Lição 6 A Pecaminosidade Humana e a sua Restauração a Deus
INTRODUÇÃO: A doutrina do pecado é conhecida nos tratados de
teologia como Hamartiologia, da palavra grega hamartia. O estudo se reveste de
suma importância porque se trata do problema básico de todos os seres humanos.
Todos os conflitos no mundo e as confusões existentes na humanidade são
manifestações do pecado. Ninguém pode se livrar dele, mas o Senhor Jesus veio
ao mundo para salvar os pecadores da condenação eterna. O enfoque da presente
lição é definir e explicar o pecado, bem como apresentar o meio divino para a
solução humana.
Comentarista: Pastor Esequias Soares é líder da Assembleia de Deus em Jundiaí – SP, graduado em Letras (Hebraico) pela Universidade de São Paulo, Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana
Mackenzie, professor de Hebraico, Grego e Apologia Cristã. Conferencista e palestrante em diversas eventos e igrejas no Brasil e no exterior, sempre alertando contra as falsas doutrinas e seitas. https://youtu.be/2Evr_JGD7Fs
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#1.DEFININDO OS TERMOS
1.Pecado: Há uma lista extensa de palavras na Bíblia para
designar o pecado: erro, iniquidade, transgressão, maldade, impiedade, engano,
sedução, rebelião, violência, perversão, orgulho, malícia, concupiscência,
prostituição, injustiça etc., além dos verbos e adjetivos cognatos. Muitos
desses termos, e outros similares, estão na sombria lista apresentada pelo
apóstolo Paulo (Rm 1.29-32; Cl 5.19-21). Mas há um termo genérico para designar
o pecado com todos os seus detalhes, chattath, e seu equivalente verbal chattá
(pronuncia-se hatá, com "h" aspirado), que literalmente significa
"errar o alvo" (Jz 20.16). O substantivo derivado desse termo aparece
pela primeira vez no relato do assassinato de Abel por seu irmão Caim: "E,
senão fizeres bem, o pecado jaz à porta" (Gn 4.7). O seu equivalente grego
na Septuaginta e no Novo Testamento é hamartia. Essa palavra na Septuaginta
traduz 24 termos hebraicos no Antigo Testamento referentes ao pecado.
*Como vimos na exposição do
comentarista, o pecado é errar o alvo, alvo este que fora designado por Deus,
que é a sua vontade para nós, quando fazemos algo, que não foi designado por
Deus, pecamos, erramos o alvo e quando não fazemos aquilo que foi designado por
Deus, pecamos, erramos o alvo.
2. Os termo hebraicos awon e peshá: Há na Bíblia um
repertório amplo que revela o pecado nos seus vários aspectos, mas este espaço
não nos permite uma apresentação exaustiva. O termo hebraico avon,
"iniquidade, perversão", vem de uma raiz que significa
"entortar, torcer", daí a ideia de perverter a lei de Deus. Essa
palavra aparece traduzida em nossas versões como "injustiça" (Gn
15.16), "maldade" (Êx 20.5) e "iniquidade" (Lv 26.40). Já o
verbo avah, de mesma raiz, descreve a natureza do coração da pessoa não
regenerada (Jó 15.5). Isso revela a "vida torta" do pecador. O outro
termo de importância na Hamartiologia do Antigo Testamento é o verbo pashá
"transgredir" ou o substantivo peshá, "transgressão,
delito" (Gn 31.36; 50.17). O ser humano forçou e foi além dos limites que
Deus estabeleceu, e isso faz toda a humanidade, homens e mulheres, errar o alvo
da vida.
*awon, iniquidade: Satanás de
modo muito sutil, perverteu, torceu a lei de Deus, Deus havia dito: “De toda
árvore do jardim comerás livremente”.(Gn.2.16); Satanás disse: “É assim
que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?
Deus disse mais: “mas da árvore
da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela
comeres, certamente morrerás”. Satanás disse: “Certamente não morrerás”;
E é desta maneira que ele
continua a destruir muitas vidas, pois usa do engano, da mentira, dos falsos
ensinos, vigiemos para que não venhamos a cair em laços.
(2Co.10.3 Mas temo que, assim como a
serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte
corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo).
*peshá, trangressão: Satanás
induziu Eva a transgredir, quebrar, a lei de Deus, de ir além do que Deus havia
designado; Eva sendo tentada, cedeu a tentação, quebrou a lei de Deus. Quando
pecamos, transgredimos a lei, quebramos os paradigmas e ultrapassamos os
limites.
Veja que interessante, o termo awon
no hebraico é iniquidade, é perverter, torcer, Satanás torceu a ordem de Deus e
Eva “caiu” no engano; O outro termo peshá no hebraico é transgressão, e foi
nessa que Adão “caiu”, este ao contrário de Eva, não foi enganado pela
serpente, Adão simplesmente recebeu o fruto de sua esposa Eva e comeu.
(1Tm.2.14 E Adão não foi enganado,
mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão).
Hoje em dia, muitos reclamam de diversas leis, como o uso do capacete, o uso do cinto de segurança, o uso do EPI (Equipamento de Uso Pessoal) no trabalho, mas já parou pra pensar, que tudo isso é visando a proteção, o bem e a vida do ser humano?
O que devemos entender, é que a
lei de Deus não é para nos privar de prazeres, mas sim dos sofrimentos advindos
deles, “o não comer”, se tratando da ordem
de Deus para Adão e Eva, não era para impedi-los de experimentarem mais um
“tipo” de fruto, mas sim para livra-los da morte, a lei de Deus não é para
nosso mal, mas sim para o bem, e muitas das vezes não entendemos isso, pois Deus
sabe o que é melhor para nós.
3. O que é pecado?: Sabemos que a Bíblia não é um livro de
definição, mas de descrição. Ela "revela a verdade em forma popular de
vida e fato", como bem afirmou um historiador da Igreja Philip Schaff. As
Escrituras declaram que "o pecado é a transgressão da lei" (l Jo 3.4;
ARA) e que "toda iniquidade é pecado" (1 Jo 5.17). Essa declaração é
geralmente conhecida como pecado de comissão, isto é, quando praticamos aquilo
que não deveríamos fazer (Mt 15-3; Rm 5.14). Mas a Palavra de Deus nos ensina
ainda que "aquele, pois, que sabe fazer o bem e o não faz comete
pecado" (Tg 4.17). Esse pecado é chamado de omissão, pois consiste em
nossa falta de ação naquilo que deveríamos fazer (Jo 9.41).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"A harmatologia, é uma palavra
usada no campo teológico para designar "a doutrina do pecado', incluindo
seus aspectos sombrios e sua natureza destruidora, tanto aplicada no campo
físico como no campo espiritual, mostrando em cada detalhe suas disposições
hostis contra Deus, os seres e qualquer entidade no mundo da existência. Em
sentido etimológico — a palavra 'pecado' conforme se encontra em nossas
versões, vem da palavra hebraica 'hatta'th', do qual origina-se a raiz hebraica
'hata' traduzido na Septuaginta da palavra 'hamartia'. Existem algumas palavras
que relatam significados semelhantes à palavra hebraica hatta'th', como também
a palavra grega 'hamartia'. Estes termos são aplicados no tempo e no espaço
para descrever e dar sentido a tudo aquilo que o pecado é e suas formas de
expressão. Os eruditos teológicos usam várias palavras deste gênero para
descrever a natureza sombria do pecado, mostrando seus aspectos e suas
disposições torcidas, maléficas em sua natureza daninha e perniciosa (PEDRO,
Severino, A Doutrina do Pecado,1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, pp. 13,14).
CONHEÇA MAIS
Pecado
"Do hebraico hattah; do grego
hamartios; do latim peccatum. Transgressão deliberada e consciente das leis
estabelecidas por Deus. Errar o alvo estabelecido pelo Criador ao homem: O
pecado mortal é a deliberação consciente e intencional de se resistir a vontade
de Deus. Não se trata de um simples pecado ou de uma transgressão ordinária; é
uma rebeldia movida pelo orgulho e pelo não reconhecimento da soberania
divina." Para conhecer mais, leia Dicionário Teológico, CPAD, pp. 235,236.
#2.ORIGEM DO PECADO
1. O pecado no céu: Foi lá que tudo começou. O pecado já
havia sido introduzido no universo quando Adão e Eva foram criados. Antes de
acontecer na Terra, o pecado se originou no céu pelo mau uso do livre-arbítrio.
Jesus disse que o Diabo peca desde o princípio (Jo 8.44). O querubim ungido foi
criado perfeito em sabedoria e formosura, tinha o selo da perfeição (Ez
28.12-15), mas se rebelou contra Deus (Is 14.12-14). Foi o orgulho e a soberba
que fizeram esse querubim se transformar em Satanás (1Tm 3.6). Ele foi expulso
do céu com os anjos que o acompanharam em sua rebelião (2 Pe 2.4; Jd 6; Ap
12.7-9).
*Vemos a astúcia e o poder de
persuasão de Satanás, ao ponto de conquistar a confiança de vários anjos, para
se rebelarem contra Deus. O pecado no céu foi marcado pelo:
A) Orgulho: Orgulho é um
substantivo masculino com origem no termo catalão orgull que é uma
característica de alguém que tem um conceito exagerado de si próprio.
B) Soberba: Altivez; qualidade
de quem é arrogante, presunçoso, prepotente e intolerante.
C) Cobiça: Ambição; desejo
desmedido pelo poder, dinheiro, bens materiais, glórias etc.
D) Rebeldia: Característica de
rebelde; qualidade da pessoa que não obedece ou que se opõe a uma autoridade.
E foi isso que Satanás, através
do engano fez no Édem.
(Gn.3.5 Porque Deus sabe que no dia
em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o
bem e o mal. 6 E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e
agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu
fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela).
2. O pecado no Éden: Adão tinha a permissão de Deus para
comer de todas as árvores do jardim, exceto da árvore da ciência do bem e do
mal: "De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da
ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres,
certamente morrerás" (Gn 2.16b,17). A advertência foi clara. Quando o
casal comeu do fruto proibido, eles perceberam que estavam nus e procuraram se
esconder da presença de Deus (Gn 3.7,8). Era a ruptura imediata da comunhão com
Deus, a morte espiritual. O próprio Deus anunciou a vinda do Redentor (Gn 3.15)
e em seguida pronunciou a sentença ao casal (Gn 3.16-19) e à sua posteridade.
Foi por causa dessa desobediência que o pecado entrou no mundo e, com ele, a
morte (Rm 5.12). Esse desastre é conhecido como a "Queda da
humanidade".
*Por mais que Satanás tivesse
tentado a Eva, ele não a forçou a comer do fruto da árvore do bem e do mal, foi
Eva que através de sua cobiça, tomou do fruto e o comeu, dando de comer também a seu esposo Adão, esse acontecimento é clássico a respeito do
livre-arbítreo, não vemos Satanás “forçando” Adão e Eva a comer do fruto
proibido e não vemos Deus impedindo o casal de comer, foram eles que
voluntariamente comeram o fruto da árvore que Deus havia proibido, sendo assim,
eles eram indubitavelmente culpados diante de Deus.
3. A universalidade do pecado: A Bíblia é clara ao ensinar
que herdamos a natureza pecaminosa de Adão (1Co 15.49). Isso passou a ser
conhecido como "pecado original". A Bíblia não mostra como essa
transmissão do pecado de Adão passou a todos os humanos, mas afirma que se
trata de um fato incontestável (Rm 5.12,19). Assim, as Escrituras mostram como
todos nós, homens e mulheres, estamos diante de Deus: "todos pecaram e
destituídos estão da glória de Deus" (Rm 3.23). O quadro apresentado é
como segue: todos se extraviaram, não há quem faça o bem (SI 14.1-5; Rm
3.10-12), por isso não há no mundo quem não peque (1Rs 8.46; Ec 7.20). A prova
incontestável da universalidade do pecado é a morte (Rm 5.12). Nem mesmo os
salvos em Cristo estão isentos dessa lei (1 Jo 1.8).0 pecado é um princípio
real e presente na vida de todas as pessoas, desde o ventre materno (SI 51.5;
58.3). A Queda no Éden corrompeu toda a humanidade em todo o seu ser: corpo,
alma e espírito, intelecto, emoção e vontade (Is 1.5, 6; 2 Co 7.1).
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
O pecado no Éden, Satanás e a raça
humana
Duas arvores do jardim do jardim do
Éden tinham importância especial:
(1) A 'árvore da vida' provavelmente
tinha por fim impedir a morte física. É relacionada com a vida perpétua, em
3.22. O povo de Deus terá acesso à árvore da vida no novo céu e na nova terra
(Ap 2.7; 22.2).
(2) A árvore da ciência do bem e do mal'
tinha a finalidade de testar a fé de Adão e sua obediência à sua palavra. Deus
criou o ser humano como ente moral capaz de optar livremente por amar e
obedecer ao seu Criador, ou desobedecer-lhe e rebelar-se contra a sua vontade.
A raça humana está ligada a Deus
mediante a fé na sua palavra como a verdade absoluta. Satanás, porque sabia
disso, procurou destruir a fé que Eva tinha no que Deus dissera, causando
dúvidas contra a palavra divina. Satanás insinuou que Deus não estava falando
sério no que dissera ao casal. Noutras palavras, a primeira mentira proposta
por Satanás foi uma forma de antinominianismo, negando o castigo da morte pelo
pecado e apostasia. Um dos pecados capitais da humanidade é a falta de fé na
Palavra de Deus. É admitir que, de certo modo, Deus não fala sério sobre o que
Ele diz da salvação, da justiça, do pecado, do julgamento e da morte. A mentira
mais persistente de Satanás é que o pecado proposital e a rebelião contra Deus,
sem arrependimento, não causarão, em absoluto, a separação de Deus e a
condenação eterna.
Satanás, desde o principio da raça
humana, tenta os seres humanos a crer que podem ser semelhantes a Deus,
inclusive decidindo por contra própria o que é bom e o que é mau. Os seres
humanos, na sua tentativa de serem "como Deus', abandonam o Deus
onipotente e daí surge os falsos deuses. O ser humano procura, hoje, obter
conhecimento moral e discernimento ético partindo de sua própria mente e
desejos, e não da Palavra de Deus. Porém, só Deus tem o direito de determinar
aquilo que é bom ou mau" (Bíblia de Estudo Pentecostal Rio de Janeiro:
CPAD, 1995, pp. 34-36).
#3.A SOLUÇÃO PARA O PECADO
1. Nem tudo está perdido: A Bíblia narra a situação humana
descrevendo-a como "mortos em ofensas e pecados" (Ef 2.1) e que
"o salário do pecado é a morte" (Rm 6.23). Morte significa
"separação". Isso começou com a Queda de Adão e continuou com a sua
posteridade (Is 59.2). Mas Deus, em sua infinita bondade e misericórdia,
declara agora que nos "vivificou" (Ef 2.1a) e que o seu "o dom
gratuito [...] é a vida eterna" (Rm 6.23b). A graça está disponível
para toda a raça humana (Tt 2.11) e a salvação em Jesus pode ser encontrada
em todos os lugares (At 17.30).
*Se a más notícias são: nascemos
em pecado, afastados de Deus e condenados ao inferno, as boas notícias são:
Deus nos amou, enviou seu único filho pra morrer por nós, todos quantos Nele
crer tem seus pecados perdoados, são reconciliados com Deus, são livres da
condenação do inferno e recebem gratuitamente a vida eterna.
Esse é o Evangelho de Jesus
Cristo, que devemos pregar!
2. A provisão de Deus: O pecado entrou no mundo por um
homem. Adão; assim também a redenção veio por um homem: "a graça de Deus,
o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre
muitos" (Rm 5.15). A morte de Jesus foi expiatória, um sacrifício pelos
nossos pecados que "Deus propôs para propiciação pela fé no seu
sangue" (Rm 3.25). Expiação diz respeito ao sacrifício para purificação e
ao perdão dos pecados por meio dos sacrifícios (Lv 4.35; 17.11). A propiciação
é o ato que apazigua a ira divina contra o pecado, satisfazendo a santidade e a
justiça de Deus. A expiação realizada pelo "Cordeiro de Deus, que tira o
pecado do mundo" (Jo 1.29) é um ato da graça de Deus em favor de todos os
seres humanos (l Jo 2.2). Assim, o Senhor Jesus é a provisão de Deus para o
pecador.
A comunhão com Deus, o perdão dos pecados, a salvação da
alma, a vida eterna só são possíveis através de Jesus Cristo, rejeitar Jesus é
o mesmo que rejeitar a Deus!
(Jo.3.18 Quem crê nele não é
condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do
unigênito Filho de Deus).
(Jo.14.6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o
caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim).
(At.4.12 E em nenhum outro há
salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os
homens, pelo qual devamos ser salvos).
(At.16.30 E, tirando-os para fora,
disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? 31 E eles
disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa).
(1Tm.2.4 Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao
conhecimento da verdade. 5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e
os homens, Jesus Cristo homem).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
Lendo o Antigo Testamento e
considerando séria e literalmente a sua mensagem, facilmente concluiremos que a
salvação é um dos temas dominantes, e Deus, o protagonista. O tema da salvação
já aparece em Gênesis 3.15, na promessa de que o Descendente — ou 'semente' —
da mulher esmagará a cabeça da serpente. 'Este é o protoevangelium, o primeiro
vislumbre da salvação que virá através daquEle que restaurará o homem à vida'.
Javé salvava o seu povo através de juízes (Jz 2,16,18) e outros líderes, como
Samuel (1 Sm 7.8) e Davi (1 Sm 19.5). Javé livrou até mesmo a Síria, inimiga de
Israel, por meio de Naamã (2 Rs 5,1). Não há salvador à parte do Senhor (Is
43.11) (HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma perspectiva pentecostal
1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p. 97).
CONCLUSÃO: A única esperança é o Senhor Jesus, o único que
pode nos restaurar a Deus. Restaurar é restituir, e isso se aplica tanto a
possessões e bens (Êx 22.14; Is 58.12; Lc 19.8) como também a pessoas (Jr
30.17). O plano de Deus é restaurar todas as coisas (At 3.21), mas Ele começou
com os seres humanos. Nós estávamos perdidos, como o filho pródigo, e fomos
restaurados a Deus pelo arrependimento (At 3.19; 2 Co 7.10) e pela fé em Jesus
(Rm 5.1).
Por: Pb. Tiago Luis Pereira (Professor da Escola Bíblica
Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – missões)
Cristais – Mg 02/08/17
Gmail: tiagoluispereira1@gmail.com
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Parabéns, excelente abordagem teológica sobre as definições de pecado no original.
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