segunda-feira, 29 de novembro de 2021

É Possível Conhecer a Deus?

 



Capítulo 1

É Possível Conhecer a Deus?


Apesar de não enxergarmos o Senhor Deus com os nossos olhos naturais (a não ser que Ele se manifeste a nós visivelmente), Ele é real, porém, jamais poderemos conhecê-lo com nossa limitada mente humana (1Co 2.14) e para isto é necessário termos fé (Jo 20.19-31); (At 17.22-29).

 Assista o vídeo abaixo: 



 “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.” (Hb 11.6).

 

E esta fé é gerada pela própria palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

 

“De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Rm 10.17).

 

A Bíblia Sagrada apesar de ter sido escrita por cerca de 40 homens num período de 1600 anos, ela foi escrita por inspiração do Espírito Santo (2Pe 1.20,21), podemos então afirmar que ela é um livro Divino-Humano, ela é a própria palavra de Deus, sua inspiração é divina e plena, sua revelação é única, harmônica e completa, portanto, a Bíblia Sagrada é infalível, inerrante e útil para normatizar toda a vida humana, seja moral, social ou espiritual (2Tm 3.15-17). É ela que:

 

§  nos mostra o caminho da salvação (Jo 5.39); (1Tm 4.16); (2Tm 3.14,15);

 

§  nos dá orientações em diversas áreas da vida para sermos bem sucedidos (Js 1.8); (Sl 1.1-3; 119.105); (Pv 3.1,2); (Mt 7.24-27);

 

§  é agente de santificação (Sl 119.9-11); (Ef 5.25-27);

 

§  é uma das armas do cristão, a espada do Espírito (Ef 6.17);

 

§  é alimento espiritual que nos fortalece, que nos traz esperança nos momentos difíceis (Mt 4.4); (Rm 15.4);

 

§  em seus 66 livros contém as narrativas das manifestações de Deus à humanidade. Vejamos algumas:

 

Criação:

 

A criação revela que existe um Criador, não consigo conceber a ideia de que este maravilhoso Universo com toda a sua complexidade é simplesmente obra do acaso como dizem muitos estudiosos, mas com certeza é obra do Deus Todo-Poderoso.

 

“Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.” (Sl 19.1).

 

“Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;” (Rm 1.20).

 

Voz audível ou na consciência do homem: (Gn 3.8; 6.13; 12.1); (1Sm 3.4); (At 9.1-6).

 

Sonhos: (Gn 28.12-17); (Nm 12.6); (1Rs 3.5); (Mt 1.20).

 

Visões: (Gn 15.1); (Ex 3.2; 19.16-19; 20.18-19); (Jz 6.11-23); (Is 6.1-9); (Ap 1.9-18).

 

O Senhor Jesus Cristo: (Jo 1.1,14); (Hb 1.1).

 

A historicidade do Senhor Jesus é algo irrefutável, muitas são as provas de que Ele viveu nesta Terra, isso é tão verdade que a história da humanidade está dividida em Antes e Depois de Cristo.

O Senhor Jesus que estava com o Pai no princípio (Jo 1.3), se encarnou sobrenaturalmente no ventre de Maria (Is 7.14); (Lc 1.26-38); (1Tm 3.16) e habitou entre nós (Jo 1.14); (Fp 2.5-8); (Cl 1.14-23); (1Jo 1.1-3; 4.1-3).

E enquanto o Senhor Jesus esteve nesta Terra, demonstrou a sua glória através dos seus ensinamentos, declarações e milagres que operou.

 

 

Destaquemos algumas declarações: Os “Eu sou” de Cristo.

 

§  O Cristo (Mt 16.15-17); (Jo 4.25,26).

 

§  O Pão da Vida (Jo 6.35).

 

§  A Luz do mundo (Jo 8.12).

 

§  A Porta (Jo 10.7).

 

§  O Bom Pastor (Jo 10.14).

 

§  A Ressurreição e a Vida (Jo 11.25).

 

§  O Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14.6).

 

§  A Videira verdadeira (Jo 15.1).

 

§  O Rei (Jo 18.37).

 

Destaquemos alguns milagres: (Jo 20.30)

 

§  Transformou a água em vinho (Jo 2.1-11).

 

§  Curou um leproso (Mt 8.1-4).

 

§  Curou uma mulher que sofria de uma hemorragia há 12 anos (Lc 8.43-48).

 

§  Curou um homem que estava paralítico há 38 anos (Jo 5.1-9).

 

§  Multiplicou 5 pães e dois peixes para uma multidão de 5 Mil homens, sem contar mulheres e crianças (Mt 14.15-21).

 

§  Andou sobre as águas (Mt 14.22,33).

 

§  Curou um cego de nascença (Jo 9.1-18).

 

§  Curou uma mulher que estava encurvada há 18 anos (Lc 13.10-17).

 

§  Ressuscitou à Lázaro depois de 4 dias que estava morto (Jo 11.44).

 

Destaquemos alguns de seus ensinamentos:

 

Eu e o Pai somos um. Os judeus pegaram, então, outra vez, em pedras para o apedrejarem. Respondeu-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual dessas obras me apedrejais? (João 10.30-32).

 

Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis e o tendes visto. Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.

Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras. (Jo 14.7-11).

 

Bem escreveu o apóstolo Paulo inspirado pelo Espírito Santo: “Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor, em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.” (Cl 1.13-17).

 

6° Manifestações do Poder do Espírito Santo:

 

Abordemos apenas duas da lista de 1Co 12.1-11:

 

§  Dom da Palavra do Conhecimento: (1Co 12.8).

 

Trata-se de uma mensagem inspirada pelo Espírito Santo trazendo a luz o conhecimento a respeito das pessoas, ou de acontecimentos e  circunstâncias que as envolvem (At 5.1-10); (1Co 14.24,25).

Talvez você assim como eu já experimentou isso, pessoas usadas por Deus com o dom da palavra do conhecimento (dom de revelação) e fez diversas revelações sobre nós, trouxe a luz circunstâncias e acontecimentos que passaram ou que ainda estamos vivemos, falou sobre nossos sonhos, segredos e enfim; Como alguém pode fazer isso se Deus não o revelar? Essa é uma prova clara da real existência do nosso Deus se manifestando aos homens.

 

§  Dons de Curar: (1Co 12.9).

 

Esses dons são concedidos aos servos de Deus para a restauração da saúde física de modo sobrenatural (Mt 4.23-25); (At 3.6-8); Nem todos os servos de Deus possuem os dons de curar, todavia, todos eles podem orar pelos enfermos e  havendo fé, os enfermos poderão ser curados (Mc 16.17-20); (At 14.9); (Mt 13.58); (Mc 9.14-26).

Talvez você assim como eu já viu ou experimentou esta maravilha de Deus em ação; pessoas sendo usadas por Deus para curarem os enfermos, ou até mesmo, pessoas que foram curadas sem que ninguém orasse presencialmente por elas, mas elas mesmas oraram ao Senhor e pediram oração à igreja e Deus operou o milagre e muitos médicos não souberam explicar o que acontecera. Isto é a manifestação do poder de Deus no mundo dos homens e uma das provas de sua existência!

 

7° Oração:

 

Na Bíblia Sagrada temos dezenas de exemplos onde o Senhor se manifestou respondendo as orações dos seus servos.

Orações respondidas são  umas das maiores provas da existência de Deus, pois Ele se revela a nós e temos grandes experiências com Deus e a nossa fé é acrescentada. Nela podemos desenvolver nossa comunhão com Deus, pois falamos com Ele e Ele fala conosco, adoramos o seu nome e sentimos a sua presença. Na intimidade com o Senhor, pedimos certas coisas a Ele e muitas das vezes quando é do seu agrado faz exatamente o que lhe pedimos em oração (1Sm 1.9-20) e também em certas ocasiões faz além daquilo que pedimos ou  podemos imaginar (Ef 3.20), isso porque além de ser o nosso Deus e Senhor, Ele é o Pai que cuida de nós e é o nosso melhor amigo o qual podemos contar nossos segredos, dores, sonhos, fraquezas e etc. (Mt 6.5-13); (Fp 4.6-7).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário