domingo, 20 de novembro de 2016

Lição 9 O Milagre Está em Sua Casa

Lição 9 O Milagre Está em Sua Casa





Nota: Não está contido neste artigo, a lição da revista, mas somente os subsídios, as reflexões, os comentários dela. A revista ou as lições que vamos estudar neste trimestre, você encontra nas livrarias evangélicas, ou pela Internet.

O comentarista desta revista é o Pastor Elienai Cabral que é conferencista, teólogo, membro da Casa de Letras Emílio Conde, comentarista de Lições Bíblicas da CPAD, membro do Conselho Administrativo da CPAD e autor dos livros “Comentário Bíblico de Efésios”, “Mordomia Cristã”, “A Defesa do Apostolado de Paulo – Estudo na Segunda Carta aos Coríntios”, “Comentário Bíblico de Romanos”, “A Síndrome do Canto do Galo”, “Josué – Um líder que fez diferença”, “Parábolas de Jesus” e “O Pregador Eficaz”, todos títulos da CPAD.

Subsídio, estudo, reflexão


Introdução: Estudaremos nesta lição, as aflições causadas pela crise financeira enfrentada por uma viúva, nos dias do profeta Eliseu e a providência de Deus que a socorreu.

#1.Uma Família em Dificuldades

1.A Crise das Dívidas: o Profeta Eliseu era o sucessor do profeta Elias, dirigia a chamada “escola dos profetas” um lugar onde aprendiam a lei de Deus e se opunham a adoração a Baal. Entre eles havia um homem, que a bíblia não menciona o nome, que veio a falecer e deixou uma grande dívida para sua mulher e seus dois filhos, na ausência do pai, os filhos passavam a sustentar a casa e em especial sua mãe, mas neste caso, os filhos dessa mulher, provavelmente ainda eram crianças. Devemos ter esse cuidado, de sermos prudentes e não fazermos muitas dívidas, é necessário termos um orçamento equilibrado e não gastarmos além de nossa renda mensal e venhamos a padecer dos males que as dívidas causam.

2.O Risco de Perder os Filhos: Nos tempos bíblicos, quando alguém não tinha condições de pagar suas dívidas, trabalhava como servo até pagar toda dívida, e no Ano do Jubileu eram liberados (Lv.25.38-41), o credor que queria “pegar” os filhos da viúva (2Rs.4.1) estava amparado pela lei, a situação era desesperadora, esta mulher estava em grande aflição, por isso clamou ao profeta Eliseu para que a socorresse. Conforme o comentarista da lição, em nossos dias há muitas pessoas sofrendo com a crise financeira, famílias que estão vivendo em absoluta pobreza, o número de desempregados cada vez mais crescente, muitos padecendo com as enfermidades e sem condições financeiras para se tratarem, e assim como essa viúva, que seu marido temia ao Senhor, estava padecendo necessidades, há muitos servos de Deus nessa situação. É necessário que nós, igreja do Senhor, venhamos ajudar à esses que estão passando por necessidades, assim como as igrejas da Macedônia (2Co.8.1-7)

3.A Viuvez: Era trágico a vida de uma viúva, pois conforme o comentarista da lição, a mulher trabalhava em casa, e o marido era quem a sustentava, na falta do marido era os filhos que a sustentavam ou um parente mais próximo, assim como aprendemos na lição passada com a história de Noemi e Rute, no caso dessa viúva, ela estava completamente desamparada, seu marido havia falecido, seus filhos provavelmente eram crianças, e não há registro de nenhum parente próximo, mas Deus estava prestes a socorrê-la através do profeta Eliseu, pois Deus não nos desampara nos momentos de aflições, o profeta Eliseu ajudaria aquela mulher a sair daquela situação embaraçosa. Deus usa pessoas pra nos abençoar, seja com uma orientação, uma palavra de conforto, com intercessão e com provisão financeira e material. Se você está passando por isso, recorra a Deus e creia que Ele te socorrerá (Sl.121.1-2)

#2.Deus Realiza Milagres

1.A Fé do Profeta: Eliseu era um homem de fé, através dele o Senhor operava grandes milagres, pois conhecia o Deus que servia, sabia que pra Deus não existe impossíveis, pois Ele faz o que quer, do jeito que quer e na hora que quiser e ninguém o pode impedir, e Ele ainda é o mesmo ontem, hoje e eternamente.

2.A Viúva procura Eliseu: Diante daquela situação, a viúva recorre ao profeta Eliseu, pois ela cria que ele era um homem de Deus, e que, de algum modo ele a ajudaria, o profeta Eliseu por sua vez, prontamente atendeu o clamor daquela viúva respondendo: “Que te hei de te fazer?”. Assim como o profeta, não podemos desprezar as aflições e o clamor dos necessitados, lembremos nos do ensinamento de nosso Senhor Jesus da parábola do Bom Samaritano no evangelho de Lucas capítulo 10.25-37 e do apóstolo Tiago (Tg.2.14-17)

3.Deus utiliza aquilo que temos: O profeta Eliseu pediu para a viúva que ela dissesse o que ela tinha em casa e ela o respondeu: “tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.” Era com este pouco que Deus faria o muito, pois, Deus fez no passado grandes coisas na vida dos seus servos com pequenas coisas, vemos Moisés e o cajado, Davi e a pedra e muitos outros, e o que dizer de nosso Senhor Jesus que com 5 pães e 2 peixinhos alimentou 5 mil homens sem contar mulheres e crianças, que segundo alguns estudiosos totalizavam umas 15 mil pessoas. O nosso Deus é o Deus de toda provisão!

#3.Provisão na Medida Certa

1.Preparação para receber o milagre: Após a declaração daquela mulher, Eliseu a orientou a ir e pedir muitos vasos vazios aos seus vizinhos. Isso revela o nosso papel em direção ao milagre, Deus irá fazer o milagre, mas temos que fazer a nossa parte, neste ato da mulher ir e pedir vasos emprestados, aprendo algumas lições:

a) Lição da fé: Ao sair diante do profeta Eliseu, e ir aos seus vizinhos pedir vasos emprestados, ela dá demonstração da sua fé, ela acreditou na orientação do profeta e que Deus operaria o milagre.

B) Lição da obediência: Ao sair diante do profeta Eliseu, e ir aos seus vizinhos pedir vasos emprestados, ela dá demonstração da sua obediência, sua fé a levou a obedecer a orientação do profeta, obediência é a fé em exercício.

C) Lição da humildade: Ao sair diante do profeta Eliseu, e ir aos seus vizinhos pedir vasos emprestados, ela dá demonstração da sua humildade. Não é contar derrota, mas às vezes, é necessário recorrermos a alguém e pedirmos ajuda, pois, precisamos uns dos outros.

D) Bom testemunho: Ao pedir vasos emprestados aos seus vizinhos, e ser atendida, revela que ela dava um bom testemunho, tinha um bom relacionamento com seus vizinhos, do contrário, não conseguiria ajuntar muitos vasos e a multiplicação do azeite seria menor.

2.Provisão Abundante: Os muitos vasos seriam cheios com apenas uma botija de Azeite, conforme o comentarista da lição era exatamente o que a mulher precisava, Deus sempre nos dará o recurso necessário que necessitamos e abençoará este recurso por mais pouco ou pequeno que seja, para que seu nome seja glorificado e não os recursos, a semelhança de Gideão e os 300 homens. (Jz.7.7)

3.Fé em ação: Ao ajuntar muitos vasos, ela fechou a porta, os filhos lhe traziam os vasos e ela com a botija de azeite na mão enchia os vasos, ela encheu todos os vasos que estavam vazios e aí então o azeite parou. Um milagre aconteceu! Apenas uma botija de azeite encheu vários vasos! Deus surpreendeu aquela mulher e não só solucionou o problema dela, mais a fez prosperar ao ponto de ter economias para viver muito tempo com aquela provisão. Creia que Deus também te surpreenderá, pois Ele faz muito mais abundantemente além do que pedimos ou pensamos. (Ef.3.20).

Por: Pb. Tiago Luis Pereira (Professor da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – missões)   

Cristais – Mg  20/11/ 16


Contato : (35) 999443493


Nenhum comentário:

Postar um comentário