INTRODUÇÃO: Nesta lição, estudaremos o caráter de uma jovem estrangeira,
que se tornou uma das mulheres mais admiráveis da Bíblia. Trata-se de Rute, uma
moça moabita, que se casou com um jovem hebreu, contrariando os costumes e os
preceitos legais de seu povo. A narrativa do livro que tem o seu nome mostra
que Deus é soberano, onipotente, e, ao mesmo tempo, misericordioso e amoroso. O
livro de Rute é considerado umas das mais belas peças da literatura universal.
Comentarista Pr. Elinaldo Renovato de Lima http://www.adparnamirim.com.br/?page_id=66
Subsídio, estudo, reflexão
#1.RUTE, UM RESUMO DE SUA ORIGEM
1. Uma estrangeira. O nome Rute significa
"amizade". Ela era moabita. Um fato histórico tornou os moabitas
adversários de Israel. Eles não permitiram ao povo de Deus passar pelo seu
território quando deslocava-se em direção a Canaã, e precisava passar pelo
território de Moabe, sob a liderança de Moisés (Nm 20.19). Eles foram hostis.
Por isso. Deus determinou que nem moabitas nem amonitas poderiam fazer parte da
"congregação do Senhor", ou do povo de Israel, "nem ainda a sua
décima geração" (Dt 23.3-6; Ne 13.2). Essa é a origem étnica de Rute. Se
houvessem sido observados os preceitos da Lei, ela jamais poderia fazer parte
da linhagem do povo de Israel.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"De acordo com Génesis
19.30-38, os moabitas descendiam de Moabe, filho de Ló, que era sobrinho de
Abraão, como resultado de uma relação incestuosa com a filha mais velha de Ló.
A narrativa, entretanto, indica que os israelitas e moabitas eram semitas e
parentes de sangue, e isto é confirmado pelo fato de que a língua dos moabitas
está intimamente relacionada à dos hebreus. Os sinais da inscrição de 34 linhas
na Pedra Moabita correspondem aos sinais de inscrição de Siloé de Ezequias, e
mostra que as duas línguas são da mesma descendência semítica. A similaridade
de alguns costumes também indica o mesmo parentesco. Moabe é representada em
Êxodo 15.15 como já sendo um povo poderoso quando Israel saiu do Egito.
A terra que veio a ser conhecida
como Moabe era, até onde sabemos originalmente, habitada por um povo conhecido
por sua grande estatura, que a Bíblia chama de refains (Dt 2.10,11). Eles foram
citados pêlos moabitas que os expulsaram, como 'emis' os 'terríveis' ou
'ameaçadores'. Eles são citados em Génesis 14.5 como habitantes de
Sa-vé-Quiriataim.
Durante o período dos juizes de
Israel, em que a nação ficou enfraquecida, os moabitas prosseguiram para o
norte, a partir do rio Arnom até vários quilómetros ao norte do extremo do mar
Morto, atravessando o rio Jordão até Jericó. Os israelitas foram oprimidos por
Eglom, rei de Moabe, durante 18 anos até este ser assassinado pelo juiz Eúde
(Jz 3.12-30). As campanhas do rei Saul na Transjordânia incluíram a derrota de
Moabe (1Sm 12.9). Quando Davi fugiu de Saul, ele levou seus pais até o rio de
Moabe, para que estivessem protegidos. Talvez este simpatizasse com Davi por
causa de Rute, a bisavó moabita de Davi.
Durante os reinados de Davi e
Salomão, Moabe esteve sob o domínio de Israel" (Dicionário Bíblico
Wycliffe. l.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p. 1296).
2. Como Rute vinculou-se a uma família israelita. Uma
família judaica teve que sair de Belém para escapar da seca que assolava a
região. Eram eles: Elimeleque, Noemi (ou Naomi, que significa
"agradável"), sua esposa, e os dois filhos, Malom e Quiliom. Emigraram
para a terra de Moabe, onde havia alimento. Contrariando os costumes da
família, os dois filhos casaram com jovens moabitas. Malom casou-se com Rute;
Quiliom casou-se com Órfã. Não se sabe quanto tempo viveram com suas esposas.
