sábado, 27 de junho de 2020

Refrigera a minha alma



Refrigera a minha alma – ARC / Restaura-me o vigor – NVI

Vamos entender as palavras no seu original Hebraico:

1° Refrigera; shub;

Retorno, sua ação verbal é retornar, voltar, trazer de volta, renovar, restaurar, devolver.

2° Alma; nephesh;

A síntese da palavra alma no original Hebraico é:

A) A substância do ser que respira, que anima a alma, o próprio fôlego de vida.

B) O homem interior, a parte imaterial do homem, centro do intelecto, das emoções e da vontade.

Portanto, o salmista Davi declara que Deus como seu pastor é aquele que:

“Faz sua alma retornar.”/ “Traz de volta a sua alma.”/ Restaura, renova sua alma.”

Não sabemos qual o real sentido que Davi estava se referindo, se é o seu Exterior, dizendo que só estava vivo porque Deus o amparava ou estava se referindo ao seu Ser (Interior), dizendo que Deus é aquele que renova seu ânimo, seu vigor.

De qualquer forma, Deus é poderoso para sustentar todo nosso ser físico, emocional e espiritual.

Na vida pastoril, esta expressão nos revela que a principal causa da sobrevivência da ovelha pertence exclusivamente ao pastor, Davi como ninguém sabia que a ovelha é um animal muito frágil. 

Vejamos alguns pontos:

* A ovelha é teimosa, se desvia do rebanho e acaba se perdendo, com isso ela está fadada a morte porque não tem a presença do pastor para ampara-la.

* A ovelha não enxerga mais do que 8 ou 10 metros e pode facilmente cair em algum 
desfiladeiro ou poço e vir ao óbito.

* Ainda que encontre alguma pastagem e um pouco de água, a ovelha virá a perecer, pois não sabe onde encontrar pastos verdes e águas tranquilas que a possam satisfazê-la.

* A ovelha que se afasta fica vulnerável aos predadores: Ela não possui “ferramentas” de defesa: Não possui chifres, dentes e garras afiadas, enxerga pouco, não tem velocidade e etc.

* Sua lã cresce muito: Com o passar do tempo, a ovelha fica com dificuldade de locomoção e pode se prender num arbusto e ficar ali até a sua morte natural ou até que um animal feroz a despedace.

* Se a ovelha ao cair no chão ficar com as patas pra cima, ela por si só não consegue ficar de pé novamente e isso ocasionará em sua morte por insuficiência respiratória.

Da mesma forma, nós seres humanos somos falhos, incapazes, frágeis, impotentes em todas as esferas da nossa vida e somos totalmente dependentes de Deus!

(Sl 90.9-10) “Todos os nossos dias passam debaixo do teu furor; vão-se como um murmúrio. Os anos de nossa vida chegam a setenta, ou a oitenta para os que têm mais vigor; entretanto, são anos difíceis e cheios de sofrimento, pois a vida passa depressa, e nós voamos!”

(Sl 103.14-16) “Pois ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó. A vida do homem é semelhante à relva; ele floresce como a flor do campo, que se vai quando sopra o vento e nem se sabe mais o lugar que ocupava”.

(Mt 4.4) “Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.”

(Mt 6.27) “Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?”

(Sl 49.7-8) “Ao irmão, verdadeiramente, ninguém o pode remir, nem pagar por ele a Deus o seu resgate. Pois a redenção da alma deles é caríssima, e cessará a tentativa para sempre.”

(At 17.25) “Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas.”

(At 17.28a) “Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos...”

(At 16. 30-31) “E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.”

(Ef 2.8-9) “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.”

Reconheçamos isto nossa sobrevivência física, emocional e espiritual depende do Senhor!

(Sl 36.9 Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz).

(Jr 17.5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será como a tamargueira no deserto e não sentirá quando vem o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. 7 Bendito o varão que confia no SENHOR, e cuja esperança é o SENHOR. 8 Porque ele será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se afadiga nem deixa de dar fruto.)

Não tem como viver uma vida abundante sem o Senhor Jesus!

(Jo 8.24) “Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque, se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados.”

(Jo 10.1 O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir: eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” 11 Eu sou o bom Pastor: o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas).

Portanto se entregue totalmente e deixe Ele cuidar de todo ser Ser.

“Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará”. (Sl 37.5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário