sábado, 7 de janeiro de 2017

Lição 2 O propósito dos Fruto do Espírito


                       Lição 2 O propósito dos Fruto do Espírito

Introdução: Estudaremos nessa lição, o porquê, que necessitamos produzirmos o fruto do Espírito, e     quais são as implicações em nossas vidas.

Nota: Não está contido neste artigo, a lição da revista, mas somente os subsídios, as reflexões, os comentários dela. A revista ou as lições que vamos estudar neste trimestre, você encontra nas livrarias evangélicas, ou pela Internet.

O comentarista desta revista é o Pastor Osiel Gomes: Formado em teologia, filosofia, direito, pedagogia, psicanálise e pós graduado em docência do ensino superior, lecionou grego no seminário Batista e Hebraico. Atualmente está concluindo o mestrado na EST.

Subsídio, estudo, reflexão

# Desculpe, pelos "espaços" de uma palavra a outra, e as palavras não se dividirem nas sílabas certas, mesmo editando, não consegui concertar!

#1. A vida controlada pelo Espírito
1.O que significa ser Controlado pelo Espírito: É ter a sua vida totalmente sujeita a vontade de Deus, renunciando a sua vontade, dominando sobre ela. É você esvaziar-se do seu “EU”, e se encher  totalmente do Espírito Santo (Ef.5.18), sendo suas ações dirigidas por Ele e não pela sua carne.
2. Um viver santo: O fruto do Espírito revela o caráter de Deus, Deus é santo, e quando nós aceitamos a Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas, nos arrependemos de nossos pecados, nós recebemos o Espírito      Santo, que opera em nós a obra da regeração, isto é o novo nascimento, que é, nascer de Deus, sendo agora filho de Deus, herdando o caráter de Deus. Sendo assim, o relacionamento meu com Deus, gera fruto através do Espírito Santo na minha vida, revelando o caráter de Deus, me fazendo ter um viver santo.
3.A verdadeira comunhão: Só podemos termos comunhão com Deus, se estivermos sendo dominados pelo    Espírito Santo, ou seja, gerando o seu fruto, pois as obras da carne é pecado, o pecado nos afasta de Deus     (Is.59.1-2); (Gl.5.19-21), (1Jo.3.8). Nossa comunhão com Deus, gera em nós o fruto do Espírito, sendo assim,  estamos em perfeita comunhão com Deus, para isso temos que investirmos tempo em nosso relacionamento com Ele, através da oração, meditação da palavra, na adoração etc.
#2.O fruto do Espírito Evidencia o Caráter De Cristo em Nós
1.O que é caráter?: “caráter”, segundo o dicionário Houaiss, é a qualidade inerente a um indivíduo,  desde o  nascimento, temperamento, índole. As características são as manifestações do nosso caráter, o fruto do           Espírito revela o caráter de Cristo, nossas ações revelam se somos cristãos ou não. (1Jo.4.7-8)
2.Caráter gerado pelo Espírito Santo: Quando nós nascemos, nós herdamos o pecado original, assumindo a natureza pecaminosa, a natureza adâmica, nos inclinando ao pecado (Rm.5.12), mas quando aceitamos a Jesus como Salvador, recebemos o Espírito Santo que gera em nós o novo homem, através do novo nascimento,      recebendo uma nova filiação (Jo.1.11-13); (Jo.3.3-8), sendo reconhecidos como filhos de Deus, herdando o    caráter de Deus, tendo o Espírito Santo habitando dentro de nós, ele nos ajuda a produzirmos os frutos, que agrada a Deus.
3. Um novo estilo de vida: Após sermos regenerados, isto é, nascermos de novo, começamos a viver em um   novo estilo de vida (2Co.5.17); (Rm.6.4). Hoje existem os falsos mestres, que não ensinam a verdade, não pregam O evangelho genuíno, de arrependimento, de renúncia, de transformação, de mudança, pregam sobre a   “prosperidade”, estão interessados na lã das ovelhas, e não na vida delas, ou seja, não se importam com o     bem-estar delas, desde que elas produzam, deem lucro, estes são falsos profetas, porque os distinguimos       pelos seus frutos, suas ações.
#3.Testemunhando as Virtudes do Reino de Deus.
1.O Propósito do fruto: Jesus ao nos tirou do reino das trevas, para o seu reino de luz, nos chamou com um    propósito, de sermos os proclamadores da salvação (Jo.15.16); (1Pd.2.9), mas, mais importante do que          proclamarmos o evangelho, é vive-lo, para que assim tenhamos autoridade, e não sejamos envergonhados,  devemos exercermos influência, tanto nas palavras, como nas ações que revelam o fruto do Espírito, pois       somos a luz do mundo e o sal da terra (Mt.5.1-12)
2. Uma vida produtiva: Jesus nos arrancou do terreno das trevas, e nos plantou no terreno da luz, para            darmos frutos. Segue um esboço:
*Uma planta sadia produz frutos.
*Temos que produzir frutos: #abundante (Mt.13.23); (Jo.15.5) #variados (Gl.5.22)
Para nossos relacionamentos: (Gl.5.22)
1°Deus: Vida santa e consagrada que agrada a Deus (Cl.1.10)
2°Pessoas: Amor que gera bom tratamento, boas obras de generosidade.
*Porque devemos produzir frutos?
a) Revela nossa natureza, quem somos: (Mt.7.17-18)
b) Revela nossa origem, de quem somos filhos, a quem servimos: (Jo.15.8); (1Jo.3.9-10)
c) Porque assim cumprimos nosso propósito: (Jo.15.16)
d) Glorificamos a Deus: (Jo.15.8)
3. O que fazer para manter a produtividade?
*1. O que nos leva a não produzir?
# Terra dura, ruim: Coração duro, falta de profundidade e intimidade com Deus.
# Falta de água: Palavra, falta conhecimento (Sl.1.1-3)
# Doenças: pecados
# Pragas: # egoísmo, # avareza, # timidez, # Sentimentos mesquinhos como, inveja, mágoa.
# Negligência do trabalhador: relaxado, não dedica
# Ociosidade: o trabalhador não cuida da planta, preguiçoso
# Ocupação com outras coisas, trabalho excessivo, não dedica
# Clima, influências climáticas: influências mundanas
*2. O que fazer para sermos produtivos?
# Cultivar: Aprofundar nosso relacionamento com Deus, e se dedicar,
# Irrigar: água da palavra, conhecimento bíblico
# Aprofundar a raiz para crescer: Oração, intimidade
# Podar: Cortar o que te prejudica, pecado, renunciar desejos, vontades.
# Esterco fertilizantes: Poder do Espírito Santo (At.1.8)
:-) Há esperança para quem:
a) Quem não produz (Lc.13.8)
B) Quem já foi cortado (Jó.14.7)
Conclusão: Precisamos ter uma vida frutífera e para isso precisamos estar ligados à Videira. O propósito dos    frutos é glorificar ao Pai: “Nisto é glorificado meu Pai; que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos”  (Jo 15.8). Busque ter um relacionamento pessoal com Cristo, seja cheio do  Espírito Santo e produza muitos    frutos para a glória de Deus.
Por: Pb. Tiago Luis Pereira (Professor da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – missões)   

Cristais – Mg 07/01/17


Facebook: Tiagoejoelma Pereira 
Gmail: tiagoluispereira1@gmail.com
Twiter: Tiago Luis Pereira @TiagoLPereira1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário