terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Lição 4 Alegria, Fruto do Espírito; Inveja, Hábito da Velha Natureza


Lição 4 Alegria, Fruto do Espírito; Inveja, Hábito da Velha Natureza

Introdução: Na lição de hoje, estudaremos a alegria, como fruto do Espírito, e a inveja, como obra da carne. Veremos que a alegria que sentimos, e que é resultado do fruto do Espírito, não depende das circunstâncias. Mesmo enfrentando dificuldades e tribulações, podemos ter alegria em nosso coração. Estudaremos também a respeito da inveja, um sentimento terrível que faz parte da natureza adâmica. Veremos que tal sentimento não agrada a Deus e prejudica o próximo. 

Nota: Não está contido neste artigo, a lição da revista, mas somente os subsídios, as reflexões, os comentários dela. A revista ou as lições que vamos estudar neste trimestre, você encontra nas livrarias evangélicas, ou pela Internet.

O comentarista desta revista é o Pastor Osiel Gomes: Formado em teologia, filosofia, direito, pedagogia, psicanálise e pós graduado em docência do ensino superior, lecionou grego no seminário Batista e Hebraico. Atualmente está concluindo o mestrado na EST.

Subsídio, estudo, reflexão

#1.Alegria, Felicidade Interior

1.A alegria do Senhor: Alegria ou gozo, gr.chara: vem da raiz charis ( graça), que indica alegria independente das circunstâncias. Somente cheios do Espírito Santo, podemos produzir esse fruto, por nós mesmos não teríamos condições, pois somos afligidos todos os dias por várias provações que vem sobre nós para nos entristecermos, desanimarmos e desesperarmos, precisamos da alegria do Senhor, pois ela é a nossa força (Ne.8.10). A bíblia está “recheada” de  alegria, Zacarias profetizando, exorta Jerusalém a se alegrar, pois o rei que é Jesus, viria trazendo salvação (Zc.9.9), Paulo em sua carta aos Filipenses, também os exorta a se regozijarem no Senhor (Fl.4.4), o salmista exorta ao povo, a servir ao Senhor com alegria (Sl.100.2), Jesus exortando aos discípulos, disse: “Lucas: 10. 19. Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos fará dano algum. 20. Contudo, não vos alegreis porque se vos submetem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus”).

Obs: O verbo exortar, que vem da palavra exortação, não significa o que a maioria das pessoas pensam, pois associam essa palavra, como correção, repreenção, no ditado popular “uma dura”, pois é o contrário disso, exortar significa, consolar, encorajar e animar, a palavra exortação, vem da mesma raiz, que se dá, a um dos títulos do Espírito Santo, o Consolador.

2.A Fonte da nossa Alegria: Se olharmos para as aflições deste mundo, viveremos atribulados, entristecidos e desanimados para o resto de nossas vidas, diante disso, Jesus nos ensinou (João: 16. 33. Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo). Jesus é a fonte da nossa alegria, pra isso ele veio ao mundo, para converter nossa tristeza em alegria, com Jesus temos salvação, paz, alegria e esperança e etc. Caro leitor(a), coloque sua confiança em Jesus, entregue sua vida a ele e desfrute as bênçãos que ele outorga à aqueles que são seus. Veja o exemplo dos discípulos, que mesmo em meio a perseguição estavam cheios de alegria e ânimo para fazerem a obra de Deus (At.5.40-42); (At.16.19-25).

3.A Bênção da Alegria: A alegria, é um sentimento importantíssimo para o bem estar do ser humano, a alegria gera em nós ânimo, disposição e perseverança e muitos outros benefícios, e é essencial na caminhada cristã, por isso, de nada vai nos adiantar, se ficarmos entristecidos, “amargurados com a vida”, porque as coisas não estão indo bem como queríamos, tomemos o exemplo do profeta Habacuque que declarou algo lindo em seu livro (Habacuque: 3. 17. Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado. 18. todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. 19. O Senhor Deus é minha força, ele fará os meus pés como os da corça, e me fará andar sobre lugares altos).

#2.Inveja, O Desgosto Pela Felicidade Alheia

1.Definição: Conforme o comentarista da lição:  Segundo o Dicionário Bíblico Wycliffe “a palavra grega phthonos, que designa inveja” é utilizada em todo o Novo Testamento. A inveja é uma dor intensa (interior), diante do sucesso do próximo. Dor diante daquilo que é bom para o outro, por isso, Provérbios 14.30 diz que “a inveja é a podridão dos ossos”. O invejoso se amargura e adoece emocionalmente pelo fato de ele não ter o que a outra pessoa tem. A inveja faz com que as pessoas se utilizem de atitudes mesquinhas e malévolas para prejudicar o outro. Definitivamente, a inveja é um sentimento negativo que pertence à natureza adâmica. Esse sentimento perverso tem a sua origem em Satanás, pois ele tentou ser semelhante a Deus (Is 14.12-20).

2.Inveja Fruto da Velha Natureza: Conforme o comentarista:  Aprendemos em Gálatas 5.21 que a inveja é obra da carne. Uma pessoa dominada pela carne não mede esforços para degradar as qualidades boas existentes em outras pessoas. Infelizmente, muitos crentes ainda se deixam dominar por esse sentimento e acabam prejudicando a Igreja do Senhor e impedindo até que algumas pessoas se convertam. Que o Senhor livre os nossos corações dessa motivação perversa.

3.Os Efeitos da Inveja: Conforme o comentarista:  A inveja jamais trará bons resultados, pois é nociva e destruidora. Esse sentimento leva as pessoas a cometerem toda a sorte de maldade. Tomemos como exemplo os irmãos de José. Foi por inveja que eles o venderam como escravo aos mercadores (Gn 37.28). Alguns dos conflitos existentes entre Raquel e Lia também surgiram por causa da inveja de Raquel (Gn 30.1). A inveja que Saul passou a alimentar em relação a Davi levou-o a adoecer mental e espiritualmente (1Sm 18.7,8). Fez também com que ele perseguisse e desejasse matar a Davi (1Sm 18.10,11). Quantos não estão sendo também perseguidos e até “mortos” pela inveja. Ela separa os irmãos, destrói as famílias e igrejas. Em o Novo Testamento, vemos que o Filho de Deus foi preso e levado a Pilatos por inveja dos sacerdotes (Mt 27.18). Paulo alertou a Timóteo e a Tito a respeito desse sentimento nefasto (1Tm 6.4; Tt 3.3). A inveja é obra da carne e somente encontra guarida nos corações daqueles que ainda são dominados pela velha natureza e não pelo Espírito Santo.

Podemos citar também: Caim e Abel, Isaque e os pastores de Gerar.

#3.A Alegria do Senhor é para ser vivida

1.A Alegria no viver: Devemos viver nossos dias com muita alegria, pois só o fato de estarmos respirando, já é uma grande dádiva de Deus, devemos sermos gratos ao Senhor por tudo o que nos tem feito (Sl.103.1); Mesmo diante das adversidades devemos nos alegrarmos, pois é para nosso aperfeiçoamento, ou seja, para o nosso bem (Tg.1.2-4) ; (1Pd.4.12-16).

2.Alegria no Servir: O Senhor nosso Deus, nos beneficiou com muitas bênçãos, perdoou nossos pecados e reconciliou-nos com Ele através de seu Filho Jesus, se não fosse pela sua misericórdia, graça e amor revelado através de Jesus, jamais o conheceríamos! Como gratidão do nosso coração, devemos servir o Senhor com alegria, procurando agradá-lo em tudo.(Salmos: 100. 1. Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os habitantes da terra. 2. Servi ao Senhor com alegria, e apresentai-vos à Ele com cântico. 3. Sabei que o Senhor é Deus! Foi ele quem nos fez, e somos dele; somos o seu povo e ovelhas do seu pasto. 4. Entrai pelas suas portas com ação de graças, e em seus átrios com louvor; dai-lhe graças e bendizei o seu nome. 5. Porque o Senhor é bom; a sua benignidade dura para sempre, e a sua fidelidade de geração em geração).

3.Alegria no Contribuir: Servir ao Senhor implica servi-lo com tudo o que somos e temos, se Ele é o Senhor de nossas vidas, nós não somos dono de nada! Nem da nossa vida, pois Jesus nos comprou com seu sangue, somos propriedades de Deus (1Co.6.19-20); Se somos bem sucedidos materialmente falando, é graças ao Senhor, pois é Ele que nos deu a vida, a saúde, a inteligência, a sabedoria e as riquezas (Dt.8.10-18); Portanto, devemos contribuir com o reino de Deus entregando ao Senhor nossos dízimos e ofertas com alegria, como sinal de nossa gratidão e fidelidade ao Senhor por tudo o que nos tem feito. Esse texto é lindo, confira! (1Cr.29.9-17)

Conclusão: Que a alegria, como fruto do Espírito, seja derramada em nossos corações, mesmo enfrentando lutas e tribulações e que jamais venhamos permitir que a inveja tenha lugar em nossos corações. Que amemos a Deus e ao próximo, alegrando-nos com o seu sucesso. 

Por: Pb. Tiago Luis Pereira (Professor da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – missões)   

Cristais – Mg 17/01/17


Facebook: Tiagoejoelma Pereira 
Gmail: tiagoluispereira1@gmail.com
Twiter: Tiago Luis Pereira @TiagoLPereira1 



Nenhum comentário:

Postar um comentário