sábado, 4 de março de 2017

Lição 10: Mansidão: Torna o Crente Apto para Evitar Pelejas


        Lição 10: Mansidão: Torna o Crente Apto para Evitar Pelejas

Introdução: Na lição de hoje, estudaremos mais um aspecto do fruto do Espírito, a mansidão. Veremos também as peleja como obra da carne e como a o posição à brandura. Para ser manso, o crente precisa ter outra virtude que é a humildade. A arrogância, assim como as pelejas, são obras da carne e quem as pratica não pode agradar a Deus, pois Ele abomina o altivo de coração (Pv 16.5). Na Palavra de Deus, os crentes são comparados às ovelhas. Por que tal alegoria? Porque as ovelhas são animais dóceis, mansos e submissos ao pastor (Jo 10.14,15). Se você é ovelha de Jesus, então aprenda a ser manso e humildade. Ouça a voz do Bom Pastor.

Nota: Não está contido neste artigo, a lição da revista, mas somente os subsídios, as reflexões, os comentários dela. A revista ou as lições que vamos estudar neste trimestre, você encontra nas livrarias evangélicas, ou pela Internet.

O comentarista desta revista é o Pastor Osiel Gomes: Formado em teologia, filosofia, direito, pedagogia, psicanálise e pós graduado em docência do ensino superior, lecionou grego no seminário Batista e Hebraico. Atualmente está concluindo o mestrado na EST.

Subsídio, estudo, reflexão

#1. MANSIDÃO, O OPOSTO DA ARROGÂNCIA

1. Mansidão não é covardia : Segundo Bíblia de Estudo Pentecostal, no seu estudo sobre “As Obras da Carne e o Fruto do Espírito”, na página 1803, define a palavra MANSIDÃO, do grego, prautes, define uma pessoa que tem a capacidade de se irar quando for necessário, e também humildemente se submeter quando for preciso.
É agir com moderação, ter equilíbrio, ter domínio sobre seus sentimentos e emoções.

2. Ser manso é ser corajoso : Observação leiam atentamente esse comentário, pra não falar coisas que eu não escrevi, e que estou fazendo apologia a IRA.

Foi citado pelo comentarista, os exemplos de Moisés e Jeremias, que eram mansos, calmos, mas quando necessário agiam de maneira enérgica, isso é mansidão, ter controle e equilíbrio de suas emoções, isto é, não ser o tempo todo um “bobão”, um “banana”, mas também não ser um “valentão”, um “durão”; O crente pode irar-se, no sentido de sentir-se indignado e agir de forma enérgica, o que não podemos é vivermos irados. A ira é um sentimento como a alegria e tristeza, Deus a pôs em nós, para que, em alguns momentos cruciais, indignados com algo, tenhamos coragem de decidirmos e agirmos de maneira correta, eliminando alguns problemas, portanto não é pecado se irar, pecado é nós vivermos irados ou estarmos irados e pecarmos, desobedecendo a palavra de Deus.

Há relatos de homens na bíblia que indignados com algumas situações, se iraram e agiram corajosamente de maneira enérgica, como Moisés (Ex.32.19-20); Neemias ( Ne.13.23-25); e o próprio Jesus ( Mt.21.12-13); vemos nesses momentos vividos por estes personagens, em que a bíblia não registra que Deus os repreendeu, porque agiram de maneira zelosa, como um pai que no momento de ira, exorta, disciplina e dá “umas palmadas” no filho.

(Ef.4.26 "Quando vocês ficarem irados, não pequem". Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha) NVI.

3. A Mansidão, fruto do Espírito: Segundo o Comentarista: Como fruto do Espírito, a mansidão faz parte das qualidades que devem estar presentes na vida dos súditos do Reino de Deus (Mt 5.11). Jesus ensinou a mansidão e ofereceu o seu fardo a todos aqueles que estavam sofrendo com as cargas impostas pelo judaísmo, pelos romanos e por Satanás (Mt 11.29,30). Jesus era simples, humilde e dócil (Mt 11.29). As pessoas tinham prazer em estar ao seu lado. É muito difícil estar ao lado de pessoas altivas. Em geral, os altivos gostam de pelejas, pois acreditam que estão sempre com a razão e que são os donos da verdade. Você conhece alguém assim? Então, ore por ele (a) para que venha a se arrepender, ser cheio do Espírito Santo e desenvolver o fruto do Espírito.

#2. EVITANDO AS PELEJAS E CONTENDAS

1. Pelejas e discórdias: Segundo o comentarista: Na língua portuguesa, tais palavras possuem quase o mesmo significado, porém no grego a palavra utilizada para discórdia é eritheiai que significa desavença e desarmonia. Esta palavra também é utilizada para descrever um mercenário, pessoa que luta por posição e glória. Paulo exortou os crentes da Galácia mostrando que as Inimizades, porfias, emulações, pelejas e dissensões são obra da carne (Gl 5.20).

*Mercenário: Mercenário (do latim mercenariu, de merce = comércio) é o nome pelo é chamado aquele que trabalha por soldo ou pagamento. O termo designa, especificamente, os soldados que lutam objetivando o pagamento ou a divisão dos despojos, sem ideais ou fidelidade a um estado ou nação. (Wikipédia).

2. Ações do homem carnal: Segundo o comentarista: Atualmente, muitos não estão lutando mais pela causa de Cristo, porém apenas por cargos e posições. Um dos sinais de que uma pessoa não está preparada para exercer o ministério cristão é quando manifesta um desejo incontrolável de, passando por cima de todos, alcançar postos e mandatos. O crente que é sábio, e tem dons ministeriais, espera com paciência e mansidão o momento de Deus. Ele não promove pelejas e nem faz politicagem para alcançar aquilo que é divino, pois tem consciência de que tais atitudes pertencem à velha natureza.

3. Um espírito aguerrido. Segundo o Comentarista: Ao crente não convém qualquer tipo de peleja ou porfia (2 Tm 2.24). Deus exige santidade do seu povo. Precisamos nos manter incorruptíveis, santos, sinceros e justos em um mundo de trevas (Fp 2.15). Aqueles que estão no mundo têm mentalidade e valores mundanos. Em geral, as pessoas incentivam os outros a brigarem, a contenderem por seus direitos, mas o cristão que tem a vida pautada nos ensinos de Jesus é diferente, pois o Mestre nos manda seguir a segunda milha e amar aqueles que nos perseguem (Mt 5.39-44). A única forma para combater a peleja é ser cheio do Espírito Santo (Ef 5.18). O Consolador nos ajuda a seguir os passos de Jesus Cristo. Ele jamais procurou ser famoso, mas era humilde e amoroso (Fp 2.5-8). A única forma para combater a peleja é ser cheio do Espírito Santo.

*Porfia: Do grego, eris, brigas, oposição, luta por superioridade.

#3. BEM-AVENTURADOS OS MANSOS

1. O Sermão da Montanha. Encontramos nos capítulos 5 a 7 do Evangelho de Mateus os princípios estabelecidos por Jesus para todos os que querem fazer parte do Reino dos Céus. Um dos princípios do Mestre é a mansidão (Mt 5.5). Os judeus estavam sob o jugo dos romanos, por isso, ansiavam por um messias que viesse fazer uma revolução e os libertasse da opressão política. Mas Jesus mostrou que seu reino não era desse mundo, e felizes não eram os que se envolviam em pelejas e motins, mas os mansos e os pacificadores. O que significa ser manso? Ser manso significa ser humilde e submisso a Deus. Significa que entregamos tudo ao Pai. No Sermão do Monte, há uma recompensa para os mansos: "[...] eles herdarão a terra" (Mt 5.5).

* A Respeito do Julgo Romano: A terra de Israel era herança dada por Deus, prometida a Abraão (Gn.12.1,6-7; Gn.13.12,14-17), mas ao herdarem a terra, se esqueceram do Senhor e entraram pelo caminho da idolatria, o Senhor os castigou, permitindo que outras nações os afligissem em sua própria terra (Jz.2.11-14), isso ocorreu por um longo período, para que o povo valorizasse a comunhão com Deus e as bênçãos dele, Deus usando o profeta Jeremias os diz, que os tiraria da terra e os levariam cativos a outra terra como castigo (Jr.16.9-13), mas depois de 70 anos os trariam de volta (Jr.16.15; Jr.29.10), a profecia se cumpre no ano 605 a.C, quando Nabucodonosor invade Jerusalém, e vai até o reinado de Ciro 536 a.C, quando o povo de Israel começou a retornar para sua terra (Ed.1.1-2).

Novamente introduzidos na terra, após um período de avivamento, Israel não volta a idolatria, mas também não serviam ao Senhor de coração, Deus usa então, o profeta Malaquias para se queixar com o povo, neste período Israel já se achava sob o domínio da Pérsia, após isso, Deus se silencia com a nação de Israel por 400 anos, esse período é denominado como Interbíblico  ou Intertestamentário, nesse período, Israel foi dominado pelo Gregos sob a tutela de Alexandre magno, depois quase 100 anos pelos Egípcios por volta de 320 a.C,  com o governo do General Ptolomeu I, depois pelos Sírios em 198 a.C, o qual em (175-164 a.C) governou Antíoco IV Epífanes, e enfim em 63 a.C é governada pelos Romanos com o General Pompeu, o qual oprimiam o povo judeu com impostos altíssimos. Várias revoltas aconteceram na tentativa de se libertarem do julgo romano, muitas delas sob a direção dos Zelotes, que eram um grupo de combatentes fundamentalistas que criam que submissão a Roma era uma traição a Deus, a nação de Israel aspirava pelo Messias, que seria um governante da linhagem de Davi, que os libertariam da servidão, conquistaria a terra, restauraria a nação e daria um governo de justiça e paz. E muitos viram em Jesus essa aspiração, de fato Jesus é o Messias e governará sobre toda a terra, mas primeiro Jesus quer reinar nos corações dos homens, perdoando nossos pecados e sendo recebido em nossas vidas como Senhor e Rei.

No Sermão da Montanha, Jesus ensina a multidão e aos seus discípulos, os princípios do Reino de Deus e as virtudes dos súditos do seu Reino e uma delas é que os mansos herdarão a terra (Mt.5.5), a terra não será conquistada pela violência de corações altivos.

2. Estêvão um homem manso. Segundo Comentarista: Estêvão era cheio de fé e do Espirito Santo. Diante dos seus algozes, ele se colocou de joelhos e clamou ao Senhor por eles dizendo:"[...] não lhes imputes este pecado [...]" (At 7.60). Se Estêvão fosse um homem carnal, com certeza desejaria vingança e agiria com ira diante daqueles que o apedrejavam. Somente cheios do Espírito podemos permanecer mansos e tranquilos diante daqueles que desejam e executam o mal contra nós.

*Quando ouvimos, vemos ou lemos notícias de perseguições contra o povo de Deus, nos vem uma indignação tão grande, que as vezes chegamos ao ponto de desejarmos o mal para os algozes do Reino de Deus, como por exemplo o Estado Islâmico, quantas métodos cruéis eles usam pra matarem aqueles que são “a menina dos olhos” do Senhor, mas devemos entendermos que eles agem na ignorância que há neles pois não conhecem a verdade, são ensinados desde pequenos nesta filosofia, a semelhança do apóstolo Paulo que perseguia a igreja de Jesus com “unhas e dentes”, mas após o encontro com o Senhor, conheceu a verdade e a verdade o libertou (At.26.9 em diante); (Gl.1.13-14); (1Tm.1.12-13). Oremos para que Deus os alcance e os libertem, como já há vários relatos.

3.A mansidão de Cristo. Segundo o Comentarista: O Senhor Jesus sofreu as piores dores que um homem pode experimentar. Suas dores foram físicas e emocionais, mas em momento algum Ele abriu a boca para reclamar ou murmurar contra o Pai e contra aqueles que o maltratavam. O texto de Isaías afirma que "Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca" (Is 53.7). Como você age diante daqueles que o maltratam e querem o seu mal? Que venhamos a pedir ao Senhor mansidão.

Conclusão: Evitemos todo tipo de peleja, pois já somos novas criaturas (Jo 3.3). Sejamos mansos e humildes de coração, sempre seguindo o exemplo de nosso Salvador, procurando em tudo glorificar o seu nome.

Por: Pb. Tiago Luis Pereira (Professor da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – missões)   

Cristais – Mg 04/03/17


Facebook: Tiagoejoelma Pereira 
Gmail: tiagoluispereira1@gmail.com
Twiter: Tiago Luis Pereira @TiagoLPereira1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário