quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Lição 11 A Segunda Vinda de Cristo


Lição 11 A Segunda Vinda de Cristo

INTRODUÇÃO: A Bíblia mostra a segunda vinda de Cristo em duas fases: a primeira é o arrebatamento da Igreja, e a segunda é a sua vinda em glória. Entre esses dois eventos, haverá na terra a Grande Tribulação, o julgamento divino sobre todos os moradores do mundo e no céu o Tribunal de Cristo seguido das bodas do Cordeiro. O nosso enfoque aqui é a fundamentação bíblica desses eventos. Mas o tema escatológico não se esgota com o que trataremos e a sua continuação se dará na próxima lição.

Comentarista: Pastor Esequias Soares é líder da Assembleia de Deus em Jundiaí – SP, graduado em Letras (Hebraico) pela Universidade de São Paulo, Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana
Mackenzie, professor de Hebraico, Grego e Apologia Cristã. Conferencista e palestrante em diversas eventos e igrejas no Brasil e no exterior, sempre alertando contra as falsas doutrinas e seitas. https://youtu.be/2Evr_JGD7Fs 

                                                  Faça o Download da Lição
                                            
(Fazendo o Download da lição, o arquivo fica no seu dispositivo, podendo ter acesso quando você quiser, sem precisar da internet)


SUBSÍDIO PEDAGÓGICO
Além dos termos bíblicos serem importantes para o estudo da segunda de Cristo, outros termos, de cunho teológicos, são também de suma importância ao professor dominá-los. Veja abaixo:
Eschaton: "[Do gr. schaton, últimas coisas] Termo teológico que denota a culminação de todas as coisas segundo os decretos divinos."
Escatologia: "[Do gr. escathos, ultimas coisas + logia, discurso racional] Estudo sistemático e lógico das doutrinas concernentes às últimas coisas. Compreendida como um dos capítulos da dogmática cristã, a escatologia tem por objeto os seguintes temas: estado intermediário, arrebatamento da Igreja, Grande Tribulação, Milênio, Julgamento Final e o estado perfeito eterno."
Escatologia Individual: "[Do gr. escathos, ultimas coisas + logia, discurso racional; Individual:      do lat. individu, pessoa] Estudo das últimas coisas que dizem respeito exclusivamente ao indivíduo, tratando de sua morte, estado intermediário, ressurreição e destino eterno. Neste contexto, nenhuma abordagem é feita, quer a Israel, quer a Igreja."

#1.OS EVENTOS DO PORVIR

1. Fonte de predição: Não há outra fonte de predições verdadeiras a não ser a Bíblia Sagrada, por meio da qual Deus nos diz tudo o que precisamos saber sobre os eventos do porvir. Ela é a única fonte confiável. Esses eventos são uma série de acontecimentos do epílogo da história humana que envolve o arrebatamento da Igreja (1 Ts 4.16,17), a vinda de Jesus em glória (Mt 24.30; Ap 1.7), o juízo de Deus sobre a terra no fim dos tempos (Mt 24.21), o futuro glorioso de Israel (Is 62.2,3) e o reino milenar de Cristo (Is 9.7; 11.10). São acontecimentos anunciados desde o princípio do mundo, desde Enoque (Jd 14) até o apóstolo João, o último dos apóstolos, no livro de Apocalipse.

*A Bíblia Sagrada foi escrita por homens inspirados pelo Espírito Santo (2Pe.1.20-21), ou seja, o próprio Deus inspirou as Escrituras Sagradas, Ele se revelou a muitos e declarou-lhes muitas coisas que iriam acontecer, poderíamos numerar centenas delas que já se cumpriram fielmente e outras que ainda hão de se cumprir, pois Deus e a sua palavra são fiéis (Jr.1.11-12).

2. O destino dos impérios da antiguidade: As profecias sobre os impérios antigos, como a queda da Babilônia para nunca mais se erguer no cenário mundial (Is 13.19,20) e ascensão e queda dos impérios medo-persa, grego e romano nos capítulos 7 e 8 de Daniel, entre outros profetas, se cumpriram, e a própria história confirma esses fatos. As profecias messiânicas se cumpriram com abundâncias de detalhes, como o nascimento do Messias de uma virgem, na cidade de Belém, seu julgamento diante de Pôncio Pilatos, sua morte, sua ressurreição e a ascensão ao céu, entre outros.

*Os estudiosos da Bíblia Sagrada declaram que Jesus o Cristo, cumpriu mais de 300 profecias a respeito do Messias segundo as Escrituras. O apóstolo Mateus escreveu o evangelho de Jesus Cristo para os judeus, comprovando várias vezes os acontecimentos da vida de Jesus, segundo as profecias do Antigo Testamento.

(Mt.1. 22 Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz).

3. Sobre as Diásporas judaicas: As profecias apontam, de antemão, as duas dispersões do povo judeu e as suas respectivas restaurações. A primeira Diáspora (Jr 16.13) e seu retorno (Ed 1.1-3); a segunda Diáspora, anunciada pelo próprio Senhor Jesus Cristo: "E cairão a fio de espada e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem" (Lc 21.24), com o seu respectivo retorno depois de mais de 18 séculos à terra de seus antepassados, tal como fora anunciado pelos profetas do Antigo Testamento, como Jeremias (Jr 31.17), Ezequiel (Ez 11.17; 36.24; 37.21), Amos (Am 9.14,15) e Zacarias (Zc 8.7,8).

*Diáspora: É um substantivo feminino com origem no termo grego "diasporá", que significa dispersão de povos, por motivos políticos ou religiosos. Este conceito surgiu pela primeira vez graças à dispersão dos judeus no mundo antigo, principalmente depois do exílio babilônico, dispersão que continuou a ocorrer ao longo dos séculos e que se verifica até hoje. Apesar da sua origem, o termo diáspora não é usado exclusivamente no caso dos judeus e serve para descrever qualquer comunidade étnica ou religiosa que vive dispersa ou fora do seu lugar de origem.

#Essa segunda diáspora mencionada pelo comentarista, os judeus foram retornando aos poucos a Israel até que em 1948 foi formado o Estado de Israel.                                                                 https://blogaultimatrombeta.wordpress.com/2016/05/27/como-deus-promoveu-o-retorno-dos-judeus-a-israel/

SUBSÍDIO TEOLÓGICO
Uma das características mais inigualáveis dos verdadeiros profetas do AT era a habilidade que tinham de prever os eventos futuros com perfeita exatidão, O próprio Deus previu o cativeiro de Israel no Egito e o seu subsequente livramento (Gn 15.13-18). Moisés previu a conquista bem-sucedida da Terra Prometida pelos israelitas sob o comando de Josué (Dt 31.23). Samuel previu o fracasso da di­nastia de Saul (1Sm 15-28). Nata previu as consequências do pecado de Davi e seus efeitos sobre a sua própria família (2 Sm 12.7-12). Elias previu as mortes de Acabe e Jezabel (1Rs 21.19-23), Isaías previu o livramento de Jerusalém da invasão assíria de Senaqueribe (2 Rs 19.34-37). Jeremias previu o cativeiro dos judeus por setenta anos na Babilónia" (LAHAYE, Tim; H1NDSON, Ed. (Eds.). Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica, Rio de Janeiro; CPAD, 2013, pp.120-21).

#2.TERMOS BÍBLICOS PARA A SEGUNDA VINDA DE CRISTO

1. Vinda: A palavra parousia (que se pronuncia "parussía") significa "vinda, chegada, presença, volta, visita real, advento, chegada de um rei". No aspecto escatológico, este substantivo se refere tanto ao arrebatamento da igreja (1Ts 4.15) como à vinda de Cristo em glória com sua Igreja (2 Tss 2.8). O outro termo é érchomai, "ir" e também "vir". Duas coisas opostas? Sim, desde que se considere o movimento entre o ponto de partida e o ponto de chegada. Para quem está no ponto de partida é "ida", mas, para quem estiver no ponto de chegada, é "vinda". Esse verbo aparece em referência à vinda de Jesus (Jo 14.3) e também à sua vinda em glória (At 1.11; Jd 14; Ap 1.7).

(Jo.14. 1 NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. 3 E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também).

2. Manifestação, aparição: O substantivo grego aqui é epipháneia, que só aparece seis vezes no Novo Testamento, com uso exclusivamente paulino, e todas as ocorrências dizem respeito à vinda de Jesus, desde a encarnação do Verbo (2 Tm 1.10). O apóstolo Paulo exorta os crentes para uma vida irrepreensível até "à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo" (1Tm 6.14); "e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo" (Tt 2.13). O termo é também traduzido por "vinda" em referência ao arrebatamento da Igreja (2 Tm 4.8). O apóstolo o emprega ainda para se referir à segunda vinda de Cristo em glória: "Conjuro-te, pois, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu Reino" (2 Tm 4.1), ou conforme encontra-se na Almeida Revista e Atualizada, "pela sua manifestação e pelo seu reino".

3. Revelação: O termo é apokalypsis. O apóstolo Pedro emprega essa palavra para se referir ao arrebatamento da Igreja (l Pe 1.7). Esse termo é traduzido ainda como "manifestação", também em referência ao arrebatamento da Igreja: "De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo" (l Co 1.7) ou de acordo com a versão Almeida Revista e Atualizada, "aguardando vós a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo".

#3.OS EVENTOS DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO

1. O arrebatamento da igreja: É o rapto dos santos da terra, um acontecimento global e simultâneo em todo planeta. A profecia contempla até fusos horários, pois uns estarão 'dormindo à noite e outros trabalhando nesse exato momento (Lc 17.34-36). Esse evento será inesperado, algo rápido, em fração de segundo, e invisível os olhos humanos: num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados" (l Co 15.52, ARA). Os mortos salvos, os que "dormiram em Cristo", ressuscitarão primeiro (l Ts 4.16b); em seguida, nós, os crentes em Jesus que estivermos vivos nessa ocasião, com o corpo corruptível já revestido da incorruptibilidade, quando aquilo que é mortal estiver revestido da imortalidade (l Co 15.53), seremos arrebatados da terra para o encontro com o Senhor Jesus nas nuvens (l Ts 4.16,17). Essa é a primeira fase da segunda vinda de Cristo, a esperança da Igreja (Fp 3.21).
_____________________________________________________________________________
Para melhor compreensão da segunda vinda de Cristo e exclusivo “O Arrebatamento” segue o Esboço:

(1Tss.4.16. Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. 17. Depois nós, os que estivermos vivos seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre).

1. Jesus já veio uma vez e vai voltar a segunda, esse evento é conhecido como o arrebatamento:

#João 14.1. “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. 2. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. 3. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver. 18. Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês.

#At.1.9. Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles. 10. E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco, 11. que lhes disseram: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado aos céus, voltará da mesma forma como o viram subir”.

2. Aguardamos o arrebatamento, que será antes da grande tribulação, no qual será o governo mal do anticristo, onde será derramada a ira de Deus sobre a terra.

#1.Tss.1.10. e esperar dos céus seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos: Jesus, que nos livra da ira que há de vir.

2Pedro 2.6-9

3. O arrebatamento será em uma hora que não conhecemos, será de repente

#Mateus 24.36. “Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai. 37. Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem. 38. Pois nos dias anteriores ao Dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca; 39. e eles nada perceberam, até que veio o Dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do homem. 40. Dois homens estarão no campo: um será levado e o outro deixado. 41. Duas mulheres estarão trabalhando num moinho: uma será levada e a outra deixada. 42. “Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor. 43. Mas entendam isto: se o dono da casa soubesse a que hora da noite o ladrão viria, ele ficaria de guarda e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. 44. Assim, vocês também precisam estar preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam.

#Mateus 25.13. “Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora!

#1Tss.5.1. Irmãos, quanto aos tempos e épocas, não precisamos escrever-lhes, 2. pois vocês mesmos sabem perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão à noite. 3. Quando disserem: “Paz e segurança”, a destruição virá sobre eles de repente, como as dores de parto à mulher grávida; e de modo nenhum escaparão. 4. Mas vocês, irmãos, não estão nas trevas, para que esse dia os surpreenda como ladrão.
4. O arrebatamento marca o fim da dispensação da graça e da oportunidade de salvação para aqueles que conheciam a Jesus, mas não o serviram ou se desviaram, e serão enganados pelo Anticristo na grande tribulação
#2.Tss.2.9. A vinda desse perverso é segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras. 10. Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar. 11. Por essa razão Deus lhes envia um poder sedutor, a fim de que creiam na mentira, 12. e sejam condenados todos os que não creram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça.

5. O arrebatamento é para a igreja, a noiva de jesus, que na ocasião passará pelo tribunal de Cristo para receber seu galardão das obras que fez

#2Co.5.10. Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.

#Apocalipse 22.12. “Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez.

6. Na ocasião do arrebatamento os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro, e depois nós os que estiverem vivos serão transformados e arrebatados até os ares para encontrarmos com Jesus

#1Co.15.49. Assim como tivemos a imagem do homem terreno, teremos também a imagem do homem celestial. 50. Irmãos, eu lhes declaro que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem o que é perecível pode herdar o imperecível. 51. Eis que eu lhes digo um mistério: Nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, 52. num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados.

#Fl 3.20. A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. 21. Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, tornando-os semelhantes ao seu corpo glorioso.

7. Quais sinais marcariam a segunda vinda de Cristo?

#Mateus 24.3. Tendo Jesus se assentado no monte das Oliveiras, os discípulos dirigiram-se a ele em particular e disseram: “Dize-nos, quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal da tua vinda e do fim dos tempos?” 4. Jesus respondeu: “Cuidado, que ninguém os engane. 5. Pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Cristo!’ e enganarão a muitos. 6. Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras, mas não tenham medo. É necessário que tais coisas aconteçam, mas ainda não é o fim. 7. Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares. 8. Tudo isso será o início das dores. 9. “Então eles os entregarão para serem perseguidos e condenados à morte, e vocês serão odiados por todas as nações por minha causa. 10. Naquele tempo muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros, 11. e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos. 12. Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará, 13. mas aquele que perseverar até o fim será salvo. 14. E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim. 37. Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem. 38. Pois nos dias anteriores ao Dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca; 39. e eles nada perceberam, até que veio o Dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do homem.

8. Jesus afirmou que breve voltaria

#Apocalipse 1.1. Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer. Ele enviou o seu anjo para torná-la conhecida ao seu servo João, 2. que dá testemunho de tudo o que viu, isto é, a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo. 3. Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo.

#Apocalipse 22.7. “Eis que venho em breve! Feliz é aquele que guarda as palavras da profecia deste livro”. 20. Aquele que dá testemunho destas coisas diz: “Sim, venho em breve!” Amém. Vem, Senhor Jesus!

9. Como devemos nos portar, antes do arrebatamento? Destacando Alguns:

1°vigilância; devemos estarmos em alerta Mt.24.42-44;

2°Trabalho; Mt.25.14, dez talentos

3°Santidade, 1Tss.5.23; 1jo.3.2-3 lavado com o sangue de jesus, vida separada, consagrada contínua = fidelidade

4°Amor, perdão, se tivermos comunhão uns com os outros #Hb.12.14-Segui a paz e a santificação...

5°Paciência; Tg.5.7-11, Hb.12.1-2 paciência gr.hupomone; é a virtude de suportar as aflições e tribulações, sem recuar, sem desanimar (Jó).

6°Perseverança; Mt.24.13; ap.2.10; Hb.10.36-39

10. Porque Jesus ainda não veio? 2Pd.3.3,4,8,9.
_____________________________________________________________________________

2. A vinda de Cristo em glória: Sete anos depois do arrebatamento da Igreja, o Senhor virá em glória, visível aos olhos humanos (Mt 24.30,31; Lc 21.25-28). Nesse retorno de Jesus à terra, Ele virá acompanhado dos santos (l Ts 3.13; Jd 14). O propósito aqui é julgar as nações (Jl 3.12-14; Mt 25.31,32), restaurar o trono de Davi (Zc 12.8-14) em cumprimento à promessa de Deus feita por meio do anjo Gabriel:"[...] e o Senhor Deus lhe dará O trono de Davi, seu pai, e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu Reino não terá fim" (Lc 1.32,33); destruir a besta e o falso profeta (2 Ts 2.8; Ap 19.19,20) e estabelecer o seu reino de justiça e paz na terra, o reino de Deus de mil anos (Is 2.4; Ap 20.2,3).

3. A Grande Tribulação: É o período de transição entre a Dispensação da Igreja e o Milénio, um tempo de angús­tia e sofrimentos sem precedentes na história (Dn 12.1; Jl 2.2; Mt 24.21; Mc 13.19), também conhecido como "o Dia do Senhor" (Jl 1.15; 2 Pé 3.10). A Igreja não passará por esse período, que é conhecido como a "Grande Tribulação" (l Ts 1.10). Será a era do anticristo (2 Ts 2.7-9), identificado como a besta (Ap 13.2-8). O falso profeta será o porta-voz do anticristo, que enganará o povo por meio dos falsos milagres (Ap 16.13,14). O anticristo fará um concerto com a nação de Israel por uma "semana de anos" (Dn 9.27), mas na metade deste período o concerto será rompido, pois os judeus descobrirão que fizeram um acordo com o próprio Diabo. Só a partir daí é que começa o período da angústia de Jacó (Jr 30.7). Todos esses horrores estão registrados a partir do capítulo 6 de Apocalipse. Este período foi determinado por Deus para fazer justiça contra a rebelião dos moradores da terra e para preparar a nação de Israel para o encontro com o seu Messias (Am 4.12).

4. O Tribunal de Cristo e as Bodas do Cordeiro: Enquanto a Grande Tribulação acontece na terra; no céu, os santos estarão recebendo a recompensa por aquilo que cada um fez em vida pela causa do evangelho (l Co 3.12-15; Ap 22.12). É o chamado Tribunal de Cristo (2 Co 5.10), a premiação dos salvos. Não se trata de um julgamento para a salvação ou condenação. Todos os presentes já são salvos em Jesus, visto que a salvação é pela graça; aqui se trata de mais uma bênção aos salvos. Em seguida, virá a festa das bodas do Cordeiro (Ap 10.9), o grande banquete que celebrará a união de Cristo com a sua Igreja.

CONCLUSÃO: Essas amostras proféticas servem como garantias de que tudo o que está escrito para o fim dos tempos irá de igual modo se cumprir (Jr 1.12). A nossa esperança não se baseia numa utopia, mas em fatos revelados na Palavra de Deus e confirmados pela História. A escatologia bíblica é a continuação do processo histórico.

Por: Pb. Tiago Luis Pereira (Professor da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – missões)

Cristais – Mg 06/09/17

Gmail: tiagoluispereira1@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário