sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Lição 10 Adorando a Deus em Meio a Calamidade

Nota de Esclarecimento: Por motivo de força maior, tive que vender o meu celular, o qual estava usando para gravar as vídeos aulas no YouTube, assim que tiver condições, voltarei a gravar.

Nota: Não está contido neste artigo, a lição da revista, mas somente os subsídios, as reflexões, os comentários dela. A revista ou as lições que vamos estudar neste trimestre, você encontra nas livrarias evangélicas, ou pela Internet.

O comentarista desta revista é o Pastor Elienai Cabral que é conferencista, teólogo, membro da Casa de Letras Emílio Conde, comentarista de Lições Bíblicas da CPAD, membro do Conselho Administrativo da CPAD e autor dos livros “Comentário Bíblico de Efésios”, “Mordomia Cristã”, “A Defesa do Apostolado de Paulo – Estudo na Segunda Carta aos Coríntios”, “Comentário Bíblico de Romanos”, “A Síndrome do Canto do Galo”, “Josué – Um líder que fez diferença”, “Parábolas de Jesus” e “O Pregador Eficaz”, todos títulos da CPAD.

Subsídio, estudo, reflexão

Lição 10 Adorando a Deus em Meio a Calamidade

Introdução: Vamos estudar acerca da terrível crise enfrentada pelo rei Josafá, que recorreu a Deus para o socorrê-lo e a providência de Deus em ação.

#1.Reino do Norte e do Sul

1.A Divisão do Reino de Israel: Davi reinara sobre todo Israel, ou seja, as 12 tribos de Israel. Salomão seu filho, segundo a vontade de Deus assumiu o trono(1Rs.2.1-12), assume também a responsabilidade de edificar um Casa para Deus, um templo para o Senhor (1Rs.5.1-5); Salomão edifica o templo e consagra-o a Deus 1Reis capítulos 6 à 8, devido a isso, ele impôs tributo ao povo (1Rs.9.15). Os anos se passam e Salomão se apostata, amando muitas mulheres de outras nações pagãs, essas lhe perverteram-lhe o coração para adorar outros deuses (1Rs.11.1-10), e o Senhor lhe disse que rasgaria o seu reino, ou seja, dividiria o seu reino, porém, não faria enquanto ele estivesse vivo, por amor a Davi, seu pai, todavia deixaria uma tribo a seu filho (1Rs.11.11-13), Deus levantou vários inimigos contra Salomão, devido a sua desobediência, inclusive Jeroboão, que era braço direito de Salomão (1Rs.11.26-28). Passado um tempo Salomão vem a falecer(1Rs.11.41-43), seu filho Roboão assume o trono, o povo clamou para que ele diminuísse os tributos, e ao invés de ouvir os anciãos, deu ouvidos aos jovens e falou que aumentaria mais ainda os tributos (1Rs.12.1-15), mediante a isso, houve rebelião, uma divisão e 10 tribos fizeram de Jeroboão rei sobre eles, e somente a tribo de Judá e Benjamim ficaram com Roboão (1Rs.12.16-25). Devemos temermos o Senhor e ouvir os sábios conselhos para não enfrentarmos algumas crises.

2.O Reino do Norte: Jeroboão e as 10 tribos foram para o norte de Israel, sobreviveram aproximadamente 200 anos. Foi governado por diversos reis, que fizeram coisas más aos olhos do Senhor e enfrentaram terríveis crises políticas, sociais e religiosas e a pior quando o rei da Assíria o invadiu em 722 A.C e os transportaram para a Assíria(2Rs.17.1-6) e trouxeram povos mistos para habitarem em Samaria que era a capital do reino norte (2Rs.17.24). Devemos temermos ao Senhor e ouvir os sábios conselhos para não passarmos por crises terríveis.

3.O Reino Sul: Roboão e as tribos de Judá e Benjamim permaneceram em Jerusalém, na região sul, onde estava localizado o templo do Senhor, foi governado por cerca de 19 reis, sendo a maioria deles desobedientes ao Senhor e também enfrentaram diversas crises, como resultados de seus pecados. Todavia o reino sul tiveram alguns reis piedosos, como o rei que estudaremos nessa lição, o rei Josafá.

#2.O Rei Josafá

1.Quem era Josafá (1Rs.22.41-43): Foi o quarto rei de Judá, era filho do rei Asa e Azuba, começou a reinar com 35 anos de idade e 25 anos reinou em Jerusalém. Foi um homem temente a Deus e o Senhor o abençoou (2Cr.17.3-6).

2.O Cuidado de Josafá em instruir o Povo (2Cr.17.1-9): Josafá ordenou que os levitas e sacerdotes ensinassem a lei de Deus ao povo, como dantes havia sido ordenado por Moisés (Dt.31.9-13).

3.A Instrução e Temor: Ao ensinarem a lei ao povo, falavam da vontade do Deus todo-poderoso e de seus grandes e terríveis feitos, isso gerou temor ao povo de Judá e aos povos aos arredores, ao ponto, de que, até alguns dentre os filisteus, que eram inimigos ferrenhos de Israel trouxeram presentes a Josafá. O conhecimento do Senhor gera em nós temor, confiança, amor, esperança e disposição para obedecê-lo. Precisamos urgentemente nesses últimos dias aplicar o nosso coração em conhecer a palavra de Deus, praticá-la e ensiná-la.

#3.Josafá e Seus Inimigos

1.A Perigosa Aliança feita com Acabe(2Cr.18.1-3): Josafá era rei de Judá, capital Jerusalém no reino sul e Acabe era rei de Israel, capital Samaria no reino Norte. Josafá era servo de Deus e estava abençoadíssimo (2Cr.18.1) e desceu a Israel, para Acabe (1Rs.22.2) que era um apóstata aborrecendo ao Senhor cada dia com seus pecados, e aliou-se com ele casando-se com uma de suas filhas, daí a expressão “aparentou-se” (2Cr.18.1). De volta para casa, o profeta Jeú o repreendeu(2Cr.19.1-2). Aprendemos com a palavra de Deus que a amizade com o mundo é inimizade contra Deus (Tg.4.4  Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
5  Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?(1Co.10.14-21) 
e julgo desigual não agrada ao Senhor Deus. (2Co.6.14  Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 15  E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?
16  E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
17  Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei;18  E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso).

2.Josafá enfrenta a ameaça dos Inimigos (2Cr.20.1-12): Passado um tempo, os moabitas, os amonitas e os da montanhas de Seír (2Cr.20.10) que são os edomitas, descendentes de Esaú, juntos eram uma grande multidão que vinham contra Josafá para tomarem a cidade de Jerusalém, ao ser notificado disso, Josafá temeu, buscou ao Senhor e apregoou um jejum em todo o Judá(2Cr.20.3). Diante das crises e dificuldades que vem contra nós, devemos recorrermos ao Senhor, não só nos momentos difíceis, mas continuamente, assim como a Josafá, pois ele, já a tempo estava buscando ao Senhor. Deus ouve e atende o nosso clamor! (Salmos 50.14  Oferece a Deus sacrifício de louvor, e paga ao Altíssimo os teus votos.15 E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás).

3.A Ação de Josafá: Diante dessa situação, Josafá recorreu ao Senhor com oração, clamando por socorro e com jejum, se humilhando perante ao Senhor para alcançar seu favor, pois Ele era o único que poderia fazer algo pelo povo de Israel. Nesses tempos de Crises que estamos vivendo, devemos sempre recorrermos ao Senhor com orações e jejuns, pois revelam nossa dependência, confiança e esperança no Senhor ( Livro de Joel, Capítulos 1 e 2 ). Deus ouviu o clamor de Josafá e de todo povo e usou o profeta Jaaziel, que era dos filhos de Asafe, para trazer uma palavra de conforto, encorajamento e de vitória ao povo (2Cr.20.14-17); Ao ouvirem a resposta do Senhor, Josafá com todo o povo de Judá louvaram ao Senhor, e se puseram a obedecer as orientações que receberam da parte do Senhor. No outro dia pela manhã, saíram ao deserto de Tecoa e Josafá ordenou aos cantores que louvassem a Majestade Santa dizendo: “Louvai ao Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre”; E quando começaram a louvar, o Senhor pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os edomitas e começaram a se destruírem e foram desbaratados, derrotados, destruídos e o povo de Deus foi vitorioso e mais abençoado (2Cr.20.20-25).


Conclusão: Aprendemos, que quando a crise vem ao nosso encontro, devemos recorrermos ao Senhor para pedir seu auxílio e providência, demonstrando nossa confiança, humildade e esperança Nele, pois Ele é o todo-poderoso, mas se compadece do aflito e necessitado (Sl.146) 

Por: Pb. Tiago Luis Pereira (Professor da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – missões)   

Cristais – Mg 02 /12/16


Contato : (35) 999443493

3 comentários:

  1. Certamente oraremos pois sua contribuição tem sido de grande valia, amado irmão. Portal Escola Dominical.

    ResponderExcluir
  2. Certamente oraremos pois sua contribuição tem sido de grande valia, amado irmão. Portal Escola Dominical.

    ResponderExcluir
  3. Amém Portal Escola Dominical, fico feliz pela mensagem, e externo minha admiração pelo trabalho dos irmãos, foi e continua sendo motivador para minha contribuição no reino de Deus.

    ResponderExcluir