sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Você é dependente de Deus?


Você é dependente de Deus?

“SE o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”. (Sl 127.1)

Estamos vivendo na era do Antropocentrismo (do grego, anthropos "humano" e kentron "centro" que significa homem no centro) é um conceito, oposto ao Teocentrismo (Deus no centro do mundo), o antropocentrismo é uma doutrina filosófica ou ciência do ser humano, de forma que o homem representa a figura central, sendo responsável por suas ações (seja cultural, social, histórica e filosófica) bem como a principal referência para o entendimento do mundo.

Em outras palavras é, EU sou e EU faço, EU, EU, EU.....................

Uma pessoa dependente de Deus, não é autossuficiente, arrogante, soberba, não confia em si mesma, no seu dinheiro, na sua capacidade intelectual, na sua posição social e etc; E nem depende demasiadamente das pessoas.

(Jr 17.5 “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!”)

Uma pessoa dependente de Deus, reconhece que não pode ser ou fazer nada, se Deus não for com ela;

Davi era um homem temente a Deus, foi um dos reis mais proeminentes de Israel e também um dos monarcas mais bem sucedidos do mundo, com toda a humildade declarou:

(1Cr 29.10 “Por isso Davi louvou ao SENHOR na presença de toda a congregação; e disse Davi: Bendito és tu, SENHOR Deus de Israel, nosso pai, de eternidade em eternidade.

11 Tua é, SENHOR, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, SENHOR, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos.

12 E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo.

13 Agora, pois, ó Deus nosso, graças te damos, e louvamos o nome da tua glória.

14 Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos.”)

Em contra ponto, houve um rei que não temia a Deus e se estribava em cima do que era e possuía, mas após de receber uma disciplina divina (Dn.4.29-33), declarou:

(Dn 4.34 “Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonosor, levantei os meus olhos ao céu, e tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é um domínio sempiterno, e cujo reino é de geração em geração.

35 E todos os moradores da terra são reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão, e lhe diga: Que fazes?

36 No mesmo tempo tornou a mim o meu entendimento, e para a dignidade do meu reino tornou-me a vir a minha majestade e o meu resplendor; e buscaram-me os meus conselheiros e os meus senhores; e fui restabelecido no meu reino, e a minha glória foi aumentada.

37 Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalço e glorifico ao Rei do céu; porque todas as suas obras são verdade, e os seus caminhos juízo, e pode humilhar aos que andam na soberba”.)


Somos dependentes de Deus para:

Vivermos, respirarmos e termos saúde
x
Médicos, remédios e dinheiro

Nesse tópico não quero desmerecer a medicina, pois ela é uma "ferramenta" nas mãos de Deus para nos abençoar, mas por mais avançada que seja, ela é falha e muitas das vezes impotente, e quando esse recurso falha, temos o Senhor Todo-Poderoso, perito no impossível e mestre no sobrenatural.

Mulher do fluxo de Sangue (Lc 8.43 “E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada”).

(Mc 5.25 “E certa mulher que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue, 26 E que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior”).

27  Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste.

28  Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei.

29  E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal.

(At 17.24 “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; 25 Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;”)

Sobrevivermos (comida, vestimenta, moradia e etc.)
x
Dinheiro, bens materiais

Deus nos dá saúde, inteligência e as oportunidades.
Devemos lembrarmos de todos os benefícios que recebemos da parte de Deus e o servirmos com fidelidade, isso é gratidão.

(Dt 8.17 “E digas no teu coração: A minha força, e a fortaleza da minha mão, me adquiriu este poder.18 Antes te lembrarás do SENHOR teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires riqueza; para confirmar a sua aliança, que jurou a teus pais, como se vê neste dia”).

(Mt 6.25 “Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?

26 Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

27 E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?

28 E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;

29 E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.

30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?

31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?

32 (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;

33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

O dinheiro compra casa, mais não te dá o lar

O dinheiro compra a cama, mais não te dá o sono

O dinheiro compra o livro, mais não te dá a sabedoria

O dinheiro compra o remédio, mais não te dá saúde.

O dinheiro compra a comida, mais não te dá o apetite

O dinheiro pode proporcionar momentos prazerosos, mais não te dá a felicidade

O dinheiro compra um caixão e uma sepultura, mais não te dá o descanso eterno.


Nos ensinar, guiar, orientar pra uma vida abençoada e próspera  
x
Autossuficiência

ÁREAS DE NOSSA VIDA:  
# Física (saúde, bem estar) # Espiritual (comunhão com Deus) # Conjugal 
# Sentimental  # Financeira  # Profissional # Relacionamentos (familiares e amigos) 

(Sl 1.1 “BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2 Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3 Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará”).

(Pv 3.1 “FILHO meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. 2 Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz”).

Desfrutarmos de paz e alegria verdadeira e duradoura:

Paz
x
Muros, seguranças, câmaras, cachorros, armas etc...

(SL 4.8) Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança.

(Sl 23.4 “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”).

Alegria
x
Pessoas, lugares, prazeres, vícios ocupações (status, cargos, etc)

(Sl 4.7 “Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se lhes multiplicaram o trigo e o vinho”).

Leia a Experiência do Rei Salomão (Ec 2.1-11; 24-26)

Para termos a vida eterna:

Amor Deus, sacrifício vicário de Jesus e ajuda do Espírito Santo
x
Boas obras, religiosidade

(Jo 3.16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.)

(Ef 2.8 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie;”)

(At 4.12 “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”.)

Pb.Tiago Luis Pereira – Cachoeira – Boa Esperança – Mg

Nenhum comentário:

Postar um comentário