FACTS - Os Cinco Pontos do Arminianismo
F: Freed by grace (to
belive) - Liberto pela graça (para crer, acreditar)
A: Atonement for all - Expiação
para todos
C: Conditional election -
Eleição condicional
T: Total Depravity -
Depravação Total
S: Security in Chist -
Segurança em Cristo
1. Depravação Total:
Livre-Arbítrio:
A queda de Adão afetou seriamente a natureza humana, o pecado atingiu tudo no
homem e à todos os homens. Todo pecador ao ouvir o evangelho, pode pelo seu livre-arbítrio,
corresponder ou não à salvação. O pecador precisa da ajuda do Espírito, e só é
regenerado depois de crer, porque o exercício da fé é a participação humana no
novo nascimento.
A) O pecado corrompeu tudo no homem, mas pela graça de Deus (1°
Passo), o homem pode no exercício de seu livre-arbítrio corresponder à salvação
(2° passo). Todos pecaram/Destituídos estão da glória de Deus/Deus chama à todos ao arrependimento/ os que crerem e se arrependerem serão salvos/ os que não crerem já estão condenados. (Mc 16.15-16); (Rm 3.9-25); (Rm 5.12); (Ef 2.1-3); (Vol.2; 406); (AD.113).
Obs: Essa abreviação - (Vol.) – Se refere aos livros “As Obras de Armínio”- CPAD. https://www.youtube.com/watch?v=XdDRKaPlORw
Obs: Essa abreviação – (AD.) – Se refere à “Declaração de Fé das Assembleias de Deus”- CPAD https://www.youtube.com/watch?v=KUOhdWipy3M
B) Deus não determina
tudo na vida humana e nem por predestinação ou preterição julga de forma
arbitrária as pessoas para a condenação. Deus fez o homem com livre-arbítrio,
pois só assim as expressões fazem sentido: “não comerás” (Gn
2.18); “proponho
a bênção e a maldição” (Dt 30.11-20); “2 caminhos” (Mt 7.13-14); “arrependei-vos e
crede” (Mc 1.15); Da mesma forma a
repreensão, disciplina, pois Deus não é injusto. (Jo 3.16-18); (Mc 16.15-16); (Rm
2.11-16).
2. Eleição:
Eleição
Condicional: Deus escolheu as pessoas para a salvação, antes da fundação do
mundo, baseado em Sua presciência. Ele previu quem aceitaria livremente a
salvação e assim predestinou os salvos.
A) Deus age mediante ao
exercício do livre-arbítrio humano, e pela sua justiça, salva ou condena as
pessoas.
B) A eleição e
predestinação divina é coletiva (em Cristo) e somente para a salvação, e o é
pela presciência de Deus (Rm 1.16-17); (Rm 8.1); (Rm 8.28-30); (2Co 5.17); (Ef
1.4-5,11-13); (1Pe 1.2); (Vol.1; 227); (AD.110).
3. Expiação:
Expiação
para todos: O sacrifício expiatório de Jesus Cristo foi por todos os homens, tornando-se
possível a redenção de qualquer pessoa que pela fé crer em Jesus Cristo.
A) A obra expiatória de
Jesus Cristo na cruz, é para toda a humanidade.
B) “Há poder no sangue
de Jesus para salvar à todos (expiação), principalmente os fiéis (redenção);
(1Tm 4.10); (Jo 3.16).
C) O mundo é o mundo (universal), o mundo é o mundo de todos os pecadores. (Mc 1.15); (Jo 1.29); (Jo 3.16); (At 17.30); (Rm 5.18); (Rm 11.32); (1Tm 2.4); (Tt 2.11); (Hb 2.9); (Vol.3; 425,428); (AD.31,113)
4. Graça:
Liberto
para crer, acreditar: Deus se revela ao homem, mas este pelo seu livre-arbítrio
pode resistir a graça de Deus e ao seu Espírito Santo.
A) A graça de Deus é
resistível.
B) Deus quer salvar a
todos os homens, ordenou que o evangelho seja pregados a todos os homens, e
muitos dos homens resistiram, resistem e resistirão a graça de Deus, pois
possuem o livre-arbítrio. (Gn
6.3); (Jr 7.21-28); (Jr 65.2-3); (Mt 13.10-15); (Mt 22.1-10); (Mc 16.15-16);
(Lc 13.34); (Lc 7.29-30); (Jo 12.42-48); (Hb 3.1-13); (Hb 10.26); (Vol.1;232); (AD.110)
C) Pois só assim entendem-se as expressões “proponho a bênção e a maldição” (Dt 30.5-6); “2 caminhos” (Mt 7.13-14); “arrependei-vos e crede” (Mc 1.15); (Jr 18.7-10); (Ez 33.1-20) Da mesma forma
só assim a repreensão, disciplina e juízo divino faz sentido, pois Deus não é
injusto. (Jo 3.18); (Rm 2.5-9); (Gl 6.6-7); (2Ts 1.8); (2Pe 2.9-11).
5. Salvação:
Segurança em Cristo: Embora o homem tenha crido em Cristo,
nascido de novo e ter andado em santificação, poderá pelo seu livre-arbítrio,
apostatar-se da fé, voltar as práticas do pecado e perder a salvação, mas
também por sua vontade, pode pela graça de Deus decidir-se à continuar a
caminhada cristã perseverando até o fim.
A) Aqueles que ouviram
e creram no evangelho e viveram em santidade, se não perseverarem até o fim,
podem perder a salvação. (Mt
24.13); (Rm 11.20-23); (1Co 9.24-27); (Fp 3.12-14); (Cl 1.21-23); (1Tm 4.1); (Hb
6.4-6); (Hb 10.38-39); (Vol.1;198,284); (AD.114)
B) As repreensões e
exortações divinas são para os crentes que estão em Cristo para que não caiam
da graça, perdendo sua salvação: (Ez 33.1-20); (Gl 5.16-17); (1Co 6.12); (1Co
10.1-13); (Cl 3.1-17); (1Ts 3.1-8); (1Tm 4.1); (Tt 2.11-15); (Hb 3.12-14); (Hb
6.4-6); (Hb 10.19-27); (Hb 12.1-3,14); (1Jo 2.18-28); (2Pe 3.13-17); (Ap 2.5-7);
(Ap 2.10-11); (Ap 2.16); (Ap 2.18-26); (Ap 3.1-4); (Ap 3.10-11); (Ap 3.18-20)
C) Armínio distinguia 2 classe: (Vol.1;198,284)
1° Os Crentes: Aqueles
que uma vez creram, mas depois se apostataram, esses perdem a salvação.
2° Os Eleitos: Deus pela sua presciência, conhece os que permanecerão até o fim, logo, não perderão
sua salvação, esses são os que os apóstolos inspirados por Deus denominam como eleitos e predestinados. (Rm 8.28-30); (Ef
1.4-5,11-13); (1Pe 1.2).