sábado, 27 de junho de 2020

Refrigera a minha alma



Refrigera a minha alma – ARC / Restaura-me o vigor – NVI

Vamos entender as palavras no seu original Hebraico:

1° Refrigera; shub;

Retorno, sua ação verbal é retornar, voltar, trazer de volta, renovar, restaurar, devolver.

2° Alma; nephesh;

A síntese da palavra alma no original Hebraico é:

A) A substância do ser que respira, que anima a alma, o próprio fôlego de vida.

B) O homem interior, a parte imaterial do homem, centro do intelecto, das emoções e da vontade.

Portanto, o salmista Davi declara que Deus como seu pastor é aquele que:

“Faz sua alma retornar.”/ “Traz de volta a sua alma.”/ Restaura, renova sua alma.”

Não sabemos qual o real sentido que Davi estava se referindo, se é o seu Exterior, dizendo que só estava vivo porque Deus o amparava ou estava se referindo ao seu Ser (Interior), dizendo que Deus é aquele que renova seu ânimo, seu vigor.

De qualquer forma, Deus é poderoso para sustentar todo nosso ser físico, emocional e espiritual.

Na vida pastoril, esta expressão nos revela que a principal causa da sobrevivência da ovelha pertence exclusivamente ao pastor, Davi como ninguém sabia que a ovelha é um animal muito frágil. 

Vejamos alguns pontos:

* A ovelha é teimosa, se desvia do rebanho e acaba se perdendo, com isso ela está fadada a morte porque não tem a presença do pastor para ampara-la.

* A ovelha não enxerga mais do que 8 ou 10 metros e pode facilmente cair em algum 
desfiladeiro ou poço e vir ao óbito.

* Ainda que encontre alguma pastagem e um pouco de água, a ovelha virá a perecer, pois não sabe onde encontrar pastos verdes e águas tranquilas que a possam satisfazê-la.

* A ovelha que se afasta fica vulnerável aos predadores: Ela não possui “ferramentas” de defesa: Não possui chifres, dentes e garras afiadas, enxerga pouco, não tem velocidade e etc.

* Sua lã cresce muito: Com o passar do tempo, a ovelha fica com dificuldade de locomoção e pode se prender num arbusto e ficar ali até a sua morte natural ou até que um animal feroz a despedace.

* Se a ovelha ao cair no chão ficar com as patas pra cima, ela por si só não consegue ficar de pé novamente e isso ocasionará em sua morte por insuficiência respiratória.

Da mesma forma, nós seres humanos somos falhos, incapazes, frágeis, impotentes em todas as esferas da nossa vida e somos totalmente dependentes de Deus!

(Sl 90.9-10) “Todos os nossos dias passam debaixo do teu furor; vão-se como um murmúrio. Os anos de nossa vida chegam a setenta, ou a oitenta para os que têm mais vigor; entretanto, são anos difíceis e cheios de sofrimento, pois a vida passa depressa, e nós voamos!”

(Sl 103.14-16) “Pois ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó. A vida do homem é semelhante à relva; ele floresce como a flor do campo, que se vai quando sopra o vento e nem se sabe mais o lugar que ocupava”.

(Mt 4.4) “Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.”

(Mt 6.27) “Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?”

(Sl 49.7-8) “Ao irmão, verdadeiramente, ninguém o pode remir, nem pagar por ele a Deus o seu resgate. Pois a redenção da alma deles é caríssima, e cessará a tentativa para sempre.”

(At 17.25) “Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas.”

(At 17.28a) “Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos...”

(At 16. 30-31) “E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.”

(Ef 2.8-9) “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.”

Reconheçamos isto nossa sobrevivência física, emocional e espiritual depende do Senhor!

(Sl 36.9 Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz).

(Jr 17.5 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR! 6 Porque será como a tamargueira no deserto e não sentirá quando vem o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. 7 Bendito o varão que confia no SENHOR, e cuja esperança é o SENHOR. 8 Porque ele será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se afadiga nem deixa de dar fruto.)

Não tem como viver uma vida abundante sem o Senhor Jesus!

(Jo 8.24) “Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque, se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados.”

(Jo 10.1 O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir: eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” 11 Eu sou o bom Pastor: o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas).

Portanto se entregue totalmente e deixe Ele cuidar de todo ser Ser.

“Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará”. (Sl 37.5)

sábado, 20 de junho de 2020

Guia-me mansamente a águas tranquilas



Guia-me mansamente a águas tranquilas (ARC) / me conduz a águas tranquilas (NVI)

Como é gracioso estar à beira das águas, não é mesmo? A ovelha fica assustada e agitada com águas turbulentas, não consegue beber, pois seu focinho é curto e ela se afoga, não se refresca e fica agitada, então o bom pastor à guia mansamente até as águas tranquilas, as águas de repouso.

1° Isto nos revela que SENHOR como nosso pastor não somente quer, mas nos dá a sua paz, nos fazendo descansar. (Nm 6.22-26);

(Jo 14.27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou: não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize).

Não importa quão agitado estejam as ondas, temos uma palavra de encorajamento: “Não Temas”!

(Is 43.2a Quando passares pelas águas, estarei contigo, e, quando pelos rios, eles não te submergirão)

(Mt 14.27 Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais)

Somos guiados pelo Deus de paz e Ele sempre quer nos dar a sua paz de toda maneira (2Ts 3.16), ou seja, paz contínua e em todas as circunstâncias, são 365 referências sobre “não temer” na Bíblia Sagrada.

Assim como o bom pastor sabe atender as necessidades das ovelhas, o Senhor nosso Deus quer que expressamos nossos anseios à Ele e venhamos a confiar e descansar em paz, sabendo que operará em nossas causas. (Sl 37.5); (Fp 4.6-7).

O Senhor Jesus em seu especial convite, prometeu descanso para as nossas almas (Mt 11.25-28).

2° As ovelhas não enxerga mais do que 10 metros, então o pastor vai à frente e guia as suas ovelhas pela sua voz (Jo 10.4).

Semelhantemente, nós não podemos ver Deus, pois Ele é espírito (Jo 4.24), Ele não pode e não deve ser materializado (Ex 20.1-5); (Rm 1.23-25), mas pela palavra de Deus (Bíblia Sagrada) podemos ouvir a sua voz e recebermos o descanso, o consolo, a paz e todas as suas dádivas. (Js 1.7-8); (Sl 1.1-3); (Pv 3.1-2); (Mt 7.24-29); (Rm 15.4).

É pela palavra de Deus que somos guiados no caminho da verdade e é pela obediência da mesma que desfrutaremos o descanso eterno que Ele tem preparado para nós (Jo 10.27-28); (1Tm 4.16); (2Tm 3.15-17); (2Tm 4.1-2); (Hb 3.7-19); (Hb 4.1-13).

sábado, 13 de junho de 2020

Deitar-me faz em verdes pastos


Deitar-me faz em verdes pastos

“Deitar-me faz em verdes pastos” (ARC)/ “Em verdes pastagens me faz repousar” (NVI)

Davi sabia que a ovelha só descansa quando está bem saciada, sendo assim o bom pastor leva seu rebanho para se alimentar em pastos verdes, pois além de ser um ótimo alimento para as ovelhas, também proporciona um ótimo descanso, pois os pastos verdes são macios e confortáveis.

Esta cena revela-nos a bondade do SENHOR, que não somente deseja, mas nos faz o bem; A Bíblia Sagrada está repleta da benignidade de Deus concedida aos homens (Sl 104).

(Dt 30.19 Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente.)

(Sl 36.7 Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade! E por isso os filhos dos homens se abrigam à sombra das tuas asas. 8 Eles se fartarão da gordura da tua casa, e os farás beber da corrente das tuas delícias)

(Sl 116.7 Volta, minha alma, ateu repouso, pois o SENHOR te fez bem.)

(Sl 116.12 Que darei eu ao SENHOR por todos os benefícios que o Senhor me tem feito?); (Sl 116.1-8).(Sl 103.2 Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios.); (Sl 103.3-22).

(Jr 29.11 Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.)

(Ez 33.11 Diz-lhes: Vivo eu, diz o Senhor JEOVÁ, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva; convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que razão morrereis, ó casa de Israel?)

(Mt 7.11 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?)
Para o nosso bem...

(1Tm 2.4 Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. 5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem).

Deus enviou seu único Filho para morrer por nós, afim de nos livrar da condenação e conceder-nos a vida eterna (Jo 3.16).

O Senhor Jesus morreu por nós e em nosso lugar para perdoar nossos pecados afim de não perecermos (Mt 26.27-28); (Jo 10.9-11).

Mas porque Ele condenará muitas pessoas ao inferno? (Mt 10.28).

Isto acontece porque muitas pessoas não querem receber a salvação de Deus na pessoa do Senhor Jesus (Jo 3.16-18,36); (Jo 8.24), mas livremente preferem viver em seus prazeres pecaminosos que desagradam a Deus (Rm 1.18-32); (Gl 5.19-21); (Ef 2.1-3); (Ap 21.8), desta forma, a condenação do inferno é a colheita daquilo que eles mesmos plantaram (Mt 7.13-14); (Rm 2.5-11,); (Gl 6.7-8).

Assim como as ovelhas que só se alimentam e descansam em pastos verdes porque o pastor as conduz pela sua voz, assim também acontece conosco, só desfrutaremos das bênçãos do SENHOR se o obedecermos (Is 1.19), sermos submissos à sua voz que ecoa nas páginas da Bíblia Sagrada, vemos o exemplo do povo de Israel, o próprio Deus fora seu pastor desde a saída do Egito a Canaã, contudo, muitos israelitas pereceram no deserto mesmo tendo a promessa de conquista, pois eles foram rebeldes a voz do SENHOR (Sl 105 e 106); (1Co 10.1-13); (Hb 3.7-14)-(Hb 4.1-13)

Deus não quer nosso mal, Ele não determina coisas ruins para nossa vida, em algumas circunstâncias, Ele permite que elas aconteçam, mas não para ver nosso sofrimento e derrota, mas para que de alguma forma isto contribua para nosso bem (Rm 8.28); (Jó), ainda que no momento não entendamos, mas compreenderemos depois (José Gn 45.4-9) o Senhor Jesus disse que no mundo teríamos aflições, mas que devíamos termos bom ânimo, pois Ele venceu o mundo (Jo 16.33).

O Davi que compôs este verso dos pastos verdejantes e das águas tranquilas, é o mesmo Davi que neste mesmo Salmo compôs o verso 4:

(Sl 23.4 Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.)

Seja quaisquer adversidades que passamos, O BOM PASTOR ESTÁ CONOSCO!

E nenhuma circunstância pode separar-nos do BOM PASTOR! (Rm 8.35-39). 

segunda-feira, 8 de junho de 2020

O Pecado da Glutonaria está relacionado com quem “come muito”?


Pb.Tiago Luis Pereira - Cachoeira - Boa Esperança - MG 

As festas de final de ano estão chegando aí, a maioria das pessoas se reúnem para cear com os familiares e amigos e acabam comendo um pouco a mais, daí surge a pergunta: "a pessoa que comer um pouco mais, está incorrendo no pecado da glutonaria?" 

Na lista das obras da carne (Gl 5.19-21) o apóstolo Paulo cita “glutonarias” - ARC, este pecado casualmente é aplicado ao consumo exagerado na ingestão de alimentos, contudo ele está mais relacionado com o pecado anterior citado pelo apóstolo que é “bebedices”.

Vamos ao estudo?

1° Vamos conferir esta passagem usando as versões bíblicas mais populares:

ARC - Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. (Gl 5.21)

NVI – “e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus”. (Gl 5.21)

NTLH – “as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus”. (Gl 5.21)

KJA – “inveja; embriaguez, orgias e tudo quanto se pareça com essas perversidades, contra as quais vos advirto, como já vos preveni antes: os que as praticam não herdarão o Reino de Deus”!

Percebemos que o pecado da “bebedices” – ARC, está relacionado com a embriaguez, que é o estado em que se encontra uma pessoa após a absorção ou ingestão excessiva de bebidas alcoólicas ou de substancias de efeitos análogos. O estado de embriaguez se manifesta pela perda do raciocínio ou do discernimento.

Conheça meus Livros: Clique na imagem abaixo



Vemos também que o pecado da “glutonarias” – ARC, está relacionado com a orgia que é um festim (festa) licencioso (devasso, imoral), com excesso de bebidas e desregramento de comidas e de conduta, típico de quem está embriagado.

2° Vamos ver esta palavra no original grego em que foi escrito o Novo Testamento consultando o site: https://bibliaportugues.com/




Todos os comentários bíblicos abaixo defendem esta mesma ideia:

O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo – R.N. Champlin – HAGNOS

Comentário Bíblico BEACON – R.E. Howard - CPAD

Comentário Bíblico Pentecostal – CPAD

Conclusão:

A) O pecado da glutonaria não se aplica necessariamente a pessoa que “come muito”.

B) O pecado da glutonaria está mais ligado ao pecado da “bebedices” como já vimos seu significado.

C) Tanto o pecado da “bebedices” e o da “glutonarias” estão listados nas obras da carne, que é uma prática pecaminosa que Deus não se agrada (Rm 8.8).

D) Estes pecados e os demais listados pelo apóstolo Paulo (Gl 5.19-21) levam à condenação, ou seja, os que tais praticam não herdarão o Reino de Deus.

Mas o Senhor Jesus tem poder de perdoar os pecados (1Jo 1.8-10); (1Jo 2.2) e livrar da condenação eterna (Jo 3.16); (Rm 8.1-14).

Pra isto Ele nasceu, então presenteie o aniversariante, doe a sua vida ao Senhor Jesus se entregando a Ele de todo o seu coração.


sábado, 6 de junho de 2020

O SENHOR é o meu pastor; Nada me faltará.


“O SENHOR é o meu pastor;
Nada me faltará”

(Salmos 23.1)

Pb.Tiago Luis Pereira 


A) “O SENHOR”:

O; Artigo definido; Singular: Não existe outro! (At 17.23-24).

(Dt 6.4 Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.)

(Jo 14.6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.)

(Jo 17.3 E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.)

B) “é o meu”:

Fala de pertencimento; Comunhão; Experiência real.

(Sl 34.8 Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.)

C) “pastor”:

Apascentador (mesmo radical da palavra pastor hb.pastar; Alimentar; Cuidar.

Davi faz uma declaração tomando por base a vida pastoril, pois ele era pastor de ovelhas (1Sm 16.11,19); (1Sm 17.15,20,28,34-35); (2Sm 7.8); e sabia muito bem a importância do pastor para as ovelhas, visto que elas são totalmente dependentes do pastor, as expressões seguintes revelam esta verdade.

“deitar-me faz” (vs.2); “guia-me” (vs.2); “refrigera” (vs.3); “me consolam” (vs.4).

Nossa vida está nas mãos de Deus:

(At 17.25 Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas; 26 E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação; 27 Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós; 28 Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos...).

e Ele sabe cuidar muito bem de nós, por isso podemos fazer a seguinte declaração...

D) “nada me faltará” (ARC)/ “de nada terei falta” (NVI):

Revela a confiança do salmista em Deus como seu pastor, cuidador, que suprirá todas as suas necessidades (Mt 6.11,25-34) em glória (Fp 4.19) nos fazendo abundar em toda obra (2Co 9.8), não somente na área material, mas em tudo que envolve nosso ser (Sl 23.2-6).