quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

O Batismo com Espírito Santo


1. A Promessa do envio do Espírito Santo




ü  No A.T só os sacerdotes, reis, juízes, profetas recebiam o Espírito Santo, capacitava (Davi), dava coragem, poder, transformava o caráter (Saul).

ü  Somente esses recebiam, não eram todas as pessoas, mas Deus   prometeu que todos receberiam (Joel 2.28-29)

ü  João falou que esse Espírito viria através de Jesus (Mt 3.11)

ü  Jesus recebeu seu poder, sua capacitação (Mt 3.16; Lc 5.17; At 10.38)

ü  Jesus prometeu dar o Espírito Santo aos seus discípulos (Jo 7.37-39; Jo 14.15-17,26; Jo 15.26; Jo 16.7-14)

ü  Jesus após ressuscitar concedeu aos discípulos o Espírito Santo como prometera (Jo 20.22; 1Co 12.13; Ef 1.13-14)

ü  É para os que creem e lhe obedecem (At 5.32) como? (Mc 16.15-16; At 2.37-39)

2. Batismo com o Espírito Santo




ü  Temos agora que buscar o revestimento que Jesus prometeu (Lc 24.49; At 1.4-5,8) que é o batismo com o Espírito Santo, que vai nos capacitarmos mais, para fazermos a obra de Deus.

ü  Jesus recebeu o Espírito Santo, mas não falou em línguas, porque é Deus.

ü  O Batismo com o Espírito Santo prometido em (Jl 2.28-29)

ü  “O dom do Espírito Santo”, era a terminologia usada pelos apóstolos para designar o batismo no Espírito Santo. (At 2.38); (At 10.45); (At 11.15-17).

ü  Foi cumprido em (At 2.1-4) e é prometido a todos conforme em Joel e (At 2.39)



ü  Pentecostes: festa da tradição hebraica, onde é chamada de Shavuoth (“semanas”). Durava 7 semanas, desde o dia seguinte à Páscoa até o cinquentésimo dia. À base dessa festa existe uma tradição agrícula, que coincide com o início da colheita, seja de trigo que frutas e vegetais. Os agricultores agredeciam a Deus esse dom com ofertas das primícias. As 7 semanas, como dissemos, começavam a partir da Festa da Páscoa (Pesah, festa da libertação do Egito). No cinquentésimo dia, cada família oferecia os seus dons derivados da colheita. Em Levíticos 23,34-44 são indicados os detalhes desta festa, celebrada até hoje pelos judeus, e nos dias dessa festa, Deus cumpriu a sua promessa (At.2)

ü  Há três sinais que mostram a ação sobrenatural do Espírito Santo por ocasião de sua descida no dia de Pentecostes: o som como de um vento (At 2.2), a visão das línguas repartidas como que de fogo (2.3) e o falar em línguas (2.4). Os dois primeiros sinais jamais se repetirão, pois foram manifestações exclusivas que tiveram como objetivo anunciar a chegada do Espírito Santo. Além marcar a chegada do Espírito Santo, no dia de Pentecostes, as manifestações sobrenaturais também inauguraram a Igreja. Assim, o som soava como vento, mas não era vento, e da mesma forma visão não era fogo, mas lembrava o fogo de Deus (Êx 3.2; 1Rs 18.38). Mas línguas são um sinal que se repete.




"Cheios do Espirito": É uma expressão que vai aparecer 11 vezes em Atos e faz alusão ao revestimento de poder. (At 2.4/ At 4.8/ At 4.31/ At 6.3/ At 6.5/ At 6.8/ At 7.55/ At 9.17/ At 11.24/ At 13.9/ At 13.52)


ü  É confirmado quando a pessoa fala em línguas estranhas (At 2.1-4; At 10.44-46. At 11.15-17. At 19.1-7)

*A evidência inicial do batismo com o Espírito Santo é o falar em línguas, é um sinal visível e audível, leia essa passagem bíblica:




(At 8.15 Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo 16 (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus). 17 Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo. 18 E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro, 19 Dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo).

Perceba que Simão viu que as pessoas recebiam o Espírito Santo, e aqui está se tratando do batismo no Espírito Santo, e não ter a presença do Espírito Santo como morada, pois já haviam crido em Jesus e já haviam sidos batizados em águas. Leia também (At 10.44-47); (At 11.15-17); (At 19.5-6).

3. As línguas estranhas

ü  As línguas do Pentecostes eram sobrenaturais, pois foram caracterizadas como "outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem" (At 2.4). O termo grego para "outras" aqui é héterais, de héteros, "outro de tipo diferente"

ü  Línguas conhecidas na terra (At 2.6-12) essas quem fala não entende ou Línguas desconhecidas, mistérios que só Deus entende (1Co 14.2).

ü  3. É possível, entretanto, que, quando do Pentecoste samaritano (Atos 8:14 e ss., se línguas foram faladas naquela oportunidade) e do Pentecoste gentilico (Atos 10:44 e ss), que essas línguas tivessem sido um sinal de poder e de prova da descida do Espírito, pois não havia necessidade de mais línguas com vistas à evangelização. Portanto, nesses casos, temos uma razão diferente para o fenômeno, sendo indubitável que as línguas então faladas nem foram entendidas e nem interpretadas. Seu intuito não era nem evangelizar e nem ensinar. Champlin




ü  O propósito das línguas estranhas é ter mais intimidade com Deus e a edificação pessoal (1Co 14.2,4,14)

ü  Devemos termos sabedoria quanto ao uso do dom de línguas estranhas (1Co 14.6,9,19,20)



ü  Como faremos então? Decência e ordem (1Co 14.26-28), profecia (1Co 14.29-33)

ü  Devemos ter poder, mas também sabedoria para não virar fanatismo (1Co 14.39-40)

# Não é atestado para salvação, ou nos considerarmos mais santos ou espirituais que outros.

Nós que cremos no batismo com o Espírito santo, e nos dons espirituais na atualidade somos denominados de pentecostais, devido a promessa do derramamento do Espírito santo com poder ter acontecido no dia de pentecostes em Atos 2.

O Espírito Santo se manifesta através dos dons espirituais (1Co 12.4-11): Não há como contestar a manifestação do Espírito Santo através dos seus dons espirituais, em pleno século XXl, vemos os dons espirituais ativos ainda hoje.

O sinal inicial e a variedade de línguas: Desde 1906, na rua Azusa em Los Angeles-EUA, o falar em línguas tem ocorrido sempre, sendo experimentado por milhões de pessoas em diversos países do mundo e das mais variadas denominações eclesiásticas. O falar em línguas e o dom de variedades de línguas, visam primariamente a edificação do crente, numa íntima comunhão com Deus (1Co 14.4-5,13-14,26-28,39-40).


4. Propósito do Batismo com o Espírito Santo



1° Intimidade e edificação pessoal: (At 2.4; 1Co 14.2,4,14)

2° Pregar e testemunhar com ousadia, diante das adversidades: (At 1.8; At 2.14; At 4.31)

3° Consolo na aflição  / 4° alegria x tristeza   

5° Força x fraqueza / 6° Sabedoria x hora difícil



5. Para receber o Batismo com o Espírito Santo


1° Crer: acredite na promessa de Jesus

2° Obedecer: vai para a Jerusalém

3° Desejar, suplicar (At 1.14)

4° Perseverar, “até...”, 10 dias depois.

6. Avivamento Mundial

Em termos de data, foi provavelmente a abertura do Bethel Bible College em Topeka, Kansas, dirigido por Charles Parhan, em outubro de 1900.

Em primeiro de Janeiro de 1901 os alunos deste colégio estavam estudando a obra do Espirito Santo, e uma das alunas, Agnes Osman, pediu aos seus colegas que lhe impusessem as mãos para que ela recebesse o Espirito e ela falou em línguas, e mais tarde, outros estudantes falaram em línguas também.

Parhan abriu outra escola em 1905, na cidade de Houston, Texas. Foi de lá que William J. Seimor, um aluno negro, ao receber o mesmo dom, tornou-se mais tarde o líder de uma missão no numero 312 da Rua Azusa em Los Angeles, Califórnia-EUA no ano de 1906. Falar em línguas se tornou comum nessa missão. Pessoas que vinham visitá-lo tiveram experiências similares e levaram a mensagem para outros países. Pode-se dizer que a Missão da rua Azusa é a mãe do pentecostalismo mundial. 

Nessa cidade Seymour pregou a mensagem pentecostal, de modo que renasceu a fé no coração dos ouvintes, realizando reuniões de oração de intenso fervor, No mês de abril de 1906, um grupo de crentes recebeu o batismo no Espírito Santo, na cidade de Los Angeles, Iniciou-se, então, a distribuição gratuita de uma revista, de modo que as notícias se espalharam por toda parte.

Isso também aconteceu nas cidades do leste e do centro dos Estados Unidos, e também no Canadá, Chile, índia, Noruega e nas Ilhas Britânicas. Enquanto se realizava um derramamento do Espírito Santo na cidade de Los Angeles, efetuaram-se, também, reuniões pentecostais nos acampamentos da cidade de Ashdond, próximo de Duxbury, em Massachussetts e Chicago. Em ambos os lugares os crentes receberam o batismo com o Espírito Santo, acompanhado do sinal de falar outras línguas. No princípio da igreja primitiva após a descida do Espírito Santo, os discípulos receberam poder para pregar o evangelho em todas as partes do mundo, resultando numa grande colheita de almas, e também de operarem sinais e maravilhas, assim aconteceu em 1906, nesse grande avivamento, os crentes receberam o poder de Deus e sentiram um grande despertar para evangelização, muitos missionários foram enviados e milhões de pessoas foram salvas e muitos sinais, maravilhas e milagres aconteceram.

A mensagem pentecostal espalhou-se com tal rapidez, que recebeu o nome de "Movimento Pentecostal" passou a designar todos os grupos que enfatizavam a recepção do batismo com o Espírito Santo, acompanhado do sinal de falar em outras línguas, segundo a inspiração divina.
Em Chicago nos EUA, dois jovens se conhecem em uma conferência de igrejas batistas que haviam aceitado o Movimento Pentecostal, um se chamava Daniel Berg e o outro era Gunnar Vingren, em seus diálogos descobriram que tinham muitas coisas em comum, entre elas duas principais ambos eram batizados com Espírito Santo e tinham o desejo de dedicarem suas vidas ao ministério e missões, resolveram encontrar-se alguns dias para orarem afim que Deus lhes dessem alguma orientação.

Um certo dia o dono da casa em Gunnar Vingren morava, o senhor Olof Uldin que também era sueco, teve um sonho em que o nome Pará era mencionado, e creu que seria uma revelação para os jovens que oravam pedindo uma direção de Deus, ao serem informados pelo senhor, consultaram o Atlas e descobriram que era no Brasil, contudo continuaram orando pedindo a Deus a confirmação, após mais alguns dias sentiram em seus corações a confirmação, se dirigiram a duas igrejas batistas para pedirem auxílio todavia não quiseram assumir um compromisso de sustentá-los como missionários, apenas lhes deram uma oferta para as necessidades iniciais e os abençoaram autorizaram suas vindas para o Brasil.

E no dia 5 de Novembro de 1910 partiram de Nova York para o Brasil e chegaram no dia 19 do mesmo mês em Belém, se dirigiram para a igreja Batista e se hospedaram no porão da igreja, depois de quase um ano congregando, no mês de Maio de 1910 Gunnar Vingren recebe oportunidade para dirigir o culto de oração e ele expõe os ensinos acerca do Espírito Santo e no dia 2 de Junho de 1911 a 1° pessoa no Brasil  a receber o batismo com o Espírito Santo e a falar em línguas estranhas foi uma irmã, que era a professora da Escola Dominical, seu nome Celina Albuquerque, depois sua irmã Nazaré também recebe o batismo, em pouco tempo vários irmãos aceitam o Movimento Pentecostal e no dia 13 de Junho de 1911 a igreja batista de Belém, no Pará excluiu 19 membros, e no dia 18 de Junho de 1911 fundaram a Igreja evangélica Assembleia de Deus, na rua Siqueira Mendes-79, no bairro Cidade Velha, na residência da irmã Celina Albuquerque.

A mensagem pentecostal se expandiu rapidamente e em 20 anos já alcançava 20 estados brasileiros, o evangelho pregado pelos missionários era acompanhado de muitos sinais e maravilhas(Mc.16.  ) e muitos recebiam o batismo com Espírito Santo, hoje somos mais de 3 milhões de membros só na Assembleia de Deus, mais de 2 mil igrejas se denominam pentecostais aqui no Brasil e em todo mundo mais de 600 milhões de pessoas são pentecostais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário