sábado, 25 de março de 2017

Lição 13 Uma Vida de Frutificação


Uma vida de Frutificação

Introdução: Nesta última lição do trimestre, estudaremos a respeito da frutificação na vida do crente. Você tem produzido o fruto do Espírito? Precisamos frutificar! Por isso, necessitamos estar Ligados à Videira Verdadeira. É Cristo em nós que nos permite produzir o fruto do Espírito. Sem Ele nada podemos (Jo 15.4). O propósito de uma vida frutífera é tão somente glorificar o Pai (Jo 15-8).

O comentarista desta revista é o Pastor Osiel Gomes: Formado em teologia, filosofia, direito, pedagogia, psicanálise e pós graduado em docência do ensino superior, lecionou grego no seminário Batista e Hebraico. Atualmente está concluindo o mestrado na EST.

Subsídio, estudo, reflexão

Uma vida de Frutificação

Texto Áureo: Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. (Jo 15.2)

Verdade Prática: O crente só terá uma vida frutífera se estiver ligado à Videira Verdadeira, Jesus Cristo.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
(João 15.1- 6)
1 EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
2 Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
3 Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
4 Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
6 Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.

#1. A VIDEIRA E SEUS RAMOS

1. Parábola da Vinha: No texto da Leitura Bíblica em Classe, encontramos uma parábola, ou alegoria, a respeito da videira. A videira é o próprio Senhor Jesus Cristo e os ramos são todos os discípulos de Cristo. Como discípulos precisamos estar ligados à videira para termos uma vida frutífera (Jo 15.1). Como lavrador, o Pai tem cuidado de nós com zelo e amor para que possamos produzir frutos em abundância. Fomos alcançados unicamente pela graça divina, e a única coisa que Ele exige de nós é que venhamos a frutificar.

1°parábola; parabole vem do grego, que é colocar as coisas lado a lado, alegoria.

2°Jesus profere esse discurso nos seus últimos momentos, antes da sua morte, o qual era o propósito pela qual tinha vindo pra cumprir a missão que o pai lhe confiou, de resgatar a humanidade
Declara que é a videira verdadeira, ou seja a videira era um dos símbolos de Israel, que Deus plantou para dar vida aos homens, mas falharam na sua missão, deram maus frutos (Is.5.1-7); (Sl.80.8-16); (Jr.2.21) e rejeitaram o messias o entregando a morte e por isso breve seriam julgados (Mt.21.33-43); O general Tito ano 70 d.C invadiu Jerusalém e a destruiu.
Então jesus é a videira verdadeira, as varas são os discípulos, a igreja,

3°Exige de nós: Tudo que existe nessa vida, existe para um propósito, quem planta uma árvore frutífera, espera que ela produza fruto, fruto conforme a espécie (Gn.1.11-12) é naturalmente, frutificar conforme nossa natureza, se somos filhos de Deus, se estamos ligados em Deus temos que revelar o seu caráter. (1Jo.3.8)

2. Condição para ser Produtivo: Segundo os agrónomos, a videira leva três anos para dar os primeiros frutos.  As uvas não nascem logo depois da semente germinar no solo. É preciso tempo e muitos cuidados. Na vida espiritual, é preciso discipulado, ensino da Palavra de Deus. Contudo, para ser frutífero é imprescindível estar ligado a Cristo, a Videira Verdadeira. Longe dEle não existe vida, apenas morte. Quando os ramos se afastam da Videira, logo deixam de receber da sua seiva, tornando-se secos e infrutíferos.

1°*Estarmos ligados ao tronco: comunhão, nosso relacionamento com Deus, através de Jesus, igualmente ao corpo.

*Regar com a água: palavra, ensino, discipulado
*Podar: cortar o que te prejudica, santificar, afastar do pecado, renunciar desejos e vontades.
*Aprofundar a raiz para crescer: vida de oração, aprofundar em intimidade.
*Estercar, fertilizar: se fortalecer, poder do Espírito Santo
Desta forma continuaremos ligados ao tronco (Jesus), recebendo a seiva (vida), frutificando para a glória de Deus.

3.Poda: Podar é aparar os ramos que estão atrapalhando o desenvolvimento da planta. A poda ajuda a produzir novos ramos, fazendo com que a produção de frutos seja maior. Na vida espiritual, também somos podados e cuidados pelo Senhor. Ele retira de nós tudo que nos impede de frutificar. Contudo, se depois de cuidados não produzirmos frutos, não resta alternativa a não ser o corte e o descarte no fogo (Jo 15.2). Na vinha do Senhor, não há ramos para enfeitar, todos precisam ser frutíferos.

1° *Podar: aparar, cortar o que prejudica a planta de frutificar, voltando pra base, bem próximo do tronco, para que a seiva volte a circular, trazendo um renovo para planta.
*Fala da santificação pela palavra (Jo.15.3), a palavra de Deus (Bíblia Sagrada), o conhecimento e o exercício das Escrituras nos faz produtivos (Sl.1.1-3); (1Tm.3.15-17).

*Outro método que Deus usa para nos podar são as provações, aflições, para que venhamos a produzimos mais frutos com qualidade, quem é “árvore boa”, nos momentos de aflições produz frutos mais puros, verdadeiros (1Pe.1.6-9)

*Outros Propósitos da Poda:                                                                                                                        
a) manter o controle da vinha / b) melhorar a produção (não pensando agora mas no futuro)     c) evitar a sobreposição dos galhos / D) evitar o distanciamento do tronco                                    E) evitar o sombreamento da videira para incidência de doenças, ter que estar exposta ao sol e o vento 

2° “Toda a vara em mim que não dá fruto, a tira”. (Jo.15.2a)

#Como alguém pode estar em Cristo e não frutificar? 
Os galhos estão ligados ao tronco da árvore, esse galho tem “vida”, frutifica por causa da seiva que sai da raiz ao tronco e é passado para ele. Por algum problema, geralmente por pragas e doenças, o galho deixa de receber a seiva, sendo assim ele “morre”, seca, para de frutificar, porém, por causa da estrutura das cascas continua ligado ao tronco, mas basta um vento forte, uma “pancada” ele quebra, sai da árvore, desliga-se do tronco.

Há muitos que receberam o Senhor Jesus em seus corações, foram “ligados” nele recebendo a “seiva do amor”, Deus tem comunhão conosco por causa do seu amor (Jo.3.16), e por amor  nós temos comunhão com Deus, é nosso dever amá-lo porque Ele nos amou primeiro. (1Jo.4.19); (Mt.22.37-38). 

Mas por algum motivo, perdem o amor genuíno, o chamado “Primeiro Amor”, e fazem apenas por fazer, e estão ligados a Cristo somente pela estrutura (Igreja em Éfeso, Ap.2.4-5), e será arrancado pelo vento forte (provações), ou por algumas pancadas (desentendimento, decepção, dor causada por alguém) ele sai da estrutura, ou no arrebatamento em que os verdadeiros cristãos serão arrebatados e os falsos deixados. 

Mas quem está ligado ao amor de Cristo vem o que vier ele permanece firme. (Rm.8.35-39).

#2. FUNDAMENTO DA FRUTIFICAÇÃO ESPIRITUAL

1. Firmados no Amor de Cristo: O amor é o fruto excelente (Gl 5.22). Fomos alcançados pela graça e o amor de Cristo (Rm 3.24). A graça divina, além de destruir os pecados, enxerta em nós a semente do amor. O amor nos ajuda a vencer os efeitos da arrogância, o egoísmo e a incredulidade. Cristo é o nosso exemplo por excelência de amor altruísta. Ele se sacrificou pelos pecadores (Jo 3.16). O que nos identifica como discípulos de Jesus é o amor. O amor nos leva a servir ao nosso próximo e esse servir é sem interesses ou vantagens materiais.

1°O amor é o primeiro aspecto do fruto que encontramos na relação de Gálatas 5.22.

2°Cristo abriu mão da sua vontade, servo.
Amor altruísta: Altruísta: Aquele que pensa nos outros ou que pensa mais no outros que em si, solidário, caridoso, contrário de egoísta.

3°Discípulos de Jesus (Jo.13.35)

4°O amor de Jesus é caracterizado pelo amor, que leva-nos a servir, fazer algo para beneficiar o próximo, Parábola do bom samaritano (Lc.10.25-37) ver subtópico abaixo.

2.Por que o amor é a base da Frutificação?: Porque ele é o alicerce de todas as virtudes (1Co. 13.13). Não podemos nos esquecer que o amor deve ser revelado em atitudes. Não adianta dizer que ama e tem fé se não tiver as boas obras (Tg 2.14). A fé sem obras e sem amor é morta (Tg 2.17, 26). O amor precisa ser visto mediante as nossas obras. Existem muitas pessoas carentes e necessitadas que precisam do nosso amor e ajuda.

1°Podemos afirmar que tal sentimento é o solo onde os demais frutos devem ser cultivados, é a base para os dons do Espírito e boas obras.

2° Nossa fé é comprovada pelas obras em amor, do contrário é mero formalismo e não tem nenhum valor para Deus.

(1Co.13. 1 AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria).

3° (1Jo.3.16-18).

3.Cheios do Espírito Santo e de Amor: O amor é gerado em nossos corações pela ação do Espírito Santo. Não podemos nos esquecer que somos templo, habitação do Consolador. Esta virtude era uma das características mais marcantes da Igreja Primitiva. Por quê? Porque todos ali eram cheios do Espírito. O amor fazia com que repartissem seus bens: "Não havia, pois, entre eles necessitado algum [...]" (At 4.34). Levava também os crentes a amarem, mesmo sofrendo perseguição e morte (At 7.60).

1°(1Jo.3.1,23-24)

1 VEDE quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele.
23 E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento.
24   aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado.

2°Sigamos o exemplo da igreja em Tessalônica (1Tss.4.9-10); (2Co.8.1-5). O amor gera a bondade revelada nas boas ações, generosidade.

3°Amar os que nos perseguem (Mt.5.43-44), Assim como Cristo na cruz 
(Mt.23.33 E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda.
34 E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.

*“não sabem o que fazem”. Jesus revela a ignorância que haviam neles advinda da incredulidade. Quando ouvimos, vemos ou lemos notícias de perseguições contra o povo de Deus, nos vem uma indignação tão grande, que as vezes chegamos ao ponto de desejarmos o mal para os algozes do Reino de Deus, como por exemplo o Estado Islâmico, quantas métodos cruéis eles usam pra matarem aqueles que são “a menina dos olhos” do Senhor, mas devemos entendermos que eles agem na ignorância que há neles pois não conhecem a verdade, são ensinados desde pequenos nesta filosofia, a semelhança do apóstolo Paulo que perseguia a igreja de Jesus com “unhas e dentes”, mas após o encontro com o Senhor, conheceu a verdade e a verdade o libertou (At.26.9 em diante); (Gl.1.13-14); (1Tm.1.12-13). Oremos para que Deus os alcance com Verdade e os libertem (Jo.8.32), como já há vários relatos.

#3. FUNDAMENTO DA FRUTIFICAÇÃO ESPIRITUAL

1. Revestidos de Amor: Em Colossenses 3.12, Paulo orienta os crentes para que se vistam de misericórdia, benignidade, mansidão e longanimidade. Busquemos "as coisa que são de cima" (Cl 3-1,2). Suas atitudes devem refletir tal verdade. Mediante a fé no sacrifício de Cristo, já retiramos a "roupa velha", nossos trapos de imundícia, que é a natureza pecaminosa.
O amor, fruto do Espírito, em nossa vida nos conduz:

a) A frutificar em nosso relacionamento espiritual: Passamos a experimentar uma maior comunhão com o Pai mediante a oração, o jejum e a leitura a Palavra de Deus.
As disciplinas espirituais nos conduzem a uma maior comunhão com Deus, é termos o prazer de “gastarmos” nosso tempo, na presença de Deus, muitos dizem que amam a Deus, mas estão “longe” destas disciplinas.

b) A ter um relacionamento conjugal frutífero: Se amarmos a Deus amamos também o nosso cônjuge como um amor altruísta. Amar a esposa é um princípio Divino para os maridos: “ Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela (Ef 5.25).

Cristo amou a igreja e por ela se entregou, esse amor foi:
*Voluntário: Aquele que é espontâneo, não é forçado, sem interesses.
Altruísta: Aquele que pensa nos outros ou que pensa mais no outros que em si, solidário, caridoso, contrário de egoísta.   
*Fiel: é o termo com origem no latim fidelis, que significa uma atitude de quem é fiel, de quem tem compromisso com aquilo que assume. É uma característica daquele que é leal, que é confiável, honesto e verdadeiro.
Assim nós maridos devemos amar nossas esposas.

c) A ter um relacionamento familiar frutífero: A esposa será submissa ao marido e os filhos lhe serão obedientes (Ef.5.22; 6.1)

A mulher uma vez sendo amada pelo seu esposo, em resposta de amor se submeterá a autoridade dele, os filhos da mesma forma, autentificam seu amor pelos pais obedecendo-os e honrando-os (Ef.6.1-2)

2. Se a Palavra estiver em nós: Só é possível frutificar e Cristo e suas palavras estiverem plantados em nós. Essa também é a condição para que as nossas orações sejam ouvidas e respondidas (Jo 15.7). É por intermédio das Palavras de Jesus, ou seja, por meio de seus ensinamentos, que podemos orar corretamente, segundo a vontade do Pai. As palavras de Jesus fazem com que nos tornar semelhantes a Ele.

É estar em conformidade, em obediência a palavra de Deus (1Jo.3.22; 5.14).

3. Cumprindo a lei: Na Epístola ao Romanos, Paulo trata com profundidade a respeito da lei. Ele mostra que somente o que ama tem condições de cumprir a lei:"[...] quem ama aos outros cumpriu a lei" (Rm 13.8). O apóstolo também exorta os crentes, afirmando que "o cumprimento da lei é o amor" (Rm 13.10). O amor de Cristo, em nós, nos ajuda a observar os mandamentos e princípios divinos para a nossa vida.

1° Os 10 Mandamentos estão divididos em 2 partes, 4 mandamentos para com Deus e 6 para com o próximo, quem ama cumpre a lei resumindo-a em 2 mandamentos.

(Mt.22.37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

*é a maior prova de espiritualidade (Gl.5.22);(1Co.13.1-3)
*é a maior evidência de somos filhos de Deus (1Jo.3.10; 4.7-8; 5.2)
*é uma das principais características do cristão, que somos discípulos de Jesus (Jo.13.34-35).

CONCLUSÃO: O amor de Deus por nós é singular. Quando experimentamos desse amor somos transformados e, então, passamos a produzir o fruto do Espírito. Que venhamos a frutificar em todas as áreas da nossa vida, a fim de que o nome de Jesus, o nosso amado, seja glorificado e exaltado.

Por: Pb. Tiago Luis Pereira (Professor da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – missões)   

Cristais – Mg 25/03/17


Facebook: Tiagoejoelma Pereira 
Gmail: tiagoluispereira1@gmail.com
Twiter: Tiago Luis Pereira @TiagoLPereira1

Nenhum comentário:

Postar um comentário