quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Lições do Jordão


Lições do Jordão



Pb.Tiago Luis Pereira - Cachoeira - Boa Esperança - MG


Live No Facebook




1.Dados Técnicos: Neste primeiro tópico, esses dados técnicos foram extraídos do:

Livro Geografia Bíblica - 9° Edição/2007– IBADEP (Instituto Bíblico das Assembleias de Deus do Estado do Paraná)

Enciclopédia Wicllif - CPAD 

(As lições porém, escrevi com a ajuda do Espírito Santo e estão em cor azul)

A) Etimologia: do Hebraico – Yarden; do Grego – Iordanes; que significa decaimento, aquele que desce; Pois o Jordão é o único Rio do Mundo, que seu leito está abaixo do nível do mar.

Portanto ir ao Jordão é descer”, representando a humildade; Jesus (Senhor) sendo batizado no Rio Jordão por João Batista (servo); (Mt 3.13-15)

B) Sua nascente: É formado por 4 nascentes: Hasbani; Banias (no pé do Monte Hermom), Ledã e Bereighit; A neve no Monte Hermom se degela com o calor, as águas se ajuntam e alimentam essas nascentes e assim formam o Jordão (Js 3.15)

Nada é grande em si só! Quando vemos o Jordão (um homem de Deus com um ministério), logo temos por natureza julgar que ele é o “tal”, mas com uma melhor análise, percebemos que existe um Hermom (Deus, Jesus, Espírito Santo) que alimenta as nascentes (Esposa, filhos, Igreja, Cooperadores e etc.) que ajudam a formar, dar estrutura à este “Jordão”. (At 13.1-4); (At 20.28); (Rm 16.1-20); (1Co 2.1-5); (1Co 3.5-9); (1Tm 3.2)

C) Extensão: No total cerca de 340 Km pelo leito sinuoso desde sua nascente no Anti-Líbano, ao “pé” do Monte Hermom, atravessando o lago de Merom, (conhecido hoje como Huleh ou Hulá), o mar da Galileia (mar de Tiberíades ou lago de Genesaré) e termina desaguando no Mar Morto (Mar Salgado Js 3.16)

Após nos formarmos como o Jordão - (B), devemos “passar nossas águas” pelo lago de Hula (pequeno), pelo mar da Galileia (médio) e pelo Mar Morto (grande) - (C), ou seja, não fazermos acepção de pessoas, abençoarmos todos aqueles que estão ao nosso alcance.

A cerca da extensão do Rio Jordão os estudiosos o dividem em 3:

1.Região das Nascentes: É o início do Jordão formados pelas suas 4 nascentes como já vimos até o lago de Hula (como está no mapa); Essa região o Jordão tem 11 Km de planície pantanosa.  

É bem provável que Naamã tenha pensado nesta região (2Rs 5.10-12) - Wicllif

Naamã-pecador/ Lepra-pecado/ Jordão-Jesus como purificador; Naamã não tinha opção, ainda que achava ter (2Rs 5.10-12), pois ordem foi mergulhar no Jordão, pois só assim ficaria curado de sua lepra.

Da mesma forma é com todos os homens, se quiserem serem libertos do pecado, a única solução é crer no evangelho (Jesus Cristo), se arrepender de seus pecados, ser batizado nas águas (símbolo de morte e ressurreição) e andar em novidade de vida! (Mt 28.19-20); (Mc 16.15-16); (Jo 3.16-18,36); (Jo 8.24,32-36); (At 2.37-42); (At 16.30-31); (Rm 6.1-14)

2.Jordão Superior: É a região entre o lago de Hula e o Mar da Galileia com extensão de 20 Km, tendo um declivo de 225 metros, gerando uma grande agitação de águas, que sua correnteza é perceptível até 20 Km adentro do mar da Galileia e somado ao vento forte causam ondas de grandes proporções.

Nos lembramos das 2 tempestades nos Evangelhos (Mt 8.1-27/ Mt 14.22-33): As ondas eram altas e furiosas, os discípulos estavam com medo, mas Jesus estava lá para acalmar os ventos e o mar, para dar livramento aos seus discípulos e manifestar sua glória! Receba essa palavra em Nome de Jesus!

3.Jordão Inferior: É a região que fica entre o Mar da Galileia e deságua no Mar Morto, tendo uma extensão de 117 Km de leito reto e 340 Km de leito tortuoso.
O mesmo Jordão que “toca” o Mar da Galileia (produtivo Lc 5.1-7/Jo 21.1-11), “toca” também no Mar Morto (improdutivo pois a quantidade de sal contido neste mar é elevadíssimo.)

É Interessante porque, para algumas pessoas, pequenas atitudes e palavras mudam completamente suas vidas e se transformam em bênçãos para outras (Mt 8.5-13); (Jo 4.25-30), porém outras, você pode “desaguar” sobre elas, mas elas continuam em suas vidas medíocres (Mt 13.54-58); (Jo 12.42-43)

Nenhum comentário:

Postar um comentário