quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Lição 1: As Obras da carne e o Fruto do Espírito


                            Lição 1: As Obras da carne e o Fruto do Espírito

Nota: Não está contido neste artigo, a lição da revista, mas somente os subsídios, as reflexões, os comentários dela. A revista ou as lições que vamos estudar neste trimestre, você encontra nas livrarias evangélicas, ou pela Internet.

O comentarista desta revista é o Pastor Osiel Gomes: Formado em teologia, filosofia, direito, pedagogia, psicanálise e pós graduado em docência do ensino superior, lecionou grego no seminário Batista e Hebraico. Atualmente está concluindo o mestrado na EST.

Subsídio, estudo, reflexão

Introdução: Neste trimestre, estudaremos a respeito das obras da carne e o fruto do ESPÍRITO. Estudaremos sobre a luta entre a carne e o espírito. Sabemos que após aceitarmos a JESUS CRISTO como salvador e senhor temos que olhar continuamente para ELE e tentar imitá-lo em tudo.

# 1.Andar na carne x Andar no Espírito

1.O que é a carne? A carne se refere a nossa natureza adâmica, devido ao pecado original de Adão, todos os seres humanos que nascem, nascem em pecado, inclinando nos para o pecado, isso fala do nosso velho homem que anda segundo os seus deleites e prazeres fazendo o que lhe agrada e não que agrada a Deus.

2.O que é o espírito: Deus fez o ser humano, corpo alma e espírito, o nosso espírito Deus implantou em nós para que pudéssemos nos relacionarmos com ele, quando estamos vivendo na carne o nosso espírito está morto vamos dizer assim, inativo (Ef.2.1-3), mas quando entregamos a nossa vida a Jesus, pela obra do Espírito Santo nosso espírito ele é vivificado, há uma união nossa com Deus, que chamamos de Novo Nascimento, também de obra da regeneração, nova filiação nos tornando filho de Deus ( Ef.2.4-5)

3. Andar na carne x andar no Espírito: São duas maneiras de se viver, andar na carne segundo a Bíblia é viver segundo as vontades da minha carne, viver no espírito é viver conforme a palavra de Deus que revela a vontade de Deus para nós, os que vivem na carne não podem agradar a Deus (Rm.8.7-8) e o seu fim a morte é a condenação eterna (Gl.6.8a) aqueles que vivem no espírito tem comunhão com Deus e o fim é a vida eterna (Gl.6.8b). (Rm.8.13)

#2. As obras da carne um convite ao pecado

1.A cobiça: A cobiça é a porta para o pecado (Tg.1.14-15),quando Eva estava no Jardim do Éden, Satanás por meio da serpente queria que ela pecasse, por isso a instigou a cobiçar o fruto proibido (Gn.3.1-6), Eva obedecendo a sua cobiça comeu do fruto pecado contra Deus e sofreu terríveis consequências que nos atingem até os dias de hoje, se andarmos no Espírito,  nós podemos resistirmos a cobiça e as nossas concupiscências , que são os nossos desejos desenfreados que querem fazer a nossa vontade e não a de Deus.

2. A oposição da carne. Nosso senhor Jesus Cristo já havia falado que a carne é fraca e o Espírito sempre está pronto (Mt.26.41), isso significa que a carne não quer se sujeitar a vontade de Deus (Rm.8.7), nosso espírito anseia por Deus, em obedecer a Deus, mas a nossa carne ela deseja o pecado, em satisfazer a nossa carne, então existe essa oposição da carne contra o espírito (Gl.5.17), mas devemos “alimentarmos” o nosso espírito para que a carne não vença essa batalha (Gl.5.16).

#3. Fruto do Espírito, um chamado para a santidade

1.O que é o fruto do Espírito?: São os resultados do meu relacionamento com Deus, o Espírito Santo em comunhão com o meu espírito, me faz pensar e agir de uma maneira que agrada a Deus, que tenha um bom relacionamento com as pessoas e tenha bem-estar pessoal.

2.Os frutos provam a nossa verdadeira santidade: Deus é santo, e quer que vivamos de maneira santa (1 Pd.1.14-16), os dons do Espírito revelam o poder de Deus, enquanto o fruto do Espírito revela o caráter de Deus, muitos julgam uma pessoa espiritual, pelos os dons que ela manifesta, mas a verdadeira espiritualidade, ou seja, se de fato somos filhos de Deus, é revelada pelos frutos, pois pelos frutos se conhece a árvore, resumindo é termos o caráter de Deus e revelarmos através de nossas ações.

3. A santidade que o Espírito Santo gera em nós: A medida que nos relacionamos com Deus, por intermédio da meditação e obediência da palavra de Deus que é a bíblia, pela oração e adoração, o Espírito Santo vai nos aperfeiçoando, nos santificando, de maneira que possamos agradar a Deus em tudo. Segundo o comentarista, a santidade é:

a) Posicional: fala da nossa nova posição em Cristo, outrora éramos inimigos de Deus, filhos da ira (Ef.2.2-3), mas seu amor nos alcançou e nos restaurou (Ef.2.4-6); (Rm.5.8-11).

b) Progressiva: Dia após dia o Espírito Santo vai nos santificando, vamos sendo iluminados pela palavra de Deus que dissipa todas as trevas (Sl.119.105)

c) Final: A santificação terá o seu ápice, quando Cristo vier para nos arrebatarmos, e recebermos a transformação do nosso corpo físico em um corpo glorificado. (1Co.15.49-54); (Fl.4.20-21); (1Jo.3.2).

Por: Pb. Tiago Luis Pereira (Professor da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – missões)   

Cristais – Mg 05/01/17

Facebook: Tiagoejoelma Pereira 
Gmail: tiagoluispereira1@gmail.com
Twiter: Tiago Luis Pereira @TiagoLPereira1 


Um comentário:

  1. Gostaria de parabenizar pelo excelente comentário feito sobre a emblemática questão da carne versos o espírito. John Knox um clérigo escocês, ao aproximar-se da morte disse: “Eu sei o quão difícil é a batalha entre a carne e o espírito sob a pesada cruz de aflição, quando não aparece nenhuma defesa desse mundo, mas a morte presente. Conheço as queixas relutantes e murmuração da carne”. Quando Paulo descreve a nossa condição carnal, ele se utiliza da expressão grega “sarx” a qual nos traz a ideia de uma afetação total de todas as áreas da vida do ser humano, sendo assim impossível para o homem sem Cristo ter qualquer outra inclinação que não seja para o pecado, tendo essa ideia em mente como Paulo tinha, é que compreendemos o que Jesus quis dizer ao mencionar para Nicodemos sobre o novo nascimento, este apontava para uma regeneração não através das obras da carne (esforço humano) mas sim nEle (Jesus Cristo).

    Ótimo trabalho, que Deus possa continuar usando e direcionando os seus estudos para a edificação do corpo de Cristo. Um abraço

    ResponderExcluir