segunda-feira, 8 de junho de 2020

O Pecado da Glutonaria está relacionado com quem “come muito”?


Pb.Tiago Luis Pereira - Cachoeira - Boa Esperança - MG 

As festas de final de ano estão chegando aí, a maioria das pessoas se reúnem para cear com os familiares e amigos e acabam comendo um pouco a mais, daí surge a pergunta: "a pessoa que comer um pouco mais, está incorrendo no pecado da glutonaria?" 

Na lista das obras da carne (Gl 5.19-21) o apóstolo Paulo cita “glutonarias” - ARC, este pecado casualmente é aplicado ao consumo exagerado na ingestão de alimentos, contudo ele está mais relacionado com o pecado anterior citado pelo apóstolo que é “bebedices”.

Vamos ao estudo?

1° Vamos conferir esta passagem usando as versões bíblicas mais populares:

ARC - Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. (Gl 5.21)

NVI – “e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus”. (Gl 5.21)

NTLH – “as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus”. (Gl 5.21)

KJA – “inveja; embriaguez, orgias e tudo quanto se pareça com essas perversidades, contra as quais vos advirto, como já vos preveni antes: os que as praticam não herdarão o Reino de Deus”!

Percebemos que o pecado da “bebedices” – ARC, está relacionado com a embriaguez, que é o estado em que se encontra uma pessoa após a absorção ou ingestão excessiva de bebidas alcoólicas ou de substancias de efeitos análogos. O estado de embriaguez se manifesta pela perda do raciocínio ou do discernimento.

Conheça meus Livros: Clique na imagem abaixo



Vemos também que o pecado da “glutonarias” – ARC, está relacionado com a orgia que é um festim (festa) licencioso (devasso, imoral), com excesso de bebidas e desregramento de comidas e de conduta, típico de quem está embriagado.

2° Vamos ver esta palavra no original grego em que foi escrito o Novo Testamento consultando o site: https://bibliaportugues.com/




Todos os comentários bíblicos abaixo defendem esta mesma ideia:

O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo – R.N. Champlin – HAGNOS

Comentário Bíblico BEACON – R.E. Howard - CPAD

Comentário Bíblico Pentecostal – CPAD

Conclusão:

A) O pecado da glutonaria não se aplica necessariamente a pessoa que “come muito”.

B) O pecado da glutonaria está mais ligado ao pecado da “bebedices” como já vimos seu significado.

C) Tanto o pecado da “bebedices” e o da “glutonarias” estão listados nas obras da carne, que é uma prática pecaminosa que Deus não se agrada (Rm 8.8).

D) Estes pecados e os demais listados pelo apóstolo Paulo (Gl 5.19-21) levam à condenação, ou seja, os que tais praticam não herdarão o Reino de Deus.

Mas o Senhor Jesus tem poder de perdoar os pecados (1Jo 1.8-10); (1Jo 2.2) e livrar da condenação eterna (Jo 3.16); (Rm 8.1-14).

Pra isto Ele nasceu, então presenteie o aniversariante, doe a sua vida ao Senhor Jesus se entregando a Ele de todo o seu coração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário