sexta-feira, 3 de julho de 2020

Só clama pela Pátria, Quem a Ama!


Só clama pela Pátria, Quem a Ama!

(Rm 9.1 “EM Cristo digo a verdade, não minto (dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo); 2 Que tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração. 3 Porque eu mesmo poderia desejar ser separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne”)

Pb.Tiago Luis Pereira – Cachoeira – Boa Esperança - MG

9.1-2: O apóstolo Paulo invoca como testemunha a sua consciência no Espírito Santo, para dizer que verdadeiramente se condoía muito pela condição espiritual de Israel, podemos ver isto na expressão “grande tristeza”, ele usa as palavra gregas “μεγας” - megas e “λυπη” - lupe, que representa a mesma dor do luto, da perda sentimental e também diz que sentia “contínua dor no meu coração”, isto é, não era uma tristeza só de um momento, mas contínua.

9.3: Paulo para enfatizar esta verdade, diz que estava disposto a sofrer danos por amor ao seu povo, desta forma, o apóstolo se assemelha a Moisés quando intercedeu por Israel (Ex 32.31,32).

Isto nos ensina que devemos:

1° Devemos amar a Nação de Israel:

Não podemos aderir o antissemitismo que se manifesta de diversas formas, indo de expressões individuais de ódio e discriminação contra indivíduos judeus a violentos ataques organizados, políticas públicas ou ataques militares contra comunidades judaicas.

Sobre isto temos maus exemplos em vários níveis, desde do Reformador Martinho Lutero ao do Nazista Adolf Hitler.

Apesar do povo judeu ter rejeitado O Senhor Jesus e isto culminou em sua morte (Jo 1.11); (Lc 23.1-25), todavia, o próprio Senhor Jesus era judeu, isto é comprovado nas narrativas genealógicas dos evangelistas Mateus (Mt 1.1-17) e Lucas (Lc 3.23-38).

Foi através do plano divino para Israel é que o Senhor Jesus veio a este mundo para nos salvar, portanto, assim como o Senhor Jesus e o apóstolo Paulo tinham grande compaixão por Israel, nós também devemos ter e oramos para que Deus os libertem de sua incredulidade, pois assim como Israel, o próprio Paulo era zeloso na lei, porém ignorante e perseguidor da igreja, mas foi iluminado com revelação da identidade messiânica de Jesus e se tornou um dos maiores propagadores da fé cristã (At 9.1-22); (Gl 1.23); (1Tm 1.12-16).

2° Que devemos termos o sentimento de Patriotismo:

Significado de Patriotismo: É o sentimento de orgulho, amor, devolução e devoção à pátria, aos seus símbolos e ao seu povo. É razão do amor dos que querem servir o seu país e ser solidários com os seus compatriotas.

Devemos amar todas as pessoas, principalmente nossos familiares (1Tm 5.8), conterrâneos (Cidade, Estado) e compatriotas (País), mesmo que eles não tem a mesma fé que a nossa, devemos nos condoermos pela condição espiritual delas, assim como os profetas do Antigo Testamento tinham compaixão e intercediam a Deus por Israel, no 

Novo Testamento o Senhor Jesus também demonstrou grande compaixão pelas pessoas de sua nação (Mt 9.36); (Lc 19.41-44).

É incoerente da nossa parte amarmos e nos condoermos com as pessoas distantes e não termos o mesmo sentimento com as que estão ao nosso redor!

Da mesma forma, não podemos ter um maior sentimento missionário pelos povos distantes e desprezarmos o nosso povo!

Devemos seguir as recomendações do Senhor Jesus que iniciou sua obra redentora primeiramente aos seus compatriotas e depois às demais nações (Mt 10.5-6); (Mt 15.24); (At 1.8).

Clamemos a Deus que ascenda e aumente o amor em nossos corações pelo nosso Brasil!

E assim poderemos verdadeiramente clamar pela nossa nação para que Deus salve muitos de nossos compatriotas (Rm 10.1) e aja com misericórdia sobre nossa nação!

(2Cr 7.13 Se eu cerrar os céus, e não houver chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo; 14 e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra).

(Is 62.1 Por amor de Sião não me calarei, e por amor de Jerusalém não me aquietarei, até que saia a sua justiça como um resplendor, e a sua salvação como uma tocha acesa).

(Jr 14.11 Disse-me mais o Senhor: Não rogues por este povo para bem. 19 De todo rejeitaste tu a Judá? Ou aborrece a tua alma a Sião? Por que nos feriste, e não há cura para nós? Aguardamos a paz, e não aparece o bem; e o tempo da cura, e eis aqui turbação. 20 Ah! Senhor! Conhecemos a nossa impiedade e a maldade de nossos pais; porque pecamos contra ti. 21 Não nos rejeites por amor do teu nome; não abatas o trono da tua glória; lembra-te e não anules o teu concerto conosco. 22 Haverá, porventura, entre as vaidades dos gentios, alguma que faça chover? Ou podem os céus dar chuvas? Não és tu somente, ó Senhor, nosso Deus? Portanto, em ti esperaremos, pois tu fazes todas estas coisas).

(Jl 1.13 Cingi-vos e lamentai-vos, sacerdotes; gemei, ministros do altar; entrai e passai, vestidos de panos de saco, durante a noite, ministros do meu Deus; porque a oferta de manjares e a libação cortadas foram da Casa de vosso Deus. 14 Santificai um jejum, apregoai um dia de proibição, congregai os anciãos e todos os moradores desta terra, na Casa do SENHOR, vosso Deus, e clamai ao SENHOR).

(Hc 3.2 Ouvi, SENHOR, a tua palavra e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia).

(1Tm 2.1 ADMOESTO-TE pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens; 2 Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário