Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina (2Timóteo 4.1-2)
segunda-feira, 23 de setembro de 2019
Meus Agradecimentos, 3 Anos do Blog
quinta-feira, 19 de setembro de 2019
O Dilúvio e a veracidade da Bíblia Sagrada
segunda-feira, 16 de setembro de 2019
O que é ser filho de Deus?
Quais são as implicações?
A Bíblia nos declara que a humanidade está afastada de Deus por causa do pecado, sendo assim, os homens são como filhos da desobediência e da ira, sendo assim, o ser humano não é filho de Deus, mas sim, uma criatura de Deus.
(Ef 2.2 “Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. 3 Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também”).
Para se tornar filho de Deus é preciso crer no sacrifício vicário de Jesus Cristo, para que então, possamos sermos recebidos como filhos por Deus Pai, é por isso que Jesus disse: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. (Mc 16.15)
O evangelho são as boas notícias que revelam o amor de Deus por nós e o seu desejo de receber os homens não somente como suas criaturas, mas seus filhos.
A) Somos filhos de Deus pelo seu grande amor por nós
(Jo 3.16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”).
(1Jo 3.1 “VEDE quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele”).
Desta forma somos filhos de Deus por adoção.
Adoção, é um ato voluntário de um indivíduo movido por necessidade, desejo, amor-compaixão, de receber alguém como filho, que não tem seu DNA.
Adoção, é dar direito legal pra o adotado ser reconhecido como seu filho.
Adoção, é dar direito legal pra o adotado ter direito à herança.
Adoção, é assumir responsabilidade de cuidado e amparo para com outrem, cabendo à este (adotado), respeitar e obedecer seu como sinal de gratidão ao adotante
B) Somos filhos de Deus quando cremos e recebemos à Jesus Cristo, exercendo fé Nele.
(Jo 1.12 “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; 13 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”).
(Gl 3.26 “Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. 27 Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo”).
(Ef 1.5 “E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, 6 Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado”) Perceba que somos aceitos por Deus através do Amado Jesus Cristo.
(1Jo 5.1 “TODO aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido”).
C) Recebemos o Espírito de adoção, e clamamos aba Pai (Gl 4.6)
(Rm 8.15 “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai”).
D) Passamos então, a fazer parte da família de Deus
(Ef 2.18 “Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. 19 Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus”).
E) O Espírito de Deus testifica que somos filhos de Deus
(Rm 8.16 “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”).
F) Se somos filhos de Deus, também somos herdeiros de Deus (Jo 14.1-3); (Gl 4.5)
(Rm 8.17 “E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados”). Ser herdeiro de Deus, implica em ter a salvação da alma, a vida eterna”).
A) Os filhos de Deus são guiados pelo Espírito de Deus, ou seja, não satisfazem seus desejos carnais, mas se esforçam para cumprir a vontade de Deus.
(Rm 8.13 “Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. 14 Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus”)
(Gl 5.16 “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. 17 Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. 18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei”).
A concupiscência da carne (Gl 5.19 “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, 20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, 21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus”).
B) São filhos de Deus aqueles que não vivem mais na prática do pecado, assim se interpreta as expressões sublinhadas abaixo:
(1Jo 3.8 “Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. 9 Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. 10 Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus”).
C) São filhos de Deus aqueles que não tem mais comunhão com o sistema mundano e maligno
2Co 6.14 “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 15 E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? 16 E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 17 Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei;
18 E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso”).
(1Pe 1.14 “Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; 15 Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; 16 Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. 17 E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação”).
D) Os filhos de Deus são obedientes à Deus e devem dar exemplo.
(Fp 2.14 “Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; 15 Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo”).
E) Por isso Deus quando erramos, Ele nos exorta com sua palavra e nos corrige, pois somos seus filhos
(Hb 12.5 “E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do SENHOR, E não desmaies quando por ele fores repreendido; 6 Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. 7 Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? 8 Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos. 9 Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? 10 Porque aqueles, na verdade, por um pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade. 11 E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela”).
F) Quem é filho de Deus deve ter o coração puro: Amar e perdoar
(Mt 5.44 “Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus”).
(1Jo 4.20 “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?
Hoje mesmo, receba à Jesus Cristo como Senhor e Salvador de sua vida, creia nele de todo seu coração, se arrependa dos seus pecados, receba o perdão de Deus e sinta a testemunho do Espírito Santo de que você à partir de agora é Filho de Deus!
terça-feira, 10 de setembro de 2019
As Astutas Ciladas do Diabo Discernindo biblicamente seu modo de agir Vencendo o Inimigo
A Bíblia Sagrada é a palavra de Deus, assim
como ela possui os registros das manifestações Deus, também possui o registro
das manifestações Maligno (Satanás, diabo); Tanto no livro do profeta
(Isaías 14.12-15) como no livro do profeta (Ezequiel 28.11-17) percebemos que a
linguagem profética aponta para algo metafísico, ou seja, está falando de algo
que aconteceu no mundo espiritual e não se aplica somente ao contexto
histórico.
* Satanás: do
hebraico satan – adversário, oponente.
* Diabo: do
grego diabolos – caluniador, difamador;
Como vimos, Satanás e diabo não são um nome
próprio, mas aponta para a função do nosso inimigo; Depois de sua queda, entrou
no jardim e possuiu o corpo de uma serpente e tentou à Eva, seu objetivo era
desvirtua-la da orientação divina (Gn 3.1-5), vemos isso também na tentação de
Jesus (Mt 4.1-14), portanto, o diabo é um inimigo da raça humana (Ef 6.10-12),
e luta pra destruí-la (1Pd 5.8).
Então, quando a Bíblia faz menção à
Satanás ou diabo está se referindo ao mesmo Ser. Deus não criou Satanás, Deus
criou um anjo e este se envaideceu pela sua formosura, e arrogantemente se
encheu de orgulho e cobiçou ser semelhante ao Deus Altíssimo, teve o apoio de
outros anjos e juntos se rebelaram contra Deus, todavia, sem êxito (2Pe 2.4);
(Jd 1.6); Ao lermos principalmente o Novo Testamento temos diversos relatos que
comprovam que o Diabo (Mt 4.1-13) e muitos (Mc 5.1-9) dos seus anjos (Mt 25.41)
que também são chamados de espíritos malignos (At 19.13-16), espíritos
enganadores (1Tm 4.1), espíritos imundos (Mc 1.27), demônios (Mt 12.24-28),
principados, potestades, hostes infernais da maldade (Ef 6.12), estão ativos no
mundo e causam muitos males à sociedade (Mc 9.14-29); (Lc 13.10-17).
Conheça meu Livro. Clique na imagem abaixo e saiba mais: