quarta-feira, 22 de abril de 2020

Revolução Inglesa


Revolução Inglesa

1.Cronologia:

1° Fim da Dinastia Tudor: com a morte da Rainha Elizabeth 1° (Isabel) em 1603, que era filha de Henrique VIII, que não deixou herdeiro.

2° Início da Dinastia Stuart: (Absolutismo) com Jaime 1° (1603-1625), que era Rei da Escócia, primo da Elizabeth 1°, sucedido depois por Carlos 1° (1625-1649) que entrou em conflito armado com o Parlamento, perdeu a batalha e foi executado.

3° República Puritana: período em que a Inglaterra foi governada por Oliver Cromwell (1649-1658)

4° Restauração da Monarquia Stuart: Última fase da Revolução Inglesa (1658-1688), neste período o Parlamento e a Monarquia foram restaurados tendo como Carlos 2° e Jaime 2° como reis da Inglaterra, aqui é onde efetivamente ocorreu a Revolução Inglesa.

2.Contextos que provocaram a Revolução Inglesa:

1° Fim da Dinastia Tudor: com a morte da Rainha Elizabeth 1° (Isabel) em 1603, que era filha de Henrique VIII, que não deixou herdeiro.

2° Início da Dinastia Stuart: (Absolutismo) com Jaime 1° (1603-1625), que era Rei da Escócia, primo da Elizabeth 1°, sucedido depois por Carlos 1° (1625-1649)

1.Disputas Religiosas: Anglicanismo X Puritanismo
As bases são as mesmas da Reforma Protestante ocorrido na Alemanha (Sacerdócio Universal dos Santos e a Supremacia da Bíblia Sagrada)

A) Anglicanos: “Religião Protestante Oficial”: Instituída por Henrique VIII (Dinastia Tudor)-(1491-1547) que teve 6 esposas e a sexta que era a Catarina de Aragão não lhe deu um filho homem e ele queria se divorciar dela, mas o papa não lhe permitiu, então declarou-se o cabeça da igreja, divorciou-se e casou-se. O anglicanismo foi adotado pelos reis da dinastia Stuart (Jaime 1°); Tinha grande similaridade com a Igreja Católica Romana, intercessão dos líderes entre Deus e o povo, monopólio sacerdotal (Igreja-Estado),

B) Puritanos: “Religião Protestante Autêntico”: São dissidentes do anglicanismo, viviam um vida mais pia, era o Calvinismo na Inglaterra.

Jaime 1° perseguiu os puritanos de modo implacável, houve uma forte perseguição dos anglicanos e muitos puritanos fugiram para as colônias inglesas e fundaram a cidade de Plymouth, núcleo oficial que viria a ser a Nova Inglaterra (Estados Unidos).

2.Economia

Naquele período, havia um crescimento das manufaturas (produtos artesanais, manuais - tecidos) na economia, esses produtos tinham mais valor comercial em relação ao outros produtos (agrícolas) e tinha a divisão e especialização do trabalho de vários artesãos para aumentar a produtividade.
Jaime 1° contrariou a burguesia e instituiu o monopólio real sobre as indústrias de tecido.

Houve então o cercamento dos campos: Revolução agrícola: Aumento da criação de ovelhas (tecidos-Exportação-“Portugal”) e grãos para o consumo interno.

Formação de espaços agrícolas privados

Houve uma modernização dos processos para aumentar a produtividade (lucro)

Milhares de camponeses foram expulsos das terras de uso comum e emigraram para a cidade e para a América do Norte (Estados Unidos)

3.Disputa Política

Funcionava naquele período a Sociedade de Antigo Regime, existente em toda a Europa XV a XVIII), seus fundamentos eram:

A) Absolutismo: O Rei exercia todo o poder soberanamente

B) Mercantilismo: O Rei mandava no mercado e obtinha a primazia do lucro

C) Religião (Catolicismo): Ditava e Influenciava na cultura da sociedade (moral e política)

D) Sociedade Estamental: A pessoas deveria permanecer na condição social em que nascera.
1° O Rei (Absolutismo): O Rei Jaime 1° detinha todo o poder

A) Senhor da Guerra: Poder Militar

B) Senhor da Justiça: Poder Judiciário e Legislativo

C) Autoridade Religiosa: Poder acima da igreja

2° O Parlamento (Contratualismo): Teoria do Contrato Social

O Parlamento dividia-se em:

A) Lordes: Era composta por líderes da igreja anglicana (Arcebispos e Bispos) e a nobreza (Pares-sangue real)

B) Comuns: Era composta pela classe comum (Gentry – Nobreza adquirida, comprada) e (Yomen – produtores rurais independentes)

Defendiam a existência de leis e regras para manter a ordem social (evitar conflitos sociais) no Estado.

Um dos maiores idealizadores do contratualismo foi Maquiavel 1469-1527, que manifestou-as na obra “O Príncipe”.

A) Separação moral política (acima) e moral religiosa.

B) Todo e qualquer ato do soberano é legítimo, desde que o objetivo seja a preservação da segurança do Estado.

C) Supremacia da razão de Estado.

D) Tomar medidas duras para preservar a existência do Estado.

Porque ocorreu A Revolução Inglesa?

1° Os Reis eram totalitários e tentava cada vez mais aumentar os impostos sem o consentimento da população. Não respeitava a Carta Magna de 1215 que dizia que o rei deveria consultar o parlamento (ter aprovação) para governar (Aumentar impostos, declarar guerra e etc.)

2° O Parlamento se opunha aos Reis e tentava limitar seu poder.

3° E a População também se opunha ao Rei e apoiava o Parlamento.

Como ocorreu a Revolução Inglesa?

O Rei Carlos 1° (1625-1649) sucedeu Jaime 1° (Absolutismo- Direito Divino dos Reis) e entra em conflito com o parlamento inglês (Teoria do Contrato Social) por causa do aumento de impostos, após ataques e contra ataques (jurídicos) de ambos os lados, o Rei Carlos 1° fechou o Parlamento e convocou outro Parlamento (Parlamento Curto), este durou pouco tempo porque também se recusou a aumentar os impostos, se instaurou então o outro Parlamento (Parlamento Longo) que também se recusou a concordar com o absolutismo do rei e isso acabou deflagrando uma guerra civil (1641-1649) A Revolução Puritana entre os:

Cavaleiros do Rei: Lordes, Anglicanos, Católicos e Pares (nobreza real)

Cabeças Redondas: Comuns, Puritanos, Camponeses, Burguesia e Gentry

3° República Puritana:

Os presbiterianos assumiram o poder no parlamento e no comando de Oliver Cromwell, os puritanos (exército) venceram a guerra para os cabeças redondas, mas com o passar do tempo os puritanos (exército) tomaram o poder e tomaram várias medidas extremas.

A exclusão da Ala moderada do Parlamento

Extinção da câmara dos Lordes

Morte de Carlos 1°

Houve então a Proclamação da República por Oliver Cromwell (1649-1658), herdou um país em crise, destruído pela guerra, com um alto custo de vida provocado pelo aumento dos impostos e baixos salários.

Oposições a República Puritana: 2 classes políticas dentro do exército

A) Niveladores: defendiam a proteção da pequena propriedade (privada), liberdade religiosa e a igualdade social e jurídica.

B) Escavadores: defendiam que não deveria existir a propriedade privada pois criam que causava desigualdade social, instalação da reforma agrária como iniciativa para obter a igualdade e a liberdade para todos os indivíduos.

Apesar de adotar algumas medidas Oliver não obteve sucesso para reerguer o país economicamente, acabou fechando parlamento e aumentou a oposição contra seu governo, em 1658 veio ao óbito e seu filho Richard Cromwell não conseguiu administrar a crise causada pela a morte do pai e foi deposto em 1659.

4° Restauração da Monarquia Stuart:

Última fase da Revolução Inglesa (1658-1688), neste período o Parlamento e a Monarquia foram restaurados tendo como Carlos 2° 1660-1685 e depois pelo seu filho Jaime 2°, aqui é onde efetivamente ocorreu a Revolução Inglesa (Revolução Gloriosa) em 1688.

Houve uma manobra do Parlamento com uma das filhas de Jaime 2° juntamente com seu marido que era Rei da Holanda para instaurar a Monarquia Parlamentarista.

A Revolução Inglesa pôs fim a Sociedade de Antigo Regime e modernizou a política administrativa inglesa, criando condições favoráveis para o desenvolvimento do Capitalismo e da Revolução Industrial no século XVIII.

Exemplo: Ato de Navegação de 1651 por Oliver Cromwell que contribuiu para a expansão marítima e o fortalecimento do domínio inglês sobre possessões que iam da Índia (Ásia) a Jamaica (América).

As Revoluções Inglesas influenciaram os filósofos iluministas e outras revoluções futuras.

(Clique aqui e saiba mais sobre o Iluminismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário