sábado, 4 de abril de 2020

O Jejum Bíblico

O Jejum Bíblico

O que é Jejum? Como Jejuar? O que a Bíblia fala acerca deste assunto?


Pb.Tiago Luis Pereira – Cachoeira – Boa Esperança - MG


1.Etimologia:

Do latim jejunus; Do hebraico tsowm; Do grego nesteia que significa abstinência.

Definição em Português: Jejum é a privação de comida ou redução das refeições diárias a uma só durante um período.

Importante: Não deve deixar de tomar os remédios controlados caso você faça uso deles, pois o jejum é abstinência de alimentos e o remédio não é alimento.

Importante: Podemos fazer um propósito de abstermos de televisão, Redes Sociais e etc; Mas o jejum bíblico é a abstinência de alimentos!

2. Os Tipos de Jejum:

Há diferentes formas de jejuar. As que encontramos na Bíblia são:

1° Jejum NORMAL:

É a abstinência de alimentos mas com ingestão de água. Muitos estudiosos afirmam que foi a forma que nosso Senhor adotou ao jejuar no deserto, nos evangelhos não há menção de Cristo ter ficado sem beber ou ter tido sede (e ele estava num deserto!) (Mt 4.2); (Lc 4.2)

2° Jejum PARCIAL:

Normalmente o jejum parcial é praticado em períodos maiores ou quando a pessoa não tem condições de se abster totalmente do alimento (por causa do trabalho, por exemplo).

Conheça o meu Livro, clique na imagem abaixo e saiba mais:



Caso de Daniel:

"Naqueles dias, eu, Daniel, pranteei durante três semanas. Manjar desejável não comi, nem carne, nem vinho entraram em minha boca, nem me ungi com óleo algum, até que se passaram as três semanas." (Dn 10.2,3).

O profeta Daniel diz exatamente o que ficou sem ingerir: carne, vinho e manjar desejável. Provavelmente se restringiu à uma dieta de frutas e legumes, não sabemos ao certo. O fato é que se absteve de alimentos, porém não totalmente, embora tenha escolhido o que aparentemente seja a forma menos rigorosa de jejuar, dedicou-se à ela por três semanas.

Importante: Não existe um mistério em torno do número 21, foi uma particularidade do profeta Daniel, ou seja, você pode fazer um jejum parcial durante o tempo que o Senhor colocar em seu coração!

3° Jejum TOTAL:

Conhecido secularmente como jejum seco (tratamento de saúde)

É abstinência de tudo, inclusive de água é o jejum que os judeus ortodoxos costumam a praticar

Encontramos na Bíblia poucos jejuns prolongados sem água, com no máximo 3 dias.

Importante: Devemos sermos cautelosos quanto a extensão dos dias de jejum sem água para não prejudicar nossa saúde!

A) Ester: num momento de crise em que os judeus (como povo) estavam condenados à morte por um decreto do rei, pede a seu tio Mardoqueu que jejuem por ela:

"Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais, nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; eu e as minhas servas também jejuaremos. Depois, irei ter com o rei, ainda que é contra a lei; se perecer, pereci." (Et 4.16).

B) O povo de Nínive: Aqui não menciona quantos dias (Jn 3.7)

C) Paulo: Na sua conversão também usou esta forma de jejum, devido ao impacto da revelação que recebera:

"Esteve três dias sem ver, durante os quais nada comeu, nem bebeu." (At 9.9).

Atenção: Encontramos apenas um caso claro na Bíblia de jejum de 40 dias sem água.

Moisés: O próprio Deus chamou Moisés para subir o monte (Ex 34.1,28; Dt 9.18)

Nestes 2 casos abaixo a Bíblia não é clara, somente nos dá um indício de interpretação.

A) Elias: Caminhou 40 dias na força do alimento que o anjo lhe trouxe (1Rs 19.1-8), não faz menção que ele bebeu ou não bebeu água em sua caminhada.

B) O Senhor Jesus: Os estudiosos concordam que o Senhor Jesus nestes 40 dias fez o consumo de água, pois o texto diz que Jesus teve fome e não sede. (Mt 4.2); (Lc 4.2)

3. A Duração do jejum: Quanto tempo devo jejuar?

A Bíblia não determina regras deste gênero, portanto cada um é livre para escolher qual jejum fazer, quando (ocasião) jejuar e a duração (tempo) do jejum.

Importante: A Bíblia dá respaldo para o jejum coletivo, desta forma, os líderes podem determinar qual jejum fazer, a ocasião e a duração do jejum. (Et 4.16); (Jn 3.7)

Importante: Acerca do jejum individual e coletivo, cada pessoa conhece sua saúde, suas limitações e etc; Portanto cada um sabe quanto tempo de jejum pode fazer! Temos o caso das pessoas que possuem diabetes tipo 1, que pode levar a quedas perigosas nos níveis de açúcar no sangue prejudicando e muito sua saúde e bem-estar.

Vemos vários exemplos de jejuns de duração diferente nas Escrituras:

1 dia: O jejum do Dia da Expiação (Lv 23.27); Geralmente do pôr do sol de um dia até o pôr do sol do dia seguinte, como também os jejuns dos fariseus.

Alguns dias: (Ne 1.4)

3 dias: O jejum de Ester (Et 4.16) e o de Paulo (At 9.9)

7 dias: Jejum por luto pela morte de Saul (1Sm 31.13)

21 dias: O jejum de Daniel em favor de Jerusalém (Dn 10.3)

40 dias: Elias (Ex 19.8) / O Senhor Jesus no deserto (Mt 4.1-2)

Importante:

Assim como Deus ama uma pessoa que oferta com alegria independentemente das condições financeiras dela, da mesma forma, Deus recebe o jejum sincero de uma pessoa que se humilha e se quebranta diante Dele, seja quanto tempo for, Ele conhece nossa estrutura e nossas possibilidades.

4. Qual o propósito do Jejum no Antigo Testamento?

Afligir a alma: Os judeus tinham um único dia de jejum instituído para afligir a alma diante de Deus, que era o Dia da Expiação (Yom Kipur)-(Lv 23.27), que também ficou conhecido como "o dia do jejum" (Jr 36.6) e ao qual Paulo se referiu como "o jejum" (At 27.9).

Consagração: O voto do nazireado envolvia a abstinência/jejum de determinados tipos de alimentos (Nm 6.3,4)

Empatia / Intercessão:

(Ne 1.4) E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.

(Sl 35.13) Davi jejuava e orava por outros que estavam enfermos

(Dn 9.3; Dn 10.2,3) Daniel orando por Jerusalém e seu povo

Contrição (angústia) pelos pecados/ Arrependimento: (Ne 9:11)

(1Sm 7.6) “E congregaram-se em Mizpá, e tiraram água, e a derramaram perante o Senhor, e jejuaram aquele dia, e disseram ali: Pecamos contra o Senhor. E julgava Samuel os filhos de Israel em Mizpá”.

(1Rs 21.27 Sucedeu, pois, que Acabe, ouvindo estas palavras, rasgou as suas vestes, e cobriu a sua carne de saco, e jejuou; e jazia em saco, e andava mansamente. 28. Então veio a palavra do Senhor a Elias tisbita, dizendo: 29. Não viste que Acabe se humilha perante mim? Por isso, porquanto se humilha perante mim, não trarei este mal nos seus dias, mas nos dias de seu filho trarei este mal sobre a sua casa”.

(Jn 3.4 “E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida. 5. E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até ao menor. 6. Esta palavra chegou também ao rei de Nínive; e ele levantou-se do seu trono, e tirou de si as suas vestes, e cobriu-se de saco, e sentou-se sobre a cinza. 7. E fez uma proclamação que se divulgou em Nínive, pelo decreto do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem se lhes dê alimentos, nem bebam água; 8. Mas os homens e os animais sejam cobertos de sacos, e clamem fortemente a Deus, e convertam-se, cada um do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos. 9. Quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos? 10. E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez”.

Angústia-Luto:

Davi jejua em expressão de dor pela morte de Saul e Jônatas, e depois pela morte de Abner. (2Sm 1.12 e 3.35);

(1Sm 31.13) “E tomaram os seus ossos, e os sepultaram debaixo de um arvoredo, em Jabes, e jejuaram sete dias”.

Aflições diversas:

(2Sm 12.16-23) Davi jejua em favor da criança que nascera de Bate-Seba, que estava doente.

(2Cr 20.1 “E SUCEDEU que, depois disto, os filhos de Moabe, e os filhos de Amom, e com eles outros dos amonitas, vieram à peleja contra Jeosafá. 2. Então vieram alguns que avisaram a Jeosafá, dizendo: Vem contra ti uma grande multidão dalém do mar e da Síria; e eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi. 3. Então Jeosafá temeu, e pôs-se a buscar o Senhor, e apregoou jejum em todo o Judá. 4. E Judá se ajuntou, para pedir socorro ao Senhor; também de todas as cidades de Judá vieram para buscar ao Senhor”.

(Ed 8.21 “Então apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos diante da face de nosso Deus, para lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos filhos e para todos os nossos bens. 22. Porque tive vergonha de pedir ao rei exército e cavaleiros para nos defenderem do inimigo pelo caminho; porquanto tínhamos falado ao rei, dizendo: A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas o seu poder e a sua ira contra todos os que o deixam. 23. Nós, pois, jejuamos, e pedimos isto ao nosso Deus, e moveu-se pelas nossas orações”.

(Et 4.16) Ester jejua e pede que seu povo jejue por ela, para que alcançasse o favor do rei, e sua vida fosse poupada proteção no seu encontro com o rei.

“Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci”.

(Jl 1.12 “A vide se secou, a figueira se murchou, a romeira também, e a palmeira e a macieira; todas as árvores do campo se secaram, e já não há alegria entre os filhos dos homens. 13. Cingi-vos e lamentai-vos, sacerdotes; gemei, ministros do altar; entrai e passai a noite vestidos de saco, ministros do meu Deus; porque a oferta de alimentos, e a libação, foram cortadas da casa de vosso Deus. 14. Santificai um jejum, convocai uma assembleia solene, congregai os anciãos, e todos os moradores desta terra, na casa do Senhor vosso Deus, e clamai ao Senhor.”

(Jl 2.12. “Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. 13. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. 14. Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de alimentos e libação para o Senhor vosso Deus”?

Importante:

Percebe-se então, que jejuar não é fazer dieta!

Não se jejua pra receber uma “bênção marerial”!

O jejum está “ligado” a angústia da alma, se humilhando, se quebrantando diante de Deus. (Jn 3.1-10)

Não adianta jejuar de alimentos e consumir outras formas de vício que prejudicam o corpo. 

Não adianta jejuar estando em contenda (brigas, ódio, rancor) com as pessoas.

Leia a carta de Paulo aos Gálatas, Capítulo 5 e versículos 19-21.

Jeremias 14.10 Assim diz o Senhor, acerca deste povo: Pois que tanto gostaram de andar errantes, e não retiveram os seus pés, por isso o Senhor não se agrada deles, mas agora se lembrará da iniquidade deles, e visitará os seus pecados. 11. Disse-me mais o Senhor: Não rogues por este povo para seu bem. 12. Quando jejuarem, não ouvirei o seu clamor, e quando oferecerem holocaustos e ofertas de alimentos, não me agradarei deles; antes eu os consumirei pela espada, e pela fome e pela peste.

Zacarias 7.3 “E para dizerem aos sacerdotes, que estavam na casa do Senhor dos Exércitos, e aos profetas, dizendo: Chorarei eu no quinto mês, fazendo abstinência, como tenho feito por tantos anos? 4. Então a palavra do Senhor dos Exércitos veio a mim, dizendo: 5. Fala a todo o povo desta terra, e aos sacerdotes, dizendo: Quando jejuastes, e pranteastes, no quinto e no sétimo mês, durante estes setenta anos, porventura, foi mesmo para mim que jejuastes? 6. Ou quando comestes, e quando bebestes, não foi para vós mesmos que comestes e bebestes? 9. Assim falou o Senhor dos Exércitos, dizendo: Executai juízo verdadeiro, mostrai piedade e misericórdia cada um para com seu irmão. 10. E não oprimais a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre, nem intente cada um, em seu coração, o mal contra o seu irmão. 11. Eles, porém, não quiseram escutar, e deram-me o ombro rebelde, e ensurdeceram os seus ouvidos, para que não ouvissem. 12. Sim, fizeram os seus corações como pedra de diamante, para que não ouvissem a lei, nem as palavras que o Senhor dos Exércitos enviara pelo seu Espírito por intermédio dos primeiros profetas; daí veio a grande ira do Senhor dos Exércitos. 13. E aconteceu que, assim como ele clamou e eles não ouviram, também eles clamaram, e eu não ouvi, diz o Senhor dos Exércitos”.

5. O Jejum no Novo Testamento:

Nos Evangelhos:

O Espírito Santo conduziu o Senhor Jesus para o deserto (Mt 4.1)

Antes de iniciar seu ministério jejuou por quarenta dias e quarenta noites. (Mt 4.1-11)

Importante: Devemos sermos cautelosos quanto a extensão dos dias de jejum para não prejudicar nossa saúde! Os estudiosos concordam que o Senhor Jesus nestes 40 dias fez o consumo de água, pois o texto diz que Jesus teve fome. (Mt 4.2); (Lc 4.2)

Importante: Aqui também se orienta as pessoas para que deixem de fazer o uso de algum remédio controlado, pois isso pode ser prejudicial ou até fatal para você!

Nesta batalha espiritual, através da jejum e da palavra de Deus, o Senhor Jesus venceu o Diabo, numa outra ocasião, o Senhor Jesus mencionou que determinadas castas de demônios só saem com uma vida consagrada por meio de oração e jejum, que trazem um maior revestimento de autoridade (Mt 17.21)

Em Atos dos Apóstolos:

Vemos a Igreja praticando o jejum em diversas situações, tais como:

A) Comunhão com Deus: Os líderes da igreja em Antioquia, jejuando apenas para adorar ao Senhor (At 13.2); Assim como a profetisa Ana (Lc 2.37)

B) Enviar ministérios – Na hora de impor as mãos e enviar ministérios comissionados (At 13.3)

C) Estabelecer presbíteros: Além de impor as mãos com jejum sobre os enviados, o faziam também sobre os que recebiam autoridade de governo na igreja local, o que revela que o jejum era um princípio praticado nas ordenações de ministros (At 14.23).

Nas Epístolas:

Encontramos menções de Paulo de ter jejuado (2Co 6.3-5; 2Co 11.23-27).

6. O Senhor Jesus nos instruiu como devemos jejuar:

O Senhor Jesus e seus discípulos não observavam o jejum dos judeus de seus dias (exceto o do dia da Expiação), pois era uma mera religiosidade desprovida de uma devoção genuína (Mt 9.14-17)

Os fariseus acrescentaram dois jejuns semanais, às segundas-feiras e quintas-feiras, e os usavam como ocasiões para exibição pública de piedade (Lc 18.9-14)

Importante: O jejum pode ser uma prática vazia se não for feito de maneira correta. Isto aconteceu nos dias do Velho Testamento, quando o povo começou a indagar:

"Por que jejuamos nós, e não atentas para isto? Por que afligimos a nossa alma, e tu não o levas em conta?" (Is 58.3a).

E a resposta de Deus foi exatamente a de que estavam jejuando de maneira errada:

"Eis que, no dia em que jejuais, cuidais dos vossos próprios interesses e exigis que se faça todo o vosso trabalho. Eis que jejuais para contendas e para rixas e para ferirdes com punho iníquo; jejuando assim como hoje, não se fará ouvir a vossa voz no alto." (Is 58.3b,4).

Importante: Nosso jejum só é aceito se estivermos dentro da vontade de Deus, Deus não quer sacrifícios! Ele quer um coração contrito e quebrantado (Sl 51.16-17)

(Mt 6.16-18). "Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade vos digo que eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuardes, unge a cabeça e lava o rosto, com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim ao teu Pai, em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará."

“Quando jejuardes”: O Senhor espera que jejuemos, pois o jejum faz parte do nosso culto à Deus (Mt 9.15); (Lc 2.37); (At 13.2)

“não vos mostreis contristados”: Não transparecer, não se vangloriar mostrando que está jejuando, é entre você e Deus.

Importante: A Bíblia dá respaldo para o jejum coletivo, desta forma, os líderes da igreja orientados por Deus podem determinar um jejum, logo todos saberão que estão jejuando e não será algo secreto (At 13.3; At 14.23)

Importante: Os cônjuges devem contar um pro outro que está jejuando ou pretende fazer um jejum, principalmente se o cônjuge for descrente.

“unge a cabeça e lava o rosto”: Isso fala de vida normal, higiene cotidiana e etc.

Tem alguns que nem escovam os dentes! “Aí é demais né” kkkk.

“teu Pai, que vê em secreto, te recompensará”: Deus recebe nosso jejum e nos abençoará se procedermos de forma que venhamos agrada-lo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário