sábado, 24 de setembro de 2016

O Desafio da Evangelização      (Setembro de 2016)

Lição 13 : A Evangelização Integral nesta última hora

Subsídio, estudo, reflexão.

Introdução: Jesus é nosso maior exemplo, Ele veio e nos mostrou as diretrizes para darmos continuidade a obra da evangelização, basta seguirmos seu exemplo e ensinamentos. (Mt.18.18  E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; 19  E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens). Temos que levarmos o “ide” de Jesus a sério, entendermos que pregar o evangelho não foi uma sugestão de Jesus, mas sim uma ordem, o apóstolo Paulo tinha essa verdade em mente quando escreveu: ( 1Co.9.16  Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!).

#1°. 1: Evangelização integral: É a pregação do evangelho feita por toda a igreja pela liderança e liderados, (At.8.1  E TAMBÉM Saulo consentiu na morte dele. E fez-se naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e de Samaria, exceto os apóstolos; 4  Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra). Cada cristão está inserido num convívio social que outros não tem acesso, por isso se cada um fazer sua parte, vamos evangelizar o mundo simultaneamente, conforme a expressão “ tanto em ” de (At.1.8  Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra).

1°.2: Avivamento e Evangelização: Conforme no texto bíblico citado acima, Jesus disse que eles seriam testemunhas, mas antes receberiam a virtude, capacitação divina do Espírito Santo para executarem essa tarefa, é Ele que nos encoraja, nos dá ousadia, que faz arder em nós o desejo de falar de Jesus para as pessoas, mesmo diante das adversidades. (At.429  Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra;30  Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus;31  E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus). Somente cheios do Espírito Santo podemos com eficiência executarmos  a obra da evangelização.
(“CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO” : expressão que inclui tanto frutos e dons). “Isso simboliza quão completa é a benéfica influência do Espirito Santo, o que é aqui expresso pelas palavras «...cheios do Espírito Santo...» O ser inteiro do crente toma-se sujeito à influência do Espírito, e é possuído por ele. Idealmente falando, nenhum aspecto da personalidade do crente deveria ficar isento do controle do Espirito, tal como nenhuma porção de seu corpo deixa de ser imersa na água, quando do batismo. (CHAMPLIM. VOLUME 3, ATOS E ROMANOS pg.46).

#2°: DISCIPULADO INTEGRAL:                                                                             1.DOUTRINAÇÃO: É ensinar o novo convertido as doutrinas da fé cristã contidas na bíblia a palavra de Deus, infelizmente há muitos evangélicos que não conhecem nada de bíblia, ou nem pelo menos as doutrinas básicas da fé, a culpa muitas das vezes é da liderança de algumas denominações, que não se preocupam com o bem estar espiritual de seus membros, com o desejo de ajuntarem multidões barateiam o evangelho, e o que dizer de denominações que batizam as pessoas, sem essas pelos menos saberem o que significa o batismo e suas implicações, os novos convertidos precisam serem discipulados, batizados, acompanhados. (Mt.28. 19  Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;20  Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém).

2°.2: INTEGRAÇÃO: Devemos nos envolvermos com o novo convertido, sermos amigos, irmãos, dialogar, visitar, ajudar nas suas necessidades, amá – lo não somente por palavras, mas por obras também, pois agora em Cristo somos irmãos e não pode haver indiferenças, somos todos iguais diante de Deus em Cristo. (Gl.3 26  Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus;27  Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo;28  Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus).

2°.3: TREINAMENTO: É preparar e incentivar o novo convertido a testemunhar daquilo que Deus em Cristo fez na sua vida, entender que isso é uma forma de demostrar sua gratidão a Deus pelo bem que o fez. (Lc.8. 38  E aquele homem, de quem haviam saído os demônios, rogou-lhe que o deixasse estar com ele; mas Jesus o despediu, dizendo;39  Torna para tua casa, e conta quão grandes coisas te fez Deus. E ele foi apregoando por toda a cidade quão grandes coisas Jesus lhe tinha feito).

2°.4: IDENTIFICAÇÃO: Através da DOUTRINAÇÃO, INTEGRAÇÃO, TREINAMENTO, é notório no novo convertido sua identificação com Cristo, suas palavras, atitudes, seu proceder é diferente porque foi alcançado com a maravilhosa salvação em Cristo. (2Co.5.17  Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo). (Fl.2. 13  Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade;14  Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas;15  Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo).

#3°: A igreja da Evangelização integral:                                                                                                   

1: Promoção: A igreja tem que continuar desempenhando como tarefa prioritária e urgente a evangelização mundial, pois essa missão não foi dada a nenhuma outra instituição, mas sim única e exclusiva a igreja.

2: Comissão: A igreja recebeu ordem de Jesus de pregar o Evangelho, cabe a ela comissionar     (ato ou efeito de cometer, de encarregar, de incumbir) obreiros para obra da evangelização, aqueles que tem a chamada missões transculturais (Missionário Transcultural. Obreiro cristão de tempo integral enviado por sua igreja para trabalhar entre povos de outras culturas, quer dentro de sua própria nação quer no exterior). incentivando, capacitando e assistindo no for necessário. (At.13. 1  E NA igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo; 2  E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado; 3  Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.

3: Manutenção: É responsabilidade primária da igreja dar manutenção, assistência aos irmãos que são enviados ao campo de Evangelização. A igreja da Macedônia nos ensina (2Co.8.1-7), que todos nós podemos contribuirmos para a obra de Deus, muitas das vezes ficamos indiferentes em questão dos recursos que Deus tem nos tem dado e gastamos com nossos próprios deleites. Devemos nos lembrarmos que missões se faz com os pés dos que vão, com os joelhos dos que oram, e com as mãos que contribuem. (Ageu.1.1-11); (At.2.44-45); (Ef.4.28)

Conclusão: (1Co.15.58  Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor).
Por: Pb. Tiago Luis Pereira ( Professor da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – missões)     

Cristais – Mg  24/ 09/ 16

Nenhum comentário:

Postar um comentário