quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Lição 8 A Igreja de Cristo



                    Lição 8 A Igreja de Cristo


INTRODUÇÃO: A descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes marcou o início da jornada da Igreja, e vemos o seu final glorioso no epílogo da história humana, em Apocalipse. Todos nós fazemos parte dessa história. O presente estudo pretende descrever a Igreja como corpo de Cristo, o que isso significa e quais são os elementos que identificam uma igreja.

Comentarista: Pastor Esequias Soares é líder da Assembleia de Deus em Jundiaí – SP, graduado em Letras (Hebraico) pela Universidade de São Paulo, Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana
Mackenzie, professor de Hebraico, Grego e Apologia Cristã. Conferencista e palestrante em diversas eventos e igrejas no Brasil e no exterior, sempre alertando contra as falsas doutrinas e seitas. https://youtu.be/2Evr_JGD7Fs 

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#1.A COMUNIDADE DOS FIÉIS

1. Etimologia: O termo grego para "igreja" é ekklesía, literalmente, "chamado para fora", do verbo grego ekkaleo, "chamar, convocar", que não aparece no Novo Testamento grego e só ocorre duas vezes na Septuaginta: "e chamaram Ló" (Gn 19.5) e "chamarás pacificamente" (Dt 20.10, LXX). O substantivo ekklesía aparece 115 vezes no Novo Testamento, das quais em apenas cinco não é traduzido por "igreja": em Atos 19.32,39 e 41, a ideia é de "ajuntamento" ou "assembleia", como aparece na ARA; e nas outras duas ocorrências o termo se refere à congregação de Israel (At 7.38; Hb 2.12).

*ekklesia em grego é “Chamados para fora”, Deus nos chamou de “dentro do mundo” de pecado, para o servir (Cl.1.10-13).

2. A assembleia dos cidadãos: A Septuaginta emprega o mesmo termo ekklesía para traduzir o hebraico qahal, "assembleia, multidão humana reunida", em referência à congregação de Israel (Dt 23.2; 31.30; 2 Cr 6.3), e para verter mais quatro palavras menos frequentes no Antigo Testamento. Esse era o mesmo vocábulo para a assembleia dos cidadãos em Atenas. Mas o termo aparece no Novo Testamento com um significado glorioso: "Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de Deus" (Ef 2.19) e "universal assembleia e igreja dos primogênitos" (Hb 12.23). Essas palavras expressam um tom de uma celebração jubilosa, de uma reunião festiva com todos os remidos como cidadãos da comunidade celestial (Ap 5.11-13).

*De fato a igreja de Cristo, só tem a celebrar, pois através de Cristo, tivemos nossos pecados perdoados, fomos reconciliados a Deus o Pai, tivemos nossas vidas restauradas, desfrutamos das muitas bênçãos do Senhor, fomos absolvidos da condenação eterna (Rm.5.8-11), tivemos nosso nome escrito no livro da vida (Ap.3.5); (Ap.20.14-15); E no futuro acesso eterno a cidade santa, a nova Jerusalém, o céu (Ap.21.27).

3. O significado da expressão "Santa Igreja Católica": Essas palavras aparecem nos principais credos da antiguidade cristã. O termo katholikós, "universal, geral", significa literalmente "de acordo com o todo", pois é substantivo composto por katá e de holos. A preposição grega katá significa "de cima para baixo, contra, ao longo de, conforme, de acordo, segundo", e a palavra holos quer dizer "todo, inteiro, completo". Foi Inácio, bispo de Antioquia (70-110), que empregou o termo para designar a igreja com o sentido de "geral, universal". Mas o significado exato do termo se perdeu com o tempo.

SUBSIDIO DIDÁTICO l
O primeiro tópico é um pouco técnico. Mas é importante conhecer o sentido etimológico do termo "igreja". O comentarista mostra que ekklesia é uma palavra grega que significa um grupo de pessoas "chamado para fora" e a interliga com o termo hebraico qahal, "assembleia, multidão humana reunida", no contexto do Antigo Testamento.

#2.ELEMENTOS QUE IDENTIFICAM UMA IGREJA

1. Afinal, o que é Igreja?: É toda congregação ou assembleia que se reúne em torno do nome de Jesus Cristo como Senhor e Salvador, professando sua fé nEle publicamente e de forma diversificada, aberta a todas as pessoas, a qual inclui o batismo e a Ceia do Senhor (nas reuniões específicas). Trata-se da igreja no sentido completo da palavra. Como Jesus mesmo prometeu. Ele está presente na igreja por meio do Espírito Santo até a consumação dos séculos (Mt 18.20; 28.20).

*Devemos primeiramente entendermos, que quando falamos em igreja, existem dois "lados", vejamos:

#Como organismo: Se refere-se à união mística de todos aqueles que são salvos em Jesus Cristo (Mt.16.18); (Fm.1.2); (Ap.1.20); E essa é usada no contexto bíblico.

#Como organização: Seu patrimônio físico: Construções, móveis, instrumentos, veículos, telefones, etc.
Os símbolos: Sua nomeclatura, bandeira, brasão, papel timbrado, cartões de membros e credenciais de lideranças.

Seu patrimônio não físico: Herança doutrinária e cultural e suas obras marcantes que contribuem para sua história.

Seus estatutos e regimentos internos que expressam seus padrões de doutrinas e cultura.

Seus membros e congregados, e suas lideranças.

COMO ORGANIZAÇÃO             COMO ORGANISMO

1 – É VISÍVEL                           1 – É INVISÍVEL
2 – É LOCAL                             2 – É UNIVERSAL
3 – É HUMANA                          3 – É DIVINA
4 – É TEMPORÁRIA                    4 – É PERPÉTUA
5 – É IMPERFEITA                     5 – É PERFEITA

A igreja que a bíblia se refere, é a igreja como organismo, não é o templo, o edifício ou a placa denominacional, mas são aqueles que creem em Jesus e obedecem os seus mandamentos e de seus apóstolos (At.2.42), pois estes falaram inspirados pelo Espírito Santo (2Pe.1.20-21) e fundamentaram seus ensinos nos ensinamentos de Jesus (1Co.11.23); (1Jo.1.1-4).

O problema de muitos líderes ao fundarem “suas igrejas”, esquecem que a igreja de Jesus já foi fundada a muito tempo, e Jesus que é o dono da igreja estabeleceu princípios éticos, morais e espirituais, os quais, muitos líderes tem ignorado, substituindo as doutrinas bíblicas por filosofias meramente humanas, a pregação da palavra, a oração e a verdadeira adoração, por teatros, shows pirotécnicos e danças, para com isso atraírem as massas as “suas igrejas” e não os pecadores a Cristo.

2. As ordenanças: São duas as ordenanças da Igreja dadas por ordem específica do Senhor Jesus. A primeira é o batismo em águas: "Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" (Mt 28.19). A segunda é a Ceia do Senhor: "fazei isso em memória de mim" (Lc 22.19). O batismo em águas é o rito que simboliza a nossa união com Cristo e é a nossa confissão pública de fé em Jesus (Rm 6.A). Como se nasce apenas uma vez, da mesma forma o batismo acontece uma só vez (Ef 4.5). Já a Ceia do Senhor é o rito da comunhão e significa a continuação da vida espiritual (l Co 10.16). O crente em Jesus precisa estar em comunhão com a Igreja para participar da Ceia do Senhor. Isso por si mostra a impossibilidade de alguém querer ser crente sem se tornar membro da Igreja.

*Para fazer parte da igreja de Cristo, é necessário crer, arrepender e confessar Jesus pessoalmente (Rm.10.8-10) e publicamente através do batismo (Mc.16.15-16); (At.2.37.38), pois o batismo é símbolo de morrer para o mundo de pecado e viver para Deus (Rm.CAP.6), é andar em novidade de vida, como alguém pode dizer que pertence a igreja de Cristo, mas continua na mesma vida de pecado como o mundo? (Gl.5.19-222); (2Co.5.17); (1Jo.2.15-17).

Não basta sermos batizados (At.2.41), é necessário permanecermos (At.2.42), quando participamos da Santa Ceia, estamos declarando nossa comunhão com Deus e com os irmãos (At.2.46-47); (1Co.10.15-17).

Como diz meu pastor Cláudio Rogério:  "Não participamos da Santa Ceia para termos comunhão com Deus e a igreja; Participamos da Santa Ceia porque temos e estamos em comunhão com Deus e com a igreja".

3. A adoração: Os crentes em Jesus se reúnem para a adoração pública e coletiva. Os dois principais verbos gregos para "adorar", no Novo Testamento, são proskyneo, que significa "adorar, render homenagem", no sentido de prostrar-se (Ap 19.10), e latreuo, que significa "servir" a Deus (Ap 22.3). À luz da Bíblia, podemos definir adoração como serviço sagrado, culto ou reverência a Deus por suas obras (SI 92.1-5) e por aquilo que Deus é (SI 100.1-4). Não há diferença entre "servir" e "adorar" nem entre "prostrar-se" e "adorar". Os principais elementos de um culto são: oração, louvor, leitura bíblica, pregação ou testemunho, oferta e manifestação dos dons do Espírito Santo (1Co 14.26).

*A igreja de Cristo, que tem o Espírito Santo verdadeiramente, reconhece serve e adora somente a Deus Pai e a Jesus Cristo (Jo.4.23-24); (At.2.47), pois só a Deus é a honra, o poder e a glória; Deus não divide a sua glória com ninguém!

(Is.42. 8 Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura).

4. A família de Deus: Não devemos confundir igreja com templo; a casa de Deus é outra coisa. Há passagens no Novo Testamento em que o termo "casa" parece se referir à igreja: "para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo" (1Tm 3.15); "vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo" (1 Pe 2.5); "já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus" (1Pe 4.17). O termo "casa" também é utilizado na Bíblia metaforicamente para designar "família" (Js 24.15; At 16.31). A Igreja é citada como a família de Deus (Ef 2.19) e o templo espiritual de Deus (1Co 3.16; Ef 2.22). É por isso que chamamos de irmãos aqueles que se convertem ao Senhor Jesus.

SUBSÍDIO TEOLÓGICO II
"Precisamos nos identificar primeiro com o Senhor Jesus Cristo» parecer com Ele no amor, no trato com as pessoas, nas estratégias de trabalho, no aproveitamento das oportunidades, no uso de autoridade para libertar os oprimidos e na compaixão pelas pessoas. Enfim, identificar-se com Cristo é ser parecido com Ele no projeto de transformar o mundo [...]. Precisamos também de identificação entre nós mesmos, ou seja, precisamos entender e praticar o que é ser Igreja, Não me refiro a uma comunidade com estatuto e CGC, endereço e liderança, que faz o que quer, como quer e quando quer. Uma comunidade burocrática e fria, cheia de deveres e direitos, sem vida nem poder. Igreja não é um lugar onde uma multidão ali chega triste e sai vazia, nem tampouco um meio através do qual se possa ganhar dinheiro, explorando-se a boa fé alheia. Igreja não é uma facção dividida por um grupo de radicais e outro de liberais, onde só há confronto e não há vida. Igreja não é lugar de promessas mirabolantes, mas um lugar de vida onde Jesus se manifesta, onde há sinceridade, onde acontecem maravilhas, onde o amor tem liberdade de atuar, onde há comunhão e onde há poder" (FERREIRA, Israel Alves. Igreja Lugar de Soluções: Como recuperar os enfermos espirituais, 1.ed, Rio de Janeiro: CPAD, 2001, pp.12-13).

#3.O CORPO DE CRISTO

1. O corpo e seus membros: A Igreja é o corpo místico de Cristo (Ef 1.22,23). O apóstolo Paulo chama a atenção para um detalhe importante: "o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo" (1Co 12.12). Mas ele não relaciona o tema unidade e diversidade do corpo e seus membros com a Igreja, o que era de se esperar, mas diz o seguinte: "assim é Cristo também". Longe de confundir Cristo com a Igreja, pois Jesus é transcendente (Cl 1.16,17), o que Paulo nos ensina é que pertencemos a Cristo e por Ele somos membros do seu corpo (1 Co 12.27).
*
Cristo é o cabeça (Ef.1.22): É o comandante, que guia, dirige e governa, a igreja é de Cristo, então ela tem que estar de acordo com a vontade de Cristo.

A Igreja é o corpo místico (que não se dá segundo as leis naturais ou físicas; sobrenatural, espiritual.) de Cristo (Rm.12.5); (1Co.12.13); (Ef 1.22,23)

E os membros são os crentes (termo usado na bíblia para designar uma pessoa que crê em Deus e principalmente em Jesus Cristo): (1Co.6.15); (1Co.12.27).

Com isso aprendemos algumas lições: segue os esboço:

A) A igreja tem que se submeter a Cristo: Cristo é o dono, o comandante, que guia, dirige e governa, então ela tem que estar de acordo com a vontade de Cristo (Mt.16.18).

B) A igreja tem que ser santa, porque Cristo é santo (1Co.6.12-20)

C) Cada crente é importante, tem a sua função e seu valor para a igreja tanto como organismo e organização (1Co.12.15-19, 22-24)

D) Precisamos uns dos outros, não podemos sermos egoístas (1Co.12.21-22)

E) Precisamos cuidarmos e se importarmos uns com os outros, amarmos uns aos outros , pois somos todos irmãos, filhos do Pai Celeste (1Co.12.25-26)

CONHEÇA MAIS

Igreja: Origem da Palavra. "No Novo Testamento, a palavra 'igreja' é uma tradução da palavra grega ekklesia, que nunca se refere a um lugar de adoração, mas tem em vista uma reunião de pessoas. Na maioria esmagadora dos casos, ekklesia indica uma associação local de crentes". Para conhecer mais, leia Dicionário Bíblico Wycliffe, CPAD, p.949.

2. A morada de Deus: Quando Saulo de Tarso se encontrou com Jesus no caminho de Damasco, ele ouviu a voz que dizia: "Saulo, Saulo, por que me persegues?" (At 9.4). Saulo perseguia os discípulos de Jesus, mas o Senhor se identificou com eles. Ao apóstolo foi revelado que a Igreja é o corpo espiritual de Cristo, sendo o Senhor mesmo a cabeça (Ef 1.22,23; Cl 1.18), e seus membros são o templo de Deus, a habitação do Espírito Santo (1Co 3.16); em outras palavras, a morada de Deus no Espírito (Ef 2.22). O tabernáculo e o Templo de Jerusalém representavam a presença de Deus (Êx 40.34; 2 Cr 7.2,16). O salmista diz: "SENHOR, eu tenho amado a habitação da tua casa e o lugar onde permanece a tua glória" (SI 26.8). Não existe mais o Templo de Jerusalém, mas Deus habita no cristão individual (Jo 14.23; 1Co 6.19).

(Ef.6.18 Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.
19 Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus).

3. Os membros do corpo: A tradução "por um só Espírito" (1Co 12.13), como aparece na Almeida Século 21, e expressões correlatas na NTLH, e na NVI (que tem esta nota: "Ou com; ou ainda por"), não significa o mesmo que "em um só Espírito". As duas versões são gramaticalmente legítimas (Lc 2.27; 1 Co 12.3; Ef 3.5). Ser batizado "por um só Espírito" quer dizer que é o Espírito quem batiza; isso indica a iniciação dos crentes no corpo de Cristo e não se refere ao batismo do dia de Pentecostes. Essa posição é defendida também por Stanley M. Horton. Não há distinção de pessoas, raça ou staíus social na Igreja. O apóstolo explica: "formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito" (1Co 12.13b). A ilustração do corpo humano com a Igreja nos versículos seguintes, além de mostrar a unidade na diversidade, ensina também que precisamos uns dos outros (1 Co 12.21) e que, igualmente, diferimos entre si (1Co 12.18) e que precisamos cuidar uns dos outros (1Co 12.25). Isso é Igreja.

*É sempre necessário lermos o texto bíblico e o interpretarmos dentro do seu contexto, essa é uma regra da Hermenêutica (disciplina da teologia, que trata da ciência, da arte de interpretar), muitos usam esse texto para ensinar que todos os crentes em Jesus são batizados com Espírito Santo e que uns falam em línguas estranhas e outros não, mas no contexto do texto, Paulo está ensinando a igreja em Corinto (1Co.12.13), a respeito da diversidade dentro da unidade e utiliza o simbolismo do corpo para ensinar essa verdade, entenda melhor:

A igreja de Cristo, é constituída por todas as pessoas que em todo mundo creem em Jesus e estes receberam o Espírito Santo (Jo.14.16-17); (Jo.20.22); (At.5.32); Dessa forma todos nós que cremos em Jesus e fomos alcançados pela obra da salvação, temos o mesmo Espírito Santo.
Jesus usou a água para simbolizar o Espírito Santo e prometeu dar à aqueles que cressem nEle (Jo.7.38-39), daí a expressão usada por Paulo: “todos temos bebido de um Espírito” (1Co.12.13); 
Dessa forma, somos o corpo de Cristo e estamos ligados uns aos outros (1Co.12.12-13).

SUBSÍDIO TEOLÓGICO III
"A fim de enfatizar e visualizar a relação viva dos crentes com o Cristo, a Biblia o apresenta como o 'cabeça' da Igreja, e a Igreja como seu 'corpo' (1Co 12.27; Ef 1,22,23; Cl 1.18). Há várias razões para esta analogia. A igreja é a manifestação física - visível - de Cristo no mundo, a fazer seu trabalho, tal como chamar os pecadores ao arrependimento, proclamando a verdade de Deus às nações e preparando-se para as eras vindouras, A Igreja também é um corpo, composta de um arranjo complexo de diversas partes, cada qual discreta, cada qual recebendo do Cabeça, cada qual com seus próprios dons e ministérios, contudo, todos necessários à obra de Deus por vir (Rm 12.4-8; 1Co 6.15; 10.16,17; 12,12-27; Ef 4.15,16). (MENZIES, Wiltiam W.; HORTON, Stanley M, Doutrinas Bíblicas: Os Fundamentos da Nossa Fé. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, pp.134-35).

CONCLUSÃO: Diante do exposto, concluímos que Deus estabeleceu a sua morada, primeiramente no tabernáculo e depois no Templo, ambos consagrados a Ele, e que da mesma forma o Espírito Santo também estabeleceu a sua habitação no corpo do cristão individual. Entre gentios e judeus, o Senhor Jesus formou um novo povo (1Co 10.32), de modo que o gentio deixa de ser gentio quando se converte ao evangelho de Jesus Cristo (1Co 12.2; Ef 2.11). A missão principal da igreja é adorar a Deus e propagar o evangelho a todas as nações da terra (Mt 28.19,20).

Por: Pb. Tiago Luis Pereira (Professor da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – missões)

Cristais – Mg 17/08/17


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