sábado, 13 de maio de 2017

Lição 7 Rute, Uma Mulher Digna de Confiança



                 Lição 7 Rute, Uma Mulher Digna de Confiança

INTRODUÇÃO: Nesta lição, estudaremos o caráter de uma jovem estrangeira, que se tornou uma das mulheres mais admiráveis da Bíblia. Trata-se de Rute, uma moça moabita, que se casou com um jovem hebreu, contrariando os costumes e os preceitos legais de seu povo. A narrativa do livro que tem o seu nome mostra que Deus é soberano, onipotente, e, ao mesmo tempo, misericordioso e amoroso. O livro de Rute é considerado umas das mais belas peças da literatura universal. 

Comentarista Pr. Elinaldo Renovato de Lima http://www.adparnamirim.com.br/?page_id=66

Subsídio, estudo, reflexão

#1.RUTE, UM RESUMO DE SUA ORIGEM

1. Uma estrangeira. O nome Rute significa "amizade". Ela era moabita. Um fato histórico tornou os moabitas adversários de Israel. Eles não permitiram ao povo de Deus passar pelo seu território quando deslocava-se em direção a Canaã, e precisava passar pelo território de Moabe, sob a liderança de Moisés (Nm 20.19). Eles foram hostis. Por isso. Deus determinou que nem moabitas nem amonitas poderiam fazer parte da "congregação do Senhor", ou do povo de Israel, "nem ainda a sua décima geração" (Dt 23.3-6; Ne 13.2). Essa é a origem étnica de Rute. Se houvessem sido observados os preceitos da Lei, ela jamais poderia fazer parte da linhagem do povo de Israel.

SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"De acordo com Génesis 19.30-38, os moabitas descendiam de Moabe, filho de Ló, que era sobrinho de Abraão, como resultado de uma relação incestuosa com a filha mais velha de Ló. A narrativa, entretanto, indica que os israelitas e moabitas eram semitas e parentes de sangue, e isto é confirmado pelo fato de que a língua dos moabitas está intimamente relacionada à dos hebreus. Os sinais da inscrição de 34 linhas na Pedra Moabita correspondem aos sinais de inscrição de Siloé de Ezequias, e mostra que as duas línguas são da mesma descendência semítica. A similaridade de alguns costumes também indica o mesmo parentesco. Moabe é representada em Êxodo 15.15 como já sendo um povo poderoso quando Israel saiu do Egito.
A terra que veio a ser conhecida como Moabe era, até onde sabemos originalmente, habitada por um povo conhecido por sua grande estatura, que a Bíblia chama de refains (Dt 2.10,11). Eles foram citados pêlos moabitas que os expulsaram, como 'emis' os 'terríveis' ou 'ameaçadores'. Eles são citados em Génesis 14.5 como habitantes de Sa-vé-Quiriataim.
Durante o período dos juizes de Israel, em que a nação ficou enfraquecida, os moabitas prosseguiram para o norte, a partir do rio Arnom até vários quilómetros ao norte do extremo do mar Morto, atravessando o rio Jordão até Jericó. Os israelitas foram oprimidos por Eglom, rei de Moabe, durante 18 anos até este ser assassinado pelo juiz Eúde (Jz 3.12-30). As campanhas do rei Saul na Transjordânia incluíram a derrota de Moabe (1Sm 12.9). Quando Davi fugiu de Saul, ele levou seus pais até o rio de Moabe, para que estivessem protegidos. Talvez este simpatizasse com Davi por causa de Rute, a bisavó moabita de Davi.
Durante os reinados de Davi e Salomão, Moabe esteve sob o domínio de Israel" (Dicionário Bíblico Wycliffe. l.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p. 1296).

2. Como Rute vinculou-se a uma família israelita. Uma família judaica teve que sair de Belém para escapar da seca que assolava a região. Eram eles: Elimeleque, Noemi (ou Naomi, que significa "agradável"), sua esposa, e os dois filhos, Malom e Quiliom. Emigraram para a terra de Moabe, onde havia alimento. Contrariando os costumes da família, os dois filhos casaram com jovens moabitas. Malom casou-se com Rute; Quiliom casou-se com Órfã. Não se sabe quanto tempo viveram com suas esposas. Os três homens faleceram deixando três mulheres sem amparo (Rt 1.1-5). Uma seca e três óbitos mudaram a história dessas pessoas.

* Belém de Judá estava enfrentando grande fome devido ao mal governo dos últimos Juízes de Israel, na verdade não tinha governo, pois cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos (Jz.21.25), é só lermos Juízes capítulo 19 para constatarmos essa verdade, Israel havia se apostatado e estava colhendo as consequências (Dt.28).
Elimeleque, sua esposa Noemi, e seus filhos Malom e Quiliom, decidiram ir a Moabe, estando lá, Elimeleque veio a falecer, seus filhos casaram com mulheres moabitas, Órfã e a outra era Rute, permanecendo quase 10 anos em Moabe, e depois os tais vieram a falecer, restando apenas três viúvas.

3. Em direção à terra de Judá. Dez anos depois, Deus concedeu a bênção da fartura de pão em Israel (Rt 1.6). E a viúva de Elimeleque convidou suas duas noras, também viúvas, para irem a Belém, onde havia pão (Rt 1.7). Belém (hb. Beth-Lehem, significa "Casa do Pão").

#2.O CUIDADO DE NOEMI E O CARÁTER DE RUTE

1. Um amor sincero e profundo. Noemi sugeriu que as duas noras voltassem às suas origens. Mostrou-lhes o quanto seria difícil estar com ela, e insistiu para que voltassem às suas famílias. "Então, levantaram a sua voz e tornaram a chorar; e Órfã beijou a sua sogra; porém Rute se apegou a ela" (Rt 1.14).

2. O caráter amoroso de Rute. Órfã, viúva de Quiliom, "beijou a sua sogra", despediu-se, e foi embora para sua família, e "aos seus deuses" (Rt 1.15). Mas Rute demonstrou outra atitude. Preferiu acompanhar sua amada sogra

a) Um caráter amoroso e confiante. "Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu [...]" (Rt 1.16a). Como verdadeira serva de Deus, Rute demonstrou ter um caráter agradecido e generoso. Ela tomou a decisão consciente de estar ao lado de Noemi, em qualquer lugar e em qualquer circunstância. Ela amava de verdade.
*Depois de tudo isso, Noemi juntamente com sua nora Rute, voltou a Belém(Rt.1.14-19) pois soube que Deus havia abençoado sua terra natal (Rt.1.6), Orfa por sua vez voltou para casa de seus pais (Rt.1.14-15), Noemi tinha mais que uma nora, tinha uma filha, uma amiga, uma fiel companheira, a persistência de Rute foi fundamental para mudar a história delas.

b) Um caráter fortalecido na fé em Deus. Com toda a certeza, Rute se converteu ao Senhor. Em sua declaração de amor a Noemi, ela disse com toda a convicção:"[...] o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus" (Rt 1.16b). Essa decisão mostra a sua fé em Deus (Hb 11.1). Rute não imaginava o que poderia lhe acontecer, mas ficou ao lado de Noemi, como vendo o invisível, sob a mão de Deus.

*Através do convívio com sua sogra Noemi, Rute foi “atraída” ao Deus de Noemi (Rt.1.16-17), esta por sua vez, a) deu bom testemunho, b) testificou dos feitos do Senhor e c) desenvolveu um bom relacionamento com suas noras, usando esse método podemos ganharmos muitas almas para Cristo Jesus.

c) Um caráter decidido e firme. Rute afirmou diante da sua sogra, amiga e irmã de fé sua decisão consciente: "Onde quer que morreres, morrerei eu e ali serei sepultada; me faça assim o Senhor e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. Vendo ela, pois, que de todo estava resolvida para ir com ela, deixou de lhe falar nisso" (Rt 1.17,18). Uma lição de grande valor para os dias atuais, quando muitos que se dizem cristãos, desistem de seguir a Cristo por causa dos desafios, das lutas e provações.

#3.COMO RUTE ENTROU NA GENEALOGIA DE JESUS

 1. Rute chega a Belém. Ao chegar a Belém, Rute viu a admiração do povo pela condição em que sua sogra retornou à sua terra. Diz o texto:"[...] e sucedeu que, entrando elas em Belém, toda a cidade se comoveu por causa delas, e diziam: Não é esta Noemi? Porém ela lhes dizia: Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso. Cheia parti, porém vazia o Senhor me fez tornar; por que, pois, me chamareis Noemi? Pois o Senhor testifica contra mim, e o Todo-Poderoso me tem afligido tanto" (Rt 1.19-21). Noemi quer dizer "agradável", enquanto Mara significa "amargurada". Este era o sentimento que enchia o coração de Noemi. Elas chegaram a Belém "no princípio da sega das cevadas" (Rt 1.22).

*A situação de Noemi estava tão deplorável, que quando ela chegou em Belém, todos se compadeceram dela, por certo viram ela saindo com seu marido e seus filhos e alguma provisão, mas agora regressa sem marido, sem filhos e sem nenhuma provisão, quem a viu sair, se assustou quando viu ela voltar (Rt.1.19), Noemi ainda estava amargurada com tudo que lhe sucedera e cria que isso era punição de Deus (Rt.1.20-21)

2. Rute atrai a atenção de Boaz. Rute era uma mulher trabalhadora. Não comia "o pão da preguiça" (Pv 31.27). Ao chegar a Belém, não esperou que Noemi sugerisse algum trabalho para sua manutenção. Ela tomou a iniciativa de procurar um serviço (Rt 2.2). Por direção de Deus, Rute foi rebuscar espigas no campo de Boaz, "que era da geração de Elimeleque" (Rt 2.3). Ao vê-la, Boaz perguntou ao chefe dos segadores quem era ela (Rt 2.5). O homem respondeu que era Rute, a moça moabita que voltou com Noemi (Rt 2.6). Encantado com a beleza da moça e admirado por sua história, Boaz falou benignamente a Rute; e disse que tomara conhecimento de seu gesto amoroso para com Noemi (Rt 2.8-13). Foi amor à primeira vista.

*Quando chegaram a Belém, estava no princípio da sega das cevadas(Rt.1.22), e Rute foi ao trabalho (Rt.2.2), pois havia uma lei em Israel que deixasse os pobres e necessitados recolher os grãos e espigas que ficavam para trás (Lv.19.9;23,22)

* No Capítulo 2 e versículo 1 do livro de Rute, diz que em Belém havia um parente próximo de Elimeleque, chamado Boaz, quando Rute sai a trabalhar, ela vai a um campo, e era justamente o campo de Boaz (Rt.2.3), Deus já estava preparando tudo, quando Rute saiu para trabalhar Deus a direcionou ao lugar certo, para que Rute viesse a se encontrar com Boaz, Deus iria os unir em amor, Boaz apaixonado por Rute compraria as terras de Elimeleque e casaria com ela (Rt.4.5-10)

3. Rute casa com Boaz. Boaz procedeu de acordo com a lei, e diante das testemunhas e dos anciãos, casou-se com Rute. E declarou: "[...] também tomo por mulher a Rute, a moabita, que foi mulher de Malom, para suscitar o nome do falecido sobre a sua herdade, para que o nome do falecido não seja desarraigado dentre seus irmãos e da porta do seu lugar: disto sois hoje testemunhas" (Rt A.10). O povo que compareceu à cerimónia ficou feliz com o casamento (Rt 4.11,12). Assim, ela entrou na genealogia de Jesus (Mt 1.5).

CONCLUSÃO: A história de Rute demonstra de forma clara como Deus criou o homem, na perspectiva de um plano de salvação para todas as pessoas, em todos os lugares, independente de sua nacionalidade, de sua cor ou condição social. Pela lógica humana, jamais uma mulher moabita faria parte da linhagem santa, da qual nasceu o Messias de Israel, o Salvador do mundo. O amor de Deus está além de toda a compreensão humana.

Por: Pb. Tiago Luis Pereira (Professor da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – missões)  

Cristais – Mg 13/05/17


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