quarta-feira, 8 de abril de 2020

Salvação: O Crente pode perdê-la?


5. Salvação:


Obs: Essa abreviação - (Vol.) – Se refere aos livros “As Obras de Armínio”- CPAD. https://www.youtube.com/watch?v=XdDRKaPlORw


Obs: Essa abreviação – (AD.) – Se refere à “Declaração de Fé das Assembleias de Deus”- CPAD https://www.youtube.com/watch?v=KUOhdWipy3M

* Calvinismo: Perseverança dos Santos: Nada há no homem que o habilite a perseverar na obediência e fidelidade ao Senhor. O Espírito é quem persevera pacientemente, exercendo misericórdia e disciplina, na condução do crente. Segundo a Bíblia, é impossível que o crente regenerado venha a perder sua salvação.

# Arminianismo: Segurança em Cristo: Embora o homem tenha crido em Cristo, nascido de novo e ter andado em santificação, poderá pelo seu livre-arbítrio, apostatar-se da fé, voltar as práticas do pecado e perder a salvação, mas também pode pela graça de Deus, decidir-se à continuar a caminhada cristã perseverando até o fim.

A predestinação “olha” para o aspecto futuro de nossa salvação (Rm 9.29; Ef 1.5,11). Segundo as Escrituras, ela é o nosso pré-destino. A salvação não é um decreto divino, pois isso seria um fatalismo cego e impróprio atribuído a Deus.”Antônio Gilberto – Teologia Sistemática Pentecostal - CPAD

* A) Aqueles que Deus por seu decreto elegeu para a salvação, ao ouvirem o evangelho da graça, não conseguirão resistir a graça de Deus, viverão uma vida de santidade e perseverarão até o fim, não podendo jamais perderem a salvação.

# A) Aqueles que ouviram e creram no evangelho e viveram em santidade, se não perseverarem até o fim, podem perder a salvação. (Mt 24.13); (Rm 11.20-23); (1Co 9.24-27); (Fp 3.12-14); (Cl 1.21-23); (1Tm 4.1); (Hb 6.4-6); (Hb 10.38-39); (Vol.1;198,284); (AD.114)

“Um cristão salvo pode vir a se perder; pode, sim, desviar-se, cair em peca- do e perecer, caso não se arrependa ante a insistência do Espírito Santo (Ez 18.24,26; 33.18; Hb 3.I2-I4; 5.9; I Tm 4.1; 5.15; 12.25; 2 Pe 3.17; 2.20-22; Rm 11.21,22; ITs 5.15; Dt 30.19; I Cr 28.9; 2 Cr 15.2; I Co 10.12; Jo 15.6). Essa verdade fica ainda mais evidente quando consideramos o “se” condicional quanto à salvação (Hb 2.3; 3.6,14; Cl 1.22,23), bem como a condição: “ao que vencer”, que aparece sete vezes em Apocalipse 2 e 3.

As palavras de Jesus em João 6.37 — “Todo o que o Pai me dá, esse virá a mim, e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora” — significam que Deus destinou à salvação, não somente este ou aquele indivíduo, mas sim todo aquele que nEle crê (Jo 3.16). Ou seja, tal passagem refere-se ao fato de Deus aceitar o pecador quando este vem a Ele.

Outro texto empregado pelos predestinalistas é João 10.27,28: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará das minhas mãos”. Note que o versículo 27 mostra as condições da ovelha, para que ela nunca venha a perecer, nem sair das mãos de Jesus e do Pai (cf. Jo 6.67).

Se não há perigo de queda definitiva para o crente, por que a Bíblia adverte com tanta ênfase para que ninguém caia (I Co 10.12; Hb 3.12; Jo 15.6; I Tm 4.1 [“apostatarão”]; 2Ts 2.3 [“apostasia”]; Pv 16.18; 28.14; Ap 2.4,5)?

Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis... (Rm 8.13).

Portanto, irmãos, procurai Jazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, Jazendo isto, nunca jamais tropeçareis (2 Pe 1.10).

Antes, subjugo 0 meu corpo e 0 reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado (l Co 9.27).

... porquanto vos desviastes do Senhor, o Senhor não será convosco (Nm 14.43).

“No caso de Judas Iscariotes, vemos que ele, que foi escolhido por Jesus como um dos doze (Jo 6.70; Lc 6.13), “tirava” — e não apenas “tirou” — da bolsa o que ali se lançava, o que indica um ato voluntário, preconcebido e continuado (Jo 12.6). E mais: a Palavra de Deus diz que Judas “se desviou”, o que denota ato voluntário, consciente e gradual (At 1.25). É importante enfatizar que ele não nasceu marcado para trair Jesus; apenas enquadrou-se nas condições da profecia sobre aquele que seria o traidor.

O rei Saul — que fora enviado por Deus (I Sm 9.15-17); ungido por Ele (I Sm 10.1); mudado (I Sm 10.9); possuído pelo Espírito (I Sm 10.10); que profetizara pelo Espírito (I Sm 10.10-13); edificara um altar ao Senhor (I Sm 14.35) — também desviou-se, ao edificar “uma coluna para si” (I Sm 15.12) e envolver-se, em seguida, em práticas espíritas. Por fim, morreu como suicida; distanciado de Deus.

Demas foi um obreiro que trabalhou com o apóstolo Paulo, porém se desviou, como lemos em 2 Timóteo 4.10: “Porque Demas me desamparou, amando o presente século...” Outros que também “naufragaram na fé”, desviando-se do caminho da verdade, foram Himeneu e Alexandre (I Tm 1.19,26). Basta ler a sucinta biografia desses obreiros para chegar à conclusão de que eles es- colheram o seu próprio caminho, haja vista a presciência de Deus não forçar a livre-vontade do homem”.

A real segurança da salvação. O crente está seguro quanto à sua salvação enquanto permanecer em Cristo (Jo 15.1-6). Não há segurança fora de Jesus e do seu aprisco. Não há segurança espiritual para ninguém, estando em pecado (cf. Rm 8.13; Hb 3.6; 5.9). Jesus guarda o crente do pecado; e não no pecado.

Somos mantidos em Cristo pelo seu poder, mediante a nossa fé nEle (I Pe 1.5; Jd v.20; 2 Co I.24b). A salvação é eterna para os que obedecem ao Senhor (Hb 5.9; I Co 15.1,2). Estamos em pé pela fé em Cristo, e não pela predestinação: “tu estás em pé pela fé” (Rm 11.20); “se é que permaneceis firmes e fundados na fé” (Cl 1.22,23); “Deus é salvador de todos, mas principalmente dos fiéis [lit. “dos que creem”]” (I Tm 4.10).

Há vários outros textos que também mostram a segurança do crente somente enquanto este está em Cristo:

Pois que tão encarecidamente me amou, também eu 0 livrarei; pô-lo-ei num alto retiro, porque conheceu 0 meu nome (Sl 91.14).

Tenho posto 0 Senhor continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei (Sl 16.8).

Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente 0 princípio da nossa confiança até ao fim (Hb 3.14).
...eu sei em quem tenho crido e estou certo de que é poderoso para guardar 0 meu depósito até àquele Dia (2 Tm 1.12).

[Senhor Jesus Cristo, j 0 qual vos confirmará também até ao fim, para serdes irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo (l Co 1.8).

O crente deve obedecer a Deus; não para que a sua obediência o salve ou o mantenha salvo, mas como uma expressão da sua salvação, do seu amor e da sua gratidão para com aquEle que o salvou. Não nos tornamos salvos por aquilo que fazemos ou deixamos de fazer, mas pela fé em Jesus Cristo (At 16.31). A conservação da salvação também vem pela fé em Cristo, pois está escrito: “O justo viverá da fé” (Rm I.17).

O verdadeiro significado da predestinação. Em I Timóteo 2.4, está escrito: “[Deus] quer que todos os homens se salvem”. Nisto está incluído o mundo inteiro que queira. De fato, todos os que verdadeiramente creem, se salvam; somos testemunhas disso. O Senhor predestinou à salvação todo aquele que aceitar a Jesus. A própria aceitação já é um dom de Deus, para que ninguém se glorie julgando que assim contribuiu para a sua salvação. O termo original de onde provém a nossa palavra “predestinação” (gr. proorizo) significa “destinar de antemão”, “predeterminar”, “preestabelecer”, “prefixar”, “preeleger”, etc.

Esse vocábulo aparece seis vezes no Novo Testamento, variavelmente traduzido, dependendo da versão utilizada. Na versão Revista e Corrigida (ARC), a palavra aparece nas seguintes passagens:

• Atos 4.28 — “anteriormente determinado”.
• Romanos 8.29 — “predestinou”.
• Romanos 8.30 — “predestinou”.
• I Coríntios 2.7 — “ordenou antes”.
• Efésios 1.5 — “predestinou”.
• Efésios I.I I — “predestinados”.

A predestinação que a Bíblia realmente ensina não é a de uns para a vida eterna e a de outros para a perdição eterna. A predestinação é para os que quiserem ser salvos, conforme lemos em 2 Tessalonicenses 2.13 e 2 Timóteo 2.10: “Deus nos escolheu desde o princípio para a salvação”; “Escolhidos para que também alcancem a salvação”.

Eleição é o ato divino pelo qual Deus escolhe ou elege um povo para si, para salvá-lo (2Ts 2.13). Predestinação é o ato de Deus determinar o futuro desse povo. No Novo Testamento, esse povo é a Igreja, o Corpo de Cristo, o povo salvo (Ef 1.22,23).

Na predestinação de Deus para a Igreja está a sua conformação à imagem do Filho de Deus (Rm 8.29), a sua chamada para a salvação (Rm 8.30), a sua justificação (Rm 8.30) e a sua glorificação (Rm 8.30). Essa conformação depende de chamada, justificação e glorificação do crente. E depende, ainda, da santidade de Deus (Ef 1.4) e da adoção de filhos (Ef 1.5).
Outrossim, a eleição divina não consiste somente na soberania de Deus, mas também na sua graça (Rm 11.5).

Conclusão. A doutrina da predestinação como ensinada pelo calvinismo só leva em conta a soberania de Deus, e não a sua graça (Rm I I.5; Tt 2.11) e a sua justiça (SI 145.17; Rm 3.21; I.I7; 10.3). Em Ezequiel 18.23 e 33.11 vemos que Deus quer que o ímpio se converta, e não apenas os eleitos e predestinados. Deus jamais predestinaria alguém ao inferno sem lhe dar oportunidade de salvação. Isso aviltaria a natureza dEle.

Se todos já estão predestinados quanto ao seu destino eterno, então não há lugar para escolha, decisão ou livre-arbítrio por parte do homem. Entretanto, temos essa escolha mencionada e exposta em vários textos bíblicos, como vimos.
Que Deus nos conceda cada dia uma visão espiritual cada vez mais ampla e profunda, a fim de compreendermos a sublimidade da gloriosa salvação que Jesus Cristo consumou; da qual, pela graça de Deus, já somos participantes. Glória, pois, a Ele!

A doutrina da predestinação situando o crente na presciência de Deus não está na Bíblia para motivar choques de ideias, especulações ou coisas semelhantes; mas para, de modo carinhoso, Deus encorajar o crente. Através dela, o Senhor está mostrando que antes que o mundo existisse, e o homem nascesse, Ele antecedeu- se e antecipou-se a tudo, prevendo problemas e dificuldades em nosso caminho e nos mostrando que é poderoso para nos levar a salvo para o seu Reino celestial (2Tm 4.18, ARA).

Tendo por certo isto mesmo: que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de Jesus Cristo (Fp 1.6).
Ora àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria) perante a sua glória (...) seja glória e majestade; domínio e poder, antes de todos os séculos, agora e para todo o sempre. Amém! (Jd vv.24,25), Antônio Gilberto – Teologia Sistemática Pentecostal - CPAD

Armínio distinguia 2 classe: (Vol.1;198,284)

1° Os Crentes: Aqueles que uma vez creram, mas depois se apostataram, esses perdem a salvação.

2° Os Eleitos: Deus pela sua presciência, conhece os que permanecerão até o fim, logo não perderão sua salvação, esses são os que os apóstolos inspirados por Deus denominam como eleitos e predestinados. (Rm 8.28-30); (Ef 1.4-5,11-13); (1Pe 1.2).

* B) Os que se apostataram da fé, é porque na verdade nunca foram salvos (1Jo 2.18-19)

# B) Esta declaração entra em contrito com (2Pe 2.1,20-21)

As repreensões e exortações divinas são para os crentes que estão em Cristo, para que não caiam da graça, perdendo sua salvação: (Gl 5.16-17); (1Co 6.12); (1Co 10.1-13); (Cl 3.1-17); (1Ts 3.1-8); (1Tm 4.1); (Tt 2.11-15); (Hb 3.12-14); (Hb 6.4-6); (Hb 10.19-27); (Hb 12.1-3,14); (1Jo 2.18-28); (2Pe 3.13-17); (Ap 2.5-7); (Ap 2.10-11); (Ap 2.16); (Ap 2.18-26); (Ap 3.1-4); (Ap 3.10-11); (Ap 3.18-20)

Nenhum comentário: