sexta-feira, 31 de março de 2017

Lição 1 A Formação do Caráter


                             Lição 1 A Formação do Caráter

Introdução: Neste trimestre, teremos a oportunidade ímpar de estudar a respeito do caráter. Todo ser humano tem caráter, seja ele bom, seja ele mau, exemplar, ímpio ou santo. Deus criou o homem bom e perfeito, mas o pecado maculou o seu caráter. Por isso, todos necessitam de uma transformação espiritual e moral. Veremos que somente o Deus de toda a perfeição, mediante o Filho, pode transformar o caráter de uma pessoa.

Comentarista Pr. Elinaldo Renovato de Lima http://www.adparnamirim.com.br/?page_id=66

Subsídio, estudo, reflexão

#1. O Caráter Na Realidade do Homem

1.O que é Caráter?: Segundo o Comentarista :Segundo o Dicionário Aurélio, caráter é "o conjunto das qualidades (boas ou más) de um indivíduo, e que lhe determinam a conduta e a concepção moral". O caráter é a característica responsável pela ação, reação e expressão máxima da personalidade. É a maneira de cada pessoa agir e expressar-se. Tem a ver com os princípios, valores e ética de cada um.

*Segundo o dicionário Houaiss, é a qualidade inerente a um indivíduo, desde o nascimento, temperamento, índole. As características são as manifestações do nosso caráter.

2.Personalidade e Caráter: Como foi comentado pelo nosso comentarista, o caráter que temos hoje não foi herdado de nossos pais, ele foi adquirido com ensinamentos e exemplos daqueles que os quais convivemos, isso desde já a tenra idade.

Durante o primeiro ano de vida, o ser humano aprende 50% de tudo que virá a aprender na vida e, no segundo ano, aprende mais 25%. Ou seja, nos dois primeiros anos de vida, o ser humano aprende 75% de tudo que um dia virá a aprender. Obviamente, parte desse aprendizado envolve aspectos motores e físicos como sentar, andar, mastigar, falar, etc., mas também aspectos de ordem emocional, intelectual e espiritual. Assim, ao terceiro ano de vida, grande parte do caráter já está formado e aos sete anos está concluído.*
Nessa fase inicial de desenvolvimento de grande parte do caráter, hábitos são formados, que, por sua
vez, formarão o caráter do futuro adulto. Tais hábitos são aprendidos através do que alguns educadores costumam chamar de princípio “macaco vê, macaco faz”.
*Dados publicados em: Rockey, Ron e Nancy, Chosen (Nampa, Idaho: Pacific Press Publishing Association, 2001)

#2. A Deformação do Caráter Humano

1.A Queda e o Caráter Humano: Segundo o Comentarista : Deus fez o homem perfeito, em termos espirituais, morais e físicos. No ato divino da Criação, Ele disse: "Façamos o homem à nossa imagem" (Gn 1.26). Fomos criados à "imagem" e "semelhança" do Criador, logo não podemos nos esquecer que refletimos a glória divina. Se tivermos um caráter santo. Deus será louvado por intermédio de nossas ações.

2.Imagem e Semelhança de Deus: Segundo o Comentarista: O homem era, no seu estado original, uma imagem, ou representação perfeita de Deus. Adão e Eva possuíam atributos morais tais como amor, justiça, santidade, retidão. Tudo à semelhança de Deus. Não resta dúvida de que, ao criar o homem à sua "imagem", e conforme a sua "semelhança", Deus imprimiu nele as marcas de sua personalidade santa, amorosa e justa.

3.A Deformação do Caráter Humano: Segundo o Comentarista : O homem foi criado perfeito em toda a sua constituição: espírito, alma e corpo (1 Ts 5.23). Porém, quando o homem deu lugar ao Diabo, e desobedeceu a Deus, caiu da graça divina. A Queda levou-nos a perder a semelhança moral com o Criador. Observe as consequências do pecado:

a) No Relacionamento Com Deus: Segundo o Comentarista : O pecado desfigurou o homem, cortando a ligação direta com seu Deus: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Rm 3.23). O pecado passou a todos os homens (Rm 5.12; SI 51.5). As repercussões e o alcance desse fato terrível, de natureza espiritual, têm sido sentidos ao longo da história. O pecado distanciou o homem de Deus e o levou a criar seus próprios deuses segundo suas malignas concupiscências, para agradarão príncipe deste mundo. Toda religião que não tem Deus como o Criador, e Jesus Cristo, seu Filho, como Salvador, é instrumento do Diabo para afastar o homem de Deus.

*O pecado nos separa, nos afasta de Deus (Is.59.1-2) em resposta a desobediência de Adão e Eva, Deus expulsou-os do Jardim do Éden (Gn.3.23-24).

b) No relacionamento Humano: Segundo o Comentarista: Quando Deus perguntou a Adão se ele havia comido do fruto da árvore proibida, este não assumiu a culpa, mas procurou justificar seu erro, acusando a esposa. Quando Deus questionou Eva a respeito dos seus atos, ela transferiu a culpa para a serpente (Gn 3.9-13). O relacionamento de Adão e Eva foi afetado pelo pecado, culpa e medo. Não demorou muito, e ali, no Éden, houve um confronto entre o caráter mau, de Caim, e o caráter justo, de Abel. Caim matou seu irmão, Abel (Gn 4.8). Lameque matou um homem adulto e um jovem (Gn 4-23). A morte e a corrupção se espalharam com o passar dos séculos. O juízo de Deus foi enviado no seu tempo, através do Dilúvio (Gn 6-8).

c) No Relacionamento com a Natureza: A Terra foi amaldiçoada por causa do homem (Gn.3.17-18); (Rm.8.19-22). Tudo o que acontece de ruim hoje, Efeito Estufa, Terremotos, Maremotos, Tsunamis e muitas outras tragédias, são consequências do pecado.

#3. A Redenção do Caráter Humano

1.Novo Nascimento, Transformação do Caráter: Deus para restaurar a humanidade para si, precisara enviar seu único Filho Jesus Cristo, para perdoar nossos pecados, livrar-nos da condenação e nos conceder a vida eterna (Jo.3.16); Quando conhecemos a Jesus e cremos nele, esse crer, leva-nos a arrependermos, a deixarmos nossos pecados, e desejar uma viver uma vida que agrada a Deus, isso é transformação do caráter.  (2Co.5.17); (Rm.8.1).

2.A Palavra de Deus Muda o Caráter: O caráter é a característica responsável pela ação, reação e expressão máxima da personalidade. É a maneira de cada pessoa agir e expressar-se; Isso é resultado da nossa mentalidade, ou seja, a maneira que pensamos e entendemos as coisas, resumindo, nós agimos conforme nossas convicções, por exemplo, fazemos ‘’isso’’ porque achamos que é certo, não fazemos ‘’aquilo’’ porque achamos que é errado, com a chegada de uma informação verdadeira, ela mudará nossos pensamentos e ações em relação a algo. 
Se você toma um remédio para dor de cabeça, é porque você tem convicção disso, mas se um médico falar que esse ‘’tal’’ remédio é para dor no estômago, você não tomará mais ele para dor de cabeça.

As pessoas vivem a vida como acham que devem viver, satisfazendo todos os desejos da sua carne, mas quando conhecem a vontade de Deus revelada na sua Palavra (Bíblia Sagrada), descobrem que estão vivendo de uma forma que não agrada a Deus (Rm.8.7-8) e o seu fim é a morte, a condenação eterna (Gl.6.8a), com base nessa informação, elas mudam sua maneira de viver.

(Ef.2.1 E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, 2  Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. 3 Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também).

(Ef.4.17 E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.
18 Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;
19 Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.
20 Mas vós não aprendestes assim a Cristo,
21 Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus;
22 Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
23 E vos renoveis no espírito da vossa mente;
24 E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade).

3. O Caráter Amoroso e Santo do crente: Segundo o Comentarista: O cristão tem como uma de suas características principais o amor a Deus e ao próximo (Mt 22.34-40). Quem não ama não conhece a Deus, ainda não teve seu caráter transformado e está em trevas (1Jo 2.9,11). Unida ao amor está à santificação, sem a qual ninguém poderá ver ao Senhor (Hb 12.14). Os que já experimentaram o novo nascimento devem viver de modo irrepreensível (1Ts 5.23).

(Cl.3. 5 Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
6 Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;
7 Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas.
8 Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.
9 Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,
10 E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
11 Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos.
12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;
13 Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.
14 E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.

Conclusão: Nosso caráter reflete nossos princípios. Como novas criaturas, precisamos evidenciar os valores do Reino de Deus. O homem salvo e remido por Cristo Jesus tem as marcas do Salvador no seu ser e no seu comportamento.

Por: Pb. Tiago Luis Pereira (Professor da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – missões)  

Cristais – Mg 31/03/17


Facebook: Tiagoejoelma Pereira
Gmail: tiagoluispereira1@gmail.com
Twiter: Tiago Luis Pereira @TiagoLPereira1


Nenhum comentário:

Postar um comentário