quinta-feira, 7 de novembro de 2019

FACTS Os Cinco Pontos do Arminianismo


FACTS - Os Cinco Pontos do Arminianismo

F: Freed by grace (to belive) - Liberto pela graça (para crer, acreditar)

A: Atonement for all - Expiação para todos

C: Conditional election - Eleição condicional

T: Total Depravity - Depravação Total

S: Security in Chist - Segurança em Cristo




1. Depravação Total:

Livre-Arbítrio: A queda de Adão afetou seriamente a natureza humana, o pecado atingiu tudo no homem e à todos os homens. Todo pecador ao ouvir o evangelho, pode pelo seu livre-arbítrio, corresponder ou não à salvação. O pecador precisa da ajuda do Espírito, e só é regenerado depois de crer, porque o exercício da fé é a participação humana no novo nascimento.

A) O pecado corrompeu tudo no homem, mas pela graça de Deus (1° Passo), o homem pode no exercício de seu livre-arbítrio corresponder à salvação (2° passo). Todos pecaram/Destituídos estão da glória de Deus/Deus chama à todos ao arrependimento/ os que crerem e se arrependerem serão salvos/ os que não crerem já estão condenados. (Mc 16.15-16); (Rm 3.9-25); (Rm 5.12); (Ef 2.1-3); (Vol.2; 406); (AD.113).

Obs: Essa abreviação - (Vol.) – Se refere aos livros “As Obras de Armínio”- CPAD. https://www.youtube.com/watch?v=XdDRKaPlORw

Obs: Essa abreviação – (AD.) – Se refere à “Declaração de Fé das Assembleias de Deus”- CPAD https://www.youtube.com/watch?v=KUOhdWipy3M

B) Deus não determina tudo na vida humana e nem por predestinação ou preterição julga de forma arbitrária as pessoas para a condenação. Deus fez o homem com livre-arbítrio, pois só assim as expressões fazem sentido: “não comerás” (Gn 2.18); “proponho a bênção e a maldição” (Dt 30.11-20); “2 caminhos” (Mt 7.13-14); “arrependei-vos e crede” (Mc 1.15); Da mesma forma a repreensão, disciplina, pois Deus não é injusto. (Jo 3.16-18); (Mc 16.15-16); (Rm 2.11-16).

2. Eleição:

Eleição Condicional: Deus escolheu as pessoas para a salvação, antes da fundação do mundo, baseado em Sua presciência. Ele previu quem aceitaria livremente a salvação e assim predestinou os salvos. 

A) Deus age mediante ao exercício do livre-arbítrio humano, e pela sua justiça, salva ou condena as pessoas.

B) A eleição e predestinação divina é coletiva (em Cristo) e somente para a salvação, e o é pela presciência de Deus (Rm 1.16-17); (Rm 8.1); (Rm 8.28-30); (2Co 5.17); (Ef 1.4-5,11-13); (1Pe 1.2); (Vol.1; 227); (AD.110).

3. Expiação:

Expiação para todos: O sacrifício expiatório de Jesus Cristo foi por todos os homens, tornando-se possível a redenção de qualquer pessoa que pela fé crer em Jesus Cristo.

A) A obra expiatória de Jesus Cristo na cruz, é para toda a humanidade.

B) “Há poder no sangue de Jesus para salvar à todos (expiação), principalmente os fiéis (redenção); (1Tm 4.10); (Jo 3.16).

C) O mundo é o mundo (universal), o mundo é o mundo de todos os pecadores(Mc 1.15); (Jo 1.29); (Jo 3.16); (At 17.30); (Rm 5.18); (Rm 11.32); (1Tm 2.4); (Tt 2.11); (Hb 2.9); (Vol.3; 425,428); (AD.31,113)

4. Graça:

Liberto para crer, acreditar: Deus se revela ao homem, mas este pelo seu livre-arbítrio pode resistir a graça de Deus e ao seu Espírito Santo. 

A) A graça de Deus é resistível.

B) Deus quer salvar a todos os homens, ordenou que o evangelho seja pregados a todos os homens, e muitos dos homens resistiram, resistem e resistirão a graça de Deus, pois possuem o livre-arbítrio. (Gn 6.3); (Jr 7.21-28); (Jr 65.2-3); (Mt 13.10-15); (Mt 22.1-10); (Mc 16.15-16); (Lc 13.34); (Lc 7.29-30); (Jo 12.42-48); (Hb 3.1-13); (Hb 10.26); (Vol.1;232); (AD.110)

C) Pois só assim entendem-se as expressões “proponho a bênção e a maldição” (Dt 30.5-6); “2 caminhos” (Mt 7.13-14); “arrependei-vos e crede” (Mc 1.15); (Jr 18.7-10); (Ez 33.1-20) Da mesma forma só assim a repreensão, disciplina e juízo divino faz sentido, pois Deus não é injusto. (Jo 3.18); (Rm 2.5-9); (Gl 6.6-7); (2Ts 1.8); (2Pe 2.9-11).

5. Salvação:

Segurança em Cristo: Embora o homem tenha crido em Cristo, nascido de novo e ter andado em santificação, poderá pelo seu livre-arbítrio, apostatar-se da fé, voltar as práticas do pecado e perder a salvação, mas também por sua vontade, pode pela graça de Deus decidir-se à continuar a caminhada cristã perseverando até o fim.

A) Aqueles que ouviram e creram no evangelho e viveram em santidade, se não perseverarem até o fim, podem perder a salvação. (Mt 24.13); (Rm 11.20-23); (1Co 9.24-27); (Fp 3.12-14); (Cl 1.21-23); (1Tm 4.1); (Hb 6.4-6); (Hb 10.38-39); (Vol.1;198,284); (AD.114)

B) As repreensões e exortações divinas são para os crentes que estão em Cristo para que não caiam da graça, perdendo sua salvação: (Ez 33.1-20); (Gl 5.16-17); (1Co 6.12); (1Co 10.1-13); (Cl 3.1-17); (1Ts 3.1-8); (1Tm 4.1); (Tt 2.11-15); (Hb 3.12-14); (Hb 6.4-6); (Hb 10.19-27); (Hb 12.1-3,14); (1Jo 2.18-28); (2Pe 3.13-17); (Ap 2.5-7); (Ap 2.10-11); (Ap 2.16); (Ap 2.18-26); (Ap 3.1-4); (Ap 3.10-11); (Ap 3.18-20)

C) Armínio distinguia 2 classe: (Vol.1;198,284)

1° Os Crentes: Aqueles que uma vez creram, mas depois se apostataram, esses perdem a salvação.

2° Os Eleitos: Deus pela sua presciência, conhece os que permanecerão até o fim, logo, não perderão sua salvação, esses são os que os apóstolos inspirados por Deus denominam como eleitos e predestinados. (Rm 8.28-30); (Ef 1.4-5,11-13); (1Pe 1.2).