sexta-feira, 21 de abril de 2017

Lição 4 Isaque, Um Caráter Pacífico


Lição 4 Isaque, Um Caráter Pacífico

INTRODUÇÃO: O caráter de uma pessoa é demonstrado por suas atitudes, testemunho e práticas. Isaque é um personagem da Bíblia que tem grande significado para a história do povo de Israel. Seu nome foi dado por Deus mesmo antes do seu nascimento conforme Gênesis 17.19. O significado de seu nome é interessante: quer dizer "aquele que ri" ou "ele ri", em alusão à reação de seu pai e de sua mãe, quando o anjo anunciou seu nascimento, sendo seus pais de idade avançadíssima. 

Comentarista Pr. Elinaldo Renovato de Lima http://www.adparnamirim.com.br/?page_id=66

Subsídio, estudo, reflexão

#1.ISAQUE, O FILHO DA PROMESSA

1. Promessa de Deus a Abrão: Para entender o caráter de Isaque, é importante conhecer a história que moldou sua personalidade e forjou o seu caráter. A história de Isaque ocupa nada menos que nove capítulos do livro de Gênesis. Filho de Abraão e Sara, pela lógica humana seu nascimento seria absolutamente impossível. O "filho da promessa" teria nascido "fora de tempo", na concepção dos homens. Quando Deus chamou Abrão para sair de sua terra e ir para uma terra estranha, fez-lhe promessas gloriosas. Uma delas era que ele seria "uma grande nação", quando ele tinha 75 anos (Gn 12.2). Abraão já era idoso, e sua esposa estéril. Parecia impossível o casal ter um filho. Quanto mais serem pais de uma grande nação.

*A promessa de Deus para Abraão parecia ser ilógica, como o patriarca poderia ser pai de uma grande nação, sendo que sua esposa Sara era estéril? Deus estava se revelando ao patriarca de modo poderoso, e Abraão creu no Senhor e nas suas promessas, que no seu tempo cumpriram-se todas. Deus é fiel. (Rm.4.17-21)

2. Seu nascimento, um verdadeiro milagre. Ao ouvir que Sara seria "mãe de nações", Abraão riu considerando coisa impossível para um homem de 100 anos e uma mulher de 90 (Gn 17.17). Percebendo Deus o pensamento de Abraão lhe fez saber que Ele é Fiel (Gn 17.19). Por ter rido, o nome do menino seria Isaque, que significa "riso" ou "aquele que ri". Sua mãe, ao saber que teria um filho aos 90 anos (Gn 18.9,10), também não se conteve e, a exemplo do marido, também se riu no seu interior (Gn 18.12). Abraão aos 100 anos, e Sara com 90, foram pais de um lindo bebé, que causou espanto a todos que souberam daquele milagre.

*Porque Abraão e Sara riram quando ouviram a promessa que teriam um filho?

Abraão: (Gn.17.16 Porque eu a hei de abençoar, e te darei dela um filho; e a abençoarei, e será mãe das nações; reis de povos sairão dela. 17 Então caiu Abraão sobre o seu rosto, e riu-se, e disse no seu coração: A um homem de cem anos há de nascer um filho? E dará à luz Sara da idade de noventa anos?)

Sara: (Gn.18. 10 E disse: Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara escutava à porta da tenda, que estava atrás dele. 11 E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres. 12 Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho?)

Porque olhavam para si mesmos, pelas suas próprias condições, sendo assim, olhando pra nós mesmos, de fato, não existe nenhuma possibilidade, portanto, devemos olharmos para o Deus Todo-Poderoso que nos fez a promessa.

(Gn14 Haveria coisa alguma difícil ao SENHOR? Ao tempo determinado tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho).

#2.UM HOMEM ABENÇOADO POR DEUS

1. A prosperidade espiritual. Depois da morte de seu pai, já casado com Rebeca, e pai de Esaú e Jacó (Gn 25.19-23), Isaque foi buscar abrigo em Gerar, na terra dos filisteus, para escapar da fome que ocorreu onde morava. Ali, Deus lhe falou que não descesse ao Egito."[...] em tua semente serão benditas todas as nações da terra, porquanto Abraão obedeceu a minha voz e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis. Assim, habitou Isaque em Gerar" (Gn 26.4-6).

*Havia fome na terra e a crise estava instaurada, mas todavia, os céus jamais estará em crise, Isaque intentava em descer ao Egito, mas o Senhor lhe apareceu, e o reanimou, o orientou e confirmou lhe as promessas, que o Senhor havia feito a Abraão seu pai (Gn.26.2-4). Em tempos de crise, o Senhor está ao nosso lado para orientar-nos, encorajar-nos e abençoar-nos. A história de Abraão foi marcada pela bênção de Deus, porque este sempre procurou obedecer a Deus, com isso o maior patrimônio que deixou a seu filho Isaque, não foi suas inúmeras riquezas, mas sim, foi o exemplo de ser submisso ao Senhor nosso Deus e, Isaque aprendeu a lição, pois o Senhor lhe havia ordenado para não descer ao Egito, mas que habitasse na terra que Ele lhe dissesse e ele lhe obedeceu (Gn.26.6). Se quisermos desfrutarmos do cuidado do Senhor, é necessário submetermos a sua vontade, pois acredite, Ele sabe e tem o melhor para nós!

2. A bênção divina é passada de pai para filho. A bênção de Abraão foi transferida para Isaque, não pela hereditariedade em si, mas pela sua fidelidade a Deus. Seu caráter, demonstrado em sua conduta, agradou a Deus. E ele prosperou espiritualmente.

(Gn.17.19 E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei a minha aliança, por aliança perpétua para a sua descendência depois dele).

3. A prosperidade material. "E semeou Isaque naquela mesma terra e colheu, naquele mesmo ano, cem medidas, porque o SENHOR o abençoava" (Gn 26.12). Este é o segredo da vida de Isaque. Ele era abençoado por Deus. Deus dá bênçãos espirituais e também materiais, quando o homem obedece à sua voz. A produção dos seus campos lhe deu cem por cento de colheita (Gn 26.12). É preciso entender que a prosperidade material não é o objetivo da vida cristã, como propalam os adeptos da falsa "teologia da prosperidade". Mas Deus promete abrir "as janelas do céu" e derramar grande abundância; repreender "o devorador" e fazer as nações perceberem que seu povo é bem-aventurado, para quem é fiel nos dízimos e nas ofertas (Ml 3.10-12).

*Havia fome na terra, mas Isaque estava dentro da vontade de Deus, e tinha promessas, confiando nisso, ele semeou naquela terra, e naquele mesmo ano, Isaque colheu 100 medidas, Isaque colheu, porque semeou. Essa é a lei, se quisermos colhermos, é necessário semearmos, devemos semearmos boas obras(generosidade), amor, gratidão, Dízimos e ofertas na casa do Senhor, devemos semearmos, pois a promessa de Deus é que colheremos (Pv.3.9-10); (Ec.11.1); (Ml.3.10-11); (2Co.9.6-11). Além disso, Isaque possuía muitas outras riquezas, pois o Senhor lhe abençoava (Gn.26.14).

#3.LIÇÕES DO CARÁTER DE ISAQUE

1. Um homem esforçado e trabalhador: A prosperidade que Deus concedeu a Isaque chamou a atenção dos filisteus. A bênção de Deus era tão grande que incomodava os filisteus (Gn 26.15,16). Há pessoas a quem Deus abençoa e os adversários ficam com inveja, desejando o mal aos servos de Deus. Mas a maldição não alcança os que são fiéis a Deus. Balaão foi convocado para amaldiçoar os filhos de Israel. Mas não conseguiu. "Como amaldiçoarei o que Deus não amaldiçoa?" (Nm 23.8). Deus converteu a maldição em bênção (Ne 13.2 b; Pv 10.22).

(Gn.26. 12 E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o SENHOR o abençoava. 13 E engrandeceu-se o homem, e ia enriquecendo-se, até que se tornou mui poderoso. 14 E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam.

A bênção de Deus na vida de Isaque é fruto de:
A)     Promessas de Deus (Gn.17.19)
B)      Fé em Deus, crendo nas suas promessas (Gn.26.3-4)
C)      Obediência a Deus (Gn.26.2,6)
D)     Trabalho, esforço e perseverança: semeou e cavou muitos poços.

2. O caráter pacífico de Isaque. Ao sofrer terrível oposição dos invejosos e ser aconselhado a sair do lugar onde prosperara, Isaque não fez questão alguma. Foi habitar "no vale de Gerar" (Gn 26.17). Honrando o nome e a memória do seu pai, Isaque reabriu os poços que seu pai abrira e foram tapados pelos filisteus, e chamou os poços com os mesmos nomes dados por Abraão (Gn 26.18). Os pastores de Gerar questionaram os outros poços que Isaque abrira, mas ele não os confrontou (Gn 26.19,21).

*Devido a grande prosperidade de Isaque, seus vizinhos o invejaram (Gn.26.14b), além de invejarem de Isaque, eles tinham más atitudes em relação a ele, pois entulhavam os poços de Isaque que seu pai de Abraão havia cavado, mas Isaque não reagiu a provocação. Assim devemos sermos, por mais que seja difícil, não devemos tornar mal por mal e amar e orar por quem nos persegue (Mt.5.44); (Rm.12.14,17-21); (Tg.1.19-20).

3. Um caráter resiliente. Após perder a posse de dois poços, Isaque não desistiu. Mais do que resistente, ele foi resiliente. Soube enfrentar as oposições sem se exasperar. Soube praticar a longanimidade (Gl 5.22). Continuou mandando abrir poços: "E partiu dali e cavou outro poço; e não porfiaram sobre ele. Por isso, chamou o seu nome Reobote e disse: Porque agora nos alargou o Senhor, e crescemos nesta terra" (Gn 26.22,23). Era o "poço do alargamento" concedido por Deus. Livre da contenda, Isaque "subiu dali a Berseba," (Gn 26.28,29). Ali, Isaque e Abimeleque, rei de Gerar, fizeram um juramento de que seriam amistosos. Daí, Berseba significar "juramento", ou "poço do juramento. Em meio a essas experiências, "[...] apareceu-lhe o SE­NHOR naquela mesma noite e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua semente por amor de Abraão, meu servo" (Gn 26.24).

Resiliência significa voltar ao estado normal, e é um termo oriundo do latim resiliens. Segundo a Psicologia, a resiliência é a capacidade de uma pessoa lidar com seus próprios problemas, vencer obstáculos e não ceder à pressão, seja qual for a situação.
A pressão sobre Isaque foi forte, estava em terra estrangeira e prosperando, serve-nos de exemplo, quando estamos vivendo em um ‘’lugar novo’’, seja cidade, trabalho, área comercial, igreja, ‘’meio- acadêmico’’ e estamos prosperando, a inveja de muitos crescem, e muitas vezes usam de atitudes hostis, com o intuito de nos fazer desistir, mas devemos ficarmos firmes, sabendo quem somos, qual é a nossa capacidade (porque Deus nos capacitou) e que estamos dentro da vontade de Deus e que fomos chamados e ‘’plantados’’ naquele lugar pelo Deus Todo-Poderoso e Ele está conosco para nos abençoar e proteger-nos.

Não se escandalize, pela expressão, é como diz o ditado: ‘’VÃO TER QUE ME ENGOLIR’’.

4. Obediência e submissão. Certamente, esses são os aspectos mais marcantes do caráter de Isaque. Ele soube honrar seu pai e sua mãe, como manda o Senhor (Êx 20.12). A prova mais eloquente desse caráter foi demonstrada, quando Deus falou com Abraão e ordenou que ele oferecesse o seu filho em holocausto (Gn 22.2). Isaque foi amarrado sobre o altar para o sacrifício, e não se rebelou. Mas obedeceu. Submeteu-se à vontade do pai. Deus não permitiu que Abraão o imolasse. E proveu um cordeiro para ser oferecido em seu lugar (Gn 22.11-13). Uma figura de Cristo oferecido em nosso lugar como "o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (3o 1.29). Deus aceitou o gesto de Abraão como realizado pela fé (Hb 11.17-19).

CONCLUSÃO: A Bíblia nos mostra quão importante foi Isaque para história do povo de Deus. O seu nome se inclui entre os três patriarcas mais citados no Antigo Testamento e também no Novo. O Deus de Israel é o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó. Que Deus nos abençoe para que nos espelhemos no caráter de Isaque para o fortalecimento da nossa fé no Deus Todo-Poderoso.

Por: Pb. Tiago Luis Pereira (Professor da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – missões)  

Cristais – Mg 21/04/17


Facebook: Tiagoejoelma Pereira
Gmail: tiagoluispereira1@gmail.com
Twiter: Tiago Luis Pereira @TiagoLPereira1




Nenhum comentário:

Postar um comentário