sábado, 20 de maio de 2017

Lição 8 Abigail, um Caráter Conciliador



Lição 8 Abigail, um Caráter Conciliador

INTRODUÇÃO: Abigail era esposa de Nabal, um rico fazendeiro, proprietário de grandes rebanhos de ovelhas e de cabras, que vivia nas proximidades do Carmelo, em Maom, não muito distante do deserto de Para. Ali, os pastores de Davi travaram contato com os pastores de Nabal. Necessitando de alimento para seus homens. Davi mandou pedir víveres a Nabal. Ao ouvir o pedido, Nabal encolerizou-se e afrontou Davi diante dos mensageiros, negando qualquer apoio (1Sm 25.10,11). Irado, Davi ajuntou homens para atacar Nabal e toda a sua casa. A tragédia foi evitada pela pronta intervenção de Abigail, que soube aplacar a ira de Davi.

Comentarista Pr. Elinaldo Renovato de Lima http://www.adparnamirim.com.br/?page_id=66

Subsídio, estudo, reflexão

#1.ABIGAIL, UM POUCO DE SUA HISTÓRIA

1. Nabal, um homem de Belial: Nabal significa "insensato", "tolo". O texto bíblico diz que ele era "homem mui poderoso, e tinha três mil ovelhas e mil cabras" (1Sm 25.2). Além de insensato, "era duro e maligno nas obras, e era da casa de Calebe" (1Sm 25.3). Era um homem dominado por um espírito mal, arrogante, que não se relacionava bem, nem mesmo com sua esposa. Era considerado um "tal filho de Belial", com o qual não se podia falar pacificamente (1Sm 25.17). Seu coração estava focado em seus bens materiais. Era homem de mau relacionamento, principalmente com seus servos ou empregados.

*Belial: do hebraico beli (não) + ya'al (sem), "bom para nada". Literalmente significa “sem valor”, “imprestável”.

2. Davi recorre a Nabal e é desconsiderado: Como a tropa de Davi dependia de ajuda para alimentar-se no deserto, ao saber que Nabal, um homem riquíssimo e muito próspero, estava tosquiando ovelhas, mandou Davi dez jovens para lhe saudar, desejando paz a ele e à sua casa, e solicitou que enviasse o que pudesse para seus homens. Com seu temperamento colérico, Nabal sequer agradeceu a saudação. E respondeu de forma grosseira e irônica aos criados de Davi: [...] "Quem é Davi, e quem é o filho de Jessé? [...] Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores, e o daria a homens que não sei de onde vêm?" (1Sm 25.10,11).

*Davi estava em fuga no deserto, porque o rei Saul se enciumara de Davi e o procurava para o matar, Davi ao fugir de Saul, foi a Nobe, depois em Aquis, depois foi a caverna de Adulão e ali se ajuntou a Davi cerca de 400 homens, e nesta ocasião uns 600 homens (1Sm.25.13), Davi e seus homens “peregrinavam” nos desertos, ou seja, não tinham um lugar fixo, daí então necessitavam de ajuda para se alimentarem.

*Como a cidade de Maom fica localizada no deserto de Parã, e Nabal tinha suas posses no monte Carmelo, fora da cidade, e pelo fato que haviam muitos povos nômades que saqueavam os lugares por onde passavam, em certa ocasião, os homens de Davi (ele tinha na época uns seiscentos homens de guerra), alguns deles, ajudaram a proteger as terras de Nabal, protegendo seus pastores e as ovelhas, o rebanho de Nabal. Passou-se algum tempo, e Davi estava com dificuldades para alimentar o seu exército no deserto de Parã. Então ele envia alguns de seus homens para pedirem a Nabal uma ajuda. Nabal os trata muito mal, e nega ajuda a Davi e seus homens. 

*Quem é Davi...? A resposta de Nabal aos polidos homens de Davi foi dura. “A resposta de Nabal foi que Davi era um ninguém, e seus homens eram apenas escravos fugidos “ (George B. Caird, in loc.). Nabal sabia sobre Davi e seu pai, Jessé. Já se espalhara a mensagem de que Davi era um homem rebelde que fugira de Saul e entrara no deserto com outros descontentes e desertores. Nabal não queria apoiar esse tipo de rebelião insensata, nem sancionar uma pequena guerra civil que Davi promovia contra o legítimo rei de Israel. Naturalmente, nada disso tinha importância para Nabal. Ele não queria contribuir e precisava de alguma desculpa para sua mesquinhez. “Esse insulto indica que Nabal pertencia à facção de Saul... e deveria ser considerado entre os que odiavam Davi... A notícia de suas palavras excitou Davi até a cólera” (Ellicott, in loc.). Nabal, pois, era outro Doegue que servia a Saul para prejudicar a terceiros. (Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo – Russell Norman Champlin- Pg.1213)

*Reses: Quaisquer animais que são abatidos e cuja carne é usada na alimentação humana; os animais quadrúpedes, de quatro patas, mortos para alimentação humana.

*CONHEÇA MAIS: Nabal e Saul: "Alguns comentaristas observam uma semelhança entre Nabal e Saul. Os dois são hostis ao leal e honesto Davi. Os dois vão contra o conselho da família e partidários. Os dois são finalmente derrubados por Deus, não por Davi. Samuel disse que Saul agira tolamente, usando as mesmas letras hebraicas que compõem o nome de Nabal. O mal de cada um fez Davi voltar para condená-los. Que lição! Deixemos os próprios atos de nossos inimigos condená-los, ao invés de lançarmos mão da vingança." Para conhecer mais leia. Guia do Leitor da Bíblia, CPAD, p. 196.

3. Davi resolve vingar a afronta. A resposta dura de Nabal foi uma grande afronta a Davi e a seu grupo de guerreiros dispostos a lutar por Davi, por si próprios e por suas famílias. Ele tomou quatrocentos homens para ir em direção a Nabal. A intenção dele era atacar Nabal e tudo o que ele tinha, com extrema vingança, disposto a destruir tudo (1Sm 25.22). A reação de Davi foi carnal, carregada de ressentimento e vingança, contrária à vontade de Deus (1Sm 25.10-13,21,22).

*Quando os homens retornam até Davi contando a resposta negativa de Nabal, Davi fica muito bravo, e resolve ir até o Carmelo com quatrocentos homens e matar Nabal e todos os seus empregados. Nabal pagou o bem de Davi com o mau. Agora, pois, Davi iria pagar o mal de Nabal com o mal. Nabal e toda a sua casa seriam brutalmente assassinados por aquele exército movido pela vingança imediata. Perseguido por Saul, Davi não foi vingativo; antes, entregou tudo a Deus. No caso de Nabal, porém, ficou irado, e dispôs-se a vingar-se dele. As Escrituras Sagradas condenavam abertamente esta reação rancorosa e esta atitude vingativa. Davi sabia que o seu Deus era favorável à realização da justiça, mas contrário à manifestação da vingança. Isto estava registrado em Levítico, capítulo dezenove, versículo dezoito: "Não se vingue, nem guarde ódio de alguém do seu povo, mas ame os outros como você ama a você mesmo. Eu sou o SENHOR" (Lv 19:17 – NTLH). Não se podia mesmo esperar uma reação diferente daquela mostrada por Nabal. Que outra reação teria um filho de Belial? A reação dele era, portanto, condizente com seu caráter autoritário e com sua natureza dominadora. Mas a reação de Davi é espantosa e assustadora. Por quê? Porque Davi tinha o Espírito do Senhor. Desde que fora ungido por Samuel, o Espírito do SENHOR se apossara de Davi (I SM 16:13). Por isso, a sua reação poderia e deveria ser diferente. ( http://www.pcamaral.com.br/2010/01/abigail-uma-mulher-pacificadora-serie.html )

(Mt.5.43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus).

#2.ABIGAIL DEMONSTRA O SEU CARÁTER

1. Uma mulher prudente: O nome Abigail significa "pai da alegria" ou "exultação". Seu nome também corresponde ao seu caráter pacificador e humilde. Ela era uma mulher dotada de beleza física e entendimento (1Sm 25.3). Ao tomar conhecimento da terrível ameaça à sua casa, Abigail resolveu agir com prudência, sabedoria e diligência, para evitar um grande mal que seria perpetrado por Davi, o ungido de Deus. Diante de tamanho perigo, foi que Abigail teve oportunidade de demonstrar quem era ela. Abigail deu uma lição para todos os que servem a Deus: saber agir nos momentos de crises e ameaças.

*Prudente: do latim, que expressa ou contém prudência; que se esquiva do perigo; que demonstra cautela; Que tem o hábito de se precaver; que se prepara de maneira antecipada; precavido: o sujeito prudente está sempre preparado para as dificuldades.
*Nos dias que estamos vivendo, precisamos muito dessa característica de Abigail, em todas as áreas de nossa vida.

*Perpetrado: de perpetrar, praticar uma ação criminosa; cometer um ato moralmente inaceitável: perpetrava o ódio, a violência contra os desfavorecidos.

2. O caráter diligente e sábio. Ao saber do mal que estava arquitetado contra seu esposo e sua casa, Abigail atuou de forma rápida e eficiente. Preparou uma carga de cereais, frutas e vinho e os colocou sobre alguns jumentos, e os levou a Davi. Em sentido contrário, vinha Davi com seus quatrocentos homens, respirando raiva e sentimento de vingança, com desejo de não deixar com vida nem mesmo um menino (1Sm 25.18-22). Que diferença do que Jesus ensinou com seu evangelho. Jesus mandou amar os próprios inimigos, bendizendo-os e orando por eles (Mt 5.44).

*Diligente: de diligência, que possui ou demonstra rapidez e/ou ligeireza; prontidão.

*Sábio: Pessoa que age ou se expressa com moral e razão, com senso e equilíbrio; sensato: sábias palavras, sábias medidas.
Se tivermos essas duas características poderemos solucionarmos vários e enormes problemas, é pela falta principal dessas duas características que se originam muitas crises na vida de muitas pessoas.

3. O caráter conciliador de Abigail. Davi cavalgava com a fúria dos homens de coração ferido. Mas em sentido contrário, vinha Abigail, montada em seu jumento. Em seu coração, ela levava sentimento de paz, de humildade, de amor e de perdão. Ao ver Davi, ela desceu de seu animal e prostrou-se com o rosto em terra, diante daquele que ia destruir sua família. "E lançou-se a seus pés e disse: Ah! Senhor meu, minha seja a transgressão; deixa pois, falar a tua serva aos teus ouvidos e ouve as palavra da tua serva" (1Sm 25.24). Abigail exortou Davi para que não fizesse justiça com as próprias mãos, pois Deus haveria de julgar seus inimigos (1Sm 25.25-31). Davi nunca imaginou que a sua sede de vingança e fúria contra um desafeto fossem anuladas pela sabedoria e pela força de uma mulher de caráter pacificador.

*Estamos aprendemos com Abigail os passos para resolvermos problemas, crises.
E em especial as crises nos relacionamentos, é necessário termos essa característica de conciliador, reconciliador, pacificador. Abigail se humilhou, prostrando-se perante a Davi (1Sm.25.23-24), ela assume a culpa, o erro de seu marido como se fosse dela (1Sm.25.28) e agiu com benevolência (1Sm.25.18), se tivermos a humildade de pedir perdão, mesmo quando achamos que estamos certos e tratarmos bem aquele que nos trata mal, não tem como dar errado, certamente solucionaremos as crises nos relacionamentos. PENSE NISSO!

Rm.12. 17 A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
18 Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
20 Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem).

#3.O RESULTADO DO CARÁTER DE ABÍGAIL

1. Davi foi aplacado por Abigail. Ao encontrar-se com Abigail, Davi foi vencido pela palavra sábia e prudente de uma verdadeira mulher de Deus. Cumpriu-se o que diz Salomão: "A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira" (Pv 15.1). A atitude humilde e conciliadora de Abigail foi uma resposta à atitude agressiva de Davi. Certamente ele aprendeu uma grande lição para a sua vida. Ele era corajoso e provou isso quando enfrentou Golias. Mas faltava-lhe a lapidação do caráter para enfrentar situações adversas e oposições.

*Apesar de Davi ser “o ungido de Deus”, de ser um homem segundo o coração de Deus, ele era homem como um de nós, suscetível a fraquezas, falhas e erros, e essa circunstância e outras serviram para esmerar o caráter de Davi, que breve seria o rei de Israel.
Aprendemos também que por maior que seja nosso cargo, autoridade, função, sabedoria e inteligência, devemos sempre, sermos humildes, prontos para ouvir e aprender com outros.

2. Deus feriu Nabal. Quando Abigail relatou os acontecimentos a Nabal, "[...] se amorteceu nele o coração, e ficou ele como pedra" (1Sm 25.37). A Bíblia diz de forma bem simples e direta: "E aconteceu que, passados quase dez dias, feriu o Senhor a Nabal, e este morreu" (1Sm 25.38). Se Davi tivesse feito justiça com suas próprias mãos, as coisas teriam tomado outro rumo, imprevisível e perigoso. Mas como a sábia mulher agiu com presteza e eficiência, ele foi poupado de manchar suas mãos e sua história com o sangue de Nabal. "Minha é a vingança e a recompensa, ao tempo em que resvalar o seu pé; porque o dia da sua ruína está próximo, e as coisas que lhes hão de suceder se apressam a chegar" (Dt 32.35).

*Nabal sofreu um derrame ou um ataque cardíaco, vindo falecer dez dias depois.

(Tg.1. 20 Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus).

3. Davi toma Abigail por sua esposa. Logo após a morte de Nabal, Davi agradeceu a Deus por ter-lhe livrado de cometer um grave erro diante do Senhor; "E mandou Davi falar a Abigail, para toma-la por sua mulher" (1Sm 25.39). E o fez, mandando seus criados falar com Abigail, transmitindo o honroso convite, que ela aceitou com muita humildade (1Sm 25.39-42). Ela se apressou, certamente mudou suas vestes, "montou num jumento com as suas cinco moças que seguiam as suas pisadas: e ela seguiu os mensageiros de Davi, e foi sua mulher" (1Sm.25.42).

CONCLUSÃO: Nabal era um homem insensato, dotado de um temperamento duro e violento. Mas Deus permitiu que Davi dele precisasse, para que uma mulher sábia e prudente protagonizasse um exemplo marcante para seus servos e suas servas, em todo o mundo, ao longo dos séculos. Viúva de um homem irascível, que era bem-sucedido em suas atividades produtivas, mas um tolo e insensato, no relacionamento humano, Abigail jamais imaginou ser esposa do rei Davi, o mais afamado monarca de Israel. O Deus de Davi é o nosso Deus, que provê tudo para os que nEle confiam.

Por: Pb. Tiago Luis Pereira (Professor da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – missões)  

Cristais – Mg 20/05/17


Facebook: Tiagoejoelma Pereira
Gmail: tiagoluispereira1@gmail.com
Twiter: Tiago Luis Pereira @TiagoLPereira1


Nenhum comentário:

Postar um comentário