terça-feira, 10 de setembro de 2019

As Astutas Ciladas do Diabo Discernindo biblicamente seu modo de agir Vencendo o Inimigo



As Astutas Ciladas do Diabo
Discernindo biblicamente seu modo de agir
Vencendo o Inimigo

“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”. (Ef 6.11)

Pb.Tiago Luis Pereira – Cachoeira – Boa Esperança - Mg


1. Introdução: A Bíblia Sagrada é a palavra de Deus, ela revela a existência do Maligno, pois ele possui nome e age de forma terrível.

A Bíblia Sagrada é a palavra de Deus, assim como ela possui os registros das manifestações Deus, também possui o registro das manifestações Maligno (Satanás, diabo); Tanto no livro do profeta (Isaías 14.12-15) como no livro do profeta (Ezequiel 28.11-17) percebemos que a linguagem profética aponta para algo metafísico, ou seja, está falando de algo que aconteceu no mundo espiritual e não se aplica somente ao contexto histórico.

* Satanás: do hebraico satan – adversário, oponente.

* Diabo: do grego diabolos – caluniador, difamador;

Como vimos, Satanás e diabo não são um nome próprio, mas aponta para a função do nosso inimigo; Depois de sua queda, entrou no jardim e possuiu o corpo de uma serpente e tentou à Eva, seu objetivo era desvirtua-la da orientação divina (Gn 3.1-5), vemos isso também na tentação de Jesus (Mt 4.1-14), portanto, o diabo é um inimigo da raça humana (Ef 6.10-12), e luta pra destruí-la (1Pd 5.8).

Então, quando a Bíblia faz menção à Satanás ou diabo está se referindo ao mesmo Ser. Deus não criou Satanás, Deus criou um anjo e este se envaideceu pela sua formosura, e arrogantemente se encheu de orgulho e cobiçou ser semelhante ao Deus Altíssimo, teve o apoio de outros anjos e juntos se rebelaram contra Deus, todavia, sem êxito (2Pe 2.4); (Jd 1.6); Ao lermos principalmente o Novo Testamento temos diversos relatos que comprovam que o Diabo (Mt 4.1-13) e muitos (Mc 5.1-9) dos seus anjos (Mt 25.41) que também são chamados de espíritos malignos (At 19.13-16), espíritos enganadores (1Tm 4.1), espíritos imundos (Mc 1.27), demônios (Mt 12.24-28), principados, potestades, hostes infernais da maldade (Ef 6.12), estão ativos no mundo e causam muitos males à sociedade (Mc 9.14-29); (Lc 13.10-17).

Conheça meu Livro. Clique na imagem abaixo e saiba mais:



2. Quais são as astutas ciladas (armadilhas) do diabo? Discernindo biblicamente seu agir:

1. Satanás ataca enchendo os corações de orgulho (Ez 28.14): “EU SOU”; “EU POSSO”; “EU TENHO”; EU FAÇO”; *Davi (1Cr 21) *Nabucodonosor (Dn 4.29-37)

2. Satanás ataca enchendo os corações de cobiça - Materialismo (Is 14.12-15); *Judas (Lc 22.3); (Jo 13.2)

3. Satanás ataca enchendo os corações de mentira (moral) para enganarem *Ananias e Safira (At 5.3)

4. Satanás ataca para desviar as pessoas da adoração à Deus (Mt 4.10) /  Materialismo e Secularismo é o homem no centro.

5. Satanás ataca se opondo ao evangelho e o Reino de Deus (Lc 8.12); (Mt 16.23); (Jo 8.44-47); (At 13.10); (2Co 4.4); (2Tm 2.26); (1Jo 4.1-6)

6. Satanás ataca usando de mentira (espiritual), de engano, de falsos ensinos para tentar o ser humano, para que este desobedeça à vontade de Deus e caia em pecado *Eva (Gn 3.1-5); *Jesus (Mt 4.1-14); (2Co 11.1-3,13-14); 

7. Satanás ataca tentando o ser humano nos seus desejos carnais, para que satisfaça a sua vontade, pecando contra Deus e contra o próximo, caindo no laço do diabo:

*Adultério (1Co 7.5); *ira que gera agressão ao próximo – murmuração – mágoa e etc. (Ef 4.26-27) * Mentira (Jo 8.44)

*As obras da carne (Rm 8.7-8); (Gl 5.19-21); (Ap 21.8)

8. Satanás ataca acusando os servos de Deus (Zc 3.1); (Ap 12.10); Por isso está escrito (1Jo 2.1-2)

9. Satanás ataca para dividir, separar (Casais, família e amigos) foi o que ele fez no céu.

Ataca para alimentarmos o ódio pelo próximo (1Jo 3.10-16) Porque será?

Para não perdoarmos o próximo (2Co 2.7-11), pois se não perdoarmos o próximo, não receberemos o perdão de Deus e estaremos em condenação (Mt 6.14-15); (Mt 18.15-35)

10. Satanás ataca nos afligindo em várias áreas de nossa vida (problemas, dificuldades), para nos revoltarmos contra Deus, duvidarmos de sua existência ou bondade, murmurarmos contra Ele e abandonarmos a caminhada cristã. (Ef 6.13)

*Jó (Jó 1.9-11); *Pedro (Lc 22.31-32); *Paulo (2Co 12.7); (1Ts 3.5) *Igreja Esmirna (Ap 2.10); (1Pe 5.8-9)

3. Vencendo o inimigo

# Jesus veio pra vencê-lo e o venceu (Gn 3.15); (Mt 4.1-14); (At 10.38); (Cl 1.14-15); (1Jo 3.8)

# Jesus capacitou os seus discípulos (aqueles que creem Nele e O obedecem) com poder para expulsar os demônios, no caso de possessão maligna (Mc 16.17); (Lc 9.1-2); (Lc 10.19); (At 19.11-16)

# Quando cremos e recebemos à Jesus Cristo como Senhor e Salvador de nossas vidas, somos reconciliados com Deus e regenerados pelo Espírito Santo, Jesus perdoa nossos pecados e nos livra da escravidão do pecado, do domínio Diabo e da terrível condenação eterna (Rm 6.11-23); (Rm 8.1); (2Co 5.17); (Tg 4.7); (1Jo 3.4-9); (1Jo 5.18)

# Jesus nos deu do seu Espírito Santo quando nós cremos Nele e nos arrependemos de nossos pecados (Jo 7.37-39); (At 2.37-40); (At 19.2); Sendo assim temos pelo Espírito, a condição de resistirmos as tentações e vencermos o pecado (Rm 6.1-11); (Gl 5.16-18,24)

# Jesus em sua obra salvífica nos apresenta uma armadura espiritual: (Ef 6.13-20)

“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes”. (Ef 6.13)

A) “Portanto”: Já que a nossa luta é contra do diabo e suas hostes Vs.12

B) “tomai”: Atitude, somos nós que tomamos e essa é contínua, não podemos baixar a guarda (1Pe 5.8)

C) “toda”: Revestir-nos de todos os recursos espirituais que Deus nos deu, não podemos desprezar.

D) “armadura de Deus”: Faz alusão à armadura do soldado romano: A sociedade contemporânea do apóstolo Paulo conhecia com abundância de detalhes toda a armadura do soldado romano. Efésios é uma das quatro epístolas da primeira prisão de Paulo, juntamente com Filipenses, Colossenses e Filemom (v.20; Ef 3.1; 4.1; Fp 1.13; Cl 4.3; Fm 9,10,13,23). Assim, o apóstolo escreveu aos efésios de sua prisão domiciliar em Roma, vigiada pela guarda pretoriana (At 28.16,30,31). Paulo convivia com esses soldados diariamente e conhecia com detalhes a armadura daqueles que o vigiavam.
Guarda Protoriana (Fl 1.13): Eram os soldados que faziam a escolta a proteção onde ficavam instalados os oficiais O pretório (em latim: prætorium) era, originalmente, o nome da tenda ou 
residências, das fortificações da Roma Antiga, ou castelo (castellum).

*Cingidos os vossos lombos com a verdade (vs.14a): Cinto da verdade; Nela era amarrada a couraça, onde se bainhava a espada. Isso significa usar a verdade como cinturão (Is 11.5). Essas metáforas são apropriadas, pois usam as coisas da vida diária, conhecidas de todos, para esclarecer verdades espirituais. Jesus é a verdade (Jo 14.6), seus ensinos são verdade que nos libertou (Jo 8.32,36); (não haver dúvida, incredulidade). Se Cristo (nascimento, morte e ressurreição) não é Verdade – Tudo está perdido!

*A couraça da justiça (vs.14b): É uma armadura defensiva em forma de um manto de ferro feito de couro, tiras de metal ou escamas de bronze (1 Sm 17.5). Sua função é proteger o pescoço, o peito, os ombros, o abdome e as costas. Dependendo da época e da civilização, a couraça chegava até a coxa. 

O apóstolo Paulo usa a couraça como metáfora para ilustrar a defesa espiritual como "couraça da justiça" (v.14), um abrigo contra as feridas morais e espirituais e uma proteção da justiça de Cristo imputada ao pecador; é a "couraça da fé" (1Ts 5.8).

Justiça de Deus, [Do hb. tsadik; do gr. dikaios; do lat. justitia] Atributo moral e básico de Deus, manifestado pela fidelidade com que o Supremo Se trata seus propósitos e decretos. É a sua fidelidade com a própria natureza. Aceitando porém a Cristo, os descendentes de Adão e Eva são, não somente justificados, como transformados pelo Espírito de Deus. A regeneração faz com que readquiramos a justiça original e passemos a viver sob o mando da justiça de Cristo. Este ensino encontra-se na maioria das epístolas paulinas (Ef 4.24; Rm 8.29; 2 Co 3.18)" .

Defender contra as acusações do diabo, lembrando do nosso passado (Rm 5.8-9); (Rm 8.1,31-34); (2Co 5.17); (1Pe 4.1)

*Os calçados na preparação do evangelho da paz (vs.15): O termo hebraico naal, "sandália, sapato", e o seu correspondente grego na Septuaginta e no Novo Testamento, hypodema, "sandália", vem do verbo hypodeo, "atar debaixo", e diz respeito ao calçado formado por uma sola de couro que se amarra ao pé com correias ou cintas. Era uma peça do vestuário usada pela população civil (Jo 1.27; At 7.33). No caso do soldado, porém, era necessário para segurança e prontidão na marcha (Is 5.27). Isso, na linguagem figurada, remete a agilidade e prontidão na obra da evangelização e na pregação do evangelho da paz. (Is 52.7);

*O escudo da fé (vs.16): O escudo era o principal instrumento bélico de defesa na guerra. Trata-se de uma peça fabricada a partir de vários materiais e em formatos diversificados. Os israelitas tinham dois tipos: o primeiro, sinna, "proteção" em hebraico, uma peça que cobria o corpo inteiro de forma oval ou retangular, usada pela infantaria pesada (2 Cr 25.5); e, o segundo, magen, usado pelos arqueiros (2 Cr 17.17). O escudo é símbolo de proteção nas Escrituras. É usado de maneira figurada desde o Antigo Testamento para mostrar Deus como o protetor dos seus (Gn 15.1; Dt 33.9; 2 Sm 22.3); é comparado à salvação e à verdade de Deus (2 Sm 22.36; Sl 18.35; 91.4). O apóstolo Paulo usa a figura do escudo como proteção para "apagar todos os dardos inflamados do maligno" (v.16), tais como calúnia, malícia, concupiscência, ira, inveja e toda a sorte de desobediência. Esse escudo nos protege das setas malignas (Sl 91.5).

Escudo do gr. thureos um grande quadrilongo, escudo de quatro, fala de uma proteção total.

A fé (Hb 11.1-6); nos protege em nossa crença e nos dá esperança. (Rm 10.17)

*O capacete da salvação (vs.17a): O capacete era uma cobertura para a cabeça feita de metal e internamente acolchoada para o conforto do usuário e a proteção eficiente da cabeça. No Antigo Testamento, a salvação é o capacete que Deus usa na batalha (Is 59.17). Parece que Paulo segue nessa linha em outro lugar: "tendo por capacete a esperança da salvação" (1 Ts 5.8). Certeza (convicção da salvação) (1Jo 5.10-13) Nada nos abala (Rm 8. 32-38); (2Co 4.16-5.1)

*A espada do Espírito (vs.17b): A espada literal é uma arma de ataque, mas no sentido figurado é um símbolo de guerra, julgamento divino e autoridade ou poder (Lv 26.25; Jr 12.12; Rm 13.4). A expressão paulina "espada do Espírito" refere-se à Bíblia, pois as Escrituras Sagradas vieram do Espírito Santo (2 Pe 1.21). Por isso, Paulo completa dizendo, "que é a Palavra de Deus". Isso significa que a Bíblia é a Palavra de Deus, como ela própria se declara (Mc 7-13; Hb 4.12).
A espada também é uma arma de defesa, Jesus na tentação do deserto, venceu o diabo pela palavra (Mt 4.1-14).

D) “resistir o dia mau”: suportar, permanecer, não desfalecer, fazer oposição no dia mau.
Mau, gr.poneros: cheio de labores, aborrecimentos, fadigas, pressionado pelos tormentos e labores

E) “e havendo feito tudo, ficar firmes”: Após ter feito tudo isso, fique firme, ou seja, permaneça de forma corajosa e perseverando até o fim “Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos” (Ef 6.18)

* “Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito”: Implica em estar em constante comunhão com Deus

* “e vigiando nisto com toda a perseverança”: Implica em estado alerta contínuo, estar com a mente perceptível, ou seja, se procuramos sempre estar em comunhão com Deus, mantendo nossa mente nas coisas de cima, não haverá brecha para o inimigo (Mt 26.41); (Fp 4.8); (1Pe 5.8)

* “e súplica por todos os santos”: Implica em interceder por nossos irmãos de batalha (Mt 6.13)

4. O fim virá! Breve Satanás será julgado!

(Ap 12.7 “E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;

8 Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.

9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.

10 E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite”.)

(Ap 20.10 “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre”.)

(Rm 16.20 “E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém”.)

Referências Bibliográficas:

SOARES, Esequias; SOARES, Daniela; Batalha Espiritual. Rio de Janeiro; CPAD 2018

ANDRADE, Claudionor de Corrêa; Dicionário Teológico. Rio de Janeiro; CPAD, 1998

STAMPS, Donald C; Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro; CPAD 1995

Anjos, Homem, Pecado e Salvação. Paraná; IBADEP 2006.

STRONG, James; Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong.


Nenhum comentário:

Postar um comentário