quinta-feira, 19 de setembro de 2019

O Dilúvio e a veracidade da Bíblia Sagrada


O Dilúvio a veracidade da Bíblia Sagrada

Pb.Tiago Luis Pereira – Cachoeira – Boa Esperança - Mg


1.A causa do Dilúvio: (Gênesis capítulo 6)

Vs.2: Nada tem haver com o ensino herético, que é muito propagado pelas falsas “Testemunhas de Jeová”, de que os anjos se relacionaram com mulheres (Lc 20.34-36).

Filhos de Deus: descendência piedosa de Sete (Gn 4.26); (Gênesis capítulo 5)

Filhos dos homens: descendência de Caim (Gênesis 4.19-24)

Até mesmo a linhagem piedosa de Sete havia se corrompido, seguindo o exemplo dos descendentes de Caim (Gn 4.19), vivendo na imoralidade sexual.

Vs.3: Deus em sua fala reafirma a perversidade humana que estava crescente cada vez mais (vs.5,11-12) e diz que seu Espírito não contenderia, ou seja, não agiria mais contra a vontade humana (vs.6), desta forma então, estabeleceria seu juízo (vs.7).

Vs.8: Porém, em meio à todo esse caos, havia um homem que se destacou aos olhos de Deus pelo seu modo de viver e Deus se agraciou dele (Gn 7.1), este homem se chamava Noé.

Vs.9: Noé era justo, do hebraico-tsaddiyq, indica um homem correto em seu caráter e conduta.

Noé era reto, do hebraico-tamiym, indica integridade, honestidade, sinceridade; Noé fazia a diferença em sua geração, isto é, na sociedade em que vivia.

Noé andava com Deus, ou seja, tinha comunhão com Deus e vivia segundo a vontade de Deus.

Vs.13: Deus anuncia seu juízo à Noé, ressaltando mais uma vez que a terra estava cheia de violência, do hebraico-chamac, violência, dano, crueldade, injustiça (Gn 4.23-24); (Gn 6.4-5,11).

Vs.14: Neste versículo Deus ordena Noé à construir uma arca para si, aqui o Senhor declara seu plano de salvação, que pouparia Noé e sua família do dilúvio que haveria de vir. (Gn 6.18).

Deus é justo! (Gn 18.23-26); (2Pe 2.5-10).

Vemos aqui também, Deus repetindo o padrão divino para a humanidade, um homem para uma mulher e uma mulher para um homem. Total de quatro casais.

Capítulo 7: Sobre o tamanho da arca, sua capacidade, a quantidade de animais e etc.

Por Adauto Lourenço: Adauto J. B. Lourenço é formado em Física pela Bob Jones University (1990), Carolina do Sul, EUA. Possui mestrado em Física, obtido na Clemson University (1994), Carolina do Sul, EUA, onde defendeu a tese intitulada “Inelastic Scattering of Helium from Rhodium”. Realizou pesquisas no Max Planck Institut für Strömungsfurchung, em Göttingen, Alemanha, em conjunto com Dr. J. R. Manson e Dr. J. P. Toenies (1992), no Oak Ridge National Laboratory (1990-1993), em conjunto com Dr. R. J. Warmack e Dr. T. L. Ferrell e também coordenou, em conjunto com o engenheiro Ary Biazotto Corte Jr., a pesquisa do equipamento OX-FREE, de anticorrosão, financiada pela FAPESP, durante os anos de 2003-2005. 




2.Como explicar o dilúvio global ou universal: (Gn 7.17-24)

Se romperam todas as fontes do grande abismo (Gn 7.11a)

As janelas do céu se romperam (Gn 7.11b); Choveu 40 dias e 40 noites (Gn 7.12)

3.Evidências:



A arca no monte Ararate (Gn 8.4):


O Arco – íris: (Gn 9.11-17)

4.Aplicação para nos dias atuais:

(Mt 24.36 “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai. 37 E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. 38 Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, 39 E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem”.

Realmente estamos vivendo dias semelhantes aos dias de Noé, a violência e a crueldade revelam cada dia mais a extinção do amor ao próximo, e o que falar da imoralidade sexual e da falta de fidelidade e comprometimento nos relacionamentos.

Vemos também essa semelhança, no sentido de que a humanidade cada vez mais se afasta de Deus, enquanto há uns que negam sua existência, outros afirmam que se Ele algum dia existiu, está morto, e pra piorar, existem aqueles que sabem que Deus é real, porém não se importam, sabem que Deus não aprova muitas coisas, mas mesmo assim desprezam o Criador e seguem seus desejos carnais (Rm 1.18-32), vivem no secularismo e materialismo, ou seja, ocupam todo seu tempo pra viverem para seus próprios deleites, não se importando mais de buscar à Deus.

Mediante a isto vemos que o homem vive na prática do pecado e em breve colherão o juízo divino (Gl 5.19-21); (Gl 6.7-8).

Portanto, devemos aproveitar o dia que se chama hoje, para buscarmos a Deus.

(Is 55.6 “Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. 7 Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar”).

Mas Deus, assim como providenciou a salvação para Noé através da arca, também hoje, nos providenciou o único meio de salvação da condenação eterna, que é através do Senhor Jesus Cristo.

(Jo 3.16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18 Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus”).

(Jo 14.6 “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”).

(At 4.12 “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”).

(Rm 8.1 “PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”).

Sendo assim, creia em Jesus Cristo de todo seu coração, arrependa de seus pecados, confesse-o como único e suficiente Senhor e Salvador de sua vida.

(Mc 16.15 “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”).






Um comentário: