sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Carta de Paulo a Filemom

 


A Carta de Paulo a Filemom e suas lições

Assista ao Vídeo abaixo:



Em toda Roma havia mais de 60 milhões de escravos; de 2 à 3 vezes maior do que sua população.

Onésimo era escravo de Filemom: era comum naquela época.

Onésimo cometeu um delito (furto) contra Filemom e fugiu.

Onésimo encontra-se acidentalmente ou propositalmente com Paulo e se converte a Cristo.

Lições

Vs.5: Filemom era um crente que tinha ao mesmo tempo fé em Deus e amor para com os irmãos (Cl 1.4); (Ef 1.15); (2Ts 1.3); (1Tm 5.8); (Tg 2.1; 2.14-18); (1Jo 4.19-21).

Vs.7: Paulo se alegrou com muitos crentes e igrejas; como é bom receber boas notícias de um crente, uma igreja (2Jo 1.4); mas o contrário também é desastroso (Paulo recebeu más notícias da igreja em Corinto e na Galáxia).

Vs.8-9: Paulo não usa de sua autoridade apostólica para mandar como pai espiritual de Filemom, mas usa de humildade (Paulo, velho, prisioneiro); Nossa pessoa deve ter mais honradez do que o nosso cargo, título.

Vs.10: Mesmo em dificuldades podemos fazer a obra de Deus (gerei nas minhas prisões) – Jesus pós a morte de João Batista.

Vs.11: Devemos acreditar na mudança das pessoas, pois depois das mudanças elas se tornam úteis (Paulo).

Vs.14: Devemos primar pela verdade, o que é certo, respeitar e obedecer as autoridades (Onésimo voltar).

Não devemos obedecer por imposição, apenas como dever, mas de coração voluntário.

Vs.15: Há coisas que só melhoram quando pioram; Deus faz milagres em meio ao caos. Lázaro/ Filho Pródigo.

Vs.16:

Todos somos iguais diante de Deus  - é uma pauta do Cristianismo

Os cristãos são um só corpo, judeus ou gentios, escravos ou livres (1Co. 12:13).

Em Cristo não há judeus nem gregos, escravos nem livres, homens nem mulheres (Gl. 3:28).

Em Cristo não há nem gregos nem judeus, nem circuncidados nem incircuncisos, nem bárbaros nem citas, nem escravos nem livres (Cl. 3:11).

Em Cristo somos irmãos: Filemom e Onésimo agora são irmãos em Cristo, da família de Deus (Ef 2.11-22).

Devemos tratar todos iguais (Paulo – Filemom e Onésimo); Jesus – Jairo e mulher hemorrágica

Devemos tratar todos bem e ajudar todas as pessoas (Cl 3.18 - 4.1)    

“Escravos, obedeçam em tudo a seus senhores terrenos, não somente para agradar os homens quando eles estão observando, mas com sinceridade de coração, pelo fato de vocês temerem ao Senhor. Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo. Quem cometer injustiça receberá de volta injustiça, e não haverá exceção para ninguém.” (Cl 3.22-25) – NVI. 

 

Em nenhum momento a Bíblia Sagrada faz apologia ao trabalho escravo, mas possui as orientações de Deus acerca de algo que apesar de ser inescrupuloso, era comum na antiguidade, inclusive, a comunidade cristã do primeiro século tratava todas as pessoas iguais, encontramos esta verdade na carta de Paulo a Filemom, o apóstolo orienta que ele receba a Onésimo, não mais como seu escravo, mas como seu próprio irmão em Cristo Jesus (Fm 8-20), sendo assim, os patrões cristãos deveriam tratar bem os seus servos.

 

“Senhores, deem aos seus escravos o que é justo e direito, sabendo que vocês também têm um Senhor no céu.” (Cl 4.1) – NVI.

 

    Ajude sua família:

 

“Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.” (1Tm 5.8) – NVI.

 

    Ajude o pobre: (Dt 24.19); (Pv 19.17; 21.13; 22.9,22-23; 28.27); (Sl 41.1-3); (2Co 8.2).

 

“Quem trata bem os pobres empresta ao Senhor, e ele o recompensará.” (Pv 19.17) – NVI.

 

    Ajude o irmão na fé: (At 4.34-35); (Tg 2.15-17).

 

“Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé.” (Gl 6.10).

 

    Ajude o próximo (Lc 10.25-37).

 

    Ajude até mesmo aquele que te tem como inimigo: (Pv 25.21-22) – NVI.

 

    O justo cuida bem até dos seus animais (Pv 12.10).


Vs.17-19

Devemos viver em amor, se colocar no lugar do outro, empatia e compaixão (Paulo estava preso, põe na minha conta).

Devemos termos um bom nome, honra, caráter.

Devemos promover a paz, a reconciliação (Paulo), se não  fosse Paulo, possivelmente Onésimo seria duramente punido e até mesmo ser morto. (Mulher adúltera Jo 8).

Vs.21: Devemos liberar o perdão, é um mandamento divino, Paulo esperava que Filemom acatasse seu pedido (ordem) – Parábola do filho pródigo; Para isto devemos ter o amor de Cristo (Fm 4-7); Se a Bíblia nos ordena algo, é porque Deus sabe que podemos fazer (Lc 17).

Podemos com a graça de Deus e com a ajuda do Espírito Santo fazer além do que é esperado por nós. (talvez libertar Onésimo).

Vs.22: Paulo contava com as orações da igreja; isto denota: a) a humildade de Paulo b) cria no poder da oração, pois ela é dirigida ao Deus Todo-Poderoso (Ef 6.18-19); (At 12 1-5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário