quinta-feira, 20 de junho de 2024

Fé Pequena

 Fé pequena 


📌Ontem falamos da fé plena (grande), hoje vamos falar da fé pequena


🚨 Também falei que a primeira vez que a palavra fé aparece no NT é na história do Centurião de Cafarnaum, mas achei a palavra Fé em (Mt 6.30) entre uma expressão: "homens de pequena fé" e é isso que vamos falar hoje 


👉A terceira vez que a palavra fé aparece no NT é na passagem de (Mt 8.23-27)


👉Durante uma terrível tempestade, os discípulos estão desesperados, enquanto que Jesus está dormindo


👉Não suportando mais aquela situação, desesperados eles chamam por Jesus:


😱Senhor, salva-nos, que perecemos! Em outras palavras: Senhor, salva-nos, se não vamos todos morrer!


😠Jesus acorda e os repreende! Porque temeis, homens de pequena fé? Em outras palavras: porque vocês são tão medrosos, homens de pouca fé?


🤔Que Jesus mais sem educação, que Jesus cruel! Você talvez possa pensar assim, mas vamos lá:


📌Aqui vemos um contraste com o Centurião de Cafarnaum:


👉O Centurião tinha muita fé em Jesus, mas sem conviver com Ele, dá nos a entender que eles nem se conheceram pessoalmente


👉Mas os discípulos de pouca fé em Jesus, já estavam convivendo com Jesus à algum tempo e já tinham presenciado muitos milagres, que faço questão em mencioná-los


📌Pois os Evangelhos não foram escritos em ordem cronológica, mas quando usamos uma ferramenta chamada: Harmonia dos Evangelhos, temos uma cronologia da vida de Jesus:


📍1.a água transformada em vinho em Jo 2/ 2.a cura do filho do oficial do rei em Jo 4.46-54/ 3.a cura da sogra de Pedro em Mt 8.14-17/ 4.o milagre da pesca maravilhosa em Lc 5.1-11/ 5.a cura de um leproso em Mt 8.1-4/ 6.a cura do paralítico trazido por 4 amigos em Mc 2.1-12/ 7.a cura do paralítico de Betesda em Jo 5.1-15/ 8.a cura do homem que tinha a mão ressequida em Mc 3.1-6/ 9.a cura do servo do Centurião de Cafarnaum em Mt 8.5-14/ 10.a ressurreição do filho da viúva de Naim em Lc 7.11-17


📌Ufa, terminei! Tá vendo o motivo da repreensão de Jesus?


👉Esses discípulos eram terríveis né?


👉Pois é, eu você também somos!


🚨Quantos milagres Deus já operou nas nossas vidas! Quantos milagres você já presenciou na vida de seus familiares? Quantos milagres eu já presenciei na vida dos meus irmãos em Cristo!


🙁Mas mesmo assim, com tudo o que já vimos, quando surge uma dificuldade, uma enfermidade, um problema a gente fica com medo, nossa fé se apequena, nos desesperamos e até mesmo chegamos a pensar que é o fim!


🚨Falamos tanto mal do povo de Israel que viu milagres extraordinários, todavia, estavam sempre incrédulos, reclamando com Moisés e murmurando contra Deus, sendo que muitas das vezes agimos da mesma forma!


😔Vamos pedir perdão a Deus, clamar por sua misericórdia e rogar-lhe para que cada dia Ele acrescente, aumente nossa fé!


(Tiago Luis Pereira 20/06/24)


📌Compartilhe com alguém🙏

Nenhum comentário:

Postar um comentário