INTRODUÇÃO: Para ilustrar verdades espirituais, Jesus
frequentemente contava, por parábolas, histórias sobre os acontecimentos do dia
a dia. A parábola do semeador é uma das narrativas de Jesus encontrada nos
três Evangelhos sinóticos (Mt 13.1-9, Mc 4.3-9 e Lc 8.4-8) e relata de que
forma a mensagem de salvação será recebida no mundo. Um dos seus propósitos é
prevenir os discípulos com relação ao triste fato de a pregação da Palavra de
Deus não produzir "colheita de cem por cento" em todos os ouvintes.
Além disso, a parábola do semeador pode ser interpretada como "a parábola
do coração", pois mostra como é o interior de cada pessoa.
Comentarista da Revista: Wagner Tadeu dos Santos Gaby, é Presidente da Assembleia de Deus em Curitiba; substituindo o saudoso pastor José Pimentel de Carvalho. Wagner Tadeu dos Santos Gaby é Mestre em Teologia; Mestre em Educação; Membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil; Membro Fundador da Casa de Letras Emílio Conde; É advogado, Major Capelão R/1 do Exército Brasileiro e Escritor: “Manual Cívico Jurídico do Cristão” (CELUZ), “Relações Públicas e Humanas para Líderes Cristãos” (CPAD), “Teologia Sistemática Pentecostal” Tema: Angelologia (CPAD), “As Doenças do Século” (CPAD), “Planejamento e Gestão Eclesiástica” (CPAD).
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Comentário
TEXTO ÁUREO: "Mas o que foi semeado em boa terra é o
que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro, sessenta,
e outro, trinta." (Mt 13.23)
VERDADE PRÁTICA: É preciso falar de Cristo e orar para que
os ouvintes recebam a Palavra, e tornem-se seguidores do Mestre.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: (Marcos 4.3-20)
3- Ouvi: Eis que saiu o semeador a
semear.
4- E aconteceu que, semeando ele,
uma parte da semente caiu junto ao caminho, e vieram as aves do céu e a
comeram.
5- E outra caiu sobre pedregais,
onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque não tinha terra profunda.
6- Mas, saindo o sol, queimou-se e,
porque não tinha raiz, secou-se.
7- E outra caiu entre espinhos, e,
crescendo os espinhos, a sufocaram, e não deu fruto.
8- E outra caiu em boa terra e deu
fruto, que vingou e cresceu; e um produziu trinta, outro, sessenta, e outro,
cem.
9- E disse-lhes: Quem tem ouvidos
para ouvir, que ouça.
10 - E, quando se achou só, os que
estavam junto dele com os doze interrogaram-no acerca da parábola.
11- E ele disse-lhes: A vós vos é
dado saber os mistérios do Reino de Deus, mas aos que estão de fora todas essas
coisas se dizem por parábolas,
12- para que, vendo, vejam e não
percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam, para que se não convertam, e lhes
sejam perdoados os pecados.
13- E disse-lhes: Não percebeis esta
parábola? Como, pois, entendereis todas as parábolas?
14- O que semeia, semeia a palavra;
15- e os que estão junto ao caminho são
aqueles em quem a palavra é semeada; mas, tendo eles a ouvido, vem logo Satanás
e tira a palavra que foi semeada no coração deles.
16-E da mesma sorte os que recebem a
semente sobre pedregais, que, ouvindo a palavra, logo com prazer a recebem;
17- mas não têm raiz em si mesmos;
antes, são temporãos; depois, sobrevindo tribulação ou perseguição por causa da
palavra, logo se escandalizam.
18- E os outros são os que recebem a
semente entre espinhos, os quais ouvem a palavra;
19- mas os cuidados deste mundo, e
os enganos das riquezas, e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a
palavra, e fica infrutífera.
20- E os que recebem a semente em
boa terra são os que ouvem a palavra, e a recebem, e dão fruto, um, a trinta,
outro, a sessenta, e outro, a cem, por um.
CONHEÇA MAIS
Um Ministério em Parábolas
“O uso de parábolas era comum entre
o povo hebreu, mas Jesus as usava com propósito penetrante, especialmente
quando entre os ouvintes aumentava o número daqueles que poderiam interpretar
mal ou usar mal os seus ensinos. Uma história poderia captar e conservar
naturalmente a atenção; mas, além disso, a parábola examinava o coração,
levando a pensamentos e aplicações mais profundos." Para conhecer mais
leia Comentário Bíblico Beacon, Vol.6, CPAD, p.246.
# 1.INTERPRETAÇÃO DA PARÁBOLA DO SEMEADOR
1. A importância em compreender a parábola: A parábola do
semeador é uma das mais importantes, não apenas por constar nos três primeiros
Evangelhos, mas também por ser fundamental para o entendimento de outras. Por
essa razão, é necessário comparar e contrastar as referências paralelas a cada
narrativa. Desse modo, teremos um quadro completo do que o Senhor Jesus disse
sobre o Reino do Céu, já que a narrativa refere-se ao Reino. Essa história
fala de um agricultor que lançou sementes em vários lugares com diferentes
resultados, dependendo do tipo do solo (Mc 4.3-20). Para se entender essa
parábola, é preciso recorrer ao contexto de Mateus 13.18-23, quando o próprio
Senhor Jesus a interpretou.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"Ajuntou-se a ele grande
multidão (v.1). Nesta ocasião, o povo afluía 'de todas as cidades' para ouvir a
pregação de Cristo (Lc 8.4). O Mestre, porém, conhecia o coração das pessoas.
Um propósito da parábola do semeador foi prevenir os discípulos quanto ao
triste fato de a pregação da Palavra, mesmo do Deus Todo-Poderoso, não produzir
colheita de cem por cento em todos os ouvintes.
"O que semeia, semeia a palavra
(v.14). O fiel semeador semeia a Palavra - 'junto a todas as águas', em todas
as qualidades de terra (is 32.20; Mc 16.15), não sabendo onde ela vai ficar.
Semeia a Palavra sem observar o vento, nem as nuvens (Ec 11.4-6). Semeia a
Palavra; não passa o tempo explicando-a, interpretando-a ou discutindo-a.
Semeia a Palavra; não desperdiça o tempo censurando qualquer uma das várias
seitas do mundo. Semeia a Palavra, nas suas próprias ideias e opiniões. Ele não
se mostra a si mesmo, mas proclama a Palavra, pois sente o mesmo peso que pesa
sobre o coração do Senhor (Compare 'peso'; Is 13). O humilde servo 'leva a
preciosa semente, andando e chorando'" (BOYER, Orlando. Espada Cortante
1.2.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p.491).
2. Os elementos que constituem a Parábola: o Semeador, a
semente e o solo: No mesmo capítulo da parábola do semeador, ao explicar a
parábola do trigo e do joio, o Mestre apresenta-se como o semeador (Mt
13.36-43). Daí, ainda que não especificamente mencionado, é possível inferir
que o Semeador é Jesus, pois se compararmos o texto dessa parábola com o de
Mateus 13.37, podemos concluir que há uma referência imediata com o Senhor.
Contudo, por extensão, podemos igualmente entender que o semeador também pode
ser qualquer pessoa que fielmente proclama a mensagem do Evangelho nos nossos
dias. Quanto à semente, esta é a Palavra de Deus ou "a palavra do
Reino" (Mt 13.19a) que, como sabemos, era o tema da pregação de Jesus (Mt
4.23) e da pregação apostólica (At 8.12; 28.30,31). Já o "solo", é
algo muito importante para qualquer planta. Por isso, os cristãos precisam
desenvolver suas raízes por meio da fé em Cristo e do estudo da Palavra cada
vez mais profundo. Tempos difíceis virão, e somente aqueles que tiverem
desenvolvido suas raízes abaixo da superfície, sobreviverão.
O semeador: Jesus ou um
discípulo
A semente: A palavra de Deus, o
evangelho do Reino de Deus
O solo: As pessoas
Para o subtópico 3, dividi o texto para
facilitar a leitura e compreensão.
3. Os diferentes tipos de solos infrutíferos:
As pessoas que ouvem a Jesus são comparadas com vários tipos
de solo (Lc 8.5-8).
1° O solo duro e compactado da estrada impediu que as
sementes penetrassem, permitindo que ficassem na superfície, expostas às aves
que vieram e as comeram. Este solo representa aqueles que "ouvem e não
entendem" (Mt 13.19a), por isso endurecem o coração para não receberem a
Palavra (Mt 13.15).
As aves representam Satanás (Mc 4.15), que arrebata a
Palavra dessas pessoas, cujos corações estão endurecidos.
Muitos ouvem e não entendem,
porquê?
A) Falta de uma mensagem clara e
objetiva do pregador.
B) A mensagem do evangelho entra
em conflito com vida pecaminosa do ouvinte e isso lhe é desconfortável, dessa
forma, não se esforça para entender a mensagem e a rejeita.
C) Satanás obscurece o
entendimento das pessoas (2Co 4.4) e usa o engano das seitas para deturpar a
palavra de Deus.
2° As sementes que caíram sobre pedregais (vv.16,17),
onde não havia muita terra, e, como consequência, cresceram rapidamente,
acabaram secas num instante (v.6). Este solo raso representa as pessoas que
ouvem a Palavra e a recebem com grande alegria, porém, quando surgem as
dificuldades, as tribulações ou as perseguições por causa do Evangelho, elas
não resistem e imediatamente tropeçam (Mt 13.20,21). Daí a necessidade de um
maior embasamento na Palavra de Deus recebido através de um bom discipulado e
frequência na Escola Dominical.
Jesus ensinou que o sucesso da
vida cristã é conhecer, ouvir a palavra e pratica-la (Mt 7.24-27), quem conhece
a palavra de Deus e a pratica, esse está firmado na Rocha, aconteça o que
acontecer, Deus fazendo o milagre ou não, ele está firme, não se abala pelas
lutas, aflições, tribulações, escândalos, zombaria e etc. (Rm.8.31-39).
3° Já as sementes que caíram entre espinhos são
sufocadas quando estes crescem e roubam o alimento, a água, a luz e o espaço
dos brotos. Infelizmente existem forças capazes de sufocar a mensagem, de forma
a torná-la infrutífera (v.18). Este solo representa aqueles que "ouvem a
palavra", mas cuja capacidade para gerar fruto é sufocada. Jesus descreveu
os espinhos como "os cuidados deste mundo", "a sedução das
riquezas" e "os prazeres da vida" (Mt 13.22; Mc 4.19; Lc 8.14;
12.29-32; 21.34-36). As distrações e os conflitos impedem os novos crentes de
refletir e aprender a Palavra de Deus a fim de crescerem. Essas coisas,
produzidas pela ambição das coisas materiais atormentaram os discípulos do
primeiro século, da mesma forma como acontece nos dias atuais, distraindo os
crentes de maneira que permaneçam infrutíferos, não produzindo nenhuma
colheita.
Além do pecado que nos impede de
vivermos e crescermos em comunhão com Deus, existem também os embaraços
(Hb.12.1). Jesus na parábola do semeador disse que os espinhos sufocaram,
serviram de embaraço para a planta, que aqui representa a vida cristã,
não se desenvolvesse. Quais são os espinhos, os embaraços que sufocam e podem “matar
nossa planta”?
A) Falsa ciência, ateísmo com
toda sua bagagem (evolucionismo, comunismo e etc.(1Tm.6.20-21)
B) Materialismo, amor às
riquezas (Mt.19.23-24); (1Tm.6.7-10)
C) Relacionamentos mundanos
(1Co.15.33)
D) Secularismo (Mt.24.37-39); Viver
como se Deus não existisse; O Entretenimento tem minguado a comunhão de muitos,
pois em vez de fortalecerem seu relacionamento com Deus através da oração, do estudo
da palavra de Deus, ouvir mensagens edificantes e belos hinos de louvores a
Deus, ficam “super-ocupados” nas redes sociais, na televisão, na Netflix e etc.
SUBSÍDIO EXEGÉTICO
"Se o leitor mesmo que
subliminarmente entendeu que o agricultor é Jesus, então o restante da parábola
será ligado às prósperas e declinantes venturas do ministério de Jesus, Nesta
tendência, [John Paul] Heil mostrou corretamente que as várias maneiras nas
quais a semente caiu lembrará, no mínimo, a hostilidade personificada pelos
escribas (Mc 2.6,16; 3.22), pelos fariseus (Mc 2.16,24; 3.6) e pela própria
família de Jesus (Mc 3,21,31- 35). Da mesma sorte, a descrição de uma colheita
excepcionalmente abundante na conclusão da parábola (Mc 4.8) recorda o sucesso
crescente do ministério de Jesus a despeito da oposição (cf. 'toda a cidade'
[Mc 1.33]; 'se ajuntaram tantos' (Mc 2.2]; 'toda a multidão ia ter com Ele' [Mc
2.13; 3.7,8,20; 4.1]; ênfases minhas). Assim, em seus movimentos metafóricos a
parábola expressa os movimentos maiores do ministério de Jesus, e as várias
terras representam as personagens da história" (CAMERY-HOGGATT, Jerry In
ARRiNGTON, French L; STRONDAD, Roger (Eds.). Comentário Bíblico Pentecostal.
1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p.206).
#2. A IMPORTÂNCIA DE OUVIR O EVANGELHO
1. O tipo ideal de solo: A parábola do semeador é uma
descrição das várias respostas ao "ouvir" a Palavra de Deus e,
seguramente, retrata as reações que Jesus encontrou no seu próprio ministério.
A parábola adverte contra o ouvir superficial, mas também alimenta a
expectativa do ouvir real e produtivo, que leva à obediência, e não devemos
esquecer que o verbo grego correspondente a "ouvir" é frequentemente
traduzido como "obedecer". Por isso, o Mestre falou que algumas
sementes caíram em boa terra (v.20). Tal terra tinha profundidade, espaço e
umidade para crescer, multiplicar e produzir uma boa colheita. Este solo
representa as pessoas que "ouvem" a Palavra e a "entendem",
frutificando abundantemente (Mt 13.23; Lc 8.15). Elas são como os bereanos
que foram recomendados por que de bom grado receberam a palavra, examinando
cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim" (At 17.11). São, na
verdade, os verdadeiros discípulos, aqueles que aceitaram Jesus, creram em sua
Palavra e permitiram que Ele fizesse a diferença em suas vidas (At 17.12).
O bom solo, é aquela pessoa que
ouve, entende e reage ao evangelho positivamente, essa por sua vez, tem a vida
transformada e torna-se um pregador, uma testemunha viva de Jesus levando o
evangelho do Reino a outras pessoas.
2. O tipo ideal de ouvinte: Jesus mostrou que o ato de
"ouvir" representa um solo fértil para a mensagem do Reino. Se
produzirmos frutos, isso provará que ouvimos. Se aqueles a quem pregamos o
Evangelho produzirem frutos, isso mostrará que a semente que plantamos fincou
raízes em seus corações. Jesus inicia a parábola do semeador com a palavra
"ouvi" (v.3a) e termina com a seguinte advertência: "quem tem
ouvidos para ouvir, ouça" (v.9). Analisando o aspecto material, o solo não
é culpado se estiver duro, cheio de pedras ou de espinhos, enquanto que no
aspecto espiritual, somos responsáveis se o nosso coração estiver endurecido,
ou seja, se não estiver aberto para a Palavra de Deus arraigar-se
profundamente, ou deixarmos as coisas deste mundo sufocarem a Palavra.
Os ouvintes devem abrir seus
corações para receberem o evangelho de Jesus e alcançarem a vida eterna, e se
endurecerem seus corações morrerão em seus pecados. (Mc.16.15-16);
(Jo.3.16,18,36); (Jo.5.24); (Jo.8.24); (At.2.38); (Hb.3.12-13).
Isso também se aplica aqueles
que já foram alcançados pelo evangelho, pois devem continuamente dar ouvidos a
voz de Deus através dos proclamadores da sua palavra e atender a voz do
Espírito Santo que ministra em nosso interior.
(Hb.3.12 Vede, irmãos, que nunca
haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.
13 Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que
se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;
14 Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o
princípio da nossa confiança até ao fim. 15 Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes
a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação).
3. A importância de "ouvir": Ao descrever o tipo
ideal de solo, Jesus destaca o melhor perfil de ouvinte, mas também a
importância de ouvir a Palavra e a conservar "num coração honesto e
bom" a fim de dar "fruto com perseverança" (Lc 8.15). Aqui
há uma lição para o ouvinte também. O fruto produzido depende da resposta à
Palavra. É importante ler, estudar e meditar sobre as Escrituras. A Palavra tem
que vir habitar em nós (Cl 3.16), para ser implantada em nosso coração (Tg
1.21). Temos que permitir que nossas ações, nossas palavras e nossas
próprias vidas sejam formadas e moldadas pela Palavra de Deus.
Saberemos se a palavra de Deus
fez efeito em nós, quando ela vier a produzir, ou seja, uma vez que a semente
da palavra de Deus, cai no solo do nosso coração que está receptível, aberto,
quebrantado ao Senhor, produziremos frutos dignos de arrependimento.
# 3.O CHAMADO PARA ANUNCIAR O EVANGELHO
1. A obra da maior importância: Uma vez que a condição das
pessoas sem Deus é de ignorância espiritual, pois Satanás "encobre"
os seus corações para não ouvir o Evangelho (2 Co 4.3,4), o maior serviço
que qualquer cristão pode, e deve realizar, é semear a boa semente da Palavra
de Deus (Ec 11.6). Isso não apenas com os seus lábios, mas também
através do testemunho pessoal e da literatura (Fp 1. 18). Cristo morreu e
ressuscitou para nos salvar de nossos pecados. Agora, todo aquele que nEle crê,
e for batizado, não mais será condenado, antes receberá a vida eterna (Mc
16.16; Ef 1.13,14).
SUBSÍDIO EVANGELÍSTICO
“Ganhar almas foi a suprema tarefa
do Senhor Jesus aqui na terra (Lc 19-10; 1 Tm 1.15). Paulo, o grande homem de
Deus, do Novo Testamento, tinha o mesmo alvo e visão (1 Co 9.20). Uma grande
parte dos crentes pensa que a obra de ganhar almas para Jesus está afeta
exclusivamente aos pregadores, pastores e obreiros em geral. Contentam-se em,
comodamente sentados, ouvir os sermões, culto após culto, enquanto os campos
estão brancos para a ceifa, como disse o Senhor da seara em João 4.35. O 'ide'
de Jesus para irmos aos perdidos (Mc 16.15), não é dirigido a um grupo especial
de salvos, mas a todos, indistintamente, como bem revela o texto citado.
Portanto, a evangelização dos pecadores pertence a todos os salvos"
(GILBERTO, Antonio. A Prática do Evangelismo Pessoal. 14.ed. Rio de Janeiro:
CPAD, 2003, p.10).
2. Jesus e a ordem para pregar: Recordando que Evangelho
significa "boas novas", "boa notícia", e que tal boa
notícia nada mais é que a salvação em Jesus (Mt 28.18-20; Mc 16.15-18), todos
precisam ouvir o evangelho. Jesus nos encarregou de contar as boas notícias às
pessoas à nossa volta, pois o evangelho é uma notícia tão boa que não podemos
guardar só para nós!
Pecados por não pregar o
evangelho:
Desobediência: Descumprimos uma
ordem imperativa (Mt.28.19); (At.26.19); (1Co.9.16)
Indiferença, falta de amor e
egoísmo (2Rs.7.9); (Tg.4.17)
Incredulidade: Não acreditamos
no poder do evangelho (Rm.1.16b)
Timidez: Vergonha de ser um
cristão e de pregar o evangelho (Rm.1.16.b); (Ap.21.8)
Falhamos no nosso propósito:
(1Pe.1.9); (Mt.5.13-16)
3. A importância de pregar o Evangelho: É muito importante
pregar o evangelho, para que mais pessoas ouçam, creiam e sejam salvas (Rm
10.14,15). Aplicando-se espiritualmente, todos aqueles que seguem a Cristo
devem estar sempre ensinando a Palavra, pois quanto mais ela é plantada nos
corações, maior a colheita (1 Co 3.6,7). É preciso, porém, saber que o que
semeia a Palavra (v.14) o faz em todas as qualidades de solo (Is 32.20; Mc
16.15), semeia a Palavra sem observar o vento, nem as nuvens (Ec 11. 4-6),
semeia a Palavra sem gastar tempo com outra coisa (2 Tm 2.4).
O evangelho deve:
Ser Pregado: Com o testemunho e com
a palavra. É uma ordem imperativa (Mt.28.19); (At.26.19); (1Co.9.16)
Por todo mundo: Por todos os lugares
(At.1.8);
A) Jerusalém: Onde os apóstolos
habitavam, lugar da vergonha, onde Cristo foi morto, onde eles abandonaram
Jesus, onde Pedro o negou, Paulo não se envergonhava (Rm.1.16) e não temia (At.20.22-24)
B) Judeia: as cidades
circunvizinhas, isso implica, andar, percorrer, ir por toda a parte, fala de
disposição, deixar a preguiça e o conforto.
C) Samaria: Lugar “desprezível”,
raça mista, religião mista, opositores dos judeus, isso implica em vencer a
indiferença, não fazer acepção de pessoas, EGOÍSMO.
D) Confins da terra: Ir a
lugares e a pessoas desconhecidas, vencer a Indiferença, transpor às barreiras,
fronteiras, culturas, crenças.
A toda criatura: Não podemos fazer
acepção de pessoas, Jesus anunciou o evangelho às pessoas mais “desprezíveis”
da sociedade, há festa no céu quando o mais vil pecador se arrepende (Lc.15.7)
A todo tempo: Estamos quase todo
tempo convivendo com pessoas que não servem a Deus, devemos aproveitarmos as
oportunidades que temos e anunciarmos com ousadia e sabedoria o evangelho de
Jesus Cristo (2Tm.4.1-2)
CONCLUSÃO: Como vimos, atualmente somos os semeadores, ou
seja, a mesma Palavra de Deus pode ser plantada em nossos dias. Todavia, como
na parábola, os resultados serão determinados pelo coração daquele que ouve.
Lembremos que o nosso papel é pregar e o do Espírito, convencer os pecadores
(Jo 16.8-11).
Pb.Tiago
Luis Pereira – Cachoeira – Boa Esperança – Mg
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