domingo, 16 de junho de 2024

Sacrifício Salvífico e Triunfante - 12 e 13

 As 13 Características do Sacrifício de Jesus


12.Salvífico e 13.Triunfante


📌Finalizamos nossa reflexão acerca do Sacrifício de Jesus, falando sobre estas 2 características


12.Salvífico: Eficaz para salvar: (Rm 5.9,10); (Hb 7.25)


📌Como o sacrifício do Senhor Jesus tem todas estas características como já vimos, ele é poderoso para nos livrar da condenação eterna e nos conceder a salvação, a vida eterna (Jo 3.16); (Rm 8.17)


13.Triunfante: (Rm 5.12-21); (Cl 2.13-15)


📌O sacrifício do Senhor Jesus foi triunfante; Ele venceu o pecado, a morte e todas as potestades malignas.


👉Jesus em sua morte gerou vida e na sua aparente derrota, Ele foi vitorioso.


👉Temos que ter em mente o plano da salvação, desde Gn 3.15, já dizia que Ele seria ferido (semente da mulher), pois a serpente (Diabo) lhe feriria o calcanhar (dor/ sofrimento), todavia Jesus (semente da mulher) o feriria a cabeça (vitória/ triunfo)


👉Em Apocalipse 13.8 diz que Jesus é o cordeiro que foi morto antes da fundação do mundo, isto significa que na eternidade já havia um plano de salvação estabelecido e Jesus seria aquele que morreria para salvar o homem do pecado.


👉Nos Salmos e Profetas, temos diversas profecias falando acerca do sofrimento do Messias, que se cumpririam literalmente na vida de Jesus, mas destaco Isaías 53.


👉Quando Jesus estava com 8 dias de vida, José e Maria O levaram ao templo para procederem conforme a lei, lá estava um homem por nome de Simeão, este tomou Jesus em seus braços, deu graças a Deus e já falou um pouco do sofrimento de Jesus no futuro (Lc 2.21-35)


📌Segundo o relato do Evangelista Lucas, Jesus inicia seu ministério com 30 anos de idade (Lc 3.23), seu ministério é dividido em 3 etapas:


👉1.Ano da Inauguração: é quando inicia seu ministério e realiza seus primeiros milagres.


👉2.Ano da Popularidade: Os ensinamentos e os milagres de Jesus atraíram uma grande multidão, que o seguia a céu aberto para onde que Jesus fosse, isto despertou a inveja dos escribas e fariseus que eram os líderes religiosos da época


👉3.Ano da Oposição: Quando os líderes religiosos perceberam a grande influência de Jesus sobre o povo, eles começaram a tramar a morte de Jesus, é neste ano que Jesus começa a preparar os seus discípulos falando acerca da sua prisão, humilhação, morte e ressurreição (Lc 18.31-33)


👉Quando chegou a hora, Jesus chamou os seus discípulos para subirem a Jerusalém, pois a Páscoa se aproximava e nesta ocasião, Jesus seria entregue nas mãos dos pecadores


👉Os líderes religiosos cooptaram Judas Iscariotes, 1 dos 12 apóstolos de Jesus, que o traiu por 30 moedas de prata


🙁Jesus foi preso, julgado, humilhado, afligido e crucificado, aparentemente era uma trágica derrota, conseguiram parar aquele que arrastava multidões


😀Mas no mundo espiritual Jesus estava vencendo o poder das trevas, estava perdoando os pecados da humanidade e esmagando a cabeça de Satanás, ou seja, aniquilando todo o poder do Diabo sobre aqueles que crerem no Seu sacrifício


😀E por fim Jesus venceu a morte, pois assim como disse que sofreria e morreria, falou também que ressuscitaria, com isso, Deus o exaltou sobre todas as coisas e lhe deu um Nome acima de todo nome, para que ao Nome de Jesus, todo o joelho se dobre e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor para a glória de Deus Pai.


🚨Assim finalizamos nosso estudo sobre as 13 Características do Sacrifício de Jesus.


👉Deus abençoe sua vida!


📌O que achou deste estudo? Mande pra mim sua opinião e considerações.


(Tiago Luis Pereira 16/06/24)

Nenhum comentário:

Postar um comentário