sexta-feira, 28 de junho de 2024

Fé e Obras

 Fé e Obras


📌Como vimos ontem, as ações, as obras de Abraão demonstraram sua fé em Deus


👉Obras: São nossas ações, atitudes


📌Na Bíblia Sagrada temos muitos textos que mencionam as palavras Fé e Obras, por um momento, parece que os textos se contradizem, mas temos que interpreta-los dentro do seu contexto; Vamos lá então: 


📍A) Obras da lei: se refere ao conjunto de leis divinas dada ao povo de Israel por intermédio de Moisés no AT


👉Já no NT aqueles que não são judeus, da descendência de Abraão, não precisam cumprir os ritos da lei mosaica, basta que creiam em Cristo e pratique seus ensinamentos, isto é suficiente para a salvação (Rm 3.21-28); (Gl 2.16); (Gl 5.1-6)


👉Pois no início houve muita controvérsia, dizia-se que a fé em Cristo não era suficiente e tinha-se que manter alguns ritos, principalmente no que tange a circuncisão, a guarda do Sábado, a dieta judaica (alimentos puros e impuros);

(At 15); (Cl 2.16-23)


📍B) Obras da fé: devemos entender que obras aqui está ligada a ação (atitude), ou seja, se tenho fé em Deus, devo demonstrar isto na prática, obedecendo sua palavra e cumprindo a sua vontade 


👉No NT Jesus em seus ensinamentos nos exorta a amarmos o próximo e fazer-lhe o bem, logo se tenho fé em Deus, em Jesus, devo demonstrar meu amor ao próximo através das obras (Tt 3.8); (Tg 2.14-26); (1Jo 3.16-23)


📍C) Obras pra salvação: aqui já se refere ao entendimento equivocado que muitas pessoas tem, pois pensam que alcançarão a salvação por meio das boas obras, por meio da caridade


👉A Bíblia é clara em dizer, que somos salvos somente pela fé em Cristo e não por meio de obras (Rm 5.1-2); (Ef 2.8-9)


🚨Não há nada de bom que podemos fazer pra sermos salvos


👉Não somos salvos porque somos bonzinhos e cumprimos bem o nosso papel dentro da sociedade e na nossa família 


🤔Pare pra pensar: Se Deus fosse nos salvar porque somos "gente boa", Ele não precisava ter enviado Seu Filho Jesus para morrer por nós!


👉Se nos compararmos uns com os outros, certamente em muitas coisas seremos melhores e em outras piores


🙁Mas quando nos comparamos com O Santo Deus, não passamos de miseráveis pecadores, que transgredimos os seus mandamentos por diversas vezes (Ex 20); (Rm 7.7-14)


😀Sendo assim, somos salvos pela obra de Jesus na Cruz, O Santo que foi morto pelos pecadores e somos agraciados com a salvação somente pela fé em Cristo!


(Tiago Luis Pereira 28/06/24)

Nenhum comentário:

Postar um comentário