sábado, 12 de novembro de 2016

Rute, Deus Trabalha pela Família

Rute, Deus Trabalha pela Família

Nota: Não está contido neste artigo, a lição da revista, mas somente os subsídios, as reflexões, os comentários dela. A revista ou as lições que vamos estudar neste trimestre, você encontra nas livrarias evangélicas, ou pela Internet.

O comentarista desta revista é o Pastor Elienai Cabral que é conferencista, teólogo, membro da Casa de Letras Emílio Conde, comentarista de Lições Bíblicas da CPAD, membro do Conselho Administrativo da CPAD e autor dos livros “Comentário Bíblico de Efésios”, “Mordomia Cristã”, “A Defesa do Apostolado de Paulo – Estudo na Segunda Carta aos Coríntios”, “Comentário Bíblico de Romanos”, “A Síndrome do Canto do Galo”, “Josué – Um líder que fez diferença”, “Parábolas de Jesus” e “O Pregador Eficaz”, todos títulos da CPAD.

Subsídio, estudo, reflexão

Introdução: Nesta lição, aprenderemos com a história de 2 viúvas, que Deus não desampara os aflitos, e que Ele tem o controle de todas as coisas, e tem um novo capítulo de vitória pra nossa história.

#1.A Crise Econômica

1.Fome na “Casa do Pão”: Vemos que as crises, muitas das vezes, são resultados de más atitudes, desobediência e ignorância a respeito da vontade de Deus, Belém de Judá, estava enfrentando grande fome devido ao mal governo dos últimos Juízes de Israel, na verdade não tinha governo, pois cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos (Jz.21.25), é só lermos Juízes capítulo 19 para constatarmos essa verdade, Israel havia se apostatado e estava colhendo as consequências (Dt.28). Já aprendemos com a história de Abraão e de Isaque que a bênção e a prosperidade de Deus, necessita de nossa confiança e obediência a Ele.

Conheça meus Livros: Clique na imagem abaixo


2.A Crise alcança uma Família (Rt.1.1-2): Todos foram atingidos pela crise, inclusive Elimeleque, sua esposa Noemi, e seus filhos Malom e Quiliom, Elimeleque decide ir a Moabe com a sua família, estando lá, Elimeleque veio a falecer, seus filhos casaram com mulheres moabitas, permanecendo quase 10 anos em Moabe, os tais vieram a falecer, restaram apenas 3 viúvas desamparadas, Noemi e suas noras Orfa e Rute (Rt.1.1-5). Ir a Moabe só piorou a situação dessa família, foram atrás de pão e encontraram doença e morte, pois temos aprendido que Deus é poderoso para nos sustentar mesmo em meio as crises, lembra de Isaque, Deus disse pra ele não descer ao Egito, mas habitasse na terra que Ele lhe diria, e em Gerar Isaque foi próspero. Devemos sempre consultarmos a Deus, e segundo o texto, dá-nos a entendermos que essa família não consultou a Deus.

3.Três Viúvas: Sem os maridos, essas mulheres passariam por grandes dificuldades, mas Noemi servia ao Senhor, e Este nunca nos desampara, basta confiarmos Nele, pois quando achamos que nossa história terminou, Ele sempre tem uma nova história para nós, mesmo diante de tanta dor e sofrimento havia um plano de restauração para ela e sua nora Rute que permaneceu com Noemi e foi-lhe companheira fiel, como se fosse uma filha.(Rt.1.14-18) (Sl.37.3  Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado.4  Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração.5  Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará).

#2.Superando as Crises

1.Noemi enfrenta a Crise: Noemi agora enfrenta uma crise interior, pois a amargura tomou seu coração, pois havia perdido seu marido e seus dois filhos (Rt.1.13), é muita dor pra uma pessoa só, mas Deus estava prestes a tirar todo opróbio de Noemi e colocar um cântico novo em seus lábios. Talvez sua história chegou ao fim, ao ponto final, mas Deus tira o “ponto final” e coloca uma “vírgula” e dá continuidade à sua história, creia nisso! Pois o melhor de Deus está por vir!

2.O retorno para sua terra: Depois de tudo isso, Noemi juntamente com sua nora Rute, voltou a Belém(Rt.1.14-19) pois soube que Deus havia abençoado sua terra natal (Rt.1.6), Orfa por sua vez voltou para casa de seus pais (Rt.1.14-15), Noemi tinha mais que uma nora, tinha uma filha, uma amiga, uma fiel companheira, a persistência de Rute foi fundamental para mudar a história delas. A persistência e o companheirismo são grandes armas para vencermos as crises.

3.Rute e o Deus de Israel: Através do convívio com sua sogra Noemi, Rute foi “atraída” ao Deus de Noemi (Rt.1.16-17), esta por sua vez, a) deu bom testemunho, b) testificou dos feitos do Senhor e c) desenvolveu um bom relacionamento com suas noras, usando esse método podemos ganharmos muitas almas para Cristo Jesus.

#3.Fé e Trabalho

1.Noemi e Rute chegaram à terra do pão: A situação de Noemi estava tão deplorável, que quando ela chegou em Belém, todos se compadeceram dela, por certo viram ela saindo com seu marido e seus filhos e alguma provisão, mas agora regressa sem marido, sem filhos e sem nenhuma provisão, quem a viu sair, se assustou quando viu ela voltar (Rt.1.19), Noemi ainda estava amargurada com tudo que lhe sucedera e cria que isso era punição de Deus(Rt.1.20-21)

2.Rute ajuda Noemi: Quando chegaram a Belém, estava no princípio da sega das cevadas(Rt.1.22), e Rute foi ao trabalho (Rt.2.2), pois havia uma lei em Israel que deixasse os pobres e necessitados recolher os grãos e espigas que ficavam para trás (Lv.19.9;23,22), é necessário fazer nossa parte, trabalharmos, pois o trabalho é digno, e Deus prospera a obra de nossas mãos, Isaque semeou e cavou, José trabalhou na casa de Potifar, na prisão e no governo do Egito, como o ditado popular “Deus ajuda quem cedo madruga.”

3.Rute trabalha apanhando espigas: No Capítulo 2 e versículo 1 do livro de Rute, diz que em Belém havia um parente próximo de Elimeleque, chamado Boaz, quando Rute sai a trabalhar, ela vai a um campo, e era justamente o campo de Boaz (Rt.2.3), Deus já estava preparando tudo, quando Rute saiu para trabalhar Deus a direcionou ao lugar certo, para que Rute viesse a se encontrar com Boaz, Deus iria os unir em amor, Boaz apaixonado por Rute compraria as terras de Elimeleque e casaria com ela (Rt.4.5-10), a vida de Rute e de sua sogra Noemi iria mudar, e mudar pra melhor. Boaz casou-se com Rute e tiveram um filho chamado Obede, Noemi muito se alegrou, pois Deus restaurou sua sorte (Rt.4.13-17).

Por: Pb. Tiago Luis Pereira (Professor da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – missões)  

Cristais – Mg  12/11/ 16


Contato : (35) 999443493

Nenhum comentário:

Postar um comentário