Os três homens faleceram deixando três mulheres sem amparo (Rt 1.1-5). Uma seca
e três óbitos mudaram a história dessas pessoas.
* Belém de Judá estava
enfrentando grande fome devido ao mal governo dos últimos Juízes de Israel, na
verdade não tinha governo, pois cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos
(Jz.21.25), é só lermos Juízes capítulo 19 para constatarmos essa verdade,
Israel havia se apostatado e estava colhendo as consequências (Dt.28).
Elimeleque, sua esposa Noemi, e
seus filhos Malom e Quiliom, decidiram ir a Moabe, estando lá, Elimeleque veio
a falecer, seus filhos casaram com mulheres moabitas, Órfã e a outra era Rute,
permanecendo quase 10 anos em Moabe, e depois os tais vieram a falecer, restando
apenas três viúvas.
3. Em direção à terra de Judá. Dez anos depois, Deus
concedeu a bênção da fartura de pão em Israel (Rt 1.6). E a viúva de Elimeleque
convidou suas duas noras, também viúvas, para irem a Belém, onde havia pão (Rt
1.7). Belém (hb. Beth-Lehem, significa "Casa do Pão").
#2.O CUIDADO DE NOEMI E O CARÁTER DE RUTE
1. Um amor sincero e profundo. Noemi sugeriu que as duas
noras voltassem às suas origens. Mostrou-lhes o quanto seria difícil estar com
ela, e insistiu para que voltassem às suas famílias. "Então, levantaram a
sua voz e tornaram a chorar; e Órfã beijou a sua sogra; porém Rute se apegou a
ela" (Rt 1.14).
2. O caráter amoroso de Rute. Órfã, viúva de Quiliom,
"beijou a sua sogra", despediu-se, e foi embora para sua família, e
"aos seus deuses" (Rt 1.15). Mas Rute demonstrou outra atitude.
Preferiu acompanhar sua amada sogra
a) Um caráter amoroso e confiante. "Disse, porém, Rute:
Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde quer que tu
fores, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu [...]"
(Rt 1.16a). Como verdadeira serva de Deus, Rute demonstrou ter um caráter
agradecido e generoso. Ela tomou a decisão consciente de estar ao lado de
Noemi, em qualquer lugar e em qualquer circunstância. Ela amava de verdade.
*Depois de tudo isso, Noemi
juntamente com sua nora Rute, voltou a Belém(Rt.1.14-19) pois soube que Deus
havia abençoado sua terra natal (Rt.1.6), Orfa por sua vez voltou para casa de
seus pais (Rt.1.14-15), Noemi tinha mais que uma nora, tinha uma filha, uma
amiga, uma fiel companheira, a persistência de Rute foi fundamental para mudar
a história delas.
b) Um caráter fortalecido na fé em Deus. Com toda a certeza,
Rute se converteu ao Senhor. Em sua declaração de amor a Noemi, ela disse com
toda a convicção:"[...] o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu
Deus" (Rt 1.16b). Essa decisão mostra a sua fé em Deus (Hb 11.1). Rute não
imaginava o que poderia lhe acontecer, mas ficou ao lado de Noemi, como vendo o
invisível, sob a mão de Deus.
*Através do convívio com sua
sogra Noemi, Rute foi “atraída” ao Deus de Noemi (Rt.1.16-17), esta por sua
vez, a) deu bom testemunho, b) testificou dos feitos do Senhor e c) desenvolveu
um bom relacionamento com suas noras, usando esse método podemos ganharmos
muitas almas para Cristo Jesus.
c) Um caráter decidido e firme. Rute afirmou diante da sua
sogra, amiga e irmã de fé sua decisão consciente: "Onde quer que morreres,
morrerei eu e ali serei sepultada; me faça assim o Senhor e outro tanto, se
outra coisa que não seja a morte me separar de ti. Vendo ela, pois, que de todo
estava resolvida para ir com ela, deixou de lhe falar nisso" (Rt 1.17,18).
