terça-feira, 14 de julho de 2020

O Reino de Deus não depende de Homens!


O Reino de Deus não depende de Homens!

A Parábola da Semente proferida pelo Senhor Jesus em (Mc 4.26-29) nos mostra esta verdade, em relação ao seu Reino, Deus não depende de homens, pois estes, o máximo que podem fazer é auxiliarem na expansão do Reino de Deus e os homens que se manifestam e lutam contra o Reino de Deus ficarão frustrados, pois todos seus esforços serão nulos!

Pb.Tiago Luis Pereira – Cachoeira – Boa Esperança - MG


O crescimento do Reino de Deus embora tenha o auxílio dos homens “homem lançasse semente à terra” (Vs.26); (Parábola do Semeador - Mc 4.8,20), todavia, não depende deles para se desenvolver “E dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse” (Vs.26-27). 

Desta forma o Reino de Deus é um mistério e o homem não pode compreender. “Não sabendo ele como” (Vs.27), parecendo-lhe até mesmo loucura (1Co 1.18-21).

Pois ela é obra do próprio Deus “Porque a terra por si mesma frutifica” (Vs.28); (Gn 1.10-12);

A expressão “si mesma” vem do grego “αυτοματος” – “automatos” – autômato; automático.

Isto é: Movido por impulso próprio, ou que age sem a instigação ou intervenção de outro; Frequentemente usado com referência à terra, produzindo plantas de forma autônoma, e das próprias plantas e frutas que crescem sem ser cultivadas.

Assim é a palavra de Deus, ela tem um efeito autômato e eficaz (Rm 1.16); (Hb 4.12), existem muitas pessoas que se converteram a Cristo lendo um passagem da Bíblia Sagrada sem o auxílio de um evangelista, pastor e mestre, é claro que a função destes são importantes (At 8.26-40) e foram designadas pelo próprio Deus (Ef 4.11-16), todavia, Deus não depende deles para expandir seu Reino na terra, quanto a isto o apóstolo Paulo discernia muito bem (1Co 3.6). É o Senhor quem sustenta, quem promove este processo de crescimento “primeiro a erva, depois a espiga, por último o grão cheio na espiga” (Vs.28-29).

Vemos o exemplo disto no Dia de Pentecostes (At 2.1-11) muitos dos que creram e foram batizados, retornaram para suas casas e ali o Reino de Deus cresceu sem depender de nenhum apóstolo, temos o exemplo da igreja do Senhor Jesus em Roma, pois muitos estudiosos concordam que Pedro, Paulo e nenhum dos apóstolos fundaram esta igreja, mas foram os “forasteiros romanos (tanto judeus como prosélitos)” (At 2.10) “simples discípulos cristãos” que a fundaram; Na dispersão dos cristãos em (At 8.1-4) aconteceu o mesmo e nasceu também a igreja do Senhor Jesus em Antioquia (At 11.19-22)  

Desta forma, fica claro que nossa missão é plantar (Pregar o Evangelho), mas produzir o arrependimento e a salvação é obra de Deus (Jo 16.7-11); (At 3.37-38); (At 16.12-15); 

Portanto, não se deixe frustrar se as pessoas que você tem pregado não se convertem, todavia, se certifique pelo menos de 2 coisas:

1° Verifique se de fato você tem lançado a genuína semente da palavra de Deus:

Há muitos “pregadores” por aí oferecendo “tudo” (vida financeira próspera, saúde física, estabilidade conjugal e realização de sonhos e etc...); É claro que Deus pode nos abençoar com estas bênçãos e fazer muito mais daquilo que pedimos e pensamos, mas o propósito central da revelação de Deus na Bíblia Sagrada é apontar à Cristo (1Co 1.23); (1Co 2.1-2), que se despiu de sua glória para redimir o homem de seus pecados, restaura-lo ao Pai, livra-lo da condenação eterna e conceder-lhe a vida eterna.

Esta pregação é um mesclado de amor e justiça, ou seja, você ao pregar a palavra de Deus, deve apresentar o Evangelho do Senhor Jesus Cristo, declarar o juízo divino dizendo que o homem é pecador, que está separado de Deus e está caminhando para a morte eterna (Rm 3.9-20) e ao mesmo tempo declarar o amor de Deus por esta pessoa que foi revelado no Cristo crucificado para lhe perdoar e lhe salvar (Jo 3.16); (Rm 3.21-25); (Rm 5.1-21). 

Você ainda deve ressaltar dizendo que aquele que rejeita o Senhor Jesus Cristo rejeita também o próprio Deus (Jo 14.6); (Jo 17.3) e a Sua permanece sobre ele e em breve Ele o julgará! (Mc 16.16); (Jo 3.18,36); (Jo 8.24); (At 17.30-31).

2° Verifique se de fato você tem feito o trabalho de um genuíno semeador:

Na parábola do semeador proferida pelo Senhor Jesus em (Mc 4.1-20) vemos algumas lições implícitas do semeador: saiu o semeador a semear” (Vs.3):

A) Disposição de trabalhar: Não podemos nos acomodar, a ordem do Senhor Jesus é ide! (Mc 16.15); Devemos renunciar a nossa vontade, conforto e tempo para nos empenharmos na Seara do Mestre com todas as nossas habilidades.  

B) O Semeador não pode fazer acepção de pessoas: O semeador não escolheu o terreno, ele lançou a semente à beira do caminho, pedregais, espinhos e boa terra; Não podemos nos esquecer de que Deus não faz acepção de pessoas, Ele amou o mundo (Jo 3.16); (Mt 28.19).

C) O Semeador deve ser perseverante: O semeador andou e semeou em 4 terrenos, vencendo a labuta e o cansaço (Ec 11.6), ele não parou em sua jornada mas foi até o fim e apenas 1 terreno deu resultado; Não devemos desistir por causa dos obstáculos e nem nos frustrar pelos outros 3 que não frutificaram, mas devemos nos alegrarmos, pois uma alma vale mais que o mundo inteiro com suas riquezas, esta é uma grande recompensa! (Lc 15.7,10); (1Co 15.58).

Assim como acabamos de observar, o semeador deve ser maduro suficiente para entender que ainda que ele seja um genuíno semeador e está semeando a genuína semente:

O Reino é de Deus e por mais que cooperamos com Deus em seu Reino, os resultados bons ou ruins não somos nós que produzimos! Pois se assim for, os resultados ruins será para nossa vergonha e os resultados bons será para nossa glória? De maneira nenhuma!

Pois quando os resultados são ruins, a culpa não é de Deus, não é da semente (Palavra) e nem do semeador (você), mas sim dos terrenos (Mc 4.4-7), infelizmente o deus deste século (satanás) cegou o entendimento dos incrédulos e por isto muitos rejeitam o evangelho (Mc 4.15); (Lc 8.12); (2Co 4.3-5), não são poucos aqueles que preferem mais os porcos do que o Senhor Jesus (Mc 5.1-20).

A rejeição de Cristo pelos incrédulos é o argumento usado pelo apóstolo Paulo para explicar a atual condição espiritual de Israel (Rm 9.30-33); (Rm 10.13-21), em contra partida, temos os samaritanos que creram em Cristo (Jo 4.39-42); (At 8.5-17).

E quando os resultados são bons, a alegria pode até ser do semeador e receber alguma recompensa pela sua cooperação (Jo 4.36); (1Co 3.8), mas toda glória é Deus e de sua palavra (2Co 4.6-7); (1Co 3.7); (Rm 11.36).

Que esta palavra seja o consolo para aqueles (Missionários, pregadores, irmãos) que estão frustrados, devido a não conversão de muitas pessoas.

Que esta palavra traga paz para aqueles que estão “super-preocupados” com o futuro da igreja do Senhor Jesus.

O Reino é de Deus! A igreja é do Senhor Jesus! Nada (qualquer circunstâncias) e ninguém (quaisquer pessoas) vão destruir o Reino de Deus e a igreja de Cristo (Mt 16.18); (At 8.1-4); (At 12.23-24), pelo contrário, o Reino de Deus através da Igreja do Senhor Jesus se expandirá cada vez mais, encherá toda a Terra e dominará para sempre! (Is 11.1-9); (Dn 2.44); (Zc 14.9); (Ap 21.23-26); (Ap 22.1-5).

Atente para estes textos:

A) Aos servos de Deus que já receberam o Senhor Jesus como Salvador: Fiquemos firmes servindo o Rei Jesus, para que desfrutemos de todas as maravilhas do Reino de Deus que está por vir!  (Ap 22.11-13)

B) Aqueles que ainda não são crentes no Senhor Jesus:

(Ap 22.14 Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.

15 Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.

16 Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.

17 E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida. 

2 comentários: