As
Astutas Ciladas do Diabo
Discernindo
biblicamente seu modo de agir
Vencendo
o Inimigo
“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar
firmes contra as astutas ciladas do diabo”. (Ef 6.11)
Pb.Tiago
Luis Pereira – Cachoeira – Boa Esperança - Mg
1.
Introdução: A Bíblia Sagrada é a palavra de Deus, ela revela a existência
do Maligno, pois ele possui nome e age de forma terrível.
A Bíblia Sagrada é a palavra de Deus, assim
como ela possui os registros das manifestações Deus, também possui o registro
das manifestações Maligno (Satanás, diabo); Tanto no livro do profeta
(Isaías 14.12-15) como no livro do profeta (Ezequiel 28.11-17) percebemos que a
linguagem profética aponta para algo metafísico, ou seja, está falando de algo
que aconteceu no mundo espiritual e não se aplica somente ao contexto
histórico.
* Satanás: do
hebraico satan – adversário, oponente.
* Diabo: do
grego diabolos – caluniador, difamador;
Como vimos, Satanás e diabo não são um nome
próprio, mas aponta para a função do nosso inimigo; Depois de sua queda, entrou
no jardim e possuiu o corpo de uma serpente e tentou à Eva, seu objetivo era
desvirtua-la da orientação divina (Gn 3.1-5), vemos isso também na tentação de
Jesus (Mt 4.1-14), portanto, o diabo é um inimigo da raça humana (Ef 6.10-12),
e luta pra destruí-la (1Pd 5.8).
Então, quando a Bíblia faz menção à
Satanás ou diabo está se referindo ao mesmo Ser. Deus não criou Satanás, Deus
criou um anjo e este se envaideceu pela sua formosura, e arrogantemente se
encheu de orgulho e cobiçou ser semelhante ao Deus Altíssimo, teve o apoio de
outros anjos e juntos se rebelaram contra Deus, todavia, sem êxito (2Pe 2.4);
(Jd 1.6); Ao lermos principalmente o Novo Testamento temos diversos relatos que
comprovam que o Diabo (Mt 4.1-13) e muitos (Mc 5.1-9) dos seus anjos (Mt 25.41)
que também são chamados de espíritos malignos (At 19.13-16), espíritos
enganadores (1Tm 4.1), espíritos imundos (Mc 1.27), demônios (Mt 12.24-28),
principados, potestades, hostes infernais da maldade (Ef 6.12), estão ativos no
mundo e causam muitos males à sociedade (Mc 9.14-29); (Lc 13.10-17).
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2.
Quais são as astutas ciladas (armadilhas) do diabo? Discernindo biblicamente seu agir:
1. Satanás ataca enchendo os
corações de orgulho (Ez 28.14): “EU SOU”; “EU POSSO”; “EU TENHO”; EU FAÇO”; *Davi
(1Cr 21) *Nabucodonosor (Dn 4.29-37)
2. Satanás ataca enchendo os
corações de cobiça - Materialismo (Is 14.12-15); *Judas (Lc 22.3); (Jo 13.2)
3. Satanás ataca enchendo os
corações de mentira (moral) para enganarem *Ananias e Safira (At 5.3)
4. Satanás ataca para desviar
as pessoas da adoração à Deus (Mt 4.10) / Materialismo e Secularismo é o homem no centro.
5. Satanás ataca se opondo ao
evangelho e o Reino de Deus (Lc 8.12); (Mt 16.23); (Jo 8.44-47); (At 13.10); (2Co
4.4); (2Tm 2.26); (1Jo 4.1-6)
6. Satanás ataca usando de
mentira (espiritual), de engano, de falsos ensinos para tentar o ser humano, para que este
desobedeça à vontade de Deus e caia em pecado *Eva (Gn 3.1-5); *Jesus (Mt
4.1-14); (2Co 11.1-3,13-14);
7. Satanás ataca tentando o
ser humano nos seus desejos carnais, para que satisfaça a sua vontade, pecando contra
Deus e contra o próximo, caindo no laço do diabo:
*Adultério
(1Co 7.5); *ira
que gera agressão ao próximo – murmuração – mágoa e etc. (Ef 4.26-27) * Mentira
(Jo 8.44)
*As
obras da carne (Rm 8.7-8); (Gl 5.19-21); (Ap 21.8)
8. Satanás ataca acusando os
servos de Deus (Zc 3.1); (Ap 12.10); Por isso está escrito (1Jo 2.1-2)
9. Satanás ataca para
dividir, separar (Casais, família e amigos) foi o que ele fez no céu.
Ataca para alimentarmos o ódio pelo próximo (1Jo 3.10-16) Porque
será?
Para não perdoarmos o próximo (2Co 2.7-11), pois se não
perdoarmos o próximo, não receberemos o perdão de Deus e estaremos em
condenação (Mt 6.14-15); (Mt 18.15-35)
10. Satanás ataca nos
afligindo em várias áreas de nossa vida (problemas, dificuldades), para nos revoltarmos contra Deus, duvidarmos
de sua existência ou bondade, murmurarmos contra Ele e abandonarmos a caminhada
cristã. (Ef 6.13)
*Jó (Jó 1.9-11); *Pedro (Lc 22.31-32); *Paulo (2Co 12.7); (1Ts 3.5) *Igreja
Esmirna (Ap 2.10); (1Pe 5.8-9)
3. Vencendo o inimigo
#
Jesus veio pra vencê-lo e o venceu (Gn 3.15); (Mt 4.1-14); (At 10.38); (Cl 1.14-15); (1Jo
3.8)
# Jesus capacitou os seus discípulos (aqueles que
creem Nele e O obedecem) com poder para expulsar os demônios, no caso de possessão maligna (Mc 16.17);
(Lc 9.1-2); (Lc 10.19); (At 19.11-16)
#
Quando cremos e recebemos à Jesus Cristo como Senhor e Salvador de nossas
vidas, somos reconciliados com Deus e regenerados pelo Espírito Santo, Jesus
perdoa nossos pecados e nos livra da escravidão do pecado, do domínio Diabo e
da terrível condenação eterna (Rm 6.11-23); (Rm 8.1); (2Co 5.17); (Tg 4.7); (1Jo
3.4-9); (1Jo 5.18)
#
Jesus nos deu do seu Espírito Santo quando nós cremos Nele e nos arrependemos
de nossos pecados (Jo 7.37-39); (At 2.37-40); (At 19.2); Sendo assim temos pelo
Espírito, a condição de resistirmos as tentações e vencermos o pecado (Rm
6.1-11); (Gl 5.16-18,24)
# Jesus em sua obra salvífica nos apresenta uma
armadura espiritual: (Ef 6.13-20)
“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais
resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes”. (Ef 6.13)
A)
“Portanto”: Já que a nossa luta é contra do diabo e suas hostes
Vs.12
B) “tomai”: Atitude, somos nós que tomamos e essa é contínua,
não podemos baixar a guarda (1Pe 5.8)
C) “toda”: Revestir-nos de todos os recursos espirituais que
Deus nos deu, não podemos desprezar.
D) “armadura de Deus”: Faz alusão à armadura do soldado romano:
A sociedade contemporânea do apóstolo Paulo conhecia com abundância de detalhes
toda a armadura do soldado romano. Efésios é uma das quatro epístolas da
primeira prisão de Paulo, juntamente com Filipenses, Colossenses e Filemom
(v.20; Ef 3.1; 4.1; Fp 1.13; Cl 4.3; Fm 9,10,13,23). Assim, o apóstolo escreveu
aos efésios de sua prisão domiciliar em Roma, vigiada pela guarda pretoriana
(At 28.16,30,31). Paulo convivia com esses soldados diariamente e conhecia com
detalhes a armadura daqueles que o vigiavam.
Guarda Protoriana (Fl 1.13): Eram os soldados que faziam a
escolta a proteção onde ficavam instalados os oficiais O pretório (em latim:
prætorium) era, originalmente, o nome da tenda ou
residências, das
fortificações da Roma Antiga, ou castelo (castellum).
*Cingidos os vossos lombos com a
verdade (vs.14a): Cinto
da verdade; Nela era amarrada a couraça, onde se bainhava a espada. Isso
significa usar a verdade como cinturão (Is 11.5). Essas metáforas são
apropriadas, pois usam as coisas da vida diária, conhecidas de todos, para esclarecer
verdades espirituais. Jesus é a verdade (Jo 14.6), seus ensinos são verdade que
nos libertou (Jo 8.32,36); (não haver dúvida, incredulidade). Se Cristo
(nascimento, morte e ressurreição) não é Verdade – Tudo está perdido!
*A couraça da justiça (vs.14b): É uma armadura defensiva em forma de
um manto de ferro feito de couro, tiras de metal ou escamas de bronze (1 Sm
17.5). Sua função é proteger o pescoço, o peito, os ombros, o abdome e as
costas. Dependendo da época e da civilização, a couraça chegava até a coxa.
O
apóstolo Paulo usa a couraça como metáfora para ilustrar a defesa espiritual
como "couraça da justiça" (v.14), um abrigo contra as feridas morais
e espirituais e uma proteção da justiça de Cristo imputada ao pecador; é a
"couraça da fé" (1Ts 5.8).
Justiça de
Deus, [Do hb. tsadik; do gr. dikaios; do lat. justitia] Atributo moral e básico
de Deus, manifestado pela fidelidade com que o Supremo Se trata seus propósitos
e decretos. É a sua fidelidade com a própria natureza. Aceitando porém a
Cristo, os descendentes de Adão e Eva são, não somente justificados, como
transformados pelo Espírito de Deus. A regeneração faz com que readquiramos a
justiça original e passemos a viver sob o mando da justiça de Cristo. Este ensino
encontra-se na maioria das epístolas paulinas (Ef 4.24; Rm 8.29; 2 Co
3.18)" .
Defender
contra as acusações do diabo, lembrando do nosso passado (Rm 5.8-9); (Rm 8.1,31-34); (2Co 5.17); (1Pe 4.1)
*Os calçados na preparação do evangelho
da paz (vs.15): O
termo hebraico naal, "sandália, sapato", e o seu correspondente grego
na Septuaginta e no Novo Testamento, hypodema, "sandália", vem do
verbo hypodeo, "atar debaixo", e diz respeito ao calçado formado por
uma sola de couro que se amarra ao pé com correias ou cintas. Era uma peça do
vestuário usada pela população civil (Jo 1.27; At 7.33). No caso do soldado,
porém, era necessário para segurança e prontidão na marcha (Is 5.27). Isso, na
linguagem figurada, remete a agilidade e prontidão na obra da evangelização e
na pregação do evangelho da paz. (Is 52.7);
*O escudo da fé (vs.16): O escudo era o principal instrumento
bélico de defesa na guerra. Trata-se de uma peça fabricada a partir de vários
materiais e em formatos diversificados. Os israelitas tinham dois tipos: o
primeiro, sinna, "proteção" em hebraico, uma peça que cobria o corpo
inteiro de forma oval ou retangular, usada pela infantaria pesada (2 Cr 25.5);
e, o segundo, magen, usado pelos arqueiros (2 Cr 17.17). O escudo é símbolo de
proteção nas Escrituras. É usado de maneira figurada desde o Antigo Testamento
para mostrar Deus como o protetor dos seus (Gn 15.1; Dt 33.9; 2 Sm 22.3); é
comparado à salvação e à verdade de Deus (2 Sm 22.36; Sl 18.35; 91.4). O
apóstolo Paulo usa a figura do escudo como proteção para "apagar todos os
dardos inflamados do maligno" (v.16), tais como calúnia, malícia,
concupiscência, ira, inveja e toda a sorte de desobediência. Esse escudo nos
protege das setas malignas (Sl 91.5).
Escudo do gr.
thureos um grande quadrilongo, escudo de quatro, fala de uma proteção total.
A fé (Hb
11.1-6); nos protege em nossa crença e nos dá esperança. (Rm 10.17)
*O capacete da salvação (vs.17a): O capacete era uma cobertura para a
cabeça feita de metal e internamente acolchoada para o conforto do usuário e a
proteção eficiente da cabeça. No Antigo Testamento, a salvação é o capacete que
Deus usa na batalha (Is 59.17). Parece que Paulo segue nessa linha em outro
lugar: "tendo por capacete a esperança da salvação" (1 Ts 5.8). Certeza
(convicção da salvação) (1Jo 5.10-13) Nada nos abala (Rm 8. 32-38); (2Co
4.16-5.1)
*A espada do Espírito (vs.17b): A
espada literal é uma arma de ataque, mas no sentido figurado é um símbolo de
guerra, julgamento divino e autoridade ou poder (Lv 26.25; Jr 12.12; Rm 13.4).
A expressão paulina "espada do Espírito" refere-se à Bíblia, pois as
Escrituras Sagradas vieram do Espírito Santo (2 Pe 1.21). Por isso, Paulo
completa dizendo, "que é a Palavra de Deus". Isso significa que a
Bíblia é a Palavra de Deus, como ela própria se declara (Mc 7-13; Hb 4.12).
A espada
também é uma arma de defesa, Jesus na tentação do deserto, venceu o diabo pela
palavra (Mt 4.1-14).
D) “resistir o dia mau”: suportar, permanecer, não desfalecer,
fazer oposição no dia mau.
Mau, gr.poneros: cheio de labores, aborrecimentos, fadigas,
pressionado pelos tormentos e labores
E) “e havendo feito tudo, ficar firmes”: Após ter feito tudo
isso, fique firme, ou seja, permaneça de forma corajosa e perseverando até o
fim “Orando em
todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda
a perseverança e súplica por todos os santos” (Ef 6.18)
* “Orando em todo o
tempo com toda a oração e súplica no Espírito”: Implica em estar em constante comunhão com Deus
* “e vigiando nisto
com toda a perseverança”: Implica em estado alerta contínuo, estar
com a mente perceptível, ou seja, se procuramos sempre estar em comunhão com
Deus, mantendo nossa mente nas coisas de cima, não haverá brecha para o inimigo
(Mt 26.41); (Fp 4.8); (1Pe 5.8)
* “e súplica por todos os santos”: Implica em
interceder por nossos irmãos de batalha (Mt 6.13)
4.
O fim virá! Breve Satanás será julgado!
(Ap 12.7 “E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam
contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;
8 Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos
céus.
9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada
o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os
seus anjos foram lançados com ele.
10 E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a
salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque
já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os
acusava de dia e de noite”.)
(Ap 20.10 “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e
enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão
atormentados para todo o sempre”.)
(Rm 16.20 “E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos
pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém”.)
Referências Bibliográficas:
SOARES, Esequias; SOARES, Daniela; Batalha Espiritual. Rio
de Janeiro; CPAD 2018
ANDRADE, Claudionor de Corrêa; Dicionário Teológico. Rio de Janeiro; CPAD, 1998
STAMPS, Donald C; Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro;
CPAD 1995
Anjos, Homem, Pecado e Salvação. Paraná; IBADEP 2006.
STRONG, James; Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong.
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