quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Lição 3 O perigo das Obras da Carne


                                 Lição 3 O perigo das Obras da Carne

Introdução: A lição deste domingo é um alerta para os que querem agradar a Deus e ter uma vida frutífera. Estudaremos o perigo das obras da carne. Precisamos ter cuidado, pois dentro de todo crente habita duas naturezas: a natureza adâmica, a qual foi corrompida na Queda, e a nova natureza, que é resultado da regeneração, do novo nascimento (Jo 3.3). Veremos que a natureza adâmica, se não for controlada pelo Espírito, produz frutos que levam o crente à morte espiritual.

Nota: Não está contido neste artigo, a lição da revista, mas somente os subsídios, as reflexões, os comentários dela. A revista ou as lições que vamos estudar neste trimestre, você encontra nas livrarias evangélicas, ou pela Internet.

O comentarista desta revista é o Pastor Osiel Gomes: Formado em teologia, filosofia, direito, pedagogia, psicanálise e pós graduado em docência do ensino superior, lecionou grego no seminário Batista e Hebraico. Atualmente está concluindo o mestrado na EST.

Subsídio, estudo, reflexão

#1.A Vida Conduzida Pela Concupiscência da Carne

1.A Concupiscência da Carne: “Concupiscência”: Segundo o dicionário Wycliffe, é um termo usado teologicamente para expressar os desejos malignos e lascivos que assediam os homens caídos(Rm.7.8). Todo ser humano é assediado pelos seus desejos e impulsos carnais, devido à queda da humanidade em (Gn.3), todo ser humano nasce pecador (Rm.5.12) e é inclinado para o pecado (Rm.7.18-20).

2.A Vida guiada pela Concupiscência da carne: É ter o “EU” no comando, é quando minhas ações são unicamente pautadas nos meus desejos, nas minhas vontades, nos impulsos da minha carne. Portanto, para agradar a Deus é necessário “morrermos pra nós mesmos” (Cl.3.5); (Rm.6.11-13), porque para agradarmos a Deus, temos que fazermos a vontade Dele revelada na sua palavra, que é a Bíblia Sagrada, ela nos revela quem é Deus, quais são as suas ações e o que lhe agrada e que lhe o aborrece. Daí então, entra a missão da igreja de Cristo, que é, revelar, anunciar o Senhor Deus aos povos, para que o conheçam e sejam salvos. (1Pd.2.9)

3.A Vida Conduzida pela Concupiscência dos Olhos: É um dos maiores vilões do cristão, quando andamos pelas páginas sagradas, vemos vários personagens que foram vencidos por ele, começando por Eva (Gn.3.6), outros que também entraram na lista estão, Ló, Acã, Sansão, Davi, nós vemos quão grandes e terríveis consequências lhes acarretarem por terem dado vazão a concupiscência dos olhos. Quem pois, abateria esse terrível vilão? Jesus Cristo nosso Senhor quando estava jejuando no deserto, acerca de 40 dias, lhe apareceu o Diabo, e o tentou, após 2 tentativas o tentador, parte para a terceiro ataque, mostrando a Jesus todos os reinos do mundo e a glória deles, dizendo que os daria, se prostrado o adorasse, mas Jesus, nosso herói, o repreendeu e venceu a concupiscência da carne e a concupiscência olhos. (Mt.4.1-11).

#2.A Degradação do Caráter Cristão

1.O Caráter: Segundo o comentarista da lição: “Caráter”, do grego, charakter, que significa “estampa”, “impressão” e “marca”, contudo, é importante ressaltar que esta palavra tem diferentes significados em distintas ciências, como a sociologia e a psicologia. Segundo o Dicionário Houaiss é “um conjunto de traços psicológicos e, ou morais, que caracterizam um indivíduo”. O caráter não é inato (que pertence ao ser desde o seu nascimento; inerente, natural, congênito.) e pode ser mudado.

2.O Caráter Moldado pelo Espírito: Quando aceitamos a Jesus como Senhor e Salvador, recebemos o Espírito Santo (Jo.1.11-13);(At.5.32); (Gl.4.6). É Ele que muda o nosso caráter, nossa maneira de pensar e por consequente, a nossa maneira de agir. (1Co.6. 9  Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,10  nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.11  E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus).

Infelizmente, existem muitos hoje profanando o evangelho de Jesus Cristo, se dizendo “evangélico”, mas permanece em sua vida “podre” de pecado, nos vícios, no adultério, na prostituição, na lascívia, no ódio, nas contendas e etc...

Evangelho é mudança! É transformação! É renúncia! É negar a si mesmo a cada dia!

(2Co.5. 17  Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo).                                                                                                               _____________________________________________________________________________

(Ef.4. 17  E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.18  Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; 19  Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.
20  Mas vós não aprendestes assim a Cristo,
21  Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus;
22  Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
23  E vos renoveis no espírito da vossa mente;
24  E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
25  Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
26  Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
27  Não deis lugar ao diabo.
28  Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
29  Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.                                                                                             _____________________________________________________________________________

(1Pe.1. 14  Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
15  Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
16  Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo).

3.Ataques ao seu Caráter: Segue o esboço:

# A partir do momento que aceitamos a Jesus, entramos em uma batalha, e sozinhos jamais venceremos, por isso, devemos nos enchermos do Espírito Santo. Eis aí nossos inimigos:

*1° inimigo: Nós, carne, Eu:

#nossa natureza, a carne, é caída, já nascemos em pecado (Rm5.12)
#nossa carne é fraca (Mt. 26.41) para obedecer a vontade de Deus (Rm.8.7)
# as obras da nossa carne, só peca gl.5.19-21
# as obras da carne não agradam a Deus (Rm.8.8); (Ef.2.3)
# Deus julgará aqueles que andam na carne (Gl.5.21); (Gl.6.8)

*2° Inimigo: O Mundo: filosofia, cultura, sistema pecaminoso regido por Satanás (2Co.4.3-4) (Ef.2.2); (1Jo.2.16); (1Jo.5.19)

# Deus ama (Jo.3.16) o mundo (pessoas,humanidade), mas não ama, quem ama o mundo (sistema pecaminoso,corrupto)  (Tg.4.4);(1Jo.2.15)
# pra vencê-lo (1Jo.5.4-5)
#o mundo nos odeia porque não andamos na sua cultura (Jo.15.18-19). 

#como é a cultura do mundo? Algumas, entre muitas:
> a mulher tem que valorizar o seu corpo
> tem que pagar o mal com mal
> está triste bebe, fuma, vai pra festa, baile
> se algo deu errado, murmura, reclama,fala palavrão
> é feliz segundo as circunstâncias
> se lhe ofende, briga, revida
> guarda mágoa, não perdoa
> engana, mente, “passa os outros pra trás” pra obter lucro
> é vergonhoso a pessoa que é virgem, pura, que se reserva para o casamento
> fala mal e julga o próximo querendo seu mal
> buscam primeiro as a coisas materiais

*3° Inimigo: Diabo, Satanás

# sua obra matar, roubar, destruir (Jo.10.10); (1Pd 5.8)
# jesus veio pra vencê-lo e o venceu (1Jo.3.8); (At.10.38)
# jesus capacitou os discípulos e a nós também (Lc.9.1-2); (Lc.10.19); (Mc.16.17)
#3. Uma Vida que não Agrada a Deus

1.Viver segundo a carne: Comentário do tópico #1

2.Vivendo como Espinheiro: Uma árvore é conhecida pelos seus frutos, e não, pelas suas folhas ou flores. Segundo o comentarista: Jotão apresenta algumas árvores em uma parábola para o seu povo (Jz 9.7-21). As árvores representam o povo de Siquém que desejavam um rei. Essas árvores eram boas: uma produzia azeite que era utilizado na unção dos sacerdotes e iluminação; outra produzia figos que alimentava o povo; a videira produzia vinho, que era usado nos sacrifícios de libações. Porém o espinheiro, arbusto inútil, representava Abimeleque. Muitos atualmente estão como Abimeleque, não produzem nada de útil para Deus ou para o próximo e ainda ferem as pessoas com seus espinhos. Quem vive segundo a carne se torna um espinheiro, inútil para Deus e para a Igreja.

3.Uma vida infrutífera: Segundo o comentarista: Certa vez, Jesus contou uma parábola a respeito de uma árvore estéril, uma figueira (Lc 13.6-9). A figueira sem frutos refere-se primeiramente a Israel, porém ela também pode ser aplicada aos crentes que professam a Jesus e, no entanto, insistem em viver uma vida carnal, pecaminosa. Na parábola, o agricultor investe na figueira, adubando, regando, podando, ou seja, dando todas as condições para que produza fruto. Mas caso ela não viesse a frutificar seria cortada. Deus está investindo em sua vida e dando todas as condições para que você produza bons frutos, aproveite a oportunidade.

CONCLUSÃO: Quem vive segundo a carne não pode agradar a Deus. E a vida sem Deus torna-se infrutífera. Longe do Senhor nos tornamos espinheiros, nos ferimos e ferimos ao próximo. Busque a Deus e seja uma árvore frutífera.

Por: Pb. Tiago Luis Pereira (Professor da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – missões)   

Cristais – Mg 12/01/17


Facebook: Tiagoejoelma Pereira 
Gmail: tiagoluispereira1@gmail.com
Twiter: Tiago Luis Pereira @TiagoLPereira1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário