terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Algumas Considerações sobre o Natal



Algumas Considerações sobre o Natal
Uma Boa Interpretação e Aplicação do Texto de Mateus 2.1-12

Pb.Tiago Luis Pereira – Cachoeira – Boa Esperança/MG

Clique neste link e Ouça o estudo no Spotify: http://bit.ly/tiagonatalconsideracoes

Vs.1: “E, TENDO nascido Jesus, em Belém de Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém”,
A) “E, TENDO nascido Jesus, em Belém de Judeia,”: Nada é por acaso, Jesus nasceu em Belém, para se cumprir a profecia proferida pelo profeta Miqueias (Mq 5.2); (Mt 2.5-6), mas como isso foi possível se José e Maria habitavam em Nazaré? Houve um recenseamento, leia (Lc 2.1-7)
B) “no tempo do rei Herodes”: Esse era conhecido como “O Grande”, era um Idumeu, ou seja, era descendente dos edomitas, linhagem de Esaú; Sendo assim, podemos compreender seu ódio por Jesus, pois os edomitas apesar de serem “irmãos” de Israel, foram seus inimigos.
C) “eis que uns magos”: A palavra grega magoi (magos), originalmente denotava a casta sacerdotal entre os persas e os babilônios (Dn 2.2,48; 4.6- 7; 5.7), eram homens que estudavam (e não idolatravam) os astros;
A Bíblia não menciona seus nomes, não menciona o número deles e nem que eram reis.
D) “vieram do oriente a Jerusalém”: O próximo versículo nos explicará o porque deles virem à Jerusalém, eles voluntariamente percorreram aproximadamente 900 Km.
E muita gente achando difícil ir à igreja para adorarem à Jesus Cristo, e muitas delas possuem algum tipo de transporte ou moram praticamente do “lado” da igreja.
Conheça o meu Livro, clique na imagem abaixo e saiba mais:



Vs.2: “Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente e viemos a adorá-lo”.
A) “Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus?”: Aqui está o porque deles virem para Jerusalém, queriam ver o rei dos judeus (Israel), pois assim constava na profecia proferida por Balaão (Nm 24.17); Essa profecia de fato faz alusão a Jesus Cristo, pois Ele é o Rei dos Judeus (Jo 19.19-20)
Eles leram nas Escrituras acerca do rei dos judeus; E quantos hoje não meditam nas Escrituras Sagradas, pois são elas que testificam de Jesus (Jo 5.39)
B) “Porque vimos a sua estrela no oriente e viemos a adorá-lo”: Aqui se explica como eles vieram para Jerusalém, eles viram a estrela da profecia (Nm 24.17); Vale apena ressaltar, que a estrela não os guiou, pois se ela os tivesse guiado eles iriam para Belém e não estariam em Jerusalém para saberem onde é nascido o rei dos judeus Vs.2-A), na verdade a estrela era sinal que o rei dos judeus havia nascido nesta região para o qual vieram.
Vs.3: “E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele”:
A) “E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se”: Herodes perdeu a paz, porque até então ele era o rei oficial, segundo a história ele já havia matado 3 dos seus filhos com medo de perder o trono, e agora ele tem a notícia que é nascido o rei dos judeus, logo esse proferido era uma ameaça ao seu poder.
Infelizmente isso acontece nos tempos hodiernos, quantos estão perturbados com medo de perder seus “títulos” e “status”, de alguém tirar seu “poder” e “posição”, sigamos o humilde exemplo de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (Fp 2.5)
1.Que sendo Deus, se esvaziou de sua glória, tomando a forma humana (Fp 2.6-7)
2.Que estando no mais alto lugar, desceu ao mais baixo (Ef 4.7-10)
3.Que sendo o Dono de tudo, não teve um lugar adequado para nascer (Lc 2.7b)
4.Que sendo o Rei do Universo, nasceu em uma manjedoura (“coxera”) (Lc 2.7a); (2Co 8.9)
5.Que tendo Todo O Poder, não usou em benefício próprio (Mt 4.1-7); (Lc 23.32-43)
6.Que sendo Mestre, serviu seus discípulos (Jo 13.1-14)
7.Que sendo o Senhor, foi submisso (Mt 3.13-15); (Lc 2.51); (Fp 2.8); (Hb 5.8-9)
Resultado: Obteve grande exaltação (Mt 28.18); (At 3.32-36); (At 5.30-32); (Ef 1.19-23); (Fp 2.9-11); (Cl 1.13-19)
B) “e toda Jerusalém com ele”: Jerusalém estava subjugado por Roma, havia muitas represálias romanas pelas muitas revoltas lideradas principalmente pelos Zelotes, imagina agora um rei se levantando no meio de Israel, seria um caos! Isso tirou realmente a paz da cidade.
Vs.4: “E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo”.
A) “E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo,”: Sacerdotes eram aqueles que deveriam conhecer, praticar e ensinar a lei ao povo e os escribas eram aqueles que se dedicavam a função de um escrivão, eram os copistas da lei, devido a este contato direto com a lei eram também chamados de doutores da lei, ambas as classes faziam parte do Sinédrio; Desta forma poderiam com base nas Escrituras, darem o local do nascimento do rei dos judeus (onde havia de nascer o Cristo”) com exatidão.
Vs.5-6: “E eles lhe disseram: Em Belém de Judeia; porque assim está escrito pelo profeta. E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel”.
É interessante porque os sacerdotes e escribas tinham todas informações em mãos, mas não se importaram, diferentemente os magos se importaram e vieram de longe para adorar o Rei dos judeus.
Assim também acontece nos dias atuais mesmo as pessoas sabendo que o Natal se refere o nascimento de Jesus Cristo, a maioria das pessoas não se importam e comemoram esta data de outras maneiras.
Vs.7: “Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera”
A) “Então Herodes, chamando secretamente os magos,”: Diante do “perigo” que Herodes estava, pois se sentia ameaçado, ele chama os magos à um lugar à parte e isso revela sua astúcia e desconfiança com os demais que lhe auxiliavam seu governo.
B) “inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera”: Herodes queria saber a idade do rei dos judeus, pois em seu pensamento maligno, sendo o rei ainda uma criança seria mais fácil destruí-lo, baseado na informação dos magos, o rei mandou matar todos os meninos de Belém, de 2 anos para baixo, mas Deus enviou o escape. Leia: (Mt 2.12-18)  
No decorrer da história, muitos inimigos se levantaram para destruir o povo de Israel e Satanás estava por trás de tudo isso, pois Jesus Cristo veio da descendência do povo de Israel, e se Ele não viesse ao mundo, nós estaríamos perdidos eternamente!
Ainda hoje, milhares de cristãos são perseguidos fisicamente, moralmente e emocionalmente, por políticos tiranos, grupos terroristas, filósofos ateus, cientistas, sociólogos e psicólogos secularistas e artistas profanos; Todos estes intentam contra nossa fé para escarnecer, minguar e destruí-la; Mas todos esses esforços foram inúteis, pois O Senhor Nosso Deus é Maior e nenhum de seus planos podem ser frustrados (Jó 42.2)
Vs.8: “E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino, e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore”.
Herodes era cínico e sagaz, já vimos Vs.7-B), que na verdade queria fazer mal à Jesus.
Vs.9: “E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino”.
Agora sim, a estrela que tinham visto do oriente, aparece novamente e os guia até o lugar onde Jesus estava.
Vs.10: “E, vendo eles a estrela, alegraram-se muito com grande alegria”.
Estavam regozijantes, pois viram novamente a estrela, sentiram-se que não estavam perdidos, mas que estavam no lugar que tanto almejavam.
Vs.11: “E, entrando na casa acharam o menino com Maria sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, lhe ofertaram dádivas: ouro, incenso e mirra”.
A) “E, entrando na casa acharam o menino com Maria sua mãe: Perceba que os magos entraram na casa, quem viu Jesus na manjedoura foram os pastores (Lc 2.7-16).
Como já vimos Vs.7-B), a estrela já havia aparecido à eles aproximadamente acerca de 2 anos, Jesus não era mais um recém-nascido e já estava morando em uma casa.
Portanto, a ideia do presépio com os animais e os magos não coadunam com o relato bíblico. 
B) “prostrando-se, o adoraram”: O ato de se prostrar perante alguém implica em culto, louvor e adoração.
O centro da procura dos magos não era a estrela, não era José e nem muito menos Maria, a busca deles era pelo rei dos judeus, Jesus Cristo! Muitas pessoas hoje em vez de fazerem como os magos fizeram, infelizmente coloca seu foco em outros como a mãe de Jesus e o “Papai Noel” (At 4.12)
Os magos reconheceram a autoridade de Jesus, ele não era apenas um menino, não é apenas mais um profeta ou mestre como muitos o julgam, mas Jesus Cristo é o Rei dos reis e Senhor dos senhores e diante dele todo o joelho deve se dobrar, nós cristãos já fazemos isso com muito prazer e um dia todos inimigos de Cristo Jesus farão isso também (Fp 2.10) e serão por Ele julgados (Jo 5.22-29); (Ap 20.11-15)
C) “lhe ofertaram dádivas: ouro, incenso e mirra”: Não se sabe de certo quantos magos eram, muitos acham que eram 3 por causa dos 3 presentes, mas a bíblia não menciona o número deles.
Como veremos abaixo, essa é a interpretação da maioria dos estudiosos.
Barclay ressalta maravilhosamente o significado simbólico dos três presentes. Ele registra a afirmação de Sêneca de que na Pártia uma pessoa só podia se aproximar do rei se lhe trouxesse um presente. O ouro era o presente mais apropriado para um rei - e assim o foi, para Aquele que nasceu para ser o Rei dos reis. O incenso era o presente para um sacerdote, uma vez que os sacerdotes o ofereciam a Deus no Templo. Assim, este era um presente adequado para ser oferecido Àquele que seria o maior Sumo Sacerdote. E a mirra era o presente para alguém que iria morrer. Ela era usada para embalsamar. E assim, era particularmente apropriada para o Filho de Deus, que veio para morrer na Cruz. Esses três presentes “profetizam que Ele seria o Rei verdadeiro, o Sumo Sacerdote perfeito e, no final, o supremo Salvador dos homens”.  (Comentário BEACOM – CPAD)
Foi também uma provisão para que José fugisse para o Egito junto com Maria e Jesus, os quais permaneceram ali até que Herodes morresse (Mt 2.14-15,19)
O que me chama atenção é que eles vieram de muito longe, não para buscarem uma bênção, não para receberem algum elogio, e nem para pedir nada! Vieram simplesmente para adorar e dar; Isso é uma lição para nós nos dias atuais!
*Nada do que mencionei abaixo, estou dizendo que isso é errado, a questão que para muitos é algo mais egocêntrico do que cristocêntrico.
*Muitos gostam do Natal pois ele é um feriado; Assim podem viajar e descansarem.
*Outros gostam do Natal pois querem reverem familiares e amigos e muitos sequer vão à igreja para adorar a Jesus ou no mínimo fazer uma oração na ceia de natal!
*Muitos gostam do Natal pois é uma época de dar e receber presentes, para isso o comércio se movimenta e o “R$ - Cifrão” aparece nítido nos olhos dos empresários.
*Até mesmo muitos cristãos, infelizmente servem à Jesus Cristo só por aquilo que Ele pode dar, vivem em suas “Campanhas”, só querem receber, receber, receber...; Querem o Jesus Salvador de seus pecados e problemas, mas não querem o Jesus Senhor de suas vidas!
A história se repete nos dias atuais “porque não havia lugar para eles (Jesus) na estalagem” (Lc 2.7)
Vs.12: E, sendo por divina revelação avisados em sonhos para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outro caminho”.
Se os magos voltassem à Herodes colocariam a vida de Jesus em risco, assim como suas próprias vidas, por isso foram avisados em sonhos.
Para encerrarmos esse estudo faço uma aplicação que já ouvi de muitos pastores e pregadores:
“Aqueles que tem um verdadeiro encontro com o Senhor Jesus Cristo, não andam mais pelo mesmo caminho, mas andam em novidade de vida e estão livres da condenação”.
2Co 5.17 “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.
Feliz Natal!

Notas Bibliográficas:

Bíblia de Estudo Pentecostal - CPAD

Comentário Bíblico Beacon - CPAD

Comentário Histórico Cultural – Lawrence O. Richards - CPAD

Comentário Bíblico Moody – BATISTA REGULAR

Comentário Bíblico R. N. Champlin - CANDEIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário