4. Graça:
Obs: Essa abreviação - (Vol.) – Se refere aos livros “As Obras de Armínio”- CPAD. https://www.youtube.com/watch?v=XdDRKaPlORw
Obs: Essa abreviação – (AD.) – Se refere à “Declaração de Fé das Assembleias de Deus”- CPAD https://www.youtube.com/watch?v=KUOhdWipy3M
Graça relacionada com
a salvação. É a atitude (ou provisão) graciosa do Senhor para com o indigno
transgressor da sua lei (cf. Rm 3.9-26). Ela resulta da parte de Deus para com
o pecador em: misericórdia (I Tm 1.2; 2Tm 1.2; Tt 1.4; 2 Jo v.3; Jd v.2I);
benevolência (Lc 2.14b); paz (resultado da misericórdia de Deus no coração do
homem); gozo (que é mais interior), bem como alegria, beleza e adorno
espirituais — que são mais externos (cf. Rm 12.6).
No original, graça é
charis, donde vêm “charme”, “carismático” (no sentido exato), “caridade”,
“agradável”, “atraente”, “agradecer”, “gratidão”.
A graça de Deus em
resumo. Diante do exposto, a graça de Deus é o dom da salvação em Cristo, como
dádiva de Deus ao pecador, indigno e merecedor do justo juízo de Deus (Tt
2.11). Antônio Gilberto –
Teologia Sistemática Pentecostal - CPAD
# Arminianismo: Liberto
para crer, acreditar: Deus se revela ao homem, mas este pelo seu livre-arbítrio
pode resistir a graça de Deus e ao seu Espírito Santo.
* Calvinismo: Graça
Irresistível: A graça é irresistível, ainda que por algum momento, os homens
possam resistir à graça de Deus, ela é, todavia, infalível, ou seja, ela acaba
convencendo o pecador de seu estado depravado, convertendo-o, dando-lhe nova
vida, e santificando-o.
* A) A graça de Deus é
irresistível.
# A) A graça de Deus é
resistível.
“Não existe graça irresistível.
O homem através dos tempos tem resistido a Deus, por sua incredulidade e
rebeldia (At 7.51; I Ts 5.19; Pv 1.23-30; Mt 23.37; 2 Pe 2.21; Hb 6.6,7; Tg
5.19). Ora, a ação do Espírito Santo no pecador, para que se salve, é
persuasiva, e não compulsória: “Assim
que, sabendo o temor que se deve ao Senhor, persuadimos os homens à fé, mas
somos manifestos a Deus; e espero que, na vossa consciência, sejamos também
manifestos” (2 Co 5.II”). Antônio Gilberto – Teologia Sistemática Pentecostal - CPAD
* B) Aqueles que Deus por seu
decreto elegeu para a salvação, ao ouvirem o evangelho de Jesus Cristo, não
conseguirão resistir a graça de Deus, pois Ele é soberano.
# B) Deus quer salvar a
todos os homens, ordenou que o evangelho seja pregados a todos os homens, e
muitos dos homens resistiram, resistem e resistirão a graça de Deus, pois
possuem o livre-arbítrio. (Gn
6.3); (Jr 7.21-28); (Jr 65.2-3); (Mt 13.10-15); (Mt 22.1-10); (Mc 16.15-16);
(Lc 13.34); (Lc 7.29-30); (Jo 12.42-48); (Hb 3.1-13); (Hb 10.26); (Vol.1;232); (AD.110)
Pois só assim entendem-se as expressões “proponho a bênção e a maldição” (Dt 30.5-6); “2 caminhos” (Mt 7.13-14); “arrependei-vos e crede” (Mc 1.15); (Jr 18.7-10); (Ez 33.1-20).
Da mesma forma só assim a repreensão, disciplina e juízo
divino faz sentido, pois Deus não é injusto. (Lc 13.5); (Jo 3.18); (Jo 8.24); (Rm
2.5-9); (Gl 6.6-7); (2Ts 1.8); (2Pe 2.9-11).
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