segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Lição 1: “A Sobrevivência em Tempos de Crise” O Deus de toda Provisão

Lição 1:  “A Sobrevivência em Tempos de Crise” O Deus de toda Provisão   ( Outubro de 2016 )

VIDEO AULA: www.youtube.com/watch?v=e1ye2XTl_V8 

Nota: Não está contido neste artigo, a lição da revista, mas somente os subsídios, as reflexões, os comentários dela. A revista ou as lições que vamos estudar neste trimestre, nas livrarias evangélicas, ou pela Internet.

O comentarista desta revista é o Pastor Elienai Cabral que é conferencista, teólogo, membro da Casa de Letras Emílio Conde, comentarista de Lições Bíblicas da CPAD, membro do Conselho Administrativo da CPAD e autor dos livros “Comentário Bíblico de Efésios”, “Mordomia Cristã”, “A Defesa do Apostolado de Paulo – Estudo na Segunda Carta aos Coríntios”, “Comentário Bíblico de Romanos”, “A Síndrome do Canto do Galo”, “Josué – Um líder que fez diferença”, “Parábolas de Jesus” e “O Pregador Eficaz”, todos títulos da CPAD.

Subsídio, estudo, reflexão.

Introdução: Neste último trimestre, estudaremos uma nova revista que tem por tema : O Deus de toda provisão . Um tema bastante sugestivo para esse momento que estamos vivemos em nossa nação, e aprenderemos a não nos desesperarmos em meios as crises, mas confiar no Senhor que está no controle de todas as coisas! Deus ainda está assentado no trono e permanecerá para sempre! 

#1°: A crise como uma realidade 
1. Deus criou um mundo perfeito: Deus criou tudo em perfeita harmonia, e orientou Adão como preservar esta harmonia (Gn.2.15  E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar;16  E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente;17  Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás), era só seguir as orientações divinas, mas Adão e Eva sendo tentados, caíram em pecado, desobedecendo a Deus, ou seja, rejeitaram a orientação de Deus e consequentemente perderam a benção do Criador, gerando a crise em vários aspectos.

1°.2: Uma sociedade em Crise: Adão e Eva desencadearam uma crise que prejudicou não somente eles, mas também alcançaram seus filhos e consequência toda sociedade, crise como no relacionamento com Deus, com as pessoas e com habitat, então, está instaurada a crise espiritual, moral, relacional e material. Certamente a pior, é a crise espiritual, pois foi ela a causa das demais, é só analisar o capítulo 3 de Gênesis. E assim como Deus trouxe juízo sobre eles, Deus também trará juízo sobre a sociedade em que vivemos, pois ela insiste viver longe de Deus, ou como, que se Deus não existisse, semelhante aos dias de Noé, é o que veremos no tópico seguinte.

#2°: A Crise como uma consequência do pecado
1. A crise na sociedade antediluviana: Se há algo que não podemos ignorarmos é “lei da semeadura”, tudo o que plantamos com certeza iremos colher, a sociedade nos dias Noé, estava vivendo uma aparente prosperidade, havia provisão (Mt.24. 37  E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem;38  Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca), saúde e longevidade (Gn.5. 27 E foram todos os dias de Matusalém novecentos e sessenta e nove anos, e morreu), porém, viviam como que se Deus não existisse, viviam em seus deleites e paixões de modo desenfreado, como imorais sexualmente (Gn.4.19  E tomou Lameque para si duas mulheres; o nome de uma era Ada, e o nome da outra, Zilá.), isso feriu o plano original de Deus, pois Deus criou Adão e Eva e os uniu, ou seja 1 homem para 1 mulher, e eram também muito violentos (Gn.4. 23  E disse Lameque a suas mulheres Ada e Zilá: Ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai as minhas palavras; porque eu matei um homem por me ferir, e um jovem por me pisar). Isso são marcas fortes de uma sociedade depravada, por isso Deus condenou aquele mundo e somente Noé e sua família foram salvos porque acharam graça diante de Deus. (2Pe.2. 4  Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo;5  E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios;6  E condenou à destruição as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza, e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente;7  E livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis;8  (Porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, vendo e ouvindo sobre as suas obras injustas);9  Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados);

2. A crise na sociedade pós diluviana: A humanidade tem como hobby “virar as costas” pra Deus, agora pós dilúvio uma crise foi instaurada dentro da casa de Noé, devido ele ter plantado uma vinha e depois de embebedar-se, se despiu de suas vestes e ficou nu, seu filho Cam viu o pai naquela situação, em vez de cobrir a nudez do pai, zombou e expôs ainda mais a nudez de seu pai aos seus irmãos, Noé quando voltou de sua embriaguez soube da situação e o amaldiçoou (Gn.9.20 – 25). Mais adiante em Gênesis capítulo 11, os descendentes de Noé fizeram uma torre para se fortalecerem no caso de um possível dilúvio, isso revela o desprezo por Deus e por sua palavra, pois o Senhor já havia dito que isso não aconteceria novamente. (Gn.9. 11  E eu convosco estabeleço a minha aliança, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio, e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra;12  E disse Deus: Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas;13  O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra;14  E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens. 15  Então me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós, e entre toda a alma vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne;16  E estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar da aliança eterna entre Deus e toda a alma vivente de toda a carne, que está sobre a terra.;17  E disse Deus a Noé: Este é o sinal da aliança que tenho estabelecido entre mim e entre toda a carne, que está sobre a terra;18  E os filhos de Noé, que da arca saíram, foram Sem, Cão e Jafé; e Cão é o pai de Canaã;19  Estes três foram os filhos de Noé; e destes se povoou toda a terra).

3. Crise nos tempos de Jesus e na Igreja Primitiva: Havia uma grande crise nos tempos de Jesus, os judeus moravam naquela terra prometida a Abraão, Isaque e Jacó, porém tinham que pagar altíssimos impostos, isto devido a desobediência do povo judeu ao Senhor ( leia Deuteronômio capítulo 28 ). Desde da antiguidade era assim, ele já haviam sido oprimidos pelos Assírios, Babilônicos, Medos e Persas, Gregos e naquele tempo pelo Império Romano, é nesse contexto que Jesus nasceu e ao iniciar o seu ministério trouxe uma mensagem de consolo e esperança (Mt.5.1 em diante). Nos tempos da igreja primitiva a crise financeira também era real, mas era aplacada pelo amor e generosidade dos irmãos. (At.2.44  E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum;45  E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia necessidade). (2Coríntios CAPÍTULO 8. A coleta para os cristãos pobres da Judeia)  1  TAMBÉM, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus dada às igrejas da Macedônia;2  porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade;3  Porque, segundo o seu poder (o que eu mesmo testifico) e ainda acima do seu poder, deram voluntariamente.;4  Pedindo-nos com muitos rogos que aceitássemos a graça e a comunicação deste serviço, que se fazia para com os santos.;5  E não somente fizeram como nós esperávamos, mas a si mesmos se deram primeiramente ao SENHOR, e depois a nós, pela vontade de Deus.

#3°: A Crise
1. A Crise política: O exemplo dado pelo comentarista desta lição, a do rei Roboão, filho Salomão (1Rs.12.10), revela quão tristes danos podem acontecer com uma nação que é governada por um homem despreparado e irresponsável. Oremos para que Deus nos dê sabedoria para exercermos nosso direito de cidadão e escolhermos nossos governantes.                                                                   (Dia 02 de Outubro é um dia oportuno para isso).
2. A Crise econômica: Nos dias de José o Egito enfrentou um grande período de fome, que durou 7 anos! Mais foi solucionada por um plano de Deus revelado ao coração de José que estava em sintonia com o coração de Deus. Segundo os economistas a crise econômica de nosso país está intimamente ligada a crise política, vemos que o planejamento e a economia são fortes medidas para combater a crise. Oremos para que Deus levante bons governantes, Deus pode sarar nossa terra! (2Cr.14  E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra).
3. A crise espiritual: O comentarista nesse tópico fala da crise espiritual que a nação de Israel como um todo estava enfrentando pela sua desobediência a Deus, Habacuque profetizou a Judá (reino sul) entre o ataque da Assíria e da Babilônia de 605 – 597. A situação era crítica, por isso, a causa das indagações de Habacuque no capítulo um. Mesmo diante daquela situação, e supondo que talvez não houvesse provisão, Habacuque declara sua confiança e fidelidade a Deus. (Hb.3. 17  Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;18  Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação;19  O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda).
Conclusão: a terra está em crise, o céu não! O Deus de toda provisão certamente nos abençoará! Basta nos voltarmos a Ele e nos entregarmos totalmente aos seus cuidados.   (Sl.37. 3  Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado;4  Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração;5  Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.
Por: Pb. Tiago Luis Pereira ( Professor da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – missões)    

Cristais – Mg  25/ 09/ 16

Contato para Agenda: (35) 999443493      

Nenhum comentário:

Postar um comentário