Uma lição de grande valor para os dias atuais, quando muitos que se dizem
cristãos, desistem de seguir a Cristo por causa dos desafios, das lutas e
provações.
#3.COMO RUTE ENTROU NA GENEALOGIA DE JESUS
*A situação de Noemi estava tão
deplorável, que quando ela chegou em Belém, todos se compadeceram dela, por
certo viram ela saindo com seu marido e seus filhos e alguma provisão, mas
agora regressa sem marido, sem filhos e sem nenhuma provisão, quem a viu sair,
se assustou quando viu ela voltar (Rt.1.19), Noemi ainda estava amargurada com
tudo que lhe sucedera e cria que isso era punição de Deus (Rt.1.20-21)
2. Rute atrai a atenção de Boaz. Rute era uma mulher
trabalhadora. Não comia "o pão da preguiça" (Pv 31.27). Ao chegar a
Belém, não esperou que Noemi sugerisse algum trabalho para sua manutenção. Ela
tomou a iniciativa de procurar um serviço (Rt 2.2). Por direção de Deus, Rute
foi rebuscar espigas no campo de Boaz, "que era da geração de
Elimeleque" (Rt 2.3). Ao vê-la, Boaz perguntou ao chefe dos segadores quem
era ela (Rt 2.5). O homem respondeu que era Rute, a moça moabita que voltou com
Noemi (Rt 2.6). Encantado com a beleza da moça e admirado por sua história,
Boaz falou benignamente a Rute; e disse que tomara conhecimento de seu gesto
amoroso para com Noemi (Rt 2.8-13). Foi amor à primeira vista.
*Quando chegaram a Belém, estava
no princípio da sega das cevadas(Rt.1.22), e Rute foi ao trabalho (Rt.2.2),
pois havia uma lei em Israel que deixasse os pobres e necessitados recolher os
grãos e espigas que ficavam para trás (Lv.19.9;23,22)
* No Capítulo 2 e versículo 1 do
livro de Rute, diz que em Belém havia um parente próximo de Elimeleque, chamado
Boaz, quando Rute sai a trabalhar, ela vai a um campo, e era justamente o campo
de Boaz (Rt.2.3), Deus já estava preparando tudo, quando Rute saiu para
trabalhar Deus a direcionou ao lugar certo, para que Rute viesse a se encontrar
com Boaz, Deus iria os unir em amor, Boaz apaixonado por Rute compraria as
terras de Elimeleque e casaria com ela (Rt.4.5-10)
3. Rute casa com Boaz. Boaz procedeu de acordo com a lei, e
diante das testemunhas e dos anciãos, casou-se com Rute. E declarou:
"[...] também tomo por mulher a Rute, a moabita, que foi mulher de Malom,
para suscitar o nome do falecido sobre a sua herdade, para que o nome do
falecido não seja desarraigado dentre seus irmãos e da porta do seu lugar:
disto sois hoje testemunhas" (Rt A.10). O povo que compareceu à cerimónia
ficou feliz com o casamento (Rt 4.11,12). Assim, ela entrou na genealogia de
Jesus (Mt 1.5).
CONCLUSÃO: A história de Rute demonstra de forma clara como
Deus criou o homem, na perspectiva de um plano de salvação para todas as
pessoas, em todos os lugares, independente de sua nacionalidade, de sua cor ou
condição social. Pela lógica humana, jamais uma mulher moabita faria parte da
linhagem santa, da qual nasceu o Messias de Israel, o Salvador do mundo. O amor
de Deus está além de toda a compreensão humana.
Por: Pb. Tiago Luis Pereira (Professor da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – missões)
Cristais – Mg 13/05/17
Facebook: Tiagoejoelma Pereira
Gmail: tiagoluispereira1@gmail.com
Twiter: Tiago Luis Pereira @TiagoLPereira1
Nenhum comentário:
Postar um comentário