domingo, 30 de outubro de 2016

Lição 6 Deus, O Nosso Provedor

Lição 6 Deus, O Nosso Provedor

Nota: Não está contido neste artigo, a lição da revista, mas somente os subsídios, as reflexões, os comentários dela. A revista ou as lições que vamos estudar neste trimestre, você encontra nas livrarias evangélicas, ou pela Internet.

O comentarista desta revista é o Pastor Elienai Cabral que é conferencista, teólogo, membro da Casa de Letras Emílio Conde, comentarista de Lições Bíblicas da CPAD, membro do Conselho Administrativo da CPAD e autor dos livros “Comentário Bíblico de Efésios”, “Mordomia Cristã”, “A Defesa do Apostolado de Paulo – Estudo na Segunda Carta aos Coríntios”, “Comentário Bíblico de Romanos”, “A Síndrome do Canto do Galo”, “Josué – Um líder que fez diferença”, “Parábolas de Jesus” e “O Pregador Eficaz”, todos títulos da CPAD.

Subsídio, estudo, reflexão

Introdução: Nesta lição aprenderemos a respeito de Isaque, filho de Abraão, que também no seu tempo enfrentou crises, mas também tinha um Deus todo-poderoso que estava ao seu lado lhe orientando e abençoando.

#1.Isaque vai para Gerar por causa da fome

1.A Intenção de Isaque: (Gn.26.1) O tempo havia se passado, Sara e Abraão já haviam falecidos, Isaque agora já estava casado com Rebeca, e tinha dois filhos, Esaú e Jacó, mas como toda família tinham problemas e passaram por adversidades. Vejamos algumas:

a) No início de seu casamento, enfrentou a esterilidade de sua esposa Rebeca, mas orou insistentemente durante 20 anos, para que o Senhor lhe abrisse a madre, e o Senhor o atendeu, curando sua esposa e dando lhe 2 filhos homens. (Gn.25.19-23; Gn.25.26)

b) Havia preferência de filhos, de Isaque por Esaú e de Sara por Jacó. (Gn.25.27-28)

c) Havia um desacerto no relacionamento entre Esaú e Jacó. (Gn.25.29-34)
E estavam enfrentando uma crise, pois havia fome na terra, como pai de família, Isaque sentia o peso da responsabilidade de prover suprimentos para os seus, então foi a Abimeleque, rei de Gerar, e pretendia descer ao Egito. O comentarista da lição, salienta, que devemos sempre buscarmos a direção do Senhor, para não tomarmos decisões precipitadas, assim como Ló, que aprendemos na lição anterior.

2.Promessas em Tempos de Crise: (Gn.26.2-4) Havia fome na terra e a crise estava instaurada, mas todavia, os céus jamais estará em crise, ressalta o comentarista, Isaque intentava em descer ao Egito, mas o Senhor lhe apareceu, e o reanimou, o orientou e confirmou lhe as promessas, que o Senhor havia feito a Abraão seu pai (Gn.26.2-4). Em tempos de crise, o Senhor está ao nosso lado para orientar-nos, encorajar-nos e abençoar-nos.

3.A Obediência de Isaque: A história de Abraão foi marcada pela bênção de Deus, porque este sempre procurou obedecer a Deus, com isso o maior patrimônio que deixou a seu filho Isaque, não foi suas inúmeras riquezas, mas sim, foi o exemplo de ser submisso ao Senhor nosso Deus e, Isaque aprendeu a lição, pois o Senhor lhe havia ordenado para não descer ao Egito, mas que habitasse na terra que Ele lhe dissesse e ele lhe obedeceu (Gn.26.6). Se quisermos desfrutarmos do cuidado do Senhor, é necessário submetermos a sua vontade, pois acredite Ele sabe e tem o melhor para nós!

#2.Crise com os vizinhos

1.Crise em Gerar: Após Isaque ter se estabelecido em Gerar, os homens daquela região, cobiçaram sua esposa Rebeca, pois era muito formosa, e assim como seu pai Abraão, Isaque também temeu, e disse a eles que Rebeca era sua irmã (Gn.26.7). Vemos que assim como eles, nós também temos fraquezas e temores, por isso, é necessário buscarmos a Deus, para que, seu poder se aperfeiçoe nas nossas fraquezas, pois um passo em falso pode ser fatal! Assim Isaque foi advertido por Abimeleque, pois qualquer daqueles homens poderiam ter tomado Rebeca como esposa, e algo terrível poderia ter acontecido.

2.Isaque semeou em Gerar: Havia fome na terra, mas Isaque estava dentro da vontade de Deus, e tinha promessas, confiando nisso, ele semeou naquela terra, e naquele mesmo ano, Isaque colheu 100 medidas, Isaque colheu, porque semeou. Essa é a regra, se quisermos colhermos, é necessário semearmos, devemos semearmos boas obras(generosidade), amor, gratidão, Dízimos e ofertas na casa do Senhor, devemos semearmos, pois a promessa de Deus é que colheremos (Pv.3.9-10); (Ec.11.1); (Ml.3.10-11); (2Co.9.6-11). Além disso, Isaque possuía muitas outras riquezas, pois o Senhor lhe abençoava (Gn.26.14).

3.A Inveja dos Vizinhos: Devido a grande prosperidade de Isaque, seus vizinhos o invejaram (Gn.26.14b), como ressalta o comentarista, a inveja é algo terrível na vida do ser humano, é pecado (Gl.5.21), segundo a Bíblia de Estudo Pentecostal, pág.1802, “inveja é antipatia ressentida contra uma pessoa que possui algo que temos ou queremos”. No coração do servo de Deus não pode haver esse tipo de sentimento, pois devemos nos alegrarmos com a vitória do nosso próximo. Além de invejarem de Isaque, eles tinham más atitudes em relação a ele, pois entulhavam os poços de Isaque que seu pai de Abraão havia cavado, mas Isaque não reagiu a provocação. Assim devemos sermos, por mais que seja difícil, não devemos tornar mal por mal e amar e orar por quem nos persegue (Mt.5.44); (Rm.12.14,17-21); (Tg.1.19-20).

#3.Cavando poços em Tempos de Crise

1.Isaque usa os poços de Abraão: Deus havia abençoado tanto Isaque, que ele já não podia habitar naquela terra, a pedido do rei Abimeleque, então Isaque, foi para o vale de Gerar e ali habitou, e começou a cavar poços, que naquela região era como ter um poço de petróleo ou uma mina de ouro, pois ali não havia rio, lagos ou ribeiros, mas ao encontrar água, os pastores de Gerar a reivindicaram, Isaque então tornou a cavar os poços que seu pai Abraão havia cavado, mas tinha sido tampados, quando seu pai faleceu, e os servos de Isaque acharam um poço de águas vivas, ou seja, um poço com águas que brotavam, era uma fonte! Os pastores daquela localidade, com certeza já habitavam ali por muito tempo, mas foi Isaque que achou! Pois a benção do Senhor era com ele e o acompanhava por onde quer que ele fosse, se estivermos em comunhão com Deus, Ele nos faz prosperarmos em meios as crises.

2.O Poço de Eseque: Foi o “poço da contenda”, bem como escreveu o comentarista da lição, Isaque não se intimida com a posição e cava outro poço. Isso revela a perseverança de Isaque e a confiança de que Deus o abençoaria naquilo que fizesse. Quando Deus nos abençoa, Ele prospera as obras de nossas mãos, igual a José no Egito que estudaremos na próxima lição. Outra coisa que aprendemos com Isaque é que deixa aquele poço para os pastores de Gerar e cava outro poço, ele não brigou, não contendeu, isso revela que era homem manso, que controlava seu temperamento, isso é um importantíssimo fruto que todos nós precisamos ter (GL.5.22).

3.O Poço de Sitna: A Perseverança de Isaque é notável, pois ele cava outro poço, e mais uma vez, Deus o abençoa e encontra água, e mais uma vez os pastores de Gerar contenderam com ele, mas não podiam impedi-lo de ser abençoado, pois se Deus é por nós, quem será contra nós (Rm.8.31), como escreveu o comentarista a inveja gera contenda e inimizade, pois assim chamou aquele lugar, Sitna, e mais uma vez Isaque “deixa pra lá”, e cava outro poço e mais uma vez encontrou água e nesse não contenderam com ele, e chamou aquele poço de Reobote, que significa alargamento (Gn.26.22).

Em meio aquele tempo de crise, Deus fez Isaque prosperar, quando ele subiu a Berseba, o Senhor lhe apareceu e mais uma vez lhe fortaleceu confirmando suas promessas a ele, grato ao Senhor, Isaque edifica um altar e invoca o Senhor. Isaque estava abençoadíssimo mas não se esqueceu do Senhor, devemos buscarmos ao Senhor nos momentos ruins, mas também não podemos esquecermos Dele nos momentos bons. O rei Abimeleque, viu como Senhor tinha abençoado Isaque, com mais dois homens, vai até ele parar fazer um acordo de paz, Isaque os recebe, faz um banquete e sela paz com eles, e depois os despedem, um pouco depois, naquele mesmo dia, os servos de Isaque chegaram com a notícia que haviam cavado um poço e encontrado água e Isaque chamou aquele poço de Seba, que significa juramento, devido ao pacto feito com Abimeleque momentos antes.

Conclusão: Aprendemos nesta lição que a obediência, mansidão, confiança e a perseverança de Isaque o fizeram vencer as crises do seu tempo, e se tivermos essas virtudes venceremos também.

Por: Pb. Tiago Luis Pereira (Professor da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – missões)   

Cristais – Mg 30/ 10/ 16

Contato : (35) 999443493

Nenhum comentário:

Postar um comentário