestinou”.
• I Coríntios 2.7 — “ordenou
antes”.
• Efésios 1.5 — “predestinou”.
• Efésios I.I I —
“predestinados”.
A predestinação que a Bíblia
realmente ensina não é a de uns para a vida eterna e a de outros para a
perdição eterna. A predestinação é para os que quiserem ser salvos, conforme
lemos em 2 Tessalonicenses 2.13 e 2 Timóteo 2.10: “Deus nos escolheu desde o
princípio para a salvação”; “Escolhidos para que também alcancem a salvação”.
Eleição é o ato divino pelo qual
Deus escolhe ou elege um povo para si, para salvá-lo (2Ts 2.13). Predestinação
é o ato de Deus determinar o futuro desse povo. No Novo Testamento, esse povo é
a Igreja, o Corpo de Cristo, o povo salvo (Ef 1.22,23).
Na predestinação de Deus para a
Igreja está a sua conformação à imagem do Filho de Deus (Rm 8.29), a sua
chamada para a salvação (Rm 8.30), a sua justificação (Rm 8.30) e a sua
glorificação (Rm 8.30). Essa conformação depende de chamada, justificação e
glorificação do crente. E depende, ainda, da santidade de Deus (Ef 1.4) e da
adoção de filhos (Ef 1.5).
Outrossim, a eleição divina não
consiste somente na soberania de Deus, mas também na sua graça (Rm 11.5).
Conclusão. A doutrina da
predestinação como ensinada pelo calvinismo só leva em conta a soberania de
Deus, e não a sua graça (Rm I I.5; Tt 2.11) e a sua justiça (SI 145.17; Rm
3.21; I.I7; 10.3). Em Ezequiel 18.23 e 33.11 vemos que Deus quer que o ímpio se
converta, e não apenas os eleitos e predestinados. Deus jamais predestinaria
alguém ao inferno sem lhe dar oportunidade de salvação. Isso aviltaria a
natureza dEle.
Se todos já estão predestinados
quanto ao seu destino eterno, então não há lugar para escolha, decisão ou
livre-arbítrio por parte do homem. Entretanto, temos essa escolha mencionada e
exposta em vários textos bíblicos, como vimos.
Que Deus nos conceda cada dia
uma visão espiritual cada vez mais ampla e profunda, a fim de compreendermos a
sublimidade da gloriosa salvação que Jesus Cristo consumou; da qual, pela graça
de Deus, já somos participantes. Glória, pois, a Ele!
A doutrina da predestinação
situando o crente na presciência de Deus não está na Bíblia para motivar
choques de ideias, especulações ou coisas semelhantes; mas para, de modo
carinhoso, Deus encorajar o crente. Através dela, o Senhor está mostrando que
antes que o mundo existisse, e o homem nascesse, Ele antecedeu- se e
antecipou-se a tudo, prevendo problemas e dificuldades em nosso caminho e nos
mostrando que é poderoso para nos levar a salvo para o seu Reino celestial (2Tm
4.18, ARA).
Tendo por certo isto mesmo: que
aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de Jesus Cristo
(Fp 1.6).
Ora àquele que é poderoso para
vos guardar de tropeçar e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria) perante
a sua glória (...) seja glória e majestade; domínio e poder, antes de todos os
séculos, agora e para todo o sempre. Amém! (Jd vv.24,25), Antônio Gilberto – Teologia
Sistemática Pentecostal - CPAD
Armínio distinguia 2 classe: (Vol.1;198,284)
1° Os Crentes: Aqueles
que uma vez creram, mas depois se apostataram, esses perdem a salvação.
2° Os Eleitos: Deus pela
sua presciência, conhece os que permanecerão até o fim, logo não perderão sua
salvação, esses são os que os apóstolos inspirados por Deus denominam como
eleitos e predestinados. (Rm 8.28-30); (Ef 1.4-5,11-13); (1Pe 1.2).
* B) Os que se apostataram da
fé, é porque na verdade nunca foram salvos (1Jo 2.18-19)
# B) Esta declaração
entra em contrito com (2Pe 2.1,20-21)
As repreensões e exortações divinas são para os crentes que
estão em Cristo, para que não caiam da graça, perdendo sua salvação: (Gl
5.16-17); (1Co 6.12); (1Co 10.1-13); (Cl 3.1-17); (1Ts 3.1-8); (1Tm 4.1); (Tt
2.11-15); (Hb 3.12-14); (Hb 6.4-6); (Hb 10.19-27); (Hb 12.1-3,14); (1Jo 2.18-28);
(2Pe 3.13-17); (Ap 2.5-7); (Ap 2.10-11); (Ap 2.16); (Ap 2.18-26); (Ap 3.1-4);
(Ap 3.10-11); (Ap 3.18-20)
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