quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Pentecostalismo Bíblico: Perguntas e Respostas

 


Pentecostalismo Bíblico: Perguntas e Respostas

Introdução: Atos 2 a Ocasião do Pentecostes

1° O que é Batismo com o Espírito Santo?

A) É o revestimento de poder prometido (Lc 24.49; At 1.4-5,8).

B) Evidenciado pelo falar em línguas estranhas (At 2.1-4)

2° O que devo fazer para ser batizado com o Espírito Santo?

1° Crer: Acredite na promessa de Jesus, não duvide!

2° Obedecer: Vai para a Jerusalém

3° Desejar, suplicar: (At 1.14)

4° Perseverar: “até...”, 10 dias depois.

3° As línguas estranhas como sinal inicial do Batismo com o Espírito Santo! Tem base bíblica?

Sim! O ato de falar em línguas após o enchimento do Espírito Santo se repete em outras passagens (At 10.44-46)-(At 11.15-17); (At 19.1-7); Perceba que os outros sinais em (At 2.2-3) não se repetem, mas o falar em línguas sim, pois é a evidência inicial do batismo com o Espírito Santo e é um sinal visível e audível. leia essa passagem bíblica:

(At 8.15 Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo 16 (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus). 17 Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo. 18 E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro, 19 Dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo).

Perceba que Simão viu que as pessoas recebiam o Espírito Santo, e aqui está se tratando do batismo no Espírito Santo, e não ter a presença do Espírito Santo como morada, pois já haviam crido em Jesus e já haviam sidos batizados em águas. Leia também (At 10.44-47); (At 11.15-17); (At 19.5-6).

4° Qual o propósito do batismo com o Espírito Santo e das línguas?

O principal propósito é capacitar o crente para testemunhar a Cristo (At 1.8)

O propósito das línguas estranhas não é só para o anúncio do evangelho (At 2), mas também, proporciona ao cristão mais intimidade com Deus e a edificação pessoal (1Co 14.2,4,14)

(At 8.14-16) Aqui percebemos que o batismo com o Espírito Santo e o uso das línguas estranhas não são apenas úteis para a evangelização, pois Filipe já havia lhes anunciado o evangelho, eles já haviam crido e também já tinham sido batizados (At 8.12), mas mesmo assim os apóstolos que estavam em Jerusalém lhes enviaram Pedro e João para orar por eles, afim de que recebessem o Espírito Santo.

 Se o propósito das línguas é só para a evangelização, os samaritanos não tinham motivos para receber o batismo com o Espírito Santo e falar em outras línguas.

Isto também se aplica na ocasião em que o apóstolo Pedro estava na casa de Cornélio (At 10), eles dialogavam e se entendiam perfeitamente, tanto Cornélio como os demais que estavam em sua casa ouviam o Evangelho do Senhor Jesus que Pedro estava expondo e então, o Espírito Santo caiu sobre eles e em seguida falaram em outras línguas, assim como os apóstolos e discípulos na ocasião do dia de Pentecostes (At 2.1-4); (At 10.44-47); (At 11.15-17).

5° Todos os crentes são batizados com o Espírito Santo? Não (1Co 12.13)

O enchimento do Espírito Santo é uma experiência distinta da conversão, vemos claramente que neste texto está se tratando do batismo no Espírito Santo, do revestimento de poder, pois eles já haviam crido em Jesus Cristo e já tinham o Espírito Santo habitando neles (Jo 7.37-39); (Gl 4.6); (Ef 1.13-14) e já haviam sidos batizados em águas (At 8.5-14).

Leia também (At 19.1-6)

6° Qual a diferença entre o batismo “com” e “do” Espírito Santo?

Aqui é bom distinguirmos os batismos apresentados na Bíblia:

# O Batismo em águas em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (Mt 3.6); (Mt 28.19-20); (Mc 16.15-16)

# O Batismo do Espírito Santo: Este batismo ocorre quando a pessoa entrega a sua vida ao Senhor Jesus, além do perdão dos pecados e da reconciliação com o Pai (Rm 5.1-11); (Rm 8.1-17), o Espírito Santo o batiza (imerge), insere o crente no corpo místico de Cristo e agora ele se torna membro do corpo de Cristo, a igreja; Este é o contexto de (1Co 12.12,13-31).

# O Batismo “com” ou “no” Espírito Santo realizado pelo Senhor Jesus:

*É a imersão (completude) no Espírito Santo (Mt 3.11); Corrobora a palavra “foram cheios (preenchidos, completados) do Espírito Santo” (At 2.4)

*É o revestimento de poder, a promessa do Pai (Lc 24.49); Corrobora o texto de (At 1.8)

7° Tem diferença entre as línguas “sinal” e “dom”? Sinal – (At) e Dom - (1Co 12-14)

8° As línguas são faladas de forma sobrenatural? Ou são aprendidas (Sobrenaturais At 2.4)

9° As Línguas são somente línguas humanas ou também espirituais? Cessacionista afirmam que as línguas da Bíblia era um idioma (palavras definidas, claras) e as línguas de hoje balbucios (palavras indefinidas, monossilábicas-repetitivas).

Refutação: Gutierres Siqueira: O fato de dizer que a língua sobrenatural no Novo Testamento era apenas idiomas humanos não leva à conclusão que a glossolalia atual seja falsa. Isto só seria possível se provasse (ou tentasse provar) exegeticamente e hermeneuticamente a cessação do dom de línguas para a Igreja Cristã depois da era apostólica. Isto é deixar a teologia de lado e se dedicar à antropologia e suas derivações – como a linguística. É querer racionalizar, comprovar humanamente o dom de línguas que é algo sobrenatural. Entre pentecostais há especialistas em grego e hebraico, poliglotas, linguistas e aqueles que trabalham com comunicação… É até ofensivo insinuar indiretamente que essas pessoas não sabem discernir entre o balbuciar infantil e um idioma.

10° O dom de línguas é necessário para a igreja? Muitos críticos do Pentecostalismo afirmam que os dois últimos dons que envolvem as línguas estranhas não são muito valorizados por Paulo, pois ele as lista por último. (1Co 12)

Talvez tenha feito isto, porque estes dois dons são advindos do batismo com o Espírito Santo, que só se manifestou no NT por meio do Senhor Jesus que é o batizador, todos os outros sete dons se manifestaram no AT.

Paulo explica (1Co 14):

*Aquele que fala em línguas edifica a si mesmo (1Co 14.14,26-28) O dom de línguas não deve ser abusado no culto público: O culto é para adorarmos a Deus e ministrarmos nossos dons para a edificação da igreja (1Co 14.6-25)

*Havia uma ressalva, o crente podia usar o dom de línguas se ele ou outro tivesse também o dom de interpretação de línguas, assim ele poderia também edificar a igreja (1Co 14.5,13), todavia, isso deveria ser feito com ordem (1Co 14.26-29,39-40).

*Portanto devemos buscar mais o dom que edifica a igreja, a profecia:

*Em relação com o dom de línguas, os crentes deveriam buscar mais principalmente o de profetizar, pois assim é mais compreendido pela igreja, enquanto que as línguas são mistérios, o dom de profecia é o que mais edifica os irmãos, sendo assim, deve ser mais buscado e usado na igreja (1Co 14.3,22,24-25,30-31,39-40)

11° O que é ser cheio do Espírito Santo? 

(Visão de Paulo e de Lucas) São tantos os Frutos como o Revestimento de Poder.

12° O Dom de línguas cessou? Cessacionistas “Em 1Coríntios 14.1-5 e Atos 2.17-18 também sugerem que as línguas, quando interpretadas (ou compreendidas), são equivalentes à profecia. Parece, então, que os dons de profecia e de línguas estão intimamente relacionados. Se a profecia já cessou, então é provável que as línguas também tenham cessado”.

Refutação: Onde está escrito que o dom de profecia e de línguas cessaram? O problema está na sua simples dedução e ele confunde o dom de profeta com o dom de profecia. É bem provável também, que ele desconheça o fato de que muitos dons, incluindo os dons carismáticos, se manifestaram mesmo depois da morte dos apóstolos. Apesar de termos poucos registros (protestante e secular), eles comprovam esta verdade e atualmente historiadores sérios estão revisando a história da igreja para inserir estas muitas manifestações que ocorreram.

13° Se Jesus recebeu o Espírito Santo para capacitação do ministério, porque não falou em línguas?

Porque Ele é Deus. (Jo 14.5-11)

14° Porque homens tais como Lutero, Calvino e outros não falaram em línguas?

(Décio Live passada: após o abandono das Escrituras, eles estavam no início da reforma)

15° Os exageros desqualificam o dom? Não!

O fato de que a igreja do Senhor Jesus em Corinto tinha vários problemas e foi chamada de carnal pelo apóstolo Paulo (1Co 3.1), isso não anula a realidade dos dons espirituais, inclusive o dom de variedades de línguas (1Co 1.7)

Devemos termos sabedoria quanto ao uso do dom de línguas estranhas (1Co.14.6,9,19,20)

Como faremos então? Decência e ordem (1Co 14.26-28), profecia (1Co 14.29-33)

Devemos ter poder e sabedoria para não virar fanatismo (1Co 14.39-40)

16° Os dons cessaram? Não!

O apóstolo Paulo inicia (1Co 14.1) dizendo que a igreja de Corinto (que também se aplica a nós hoje) deveria procurar com zelo os dons espirituais, isso também se aplica ao dom de variedades de línguas; Aqui percebemos que apesar dos dons espirituais serem concedidos pela vontade do Espírito Santo (1Co 12.11), os crentes devem busca-los.

Cessacionistas afirmam que o dom de profecia cessou: os dons de Apóstolos e Profetas foram necessários até a formação do Cânon; Então deduzem, se a revelação está completa (tudo está Bíblia), hoje já não temos mais Apóstolos e Profetas, pois estes dons já cessaram, assim não precisamos mais de nenhuma revelação através das profecias, portanto este dom já não existe mais, ele cessou.

“Se o dom do apostolado acabou, então outros dons podem ter cessado também, uma vez que o fundamento foi lançado pelos apóstolos e pelos profetas (Efésios 2.20). Concluo a partir desse ponto que o dom de profecia também cessou”; Publicado pelo Blog: Voltemos ao Evangelho - Editora Fiel: https://tiagoluispereira.blogspot.com/2020/07/pentecostalismo-biblico-e-historico.html

Refutação: Quem é que pode afirmar quais dons cessaram? Não há nenhuma referência bíblica dizendo que o dom de profecia cessou, simplesmente ele faz uma dedução, se esta dedução sobre a dom de profecia estivesse em outro texto bíblico, OK! Mas não têm!

Eles confundem o dom de profecia com o dom de profeta, aqui respondemos outra questão:

17° O dom de profecia e o mesmo do dom de Profeta? Não! é bom discernirmos que existe o dom de profeta (Ef 4.11) e o dom de profecia (1Co 12.10), o fato de profetizar não quer dizer que alguém exerce o ministério de profeta, por exemplo das filhas de Filipe (At 21.9) elas profetizavam mas não eram profetas.

Outro artigo que defende a mesma ideia: “Parece de fato lógico pensar que os dons revelacionais não estão mais em atividade no mundo justamente porque Deus já revelou tudo o que era necessário para nossa salvação e aperfeiçoamento espiritual, e estas coisas estão registradas na Bíblia (2Tm 3.16-17). Tudo o que uma pessoa precisa para ser "perfeito e perfeitamente habilitado para boa obra" já foi registrado na Escritura (2Tm 3.17). Então, qual seria o sentido de Deus continuar revelando mais coisas assim? Por isso, quando continuamos buscando novas formas de revelação normativa, de certo modo estamos dizendo que o registro bíblico é insuficiente, e esta, sem dúvida é uma atitude perigosa”. Igreja Presbiteriana de Santo Amaro: https://www.ipsantoamaro.com.br/Artigos/a-respeito-dos-dons-espirituais-continuacionismo-ou-cessacionismo.html

Refutação: De fato cremos na revelação normativa (Regra de fé e conduta) de Deus na sua palavra; Paulo afirma que eles inspirados pelo Espírito Santo poderiam ministrar, entregar a mensagem profética para igreja e não temos como afirmar qual o conteúdo destas profecias, pois elas não precisam necessariamente tratar de assuntos como salvação, santificação, Pessoa e obra do Senhor Jesus, contudo, seja qual for a mensagem, se ela realmente for de Deus e estiver compatível com a Bíblia Sagrada, ela será para a edificação, exortação e consolação (1Co 14.3).

Há grande indícios de acharem que os pentecostais concordam com o conceito de Montano 150 d.c, que dizia que estava na era do Espírito Santo e que este ainda trazia “novas revelações” pois as Escrituras não eram suficientes.

Aliás, Deus pode hoje usar uma pessoa em profecia, trazendo uma mensagem semelhante a de um texto bíblico em que a igreja deve se atentar naquele momento, mesmo nós tendo a Bíblia Sagrada como uso individual para nos alimentar espiritualmente, Deus usa os seus servos para nos trazer ensinos, que nós até mesmo conhecemos mas que precisamos ouvir e nos atentar naquela ocasião.

18° Não existem mais profecias hoje? Cessacionistas: “O que algumas pessoas atualmente chamam de “profecias” são na verdade impressões de Deus”. “Eu amo meus irmãos e irmãs carismáticos, mas o que eles hoje chamam de “profecia” não é na verdade o dom de profecia bíblico. Impressões dadas por Deus não são a mesma coisa que profecias”. Publicado pelo Blog: Voltemos ao Evangelho - Editora Fiel: https://tiagoluispereira.blogspot.com/2020/07/pentecostalismo-biblico-e-historico.html

Refutação: Bem como este cessacionista relatou: “algumas pessoas atualmente”; “irmãos e irmãs carismáticos”. A questão é: Quem são estas pessoas que ele se refere? Um neófito na fé? Algum fanfarrão no meio pentecostal ou neopentecostal? Se for, também concordo! Mas pelo que vejo, ele desconhece as verdadeiras manifestações espirituais no meio de pessoas sérias, convertidas à Cristo, separadas do mundanismo, que conhecem e amam a palavra de Deus e aguardam à segunda vinda de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

O problema, é que muitos querendo defender suas teses ou desqualificar um grupo, não recorrem as fontes originais, não observam as várias correntes possíveis dentro daquele segmento e usam justamente os “frutos verdes e podres” para construírem seus argumentos, assim como o “povão” faz com os padres, pastores, políticos e tantos outros.

Pessoalmente já recebi muitas profecias e muitas delas se cumpriram fielmente na minha vida! Infelizmente existem falsos profetas que lançam as suas “profetadas”, mas isto não desqualifica os verdadeiros profetas e as genuínas profecias; Deus ainda fala hoje, não somente pelas Escrituras mas também através de servos e servas.

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