1.
A Promessa do envio do Espírito Santo
ü
No A.T só os sacerdotes, reis, juízes, profetas
recebiam o Espírito Santo, capacitava (Davi), dava coragem, poder, transformava o
caráter (Saul).
ü
Somente esses recebiam, não eram todas as
pessoas, mas Deus prometeu que todos
receberiam (Joel 2.28-29)
ü
João falou que esse Espírito viria através de Jesus (Mt 3.11)
ü
Jesus recebeu seu poder, sua capacitação (Mt 3.16; Lc 5.17; At 10.38)
ü
Jesus prometeu dar o Espírito Santo aos seus
discípulos (Jo 7.37-39; Jo 14.15-17,26; Jo 15.26; Jo 16.7-14)
ü
Jesus após ressuscitar concedeu aos discípulos o
Espírito Santo como prometera (Jo 20.22; 1Co 12.13; Ef 1.13-14)
ü
É para os que creem e lhe obedecem (At 5.32) como? (Mc 16.15-16; At 2.37-39)
2.
Batismo com o Espírito Santo
ü
Temos agora que buscar o revestimento que Jesus
prometeu (Lc 24.49; At 1.4-5,8) que é o batismo com o Espírito Santo, que vai
nos capacitarmos mais, para fazermos a obra de Deus.
ü
Jesus recebeu o Espírito Santo, mas não falou em
línguas, porque é Deus.
ü
O Batismo com o Espírito Santo prometido em
(Jl 2.28-29)
ü
“O dom do Espírito Santo”, era a terminologia
usada pelos apóstolos para designar o batismo no Espírito Santo. (At 2.38);
(At 10.45); (At 11.15-17).
ü
Foi cumprido em (At 2.1-4) e é prometido a todos conforme
em Joel e (At 2.39)
ü Pentecostes: festa da
tradição hebraica, onde é chamada de Shavuoth (“semanas”). Durava 7 semanas,
desde o dia seguinte à Páscoa até o cinquentésimo dia. À base dessa festa
existe uma tradição agrícula, que coincide com o início da colheita, seja de
trigo que frutas e vegetais. Os agricultores agredeciam a Deus esse dom com
ofertas das primícias. As 7 semanas, como dissemos, começavam a partir da Festa
da Páscoa (Pesah, festa da libertação do Egito). No cinquentésimo dia, cada
família oferecia os seus dons derivados da colheita. Em Levíticos 23,34-44 são
indicados os detalhes desta festa, celebrada até hoje pelos judeus, e nos dias
dessa festa, Deus cumpriu a sua promessa (At.2)
ü Há três sinais que mostram a ação sobrenatural do Espírito
Santo por ocasião de sua descida no dia de Pentecostes: o som como de um vento
(At 2.2), a visão das línguas repartidas como que de fogo (2.3) e o falar em
línguas (2.4). Os dois primeiros sinais jamais se repetirão, pois foram
manifestações exclusivas que tiveram como objetivo anunciar a chegada do
Espírito Santo. Além marcar a chegada do Espírito Santo, no dia de Pentecostes,
as manifestações sobrenaturais também inauguraram a Igreja. Assim, o som soava
como vento, mas não era vento, e da mesma forma visão não era fogo, mas lembrava
o fogo de Deus (Êx 3.2; 1Rs 18.38). Mas línguas são um sinal que se repete.
"Cheios do Espirito": É uma expressão que vai aparecer 11 vezes em Atos e faz alusão ao revestimento de poder. (At 2.4/ At 4.8/ At 4.31/ At 6.3/ At 6.5/ At 6.8/ At 7.55/ At 9.17/ At 11.24/ At 13.9/ At 13.52)
"Cheios do Espirito": É uma expressão que vai aparecer 11 vezes em Atos e faz alusão ao revestimento de poder. (At 2.4/ At 4.8/ At 4.31/ At 6.3/ At 6.5/ At 6.8/ At 7.55/ At 9.17/ At 11.24/ At 13.9/ At 13.52)
ü
É confirmado quando a pessoa fala em línguas
estranhas (At 2.1-4; At 10.44-46. At 11.15-17. At 19.1-7)
*A
evidência inicial do batismo com o Espírito Santo é o falar em línguas, é um
sinal visível e audível, leia essa passagem bíblica:
(At 8.15
Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo
16 (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados
em nome do Senhor Jesus). 17 Então lhes impuseram as mãos, e receberam o
Espírito Santo. 18 E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era
dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro, 19 Dizendo: Dai-me também a mim
esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito
Santo).
Perceba
que Simão viu que as pessoas recebiam o Espírito Santo, e aqui está se tratando
do batismo no Espírito Santo, e não ter a presença do Espírito Santo como
morada, pois já haviam crido em Jesus e já haviam sidos batizados em águas.
Leia também (At 10.44-47); (At 11.15-17); (At 19.5-6).
3.
As línguas estranhas
ü
As línguas do Pentecostes eram sobrenaturais,
pois foram caracterizadas como "outras línguas, conforme o Espírito Santo
lhes concedia que falassem" (At 2.4). O termo grego para
"outras" aqui é héterais, de héteros, "outro de tipo
diferente"
ü
Línguas conhecidas na terra (At 2.6-12) essas
quem fala não entende ou Línguas desconhecidas, mistérios que só Deus entende (1Co 14.2).
ü
3. É possível,
entretanto, que, quando do Pentecoste samaritano (Atos 8:14 e ss., se línguas
foram faladas naquela oportunidade) e do Pentecoste gentilico (Atos 10:44 e
ss), que essas línguas tivessem sido um sinal de poder e de prova da descida do
Espírito, pois não havia necessidade de mais línguas com vistas à
evangelização. Portanto, nesses casos, temos uma razão diferente para o fenômeno, sendo indubitável que as línguas então faladas nem foram entendidas e
nem interpretadas. Seu intuito não era nem evangelizar e nem ensinar. Champlin
ü
O propósito das línguas estranhas é ter mais
intimidade com Deus e a edificação pessoal (1Co 14.2,4,14)
ü
Devemos termos sabedoria quanto ao uso do dom de
línguas estranhas (1Co 14.6,9,19,20)
ü
Como faremos então? Decência e ordem (1Co 14.26-28),
profecia (1Co 14.29-33)
ü
Devemos ter poder, mas também sabedoria para não virar
fanatismo (1Co 14.39-40)
# Não é atestado para salvação, ou nos considerarmos mais santos ou espirituais que outros.
Nós que cremos no batismo com o Espírito santo, e nos dons espirituais na atualidade somos denominados de pentecostais, devido a promessa do derramamento do Espírito santo com poder ter acontecido no dia de pentecostes em Atos 2.
O Espírito Santo se manifesta através dos dons espirituais (1Co 12.4-11): Não há como contestar a manifestação do Espírito Santo através dos seus dons espirituais, em pleno século XXl, vemos os dons espirituais ativos ainda hoje.
O sinal inicial e a variedade de línguas: Desde 1906, na rua Azusa em Los Angeles-EUA, o falar em línguas tem ocorrido sempre, sendo experimentado por milhões de pessoas em diversos países do mundo e das mais variadas denominações eclesiásticas. O falar em línguas e o dom de variedades de línguas, visam primariamente a edificação do crente, numa íntima comunhão com Deus (1Co 14.4-5,13-14,26-28,39-40).
1° Intimidade e edificação pessoal: (At 2.4; 1Co 14.2,4,14)
2° Pregar e testemunhar com ousadia, diante das adversidades: (At 1.8; At 2.14;
At 4.31)
3° Consolo na aflição / 4° alegria x tristeza
5° Força x fraqueza / 6° Sabedoria x hora difícil
5. Para receber o Batismo com o Espírito Santo
1° Crer: acredite na promessa de Jesus
2° Obedecer: vai para a Jerusalém
3° Desejar, suplicar (At 1.14)
4° Perseverar, “até...”, 10 dias depois.
6.
Avivamento Mundial
Em termos de data, foi provavelmente a abertura do Bethel
Bible College em Topeka, Kansas, dirigido por Charles Parhan, em outubro de
1900.
Em primeiro de Janeiro de 1901 os alunos deste colégio
estavam estudando a obra do Espirito Santo, e uma das alunas, Agnes Osman,
pediu aos seus colegas que lhe impusessem as mãos para que ela recebesse o
Espirito e ela falou em línguas, e mais tarde, outros estudantes falaram em
línguas também.
Parhan abriu outra escola em 1905, na cidade de Houston,
Texas. Foi de lá que William J. Seimor, um aluno negro, ao receber o mesmo dom,
tornou-se mais tarde o líder de uma missão no numero 312 da Rua Azusa em Los
Angeles, Califórnia-EUA no ano de 1906. Falar em línguas se tornou comum nessa
missão. Pessoas que vinham visitá-lo tiveram experiências similares e levaram a
mensagem para outros países. Pode-se dizer que a Missão da rua Azusa é a mãe do
pentecostalismo mundial.
Nessa cidade Seymour pregou a mensagem pentecostal, de
modo que renasceu a fé no coração dos ouvintes, realizando reuniões de oração
de intenso fervor, No mês de abril de 1906, um grupo de crentes recebeu o
batismo no Espírito Santo, na cidade de Los Angeles, Iniciou-se, então, a
distribuição gratuita de uma revista, de modo que as notícias se espalharam por
toda parte.
Isso também aconteceu nas cidades do leste e do centro dos
Estados Unidos, e também no Canadá, Chile, índia, Noruega e nas Ilhas
Britânicas. Enquanto se realizava um derramamento do Espírito Santo na cidade
de Los Angeles, efetuaram-se, também, reuniões pentecostais nos acampamentos da
cidade de Ashdond, próximo de Duxbury, em Massachussetts e Chicago. Em ambos os
lugares os crentes receberam o batismo com o Espírito Santo, acompanhado do
sinal de falar outras línguas. No princípio da igreja primitiva após a descida
do Espírito Santo, os discípulos receberam poder para pregar o evangelho em
todas as partes do mundo, resultando numa grande colheita de almas, e também de
operarem sinais e maravilhas, assim aconteceu em 1906, nesse grande avivamento,
os crentes receberam o poder de Deus e sentiram um grande despertar para
evangelização, muitos missionários foram enviados e milhões de pessoas foram
salvas e muitos sinais, maravilhas e milagres aconteceram.
A mensagem pentecostal espalhou-se com tal rapidez, que
recebeu o nome de "Movimento Pentecostal" passou a designar todos os
grupos que enfatizavam a recepção do batismo com o Espírito Santo, acompanhado
do sinal de falar em outras línguas, segundo a inspiração divina.
Em Chicago nos EUA, dois jovens se conhecem em uma
conferência de igrejas batistas que haviam aceitado o Movimento Pentecostal, um
se chamava Daniel Berg e o outro era Gunnar Vingren, em seus diálogos
descobriram que tinham muitas coisas em comum, entre elas duas principais ambos
eram batizados com Espírito Santo e tinham o desejo de dedicarem suas vidas ao
ministério e missões, resolveram encontrar-se alguns dias para orarem afim que
Deus lhes dessem alguma orientação.
Um certo dia o dono da casa em Gunnar Vingren morava, o
senhor Olof Uldin que também era sueco, teve um sonho em que o nome Pará era
mencionado, e creu que seria uma revelação para os jovens que oravam pedindo
uma direção de Deus, ao serem informados pelo senhor, consultaram o Atlas e
descobriram que era no Brasil, contudo continuaram orando pedindo a Deus a
confirmação, após mais alguns dias sentiram em seus corações a confirmação, se
dirigiram a duas igrejas batistas para pedirem auxílio todavia não quiseram
assumir um compromisso de sustentá-los como missionários, apenas lhes deram uma
oferta para as necessidades iniciais e os abençoaram autorizaram suas vindas
para o Brasil.
E no dia 5 de Novembro de 1910 partiram de Nova York para o
Brasil e chegaram no dia 19 do mesmo mês em Belém, se dirigiram para a igreja
Batista e se hospedaram no porão da igreja, depois de quase um ano congregando,
no mês de Maio de 1910 Gunnar Vingren recebe oportunidade para dirigir o culto
de oração e ele expõe os ensinos acerca do Espírito Santo e no dia 2 de Junho
de 1911 a 1° pessoa no Brasil a receber
o batismo com o Espírito Santo e a falar em línguas estranhas foi uma irmã, que
era a professora da Escola Dominical, seu nome Celina Albuquerque, depois sua
irmã Nazaré também recebe o batismo, em pouco tempo vários irmãos aceitam o
Movimento Pentecostal e no dia 13 de Junho de 1911 a igreja batista de Belém,
no Pará excluiu 19 membros, e no dia 18 de Junho de 1911 fundaram a Igreja
evangélica Assembleia de Deus, na rua Siqueira Mendes-79, no bairro Cidade
Velha, na residência da irmã Celina Albuquerque.
A mensagem pentecostal se expandiu rapidamente e em 20 anos
já alcançava 20 estados brasileiros, o evangelho pregado pelos missionários era
acompanhado de muitos sinais e maravilhas(Mc.16. ) e muitos recebiam o batismo com Espírito
Santo, hoje somos mais de 3 milhões de membros só na Assembleia de Deus, mais
de 2 mil igrejas se denominam pentecostais aqui no Brasil e em todo mundo mais
de 600 milhões de pessoas são pentecostais.
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