sexta-feira, 1 de novembro de 2019

O Dia de Finados é Bíblico?


O Dia de Finados é Bíblico?

“E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo.” (Hebreus 9.27)

Introdução:

Devemos ter grande apreço para com os nossos familiares, respeitar a memória de nossos pais, Neemias estava profundamente triste devido a desolação de Jerusalém, pois era ali o lugar dos sepulcros de seus pais, mas com a graça de Deus conseguiu o favor do rei Artaxerxes para ir à Jerusalém a fim de edificá-la (Ne 2.1-8); Pensando nisto, devemos zelar, cuidar do lugar onde está os sepulcros de nossa parentela, não só no Dia de Finados, mas sempre que possível.

Por mais que seja boa a intenção de levar flores para colocar, adornar as lápides, devemos nos lembrar que os que estão ali sepultados não podem sentir o cheiro delas.

“Dê flores aos vivos, pois os mortos não podem sentir o perfume delas.” Leonardo Souzza

Portanto, as flores devem ser entregues hoje, os presentes devem ser entregues hoje, o bem deve ser feito hoje, o perdão deve ser liberado hoje; Da mesma forma, as nossas orações a Deus em prol dos nossos familiares devem ser feitas hoje, leia abaixo o que a Bíblia diz:

“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”. (Eclesiastes 9.10).

Está vendo como a Bíblia Sagrada tem a resposta certa? A Bíblia Sagrada apesar de ter sido escrita por cerca de 40 homens num período de 1600 anos, ela foi escrita por inspiração do Espírito Santo (2Pe 1.20,21), podemos então afirmar que ela é um livro Divino-Humano, ela é a própria palavra de Deus, sua inspiração é divina e plena, sua revelação é única, harmônica e completa, portanto, a Bíblia Sagrada é infalível, inerrante e útil para normatizar toda a vida humana, seja moral, social ou espiritual (2Tm 3.15-17).

 “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8.32).

Se oriente pela Bíblia Sagrada e não pela religião ou tradição!

 1° Mas o que diz os religiosos?

Texto abaixo extraído de um site católico: https://www.nossasagradafamilia.com.br/conteudo/qual-o-significado-do-dia-de-finados.html

"Foi no Século XI durante o pontificado do Papa Leão IX que foi criado um dia onde todos os fiéis deveriam orar aos finados. Podemos encontrar principalmente em II Macabeus 12,43-46 e Tobias 12,12, onde é relembrada a importância de orarmos por aqueles que se foram. Quando oramos aos Fiéis Defuntos estamos pedindo para que as almas que se encontram aflitas e esperando consolo enquanto aguardam o momento de adentrar aos céus no purgatório encontrem o acalento e paz que precisam, além de que por meio desta súplica podemos ajudar a diminuir o tempo daqueles que se encontram sofrendo no purgatório."

2.Refutação Bíblica:

1° Os livros de Macabeus e Tobias: A Bíblia Sagrada não se contradiz, ela é harmônica. Esses livros citados fazem parte dos chamados livros apócrifos, escritos no período interbíblico, que foi um período de 400 anos, entre as páginas do livro do profeta Malaquias e o Evangelho de Mateus; Esses livros entram em choque com as demais doutrinas contidas em toda a Bíblia, pois não foram inspirados pelo Espírito Santo.

https://www.youtube.com/watch?v=wZAEHR4F2Mw

Para saber mais sobre os apócrifos clique nos links abaixo:

Por que recusamos os livros apócrifos? http://www.cacp.org.br/por-que-recusamos-os-livros-apocrifos/

Erros nos livros apócrifos: http://www.cacp.org.br/erros-nos-livros-apocrifos/

2° Purgatório: Uma falsa doutrina criada para levantar fundos para que os papas e a igreja se enriquecessem, e que foi fortemente combatida por Martinho Lutero.

Segundo o Catolicismo Romano existem 2 classes de pecados: Os Capitais e os Veniais, as pessoas que cometeram os pecados veniais, vão para o Purgatório para purgar de seus pecados, sendo necessário que as pessoas vivas rezem para os tais, afim de que saiam do Purgatório e descansem no céu.

Isso contraria terrivelmente os ensinos na Palavra de Deus:

Quando as pessoas morrem já recebem o seu destino para a salvação ou para a condenação.

“E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo.” (Hebreus 9.27)

O Senhor Jesus ensinou uma parábola denominada “O Rico e o Lázaro” (Lucas 16.19-31) que reprova totalmente a crença no Purgatório.

 “E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.” (Lucas 16.22-23).

O Senhor Jesus ao perdoar um dos ladrões disse: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.” (Lucas 23.43).

Há poder suficiente no sangue do Senhor Jesus para perdoar e nos purificar de todo o pecado (1Jo 2.1-2).

“Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.” (1 João 1.7).

Sendo assim, não há necessidade de pedirmos a Deus pelos mortos! Pois a recompensa deles quer seja céu ou inferno já está promulgada.

3° Oração pelos mortos: Segundo a Bíblia Sagrada não podemos fazer nada em relação aos mortos e nem eles fazerem algum benefício para nós, vejamos:

“Ora, para aquele que está entre os vivos há esperança (porque melhor é o cão vivo do que o leão morto). Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.” (Ec 9.4-5).

“Os mortos não louvam ao SENHOR, nem os que descem ao silêncio.” (Sl 115.17).

 “Assim como a nuvem se desfaz e passa, assim aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir. Nunca mais tornará à sua casa, nem o seu lugar jamais o conhecerá.” (Jó 7.9-10).

“Porque não te louvará a sepultura, nem a morte te glorificará; nem esperarão em tua verdade os que descem à cova.” (Is 38.18).

"Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos". (O Senhor e Salvador Jesus Cristo); (Atos 17.30-31).

"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado." (Mc 16.15-16).




Um comentário: