sábado, 1 de outubro de 2016

Lição 2: "A Provisão de Deus em tempos Difíceis" O Deus de Toda Provisão

Lição 2: "A Provisão de Deus em tempos Difíceis"  O Deus de Toda Provisão

Nota: Não está contido neste artigo, a lição da revista, mas somente os subsídios, as reflexões, os comentários dela. A revista ou as lições que vamos estudar neste trimestre, você encontra nas livrarias evangélicas, ou pela Internet.

O comentarista desta revista é o Pastor Elienai Cabral que é conferencista, teólogo, membro da Casa de Letras Emílio Conde, comentarista de Lições Bíblicas da CPAD, membro do Conselho Administrativo da CPAD e autor dos livros “Comentário Bíblico de Efésios”, “Mordomia Cristã”, “A Defesa do Apostolado de Paulo – Estudo na Segunda Carta aos Coríntios”, “Comentário Bíblico de Romanos”, “A Síndrome do Canto do Galo”, “Josué – Um líder que fez diferença”, “Parábolas de Jesus” e “O Pregador Eficaz”, todos títulos da CPAD.

Subsídio, estudo, reflexão

Lição 2 - A Provisão de Deus em Tempos de Difíceis

Introdução: Podemos estarmos em crise mas não estamos sozinhos, Jesus está conosco e Pai Celeste cuida de nós (Mt.6.30  Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? 31  Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? 32  (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
(Mt.7. 7  Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á; 8  Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á; 9  E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? 10  E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? 11  Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?

#1° Provisão Divina em um Mundo caótico                                                                                           

1.A provisão de Deus no deserto: Durante 40 anos Deus mostrou seu poder, cuidado e fidelidade para com a nação de Israel, vemos que Deus não precisa de recursos para operar, pois o deserto é um verdadeiro “nada” e é no meio desse “nada” que o Senhor não deixou faltar nada para seu povo. O deserto(o lugar da escassez) é aonde que Deus nos prova para ver quem nós verdadeiramente somos, adoradores ou murmuradores. (Dt. 2  E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não; 3  E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do SENHOR viverá o homem; 4  Nunca se envelheceu a tua roupa sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos.

2.A provisão de Deus para Elias: A nação de Israel vivia uma terrível crise em vários aspectos         

a) Crise Política: onri e Tibni (1Rs.16. 21  Então o povo de Israel se dividiu em dois partidos: metade do povo seguia a Tibni, filho de Ginate, para o fazer rei, e a outra metade seguia a Onri)

b) crise Espiritual: (1Rs.16. 30  E fez Acabe, filho de Onri, o que era mau aos olhos do SENHOR, mais do que todos os que foram antes dele;31  E sucedeu que (como se fora pouco andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate) ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi e serviu a Baal, e o adorou. 32  E levantou um altar a Baal, na casa de Baal que edificara em Samaria;33  Também Acabe fez um ídolo; de modo que Acabe fez muito mais para irritar ao SENHOR Deus de Israel, do que todos os reis de Israel que foram antes dele.

c) crise moral:  nas festividades a baal, havia imoralidade sexual a fim de promover a fertilidade, onde então atraia muitos israelitas.

Diante disso Elias estava respaldado pela palavra de Deus (Dt.28. 15  Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR teu Deus, para não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão: 23  E os teus céus, que estão sobre a cabeça, serão de bronze; e a terra que está debaixo de ti, será de ferro; 24  O SENHOR por chuva da tua terra, pó e poeira; dos céus descerá sobre ti, até que pereças). Porém para os obedientes haveria provisão, para Elias no ribeiro de Querite, e os demais profetas (1Reis.18.1  E SUCEDEU que, depois de muitos dias, a palavra do SENHOR veio a Elias, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe; porque darei chuva sobre a terra.2  E foi Elias apresentar-se a Acabe; e a fome era extrema em Samaria.3  E Acabe chamou a Obadias, o mordomo; e Obadias temia muito ao SENHOR,4  Porque sucedeu que, destruindo Jezabel os profetas do SENHOR, Obadias tomou cem profetas, e de cinqüenta em cinqüenta os escondeu numa cova, e os sustentou com pão e água.

3. A provisão de Deus para Elias em Sarepta:                                                                             

Algumas lições para enfrentarmos as crises e vencê - las .

a) Obedecer a Deus, seguir suas orientações (1Rs.17.8  Então veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: 9  Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente; 10  Então ele se levantou, e foi a Sarepta.

b) Pedirmos ajuda quando estamos necessitados (1Rs.17.11 e ele (Elias) a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão). Nas histórias bíblicas, sempre quando alguém estava necessitado pedia ajuda, não é contarmos derrota, mas temos que sermos humildes, deixar o orgulho de lado e reconhecermos que precisamos uns dos outros.    ( A viúva do capítulo 4 de 2 Reis)                                                                                                                                       

c) Em meio as crises podemos vencermos se formos generosos uns aos outros: A viúva ajudou Elias e Elias usado por Deus abençoou a viúva, que estava sem esperança achando que comeria sua última refeição com seu filho e depois morrer.

d) Crer na palavra do Deus da Provisão (1Rs.17. 13  E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho; 14  Porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra; 15  E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias).

e) Priorizar o Reino de Deus: 13  E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho;14  Porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra.     * Nos faz lembrar (Ml.3. 10  Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.11  E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos).

#2° Um mundo caótico                                                                                                                           
1. O mundo jaz no maligno: Infelizmente essa é a realidade, na queda do homem em Gênesis, Satanás começou a manipular o coração do homem que se afasta de Deus, nosso coração não há espaço pra dois senhores, ou somos de Deus, ou somos do Diabo, se em nosso coração o Senhor não estiver nos fazendo sermos pessoas melhores, estará o Diabo governando nossas mentes e atitudes e longe de nós tal coisa, devemos vigiar para que não nos afastemos de Deus, dando lugar ao Diabo. Vemos o caso de Caim que gerou uma tragédia no princípio porque não deu ouvidos a voz de Deus, mas deu lugar a inveja, a ira que com certeza foi colocado pelo Diabo para matar, roubar, destruir o projeto de Deus, a família.                        (Ef.4.27 E não deis lugar ao Diabo).

2. O mundo globalizado: É a quebra das fronteiras políticas e econômicas, facilitando as relações internacionais, onde os países podem se comunicar em diversas áreas, trazendo pontos positivos e negativos. Veja esse artigo: “Globalização do crime”: O crime também tem passado pelo processo de globalização, assim com a economia. Nos dias de hoje, obstáculos, distâncias e fronteiras não têm a mesma força, por influência da globalização e os avanços tecnológicos que ela trouxe, tornando mais fácil a movimentação de pessoas, de informação e de capitais.
A globalização não existe só na economia mundial, também é possível ver a sua marca em atividades ilegais como a prostituição, pedofilia, tráfico de drogas, armas e animais, aumento de organizações criminosas, "lavagem de dinheiro" e consequente aumento dos "paraísos fiscais". O mundo globalizado enfrenta agora uma nova ameaça, já que as facções criminosas não têm barreiras geográficas que atrapalhem os seus objetivos de cometer delitos para o seu próprio bem. Esta é talvez uma das maiores desvantagens da globalização: capacitou os criminosos, que usaram a maior facilidade de trânsito de mercadorias, serviços e pessoas entre os países para cumprirem os seus propósitos ilícitos. www.significados.com.br/globalizacao/ .

3. Tempo de mudanças. A medida que os anos se passam, a sociedade enfrenta novos desafios, e esses são vencidos pela inteligência e habilidade que o Senhor Deus “plantou” no homem, porém, muitos estão afastados de Deus, são dominados pelo “deus deste século” e usam seus talentos de maneira egoísta, humanista e até mesmo diabólica, a ciência, o uso indevido da tecnologia, os avanços na área da saúde, afrontam o Criador que é Santo.                                                                   

} O Criador: Os cientistas querem tirar a glória de Deus, negando sua existência e o seu poder de ter criado todas as coisas perfeitas, substituindo por suas vãs filosofias (o Evolucionismo, a ideologia de gênero, a clonagem humana, o aborto que é uma afronta a vida. Enfim, querem ser “deuses”, mas não passam de palha que em breve serão consumidos pelo fogo.

} O Santo: porque negam a existência de Deus, sabendo que o Senhor vive, não se importando com o Senhor, e nem com a sua vontade revelada na sua palavra, a bíblia; Assemelham – se a sociedade dos dias de Noé, de Ló. Cometem com prazer e satisfação aquilo que Deus mais abomina, a imoralidade e depravação sexual, o homossexualismo, lesbianismo, o sexo sem compromisso, isso é (fora do casamento), afrontam a santidade de Deus, Veja esse texto Bíblico (Rm.1.18- 32) A idolatria e depravação dos gentios

18 Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça; 19 porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. 20 Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; 21 porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. 22 Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. 23 E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.24 Pelo que também Deus os entregou às concupiscências do seu coração, à imundícia, para desonrarem o seu corpo entre si; 25 pois mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém!26 Pelo que Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. 27 E, semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.28 E, como eles se não importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convém; 29 estando cheios de toda iniquidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; 30 sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pai e à mãe; 31 néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; 32 os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.

#3° Características do Mundo Atual                                                                                                         

1. Uma sociedade centrada no homem: Nos dias que vivemos, o mundo gira em volta do ego humano, tudo que se faz, se faz pensando no bem estar do homem, que na sua maioria fere os princípios morais e espirituais do Santo de Israel. Devemos nos destronarmos a cada dia e entronizarmos Cristo em nossos corações, famílias e em todos os âmbitos em que vivemos. Fomos chamados para agradar a Deus e não aos homens!

2. Uma sociedade relativista: O relativismo é uma corrente que nega toda verdade absoluta e perene (perpétuo, eterno, duradouro) assim como toda ética (conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade)      absoluta, ficando a critério de cada indivíduo definir a sua verdade e o seu bem. Um Exemplo: nós cristãos dizemos “A bíblia, a palavra de Deus é a verdade”, o relativismo diz: “Ela é verdade pra vocês!”. Nós dizemos “fazer tal coisa é pecado”, o relativismo diz: fazer tal coisa é pecado pra vocês”. Isso é uma forma de cauterizarem (cauterizar do grego καυστηριάζω significa “queimar a ferro em brasa”. Racionalizando que, coisas queimadas ficam mortas e perde a sensibilidade) suas mentes corrompidas, para viverem em próprios deleites de forma desenfreada sem reprimenda alguma. Daí então, a apostasia de muitas crentes, que frequentam algumas denominações, onde a Bíblia Sagrada perdeu “espaço” e credibilidade.    (1Tm.4. 1  MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;2  Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência);

3. Uma sociedade secularizada: Hoje a sociedade vive e dirige sua vida conforme seu próprio conceito, não se importando com o que Deus pensa, ou seja, aquilo que sua palavra diz sobre isso, ou aquilo, refutando completamente o auxílio divino.
O problema de muitos líderes ao fundarem “suas igrejas”, esquecem que a igreja de Jesus já foi fundada a muito tempo, e Jesus que é o dono da igreja estabeleceu princípios éticos, morais e espirituais, os quais, muitos líderes tem ignorado, substituindo as doutrinas bíblicas por filosofias meramente humanas, a pregação da palavra, a oração e a verdadeira adoração, por teatros, shows pirotécnicos e danças, para com isso atraírem as massas as “suas igrejas” e não os pecadores a Cristo.

Por: Pb. Tiago Luis Pereira ( Professor da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – missões)   

Cristais – Mg  25/ 09/ 16

Contato para Agenda: (35) 999443493  

Nenhum comentário:

Postar um comentário