sábado, 6 de junho de 2020

O SENHOR é o meu pastor; Nada me faltará.


“O SENHOR é o meu pastor;
Nada me faltará”

(Salmos 23.1)

Pb.Tiago Luis Pereira – Cachoeira – Boa Esperança - MG

Assista a Explicação no vídeo abaixo




A) “O SENHOR”:

O; Artigo definido; Singular: Não existe outro! (At 17.23-24).

(Dt 6.4 Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.)

(Jo 14.6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.)

(Jo 17.3 E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.)

Conheça meu Livro: Clique na imagem abaixo




B) “é o meu”:

Fala de pertencimento; Comunhão; Experiência real.

(Sl 34.8 Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.)

C) “pastor”:

Apascentador (mesmo radical da palavra pastor Hb) pastar; Alimentar; Cuidador.

Davi faz uma declaração tomando por base a vida pastoril, pois ele era pastor de ovelhas (1Sm 16.11,19); (1Sm 17.15,20,28,34-35); (2Sm 7.8); e sabia muito bem a importância do pastor para as ovelhas, visto que elas são totalmente dependentes do pastor, as expressões seguintes revelam esta verdade.

“deitar-me faz” (vs.2); “guia-me” (vs.2); “refrigera” (vs.3); “me consolam” (vs.4).

Nossa vida está nas mãos de Deus:

(At 17.25 Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas; 26 E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação; 27 Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós; 28 Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos...).

e Ele sabe cuidar muito bem de nós, por isso podemos fazer a seguinte declaração...

D) “nada me faltará” (ARC)/ “de nada terei falta” (NVI):

Revela a confiança do salmista em Deus como seu pastor, cuidador, que suprirá todas as suas necessidades (Mt 6.11,25-34) em glória (Fp 4.19) nos fazendo abundar em toda obra (2Co 9.8), não somente na área material, mas em tudo que envolve nosso ser (Sl 23.2-6).



2 comentários: