sábado, 17 de dezembro de 2016

Lição 12 Sabedoria Divina para a Tomada de Decisões


Lição 12 Sabedoria Divina para a Tomada de Decisões

Nota: Não está contido neste artigo, a lição da revista, mas somente os subsídios, as reflexões, os comentários dela. A revista ou as lições que vamos estudar neste trimestre, você encontra nas livrarias evangélicas, ou pela Internet.

O comentarista desta revista é o Pastor Elienai Cabral que é conferencista, teólogo, membro da Casa de Letras Emílio Conde, comentarista de Lições Bíblicas da CPAD, membro do Conselho Administrativo da CPAD e autor dos livros “Comentário Bíblico de Efésios”, “Mordomia Cristã”, “A Defesa do Apostolado de Paulo – Estudo na Segunda Carta aos Coríntios”, “Comentário Bíblico de Romanos”, “A Síndrome do Canto do Galo”, “Josué – Um líder que fez diferença”, “Parábolas de Jesus” e “O Pregador Eficaz”, todos títulos da CPAD.

Subsídio, estudo, reflexão

Introdução: Em tempos de Crise, a sabedoria divina é indispensável, pois temos que tomarmos algumas decisões que serão cruciais para nossa vida.

#1.A Crise Familiar no Reino Davídico

1.A Velhice do Rei (1Rs.1.1-4): Davi governou muito bem a casa de Israel, mas deixou a desejar no cuidado de sua casa, Davi como pai falhou muito, e isso gerou várias crises, uma delas foi a sucessão do seu trono, como ressaltou o comentarista da lição, Adonias filho de Davi, era indisciplinado(1Rs.1.6), ele era egoísta, ganancioso, arrogante e por aí vai, se intitulou-se rei(1Rs.1.5,9). Neste tópico aprendo duas grandes lições:

a) Davi: Devemos ter cautela, em gastarmos todo nosso tempo com a obra de Deus e esquecermos de nossa família, não gastando tempo com nosso cônjuge e filhos.

b) Adonias: Muitas pessoas querem assumir posições, que não são para elas assumirem, não devemos “forçar a porta”, Deus tem um plano e lugar para cada um de nós.

2.Adonias e os Valentes de Davi: Zadoque o sacerdote, Natã o profeta, e os valentes não estavam com Adonias(1Rs.1.8); O profeta Natã estava ciente de tudo o que estava acontecendo, ele sabia que Deus havia escolhido Salomão para reinar, pois ele fora o porta voz de Deus dessa mensagem (1Cr.17.1-15);(1Cr.22.8-9), foi até Bate-Seba e a aconselhou, como ela devia proceder (1Rs.1.11-14), ela o obedeceu, e o profeta Natã a ajudou a falar com o rei Davi.

3.A atitude de uma mãe em meio a crise: Seguindo o conselho e contando com a ajuda do profeta Natã, Bate-Seba foi ao rei Davi e relatou-lhe tudo, ao saber de tudo que estava acontecendo, o rei ordenou que Salomão fosse coroado rei (1Rs.1.32-39), Adonias sabendo disso correu ao altar e segurou em suas pontas clamando por misericórdia (1Rs.1.49-51), todo plano de Adonias foi frustrado, e após ser levado a presença do rei Salomão, foi despedido para sua casa. Após isso, Davi já se aproximando da morte, chamou Salomão e deu-lhe importantíssimos conselhos, pois os desafios à frente seriam grandes.

#2.Salomão busca a sabedoria para reinar:

1.O novo rei: Salomão teve que aprender a tomar atitudes, pois ele era responsável pela boa ordem de todo reino de Israel, ele arrancou aqueles que haviam se levantado contra ele, mandou matar a Adonias(1Rs.2.13-17), tirou o sacerdote Abiatar(1Rs.2.26-27), e a Joabe conforme Davi lhe aconselhara, mandou-o matar (1Rs.2.5-6/ 1Rs.2.28-35) e puniu também a Simei como ordenara seu pai Davi (1Rs.1.8-9/ 1Rs.2.36-46). Salomão estava se dedicando ao governo do reino de Israel, e sabia que o segredo do sucesso de seu pai Davi, foi em servir, adorar, obedecer ao Senhor, por isso amava ao Senhor, e foi a Gibeão para adorá-lo (1Rs.3.3-4).

2.Salomão pede sabedoria a Deus: Em Gibeão o Senhor lhe apareceu à noite em sonhos, e lhe disse: “ Pede o que quiseres que te dê”, Salomão sentindo o peso da responsabilidade que o Senhor lhe havia dado, e pede sabedoria para governar(1Rs.3.6-9). O segredo do sucesso espiritual, familiar, social, ministerial, financeiro e etc, está em proceder com a sabedoria vinda de Deus. O apóstolo Tiago já nos aconselhou em sua carta(Tg.1.5) e se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Salomão de fato foi abençoado por Deus com muita sabedoria e com muitas riquezas (1Rs.3.16-28/ 1Rs.4.29-34 /(1Rs.10.14-29). Quando O Senhor nos confia uma responsabilidade, Ele nos capacitará para a executarmos, pois o Deus que chama, capacita!

3.O Desejo de construir um Templo:  Além do governo de Israel, Salomão é incumbido para uma grande obra, construir uma casa para Deus, um templo ao Senhor, seu pai Davi o havia encorajado (1Cr.28.20), a obra era grande e grande foram os gastos, o investimento, os materiais para a construção do templo, mas o Senhor providenciou tudo. Deus sempre providenciará, nos dará os recursos necessários que precisamos.

#3.Sabedoria para Edificar o Templo

1.Salomão faz aliança com Hirão (1Rs.5.1-6): “Repito todas as palavras mencionadas pelo nosso comentarista”
Em vez de fazer guerras com as nações vizinhas, para aumentar o espaço geográfico e as riquezas, Salomão usou de sabedoria para com Hirão, rei de Tiro, na Fenícia, que lhe forneceu toda a madeira para a construção do Templo. O cedro do Líbano era uma madeira nobre e de grande valor comercial. Essa cooperação mostrou que Deus estava abençoando Salomão e fornecendo o que era necessário para o Templo. Deus concedeu a Salomão sabedoria para fazer alianças. O Senhor também quer dar a você sabedoria para administrar, mesmo em tempos de crise financeira.

2 A Construção do Templo: Salomão contou com a ajuda do povo, tanto como fisicamente (1Rs.5.13-16), como financeiramente (2 Crônicas capítulo 29). Em grandes empreitadas, o Senhor colocará pessoas ao seu lado para te ajudar.

3.A Arca da Aliança: A obra da Casa do Senhor foi concluída (2Cr.5.1), Salomão convocou os anciãos, chefes das tribos, os príncipes, para fazer subir a arca do Senhor da tenda da congregação para o templo do Senhor, a arca representava a presença de Deus. Não adianta um grande projeto se a presença de Deus não estiver nele, a presença de Deus era tão forte naquela cerimônia, que quando os levitas uniformemente tocavam e cantavam como uma só voz, bendiziam e louvavam ao Senhor, a casa do Senhor se encheu de uma nuvem (2Cr.5.12-14), e os sacerdotes não podiam estar de pé para ministrarem, aquele projeto foi concluído com a provação de Deus (2Cr.7).

Por: Pb. Tiago Luis Pereira (Professor da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – missões)   

Cristais – Mg 17 /12/16


Contato : (35) 999443493

Nenhum comentário:

Postar um comentário